sexta-feira, 8 de julho de 2011

PAPARUCO - O COMENTADOR

 "E o Hóquei, pá???"
 
São as inscrições pá, são as taxas de organização dos jogos pá, é o não pagamento da formação, pá, e o Hóquei pá e o Hóquei pá?

Bem poderia ser assim a canção dos Homens da Luta para falar da nossa modalidade, que depois de dar indícios de estar a sair da letargia onde se encontrava mergulhada, regressa ao coma induzido no final desta época com o anúncio da desistência de várias equipas dos respectivos campeonatos nacionais na próxima época. É o CD Santa Clara, a AA Amadora, o GC Odivelas, e SCL Marrazes entre outros que ainda na incerteza tudo indica que o fim das equipas de seniores será a realidade.
 
Analisando a realidade do hóquei em patins na vertente de “Paparuco”, começo por reconhecer que a mesma tem tido nos últimos anos uma grande divulgação com sites como o Hóquei em patins.com, Mundo do Hóquei entre outros a darem largo destaque à modalidade, e mais recentemente a Plurisport, Desporto on-line.net, e Blogs como o Best Hóquei, THP entre outros, mas aí tenho de dar razão ao Miguel Dantas que na entrevista ao Cartão Azul disse «Se calhar vou contra muitos, mas a minha opinião é que o Hóquei em Patins está a torna-se um "desporto de Internet", que por um lado é muito bom, mas por outro deixa a modalidade cair.»

Mas não está aqui o cerne da questão, a questão da desistência das equipas, não passa por falta de divulgação, porque essa existe como foi referido no parágrafo anterior, passa sim pelo valor pago nas inscrições dos jogadores, nas taxas de organização dos jogos, no não pagamento da formação aos clubes formadores, pois alguém “iluminado” concerteza e a “pedido” (vamos-lhe chamar assim), decidiu não fazer formação e ir buscar os jovens aqui e ali aos formadores e assim formar uma equipa para ganhar tudo, sem gastar um “tusto” na formação desse atleta, e os clubes formadores que eram ressarcidos de parte das despesas com esses mesmos atletas, agora recebem zero, e daqui a alguém tempo quando esses clubes que motivaram a alteração e que agora tem formação desde de Bambis, virem os seus melhores atletas irem para o rival ou para outro e não receberem nada, será que não vão falar com o tal “iluminado” para reverter a medida?
 

Existe depois outro problema, que é a eterna cultura do “futebolês” em Portugal, e posso dar como exemplo o caso do SCL Marrazes, em que o novo Presidente extingue a secção no clube por questões financeiras e depois no discurso de posse diz que vai criar uma secção de Futsal. Tudo isto são “machadadas” na frágil e débil saúde da modalidade.

Existe hipóteses de dar a volta à situação e não se assistir à desistência de equipas? Na minha opinião existe uma, que é recuar no tempo e sem saudosismos, mas com a convicção que a modalidade só tirava dividendos desta medida, que passaria por criar novamente os Campeonatos Regionais de Seniores e aí as taxas de inscrição seriam obrigatoriamente menores, as de organização dos jogos “idem idem, aspas aspas” e depois findo os regionais, fazia-se então uma Campeonato Nacional com as equipas apuradas, mas claro isto é a minha opinião e tem o valor que tem, no entanto no novo programa de governo não vem incluído que não possamos exprimir o que queremos, se na nossa opinião é benéfico para a modalidade, nem que a pessoa que esteja a ler, a considere a maior barbaridade do mundo.
 

O Hóquei pá, precisa que todos os agentes se unam e puxem para o mesmo lado pá, desde a Federação às Associações pá, que se encontre uma solução que faça com que aparecem cada vez mais clubes pá, e não que cada final de época acabem mais clubes pá, enfim pá podíamos utilizar o lema dos três Mosqueteiros e adaptá-lo ao hóquei dizendo «Um por todos e todos pelo Hóquei»

Fotos de arquivo: Barros Simões

3 comentários:

Anónimo disse...

Que clube tem dinheiro para pagar 900 euros para inscrever um jogador na 2ª divisao? e 400 na 3ª? e 1500 na 1ª?
So em portugal e que a fpp exige este montante aos clubes, a continuar assim adivinha-se o fecho de muito mais clubes, e seguramente que nao sera assim que se irao cativar novos praticantes. Bom Artigo Sr. Francisco, continuaçao de optimo trabalho.

Anónimo disse...

Já se fala também do Sesimbra.

Anónimo disse...

Pela primeira vez faço um comentário num blog,e, faço-o, porque me apraz dizer que estou absolutamente, "reforço", estou totalmente de acordo com o que aqui foi exposto, ainda que de certa forma em tom jocoso.

Acrescento, quem gosta do hoquei sente que isto tem mesmo que levar uma grande volta.Mas o problema e tirar do poleiro quem lá está instalado. É que falta coragem, ou interesse para isso, quando é muito mais cómodo e muitas vezes mais conveniente fazer o jogo deles.
Fico-me por aqui, ainda que muito mais poderia dizer ou "estender o guardanapo" como soi dizer-se, é que eu já ando nesta andanças do hoquei há muito tempo.Cumprimentos.