quinta-feira, 14 de julho de 2011

"O BALANÇO SÓ PODE SER POSITIVO"

Continuando as entrevistas que iniciamos no inicio do corrente mês, desta feita foi a vez de falarmos com Rui Oliveira, capitão da ACR Santa Cita, que há longos anos enverga a camisola da equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins, e que actualmente ostenta a braçadeira de capitão. Foi na cidade de Tomar, em preparativos para a Festa dos Tabuleiros que o fomos encontrar para a entrevista que se segue.
CA - Boa noite Rui, em primeiro lugar obrigado pela tua disponibilidade. Que balanço fazes da época que agora acabou, a nível de equipa e a nível pessoal?
RO - Olá Gavancho, em primeiro lugar deixa-me agradecer-te por mais esta iniciativa do Cartão Azul na divulgação do Hoquei Ribatejano. Quanto à tua questão, o balanço só pode ser positivo. A ACR Santa Cita conseguiu concretizar o objectivo da subida à segunda divisão, não sendo este o objectivo de partida para esta época que agora finda. Na época anterior tinha ficado muito abaixo do desejável para a qualidade de plantel que apresentava, mas que por diversos factores não conseguiu ter uma boa prestação. Contudo, este ano a direcção soube detectar os erros passados e construiu um plantel e equipa técnica com grande valor humano e qualidade técnica onde todos juntos conseguimos ser a equipa mais regular e consistente ao longo de  todo o campeonato vencendo a nossa zona com todo o mérito. Pessoalmente, fui mais um a ajudar, onde todos tivemos um papel importante para alcançar a subida, mas basicamente valemos pelo conjunto e não pela individualidade. Deixa-me também referir que a formação da ACR também obteve uma boa época nos seus diversos escalões, onde com bastante trabalho e humildade vão alcançando ano após ano resultados que deixam as gentes de Santa Cita cheias de orgulho para um clube de uma aldeia pequena, mas com uma força invejável no panorama regional e nacional.


CA - Quais os aspectos mais marcantes, tanto pela positiva como pela negativa?
RO - Sem dúvida alguma que pela positiva foi o espírito de união no grupo e a simbiose criada este ano entre simpatizantes, sócios, dirigentes, equipa técnica e atletas de formação do clube. Já jogo em Santa Cita há alguns anos e nunca tinha presenciado a união e “amor à camisola” como foi evidente este ano. O pavilhão voltou a encher, pessoas que não vinham ao hóquei voltaram a fazê-lo e deste modo a motivação para trabalhar no sentido de alcançar a subida de divisão e chegar aos quartos de final da Taça de Portugal se tornou mais fácil. A criação da claque “Sexto Elemento” foi outro aspecto muito importante, onde aproveito para mais uma vez agradecer a estas pessoas por tudo o que fizeram e desejar que este projecto continue por muitos anos. Pela negativa, apenas na fase de apuramento de campeão ter faltado na equipa acreditar um pouco mais que seria possível, embora o nome ACR Santa Cita não consiga ter a mesma força que outros clubes em alguns elementos exteriores ao jogo, mas com um pouco mais de ambição talvez tivéssemos conseguido algo mais.


CA - O futuro passa pelo actual clube, ou vamos ver-te na próxima época a representar outro emblema?
RO - Sim, o meu futuro passará sem dúvida em mais uma época a representar a ACR Santa Cita. É com muito orgulho que já o faço há 12 épocas e irei fazer a 13ª. É um clube pelo qual nutro um carinho enorme, com um património invejável comparado com outros clubes de grandes cidades e de uma competência e qualidade humana que só quem por lá passa o consegue sentir.  Por tudo isto e juntando a época fantástica que vivi (talvez a melhor desde que estou no clube) só poderia voltar a renovar.
CA - Nestes últimos dias, tem sido noticiado o abandono da modalidade por parte de várias equipas, SCL Marrazes, AA Amadora entre outras, será isto sinal que a modalidade continua a atravessar um período difícil, ou será reflexo da situação económica actual?
RO - Julgo que será um pouco das duas. Por vezes os clubes não investem o que deveriam na formação que será a base do seu futuro. É preciso dar oportunidade aos mais jovens integrando-os pouco a pouco nos seus planteis seniores. Penso que o caminho certo passa por aí (Veja-se o exemplo do Turquel). Por outro lado, referiste e bem, que a situação económica precária que se vive leva os clubes a não terem capacidade de pagar taxas federativas de inscrições, transferências, etc., valores completamente absurdos levando estes a não ter outra solução senão o abandono da modalidade. É necessário haver uma restruturação por parte da Federação nesse sentido para que se consiga manter a modalidade bem viva.


CA - Em contrapartida sites como o Hóquei em patins.com, Mundo do Hóquei, e blogs com o Cartão Azul e Best Hóquei, por exemplo tem cada vez mais visitantes e são referência na modalidade, será que este facto vem contrapor a pergunta anterior e provar que a modalidade está viva e recomenda-se?
RO - A pouca divulgação da modalidade nos meios de comunicação social com mais relevo a nível nacional (TV, Jornais Desportivos, Rádios, etc.) levam a que pessoas como tu, utilizem o mundo virtual para fazerem chegar a informação a todos os seguidores de uma forma prática, económica, rápida e acessivel. Projectos pessoais interessantes como o Cartão Azul e os outros que falaste podiam ser melhor aproveitados nesses meios que referi anteriormente em vez de se restringirem apenas à Internet como meio de divulgação. Esses sites logicamente que vão tendo cada vez mais sucesso pois todos os amantes da modalidade procuram informação onde ela realmente existe, e ainda bem. Julgo que neste aspecto a Federação Portuguesa de Patinagem deverá repensar e rápido numa estratégia para colocar a divulgação da modalidade no patamar que esta realmente merece. A necessidade de transmissões televisivas de jogos de hoquei é nos dias de hoje essencial para que esta volte a ser a modalidade que foi em outros tempos.
CA - Para terminar, resta-me agradecer a disponibilidade, e fica o espaço à disposição para alguma mensagem que queiras transmitir aos visitantes do Cartão Azul
RO - Mais uma vez obrigado  pela oportunidade e desejo que o Cartão Azul continue a divulgar o Hóquei  Ribatejano tão bem como o tem feito até agora. Dar os parabéns à família ACR Santa Cita pela excelente época e desejar não só à ACR mas a todos os clubes Ribatejanos que consigam alcançar os seus objectivos na próxima época.

Fotos: Rui Oliveira e Claque 6º Elemento

1 comentário:

Anónimo disse...

Após vários meses sem visitar este espaço que considero o melhor, só posso dizer o seguinte, SÓ UM GRANDE CAPITÃO PODIA DA UMA ENTREVISTA DESTAS.
RUI PARA TI UM GRANDE ABRAÇO,E BOA ÉPOCA DESPORTIVA E PESSOAL.

GAVANCHO A TI ESPERO VER-TE NUM DESSES PAVILHÕES.

ERNANI