segunda-feira, 23 de maio de 2011

PARTICIPA NAS CLÍNICAS DE VERÃO E DIVERTE-TE

As "Clínicas de Verão" completam 11 anos de existência. Durante estes anos muitos jovens patinadores tem aperfeiçoado a sua técnica, ganho amizades para a vida, e sobretudo consolidaram a paixão por essa maravilhosa modalidade que é o Hóquei em Patins.


Sob a orientação técnica do Professor Luís Duarte, seleccionador nacional de Sub-20 e Carlos Pires técnico dos escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica e contando anualmente com a presença de vários jogadores de topo do panorama hoquista nacional, o Cartão Azulo não podia deixar passar em claro mais esta iniciativa e deslocou-se até Cascais para falar com o Professor Luís Duarte, para numa alegre conversa, ficarmos a saber mais um pouco desta actividade chamada "Clínicas de Verão". 
CA – Boa tarde Luís, obrigado pela tua disponibilidade. A menos de 2 meses do inicio da 11ª Clínicas de Verão, que novidades terá esta edição? 
LD – Uma das grandes novidades é a divulgação de treinos e do torneio 3x3 ser transmitido em directo pela Internet. Atendendo à experiência, tanto minha como do Carlos Pires, em termos de Hóquei em Patins, as novidades serão mais a nível técnico e táctico; em termos de actividades extra hóquei, teremos: o Floor ball e o Tag Rugby. É de salientar ainda que faremos um sorteio diário para todos os participantes de material desportivo. Também iremos oferecer mais material desportivo aos inscritos, conjuntamente com sorteio diário para todos os participantes. Relativamente ao torneio 3x3, este ano e pela primeira vez, todos os atletas que se classifiquem com o 1º lugar, receberão prémios individuais, conjuntamente com prémios de melhor marcador e guarda redes menos batido.  
CA – Onde os jovens podem ter acesso a informações das Clínicas de Verão? 
LD – Através da nossa página: www.clinicasdeverao.no.sapo.pt e no facebook: http://www.facebook.com/home.php  


CA – Ao longo destes anos como tem sido a aceitação dos jovens a este tipo de iniciativas? 
LD – As Clínicas de Verão comemoram ONZE ANOS de existência, do qual nos orgulhamos muito, mas também agradecemos a todos os atletas que nelas participaram, a todos os apoios por parte de algumas empresas e pessoas a título individual, bem como aos jogadores e treinadores que connosco colaboram nos treinos.  
CA – O que leva os jovens a optarem pelas “Clínicas”? O amor à modalidade, o poder conviver, e ser treinados por treinadores/jogadores de renome, ou a possibilidade de poderem ser as “Clínicas” o trampolim para singrarem na modalidade? 
LD – Pensamos que todas elas são suficientemente fortes para serem uma fonte de decisão para optarem pelas Clínicas de Verão, no entanto o poder conviver talvez seja a mais abordada pelos jovens. 


CA – Levando em conta que as “Clínicas” não se resumem apenas ao hóquei, como surgem as outras modalidades, pelo facto de poderem contribuir para a progressão dos jovens no hóquei, ou por serem as modalidades mais populares entre eles? 
LD – As outras modalidades são as mais sugeridas pelos jovens nos anos anteriores. Também temos a preocupação de realizarmos extra hóquei actividades que possam desenvolver as qualidades de coordenação e equilíbrio do jovem. 
CA – Quantos atletas recebem as “Clínicas” em cada estágio? Qual o número limite, ou participam todos os que se inscreverem até 08 e Julho? 
LD – Para nós, como teremos sempre 3 grupos, inscrevem-se até um limite de 60 jovens. No entanto, as inscrições só serão aceites até ao dia útil anterior ao início de cada estágio. 


CA – Luís na situação actual que se vive no país, esperam ter os estágios completos, ou achas que irá existir um decréscimo de atletas motivado pela situação económica das famílias? 
LD – Essa pergunta é muito pertinente, e temos consciência que poderemos não atingir o limite máximo, o que não impede que tenhamos esperança de realizar as Clínicas de Verão com um número de inscrições bastante positivo. Contudo, e por essa razão que apresentaste, este ano resolvemos não aumentar os preços relativamente ao ano anterior, oferecendo mais incentivos aos jovens para participarem nas Clínicas de Verão. 
CA – Deixa-me colocar-te uma questão, que já coloquei muitas vezes a mim próprio, mas para a qual não tenho bases, quer técnicas, quer de experiência “in loco” para responder: Destes jovens que participam nas “Clínicas” qual será a percentagem deles que poderá vir a atingir o topo do hóquei patinado português? 
LD – As Clínicas de Verão têm como objectivos a melhoria das capacidades físicas dos jovens, ocupação dos seus tempos livres e desenvolvimento motor e cognitivo. O principal intuito é contribuir para o seu desenvolvimento integral aplicando o conhecimento inerente a outras modalidades. O objectivo de criar atletas de topo a nível nacional não passa de todo pelo objectivo das Clínicas de Verão, pretendemos sim que eles se divirtam e, simultâneamente, explicando e corrigindo os erros que têm de aperfeiçoar de futuro. No entanto, todos temos noção de que são os clubes os principais responsáveis pela sua formação… Tivemos nas nossas Clínicas de Verão, enquanto infantil, o João Rodrigues que é actualmente um dos jogadores do Benfica (o mais mediático actualmente), mas o João já era muito bom quando esteve nas clínicas, todavia quem o conhece, sabe que foi no Paço de Arcos e no Benfica, com a sua humildade e empenho, que evoluiu. Contudo, também já participaram nas Clínicas de verão jovens campeões nacionais e internacionais de sub 17 e sub 20, inclusivamente raparigas.  
CA – Já podes levantar o véu, no que diz respeito ao jogadores de renome que vão participar nas “Clínicas”? 
LDSuissas do Cascais: Marco Barros, Diogo Lã e Carlitos; do Liceo da Corunha: Pedro Afonso e Ricardo Barreiros; Tiago Resende do Candelária e do Juventude de Viana: Joi e André Centeno. Estamos a espera de confirmação de mais uns atletas. A grande maioria destes atletas já participaram no torneio 3x3, o que nos deixa orgulhosos pela sua participação. 


CA – Para o 5º Torneio 3x3, podem participar qualquer equipa que se queira inscrever, ou o torneio destina-se apenas aos atletas que participem no 1º e 2º estágio das “Clínicas”? 
LD – Não de todo, são eventos separados relativamente à sua inscrição. Isto porque temos 6 escalões no torneio 3x3 (Escolares; Infantis; Iniciados e Juvenis; Juniores; Seniores e Veteranos), e nas Clínicas de Verão apenas são até juniores (inclusive). 
 CA – Luís para finalizar, resta-me agradecer mais uma vez a tua disponibilidade e fica o espaço aberto para o que queiras dizer aos nossos visitantes, assim como para convidares os jovens a participarem nesta 11ª Clínicas de Verão. 
LD – Gostaria também de te agradecer pela disponibilidade que tu tens pela paixão ao HP de divulgar e fazer acreditar que é possível que o HP tem tudo para brilhar no nosso país. A participação nas CLÍNICAS DE VERÃO é uma experiência que todos os atletas deveriam realizar, porque é uma actividade que contempla uma grande diversidade de conhecimentos em várias matérias, divertimento e conhecimento para todos os participantes, aliada a uma boa disposição e um convívio saudável entre todos. Participa e divirta-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

PARABENS ÀS CLINICAS DE VERÃO.
MAIS UM ANO QUE ESTAREI PRESENTE