terça-feira, 21 de junho de 2011

ARTUR PEREIRA DECIDE ARRUMAR PATINS

Na hora da anunciada despedida dos ringues, Artur Pereira decidiu arrumar os patins após 34 anos como praticante de hóquei.


Com 40 anos de idade, casado e pai de uma linda menina quase a festejar o seu primeiro aniversário, Artur passa em revista a sua longa carreira, terminando com uma mensagem a todos os apaixonados pela modalidade e um agradecimento muito especial ao Grupo Desportivo de Sesimbra, adeptos e seus dedicados pais.
Site Oficial - Artur qual o balanço que fazes da tua longa carreira ao serviço do Hóquei em Patins? 
Artur Pereira - O balanço acaba por ser muito positivo, pratiquei a modalidade que escolhi durante 34 anos (dos 6 aos 40), consegui ter um percurso de que me posso orgulhar, representei entre outros clubes, o Sporting, o Benfica e a Selecção Nacional, que é o sonho de qualquer desportista. Nos clubes de menor expressão fiquei ligado a feitos únicos que irão ser recordados durante muitos anos, no H.C. Turquel consegui um 4º e um 5º lugar no Nacional da 1ª Divisão e consequente apuramento para as competições Europeias (marco histórico no Clube), no Sporting C. de Tomar alcancei um 5º lugar (melhor classificação do clube) e presença numa final-four da Taça de Portugal. Por isso saio satisfeito pelo que fiz e pelo que dei de mim ao Hóquei em Patins.

 
S.O. - Quais foram os Clubes que representaste? 
Artur Pereira - Comecei no Sesimbra onde estive até aos 17 anos, depois representei o Sporting em Juniores durante 2 épocas, de onde me transferi para os seniores do H. C. de Turquel onde estive 2 épocas, para depois regressar ao Sporting para mais 2 épocas, a seguir com o fim da secção de hóquei do Sporting representei o S.L Benfica (1 época), depois passei pelo S.C de Tomar (2 épocas), H.C. de Sintra (2 época) e finalmente regressei ao Sesimbra onde me mantive durante as ultimas 11 épocas.
S.O. - De todos os Treinadores qual foi o que te mais marcou, e porquê? 
Artur Pereira - Ao longo da carreira de um jogador existem sempre treinadores que nos marcam, claro que aprendemos sempre um pouco com todos, mas houve um em especial que me marcou mais que os outros, António Livramento foi o treinador que acreditou nas minhas capacidades no meu 1º ano de sénior, foi com quem mais aprendi tanto a nível táctico como a nível técnico e foi quem transformou um razoável defesa/médio num bom avançado de área, penso que o nome dispensa apresentações, infelizmente já não se encontra entre nós. Claro que tive outros excelentes treinadores, o Jorge Vicente, Carlos Dantas, Vítor Domingos, Luís Afonso, José Saragaço, Luís Barata, Marinho, João Campelo, Pedro Nunes, Fernando Rosa e o Frederico, todos eles contribuíram para a minha formação como atleta e como homem, para eles o meu sincero obrigado.


S.O. - Durante a tua carreira como jogador, o que queres salientar?Artur Pereira - Quero salientar que o mais importante para mim, foram os bons momentos que o Hóquei em Patins me proporcionou, os amigos que fiz e o carinho que as pessoas me deram pelos sítios onde passei, isso faz com que no final todos estes anos tenham valido a pena.
S.O. - Títulos que conquistaste como Jogador? 
Artur Pereira - A nível de Títulos infelizmente não tive tantos como gostaria, nunca tive a honra de ser Campeão Nacional, fui por 2 vezes vice-campeão (1 em Juniores, outra em Séniores), estive numa Final da Taça e numa final-four também da Taça, venci o Torneio Internacional de Almeirim pela Selecção de Esperanças e venci também alguns Campeonatos Regionais.
S.O. - Como surgiu a veia de Treinador? 
Artur Pereira - Na sei se será veia de treinador, mas sim gosto por ensinar, esse gosto levou a que eu quisesse transmitir a outros o que eu tinha aprendido, comecei pelos mais novos e por força das circunstâncias cheguei aos Séniores onde uma situação provisória passou a definitiva, devido às pessoas terem gostado do meu trabalho. Tomei gosto pela função e tentei actualizar-me através dos diversos cursos dados pela Federação. Apesar de neste momento estar a reflectir sobre o meu futuro como treinador, sei que irei ficar sempre ligado ao Hóquei em Patins, pois devo isso à modalidade por tudo o que ela me deu.


