quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Acabaram as férias, viva o hóquei"

Começam este fim-de-semana e no inicio da próxima os trabalhos das equipas tendo em vista a época 2011/2012.

Saúdo o regresso, desejando a todas as equipas Ribatejanas (e não só) uma excelente época e que atinjam os objectivos a que se propõem. Para mim é altura de tirar o pó das penas, passar um bocado de lustro  no bico, e deixar o poleiro onde passei as férias, a ler e a escrever uma ou outra crónica que geraram alguma celeuma, enfim coisas de Paparuco…!!!

Ficando cá pelo meu raio de acção no que diz à autonomia de voo, ou seja pelo Ribatejo e sendo eu um Paparuco e não o Alexandrino (do firme e hirto que nem um barra de ferro), vou deixar a minha opinião sobre o que eu acho que possa ser o percurso das equipas Ribatejanas nesta época 2011/2012, e começando pelo cimo da hierarquia vou deixar aqui a minha opinião, e só minha sujeita a comentários/criticas, obviamente, mas minha:

HC “Os Tigres”: Estreia absoluta da equipa da Capital da Sopa da Pedra no patamar cimeiro do hóquei português e com um inicio de calendário difícil, pois recebe o 4º classificado da época passada o Candelária SC e de seguida viaja até ao Dragão Caixa para defrontar o deca campeão FC Porto. A equipa de Nelson Lourenço, ficou com 3 elementos chave da época transacta, a saber André Azevedo, Bruno Ribeiro e Carlos Trindade, a que se junta o menos utilizado, mas não menos importante Rui Cova. A este jogador junta-se a experiência de Diogo Lã e Carlitos e Gonçalo Favinha ambos com experiência de 1ª divisão, e a juventude e qualidade de Pedro Vaz, João Beja e João Coelho, tudo isto sob a batuta do experiente Nelson Lourenço, dará certamente para um campeonato que se afigura difícil, mas onde o objectivo manutenção deverá ser alcançado, mantendo Almeirim na rota da 1ª divisão.

SC Tomar: Segundo as opiniões ouvidas aqui do meu "poleiro", a equipa Nabantina parte para esta época como candidato à subida, nem que seja pelo estatuto de ex-primodivisionário. A equipa de Nuno Lopes que perdeu Fábio Guerra, Gonçalo Santos e Gonçalo Favinha, peças fundamentais do xadrez Leonino, a que se junta Rui Alves, Esteves, Orlando (???). As entradas de Marco Gaspar, Bruno Januário e Tiago Monteiro acabam por colmatar as saídas, no entanto continua a faltar um jogador, falando-se em Pedro Almeida (ex-J. Ouriense) para completar o plantel Leonino. Na minha opinião o SC Tomar vai ser uma equipa a levar em conta, acredito que ficará no top 5, deixando as “contas” da subida para HC Turquel, AD Oeiras e Sporting CP, no entanto devido à qualidade técnica do plantel e à qualidade do seu líder irá certamente interferir com a luta da subida.

ACR Santa Cita: A equipa de Luís Miguel Cunha vencedora da Zona Centro da 3ª divisão e 3º classificado a nível nacional, atingiu na pretérita época um objectivo que procurava há alguns anos, ou seja a subida à 2ª divisão. Sem grandes mexidas no plantel da época passada, a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins, assegurou um reforço de enorme qualidade, Rui Alves (ex-SC Tomar) que será garantidamente um dos esteios da equipa do Concelho de Tomar. Luís Miguel Cunha tem assim na continuidade dos seus atletas o ponto forte da equipa, pois já existem as rotinas e entrosamentos, sendo agora necessário adaptá-los aos novos desafios. A equipa Santacitense ainda poderá vir a contar com Daniel Noronha que na passada época abandonou por motivos profissionais, e que caso regresse será mais um jogador de elevada qualidade e experiência a dar o seu contributo. A meu ver a equipa de Santa Cita irá realizar um campeonato tranquilo, lutando para os lugares do meio da tabela, sendo uma equipa que a jogar perante o seu público será “um osso duro de roer” e roubará pontos a alguns dos candidatos.

União FE: A equipa da Cidade dos Fenómenos que mantém a espinha dorsal da passada época a que se juntam Luís “Melão” Santos, João Capitolino, Bruno Pereira e Chiquinho, depois de duas épocas onde terminou em 3º lugar, parte no pelotão da frente rumo à subida, sendo um dos principais favoritos à conquista da Zona. No entanto e olhando para os possíveis adversários, C Stella Maris, Alcobaça, Sismaria, FCO Hospital e Vialonga serão adversários de respeito, e só um União ao seu melhor, a respeitar os adversários, e a não repetir erros da época passada, nomeadamente nos jogos em casa, onde hipotecou melhores resultados, poderá sim assumir-se como verdadeiro candidato. Barros Simões, um técnico de qualidades reconhecidas, disciplinador e estudioso da modalidade poderá ser, e deverá ser a pedra basilar para um bom desempenho alvi-negro.

Para terminar e antes de entrar nas revisões mencionadas no 2º paragrafo, uma nota de um “bem-haja” para os clubes que vão trazer até ao Ribatejo nos jogos de pré-temporada, FC Porto, SL Benfica e UD Oliveirense, entre outras equipas de nome no hóquei português.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me k se esqueceu de um jogador que será fundamental nos Tigres...

Cartão Azul disse...

Tem razão sim Senhor, tinha-me esquecido do Gonçalo Favinha.

Atenciosamente
Paparuco - O Comentador

Atento disse...

Caro Paparuco

Anda distraído, está a perder qualidades :)

Continuação de bom trabalho, mas esperamos crónicas mais "apimentadas"

Anónimo disse...

Bom dia Paparuco...

Em relação a crónica sobre a UFE na minha opinião tambem há outras equipas que podem lutar pelos lugares cimeiros do que as que referiu..sem lhes retirar valor.

Cumprimentos