quinta-feira, 23 de junho de 2011

O RESULTADO CERTO TERIA SIDO O EMPATE

O Pavilhão Jácome Ratton recebeu o ultimo jogo do Torneio de Encerramento que opôs a equipa da casa SC Tomar e a J. Ouriense.


Carlos Fagulha foi o arbitro da partida e as equipas apresentaram-se da seguinte forma:
SC Tomar - Carlos Silva (gr), Luís Flores, Edgar Costa (c), Pedro Martins, João Adrião, Tiago Godinho, David Costa, Francisco Neves e João Massa (gr)
Treinador - Pedro Nobre

J. Ouriense - Luís Marujo (gr), Luís Silva, André Domingues, Tiago Reis, António Brito, Dinis Santos, Ivo Oliveira (c) e Ricardo Guerra (gr)
Treinador - Hélder Santos


Primeira parte equilibrada com o primeiro golo a aparecer aos 5' 34'' para a equipa da casa, numa seticada colocada de Luís Flores, que Luís Marujo foi incapaz de deter. O capitão Ivo Oliveira empatou para a equipa de Ourém numa jogada de 3x2 com 8' 02'' decorridos. Seria Pedro Martins passado cerca de um minuto e meio a colocar novamente a equipa verde e branca na frente do marcador. O intervalo não chegaria sem que a equipa forasteira fizesse novamente o empate, desta feita por Dinis Santos, que "dispara" de fora da área e a bola a sofrer um ressalto e a trair o guardião Leonino.

Intervalo: SC Tomar 2  -  J. Ouriense 2  (Faltas: 2 - 3)


A segunda parte começa de novo com o equilíbrio a ser a nota dominante, mas a equipa da J. Ouriense mostrava com o passar dos minutos, mais afoita e Nuno Domingues deu cor a esse ascendente passando a sua equipa para a frente do marcador (2-3) aos 5' 33''. Continuou a equipa de Hélder Santos com sinal mais na partida e chegaria ao quarto golo por intermédio de Luís Silva, que mal teve tempo de festejar pois passados poucos segundos Carlos Fagulha mostra-lhe o cartão azul e David Costa chamado a marcar, permite por duas vezes a excelente intervenção de Luís Marujo. Com cerca de 13' jogados e no espaço de pouco mais de um minuto a equipa verde e branca repõe a igualdade, com David Costa a bisar. A equipa de Ourém não baixou os braços e continuou na procura da vitória e Tiago Reis coloca novamente a sua equipa na frente (4-5), estavam decorridos 14' 10''. Seria Edgar Costa a empatar novamente a contenda (5-5). 


Com pouco mais de 4' para jogar, o jogo tornou-se incaracterístico e os jovens atletas já jogavam mais com o coração do que com a cabeça, e seria num lance em que o arbitro assinala falta a seu favor que David Costa se dirige ao mesmo em termos menos próprio e vê o cartão azul. Na marcação do livre directo o jogador Ouriense foi incapaz de bater o guardião do SC Tomar, e  o empate teimava em manter-se, quando já contavam os últimos 10'', Luís Silva faz a 10ª falta de equipa e David Costa, salta do banco para marcar o livre directo e desta feita não desperdiça a oportunidade, fazendo o golo da vitória.

Final: SC Tomar 6  -  J. Ouriense 5  (Faltas: 3 - 10)


Num jogo equilibrado, a derrota acaba por ser um castigo pesado para a equipa Ouriense, pelo que ambas as equipas apresentaram o empate teria sido o resultado acertado. O arbitro da partida acabou por fazer um trabalho com altos e baixos, assinalando algumas faltas para uma equipa, e a deixando por assinalar o mesmo tipo de falta para a outra, acabou por ser uma exibição um pouco abaixo do que Carlos Fagulha nos tem habituado.

Crónica: Luís Soares
Fotos: João Massa

11 comentários:

Anónimo disse...

"...acabou por ser uma exibição um pouco abaixo do que Carlos Fagulha nos tem habituado."

Um pouco abaixo é favor. Quando um atleta injuria o árbitro com um valente "vai pró carl...", e o sanciona apenas com um cartão azul, quando deveria ser o vermelho, isso é o quê? Não será proteger uma equipa e prejudicar a outra (terá sido o receio de ver novamente um resposavel do Tomar vir do cimo da bancada até á tabela do ringue tirar-se de razões com ele? como aconteceu na primeira parte).
Quando se chega ao intervalo com as faltas em: 2 - 3, passando pouco tempo a 3 - 3, e quando o Ouriense ganhava por 2 - 4, esta mesma equipa passou, na sua cabeça, a cometer faltas atrás de faltas, até que a dois segundos do fim consegue, finalmente assinalar a tão almegada décima falta, enquanto que o Tomar manteve, as três faltas. Isto é o quê? É sobretudo uma actuação premeditada e de baixo nível, que não respeita quem anda, dia após dia, semana após semana a treinar-se e a esforçar-se, para depois vir alguem a seu belo prazer brincar aos árbitros, e fazer "...uma exibição um pouco abaixo do que Carlos Fagulha nos tem habituado."

Sinceramente!!!

Anónimo disse...

mais um bocado e o cronista ainda pedia desculpa pela vitoria do sct. haja paciencia.

Anónimo disse...

não concordo com o comentário ao trabalho do arbitro, estive presente e vi. vi coisas extra jogo que espero não ver mais.
vi o arbitro assinalar falta, a 4 segundos do fim, que eu saiba o arbitro não esta a olhar para o cronometro. mas o jogador fez a falta quer se queira quer não.
no azul ao David costa só pode ter sido por ele se ter dirigido de forma menos apropriada,apesar de onde me encontro " e digo de onde me encontro pois fiquei tapado"me parecer agressão com o stik, vou me ficar por jogada mais dura.
agora dizer que ele esteve abaixo uns furos não concordo.
peço é aos paizinhos para terem mais calma nos jogos e não enervarem os jogadores, porque quem sofre são ele.
SEM ANONIMATO
ERNANI

Anónimo disse...

O Senhor Hernani, é daquele tipo de pessoas a quem podemos apelidar de "O bom moralista"!!! (não é o bom samaratino, e também não é com ofensa).
O senhor diz que viu o jogo, diz que viu coisas que não quer voltar a vêr, com as quais também concordo.
Mas se é assim, se realmente viu o jogo, também há-de concordar que houve faltas de equipa assinaladas ao Ouriense, bastante forçadas ou que pura e simplesmente não existiram. É a essas que me refiro, não é á décima falta. A décima falta existe realmente a dois segundos do fim. Agora, aquelas que foram assinaladas anteriormente e que proporcionaram as dez faltas, algumas delas não existiram, conforme o senhor também deve ter visto.
E já agora, no decorrer do jogo (sobretudo na 2ª. parte), o senhor Hernãni, também deve ter visto, como eu vi, faltas que o Tomar fez, mas que pura e simplesmente o senhor Carlos Fagulha se isentou de assinalar, ou não terá sido verdade?
Não devemos ter dois pesos e duas medidas, ou seja, quando nos dá jeito, fechamos os olhos, e nem sequer falamos das coisas. Quando não nos dá jeito, aí sim falamos e até tentamos exponenciar os acontecimentos.
Quanto ao enervar, ou não os jogadores, antes desses paizinhos os enervarem, já o árbitro os tinha enervado com o trabalho que desastrosamente estava a levar a cabo.
Para finalizar, peço-lhe que cuide dos seus, que nós cuidamos dos nossos. Tanto uns, como outros temos capacidade para tal.

COM ANONIMATO
Sinceramente

Anónimo disse...

Isto tudo resume-se ao seguinte, os juvenis da JO em 5 ou 6 jogos esta época com o SC Tomar o melhor que conseguiram foi um empate em Ourém quando o SC Tomar já apresentava 3 iniciados daí esta azia toda por parte deste senhor anónimo que toda a gente sabe quem é, só lhe digo uma coisa... tenha paciência que Domingo há mais.

Anónimo disse...

E esse empate em Ourém aconteceu porque não aproveitaram o livre directo a 12 segundos do fim que o Gameiro assinalou por um jogador vosso simplesmente se ajoelhar.
As equipas até são equilibradas, mas com Gameiro e Fagulha não há equilibrio que resista.
Pouca vergonha, sem razão nenhuma, uma pessoa ligada ao Tomar estar a ralhar com o árbitro e com o jogo a decorrer, o árbitro a mandá-lo ir dar uma volta.
Em tudo na vida há que saber estar, mas valeu a pena refilar.

Anónimo disse...

Também por isso, senhor anónimo das 17:42(que ninguém conhece!?). Esta época, os Juvenis do Tomar, foram sempre superiores ao Ouriense. Como tal, e mais uma vez tenho razão. O Tomar não precisa daquele tipo de actuações do apito, nem de descidas abruptas da bancada.
Mas já agora, sublinhe-se, nada disto tem a ver diretamente com o Tomar, mas tão só e apenas com o senhor do apito. Ou mais, uma vez não conseguem destrinçar as coisas?

COM ANONIMATO
Sinceramente

Anónimo disse...

Apenas mais uma coisinha!!!

Quanto ao jogo de domingo, senhor anónimo que ninguém conhece, só tenho para lhe dizer o seguinte: que os jogadores se respeitem mutúamente, que não se dê pelo árbitro, e que acima tudo seja um bom jogo. Ganhe quem ganhar, que saiam todos do Pavilhão de Alcobaça, com a ideia do dever cumprido.
É sempre isto que me move...

COM ANONIMATO
Sinceramente

Anónimo disse...

Anónimo de Ourém (afinal estou a comentar afirmações de uma pessoa com responsabilidades acrescidas na arbitragem e que facilmente pode prejudicar Ourém, apesar de se auto intitular supra sumo da verdade)
Porque quando um árbitro que está na bancada vem para aqui opinar e dizer que não viu uma jogada por estar tapado (pois tapado quando lhe convem)mas que lhe pareceu agressão..afinal viu ou não viu???e se fica pela jogada mais dura..tão condescendente...idiotices destas é que fazem com que o hoquei esteja como está..de uma vez por todas, deixe de pensar que é o dono da verdade..até mesmo quando não vê..acaba por ver..ao contrário daquilo que vê e acha que não viu..
Por acaso viu o jogador 4 do Ourém a pedir explicações em pleno decorrer do jogo, ao menino 7 do Tomar..e sabe porque aconteceu?..agressão sem bola que o árbitro não viu..e..pela descrição do local onde o Sr diz que estava (tapado)..deve ter visto..mas..como funciona ao contrário dos outros..vê o que não vê..e não vê o que vê..
aja paciência..

luis soares disse...

anónimo das 21.41 do dia 23, como cronista apenas faço um apanhado do jogo, se faz melhor, faça alguma coisa pelo hóquei. Paciência foi muita para ambas equipas mas a vitoria correu melhor para os S. C. T. Mas não foi preciso pedir desculpa pois a equipa de Tomar, ganhou. Voltou a ganhar na final-four desculpem lá qualquer coisinha. saudações desportivas, Luis Soares

Anónimo disse...

Para que conste a agressão foi de um jogador de ourém a um jogador de Tomar, porque se se preocupassem em jogar em vez de falar com o arbitro , talvez ganhassem um bocado mais.
Saudações hoquistas