S.O. - Balanço da dupla função de Treinador/Jogador? 
Artur Pereira - Acho que o balanço acaba por ser positivo, só quem passa por esta situação sabe quanto difícil é gerir uma equipa nesta situação, ser colega e ao mesmo tempo treinador é uma tarefa que só é possível com o respeito e compreensão de todos os atletas ainda por cima quando alguns deles são amigos pessoais. Sei que esta situação não é a ideal, mas acabei por fazer umas épocas bem positivas, por exemplo a equipa teve 2 vezes perto da subida e tivemos também uma vez perto de fazer história ao termos hipótese de levar a equipa a uma final-four da Taça de Portugal, o que seria a 1ª vez, infelizmente tal não aconteceu. De realçar que nunca nos reforçamos para uma eventual subida de divisão, praticamente lutamos sempre com a prata da casa.
S.O. - Não existindo muitos treinadores de Hóquei em Patins com o Nível III, o que representa para ti essa graduação? 
Artur Pereira - Para mim apenas representa mais um passo na minha aprendizagem como treinador, e ao mesmo tempo permite-me treinar qualquer equipa em qualquer escalão, porque nunca se sabe o dia de amanhã.
S.O. - Qual o balanço como hoquista enquanto vários anos ao serviço do Grupo Desportivo de Sesimbra? 
Artur Pereira - O Sesimbra é e sempre será o clube do coração, foi onde comecei e onde acabei, penso que em relação ao Artur como jogador o Sesimbra não tem nada a apontar, sempre pode contar com o meu empenho e com o meu profissionalismo, logo o balanço é positivo se não fiz mais foi porque não conseguia. Apenas estou desiludido por não ter representado o Sesimbra mais épocas na 1ª divisão.


S.O. - Treinar os vários escalões de formação do Sesimbra, marcou-te muito? 
Artur Pereira - Sim, fez e tem feito parte da minha aprendizagem enquanto treinador, acho que todos os treinadores deveriam passar por todos os escalões, é uma forma de lidarmos com todo o tipo de situações. Sinto um especial prazer em treinar escalões de formação, pois gosto de passar aos mais novos tudo aquilo que aprendi. 
S.O. - Por tudo o que nos disseste o Balanço de 34 anos em cima dos patins é positivo? 
Artur Pereira - Muito positivo, quando se chega ao fim e olhamos para trás e ficamos com a sensação de dever cumprido e que valeram a pena os sacrifícios feitos durante todos estes anos em prol de uma paixão, só podemos estar satisfeitos. O mais importante disto tudo são as boas recordações que ficaram e os amigos que fizemos ao longo dos anos, felizmente os bons momentos foram muito superiores aos maus e esses foram rapidamente esquecidos.
S.O. - Nesta hora de despedida de jogador, qual a mensagem para o Hóquei do teu clube de sempre, o Sesimbra? 
Artur Pereira - Primeiramente gostava de agradecer publicamente ao Grupo Desportivo de Sesimbra e aos adeptos do Hóquei Sesimbrense, todo o carinho que me deram durante todos os anos que representei o clube. Gostava que no futuro o Hóquei continuasse a ser levado a sério pelo clube, pois esta modalidade é um estandarte do Clube e da Vila tanto a nível Nacional como Internacional. A todos os jogadores dos escalões jovens gostava de dizer que para chegarmos a um bom nível na modalidade que gostamos, temos de fazer sacrifícios, abdicar de muita coisa e principalmente trabalhar sempre a sério, porque nenhum treinador nos dá nada de mão beijada. Para terminar gostava de agradecer aos meus pais por me terem apoiado e incentivado durante todos estes anos, sem eles nada disto teria sido possível.
Muito Obrigado ao Artur Pereira pela excelente e emocionante entrevista que nos concedeu.
O Grupo Desportivo de Sesimbra está-te grato por tudo, o hóquei em patins e o desporto também te agradecem.

Entrevista extraída do Site Oficial do GD Sesimbra
Fotos: Carolina Gavancho

Sem comentários: