domingo, 19 de junho de 2011

A MALDIÇÃO DOS "BRUTOS DOS QUEIXOS"

Pela quarta temporada, o HC Turquel falhou por pouco o acesso à 1ª Divisão de hóquei.


Em 2007/8, subiam duas equipas à 1ª Divisão de hóquei em patins. O Hóquei Clube de Turquel ficou em terceiro. Em 2008/9 subia uma directamente e o segundo classificado tinha de disputar uma liguilha. O Turquel ficou em segundo e perdeu a liguilha com o Paço de Arcos. Em 2009/10 eram promovidas novamente duas e a equipa do concelho de Alcobaça foi quarta. Na temporada que agora termina, subiam duas e o Turquel foi terceiro, a um escasso pontos dos dois primeiros, Tigres de Almeirim e Paço de Arcos.


Será possível tanto azar ou trata-se de alguma maldição? A verdade é que nas ultimas quatro temporadas o Turquel tem falhado por uma unha negra o regresso ao principal patamar desta modalidade tão apreciada no País. As saudades dos tempos áureos dos idos anos 90, das qualificações para as competições europeias, das finais da Taça de Portugal, aumentaram entre o publico fiel, que ainda faz questão de acompanhar a equipa em todas as circunstâncias.


Os "brutos dos queixos"como orgulhosamente são conhecidos os cidadãos de Turquel por serem "francos no dirimir de conflitos e historicamente muito corajosos, até no ponto de vista físico", podem queixar-se da sorte, mas admitem que não foi só isso que impediu uma subida de divisão ao longo destas temporadas.


André Luís, é o capitão da equipa sénior. Leva 20 anos em Turquel, o clube onde sempre jogou e esteve presente na ultima experiência primodivisionária, na já longínqua temporada de 2002/3. O pontinho de distância a que o clube ficou da ansiada subida de divisão, na temporada agora finda é explicada pela temporada "atípica". «O equilíbrio entre as três equipas era grande, mas acho que éramos os que merecíamos mais, não só pelos espectáculos que demos, pela própria estrutura do clube e até pela massa adepta.


Quatro épocas de muitas vitórias, mas a subida ficou sempre à distância de um clique. É maldição? «Por um factor ou outro não temos conseguido. Não é azar nem maldição. Temos de trabalhar mais no pormenor» Na próxima temporada, André Luís vai voltar a tentar. "Era importante manter a estrutura e reforçar pontualmente. Queremos lutar pela subida.» À quinta será de vez?

Artigo de Miguel Sampaio extraído do Jornal de Leiria
Fotos: HC Turquel/Miguel Silveira Cabral

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim, como diz o capitão do Turquel e muito bem, têm que trabalhar mais o promenor. Esses promenores só podem ser trabalhados com alguns danos colaterias ou seja com uma liderança forte dentro do campo e no banco e pelo que vi foi aí precisamente que o falhanço foi total, há que admitir. Este treinador acrescentou mais uns pontos ao que o anterior tinha realizado no entanto o que fica na historia é que foi mais um que falhou a subida e ainda por cima em casa quando tinha tudo a favor.
Portanto duas dúvidas suscitam os mais variados temores, ou a equipa tem uma fragilidade psicologica confrangedora e não serve para estas andanças de alta competição ou os técnicos são muito básicos como abordam esta esta questão.

Abraço e parabens ao Sr Gavanco pelo excelente trabalho.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Pelo menos em turquel não se constrói castelos de cartas... veremos se o que acontece aos tigres não será o mesmo que aconteceu ao cascais...

Anónimo disse...

Para o 1º anónimo: "Vozes de Burro Não Chegam ao Céu"