quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VAMOS TER UM TURQUEL FORTE

Agora que o plantel está fechado e faltam poucos dias para o arranque da equipa Turquelense, o Cartão Azul deu uma “saltada” até à Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins, para falar com o capitão André Luís e saber quais os objectivos para a próxima época, e falar um pouco de hóquei.
CA – Boa tarde André, quero mais uma vez agradecer a tua disponibilidade para o Cartão Azul. Que Turquel vamos ter na próxima época?
AL – Boa tarde Francisco, eu é que agradeço a oportunidade, por poder debater algumas ideias desta modalidade que tanto adoro. Vamos ter um Turquel forte na próxima época. Os mecanismos foram sendo consolidados por uma base que vem trabalhando junta nos últimos quatro anos e meio, primeiro com o prof. João Simões e mais recentemente com Paulo Batista. Vamos integrar os reforços com o propósito de manter a dinâmica de vitória da época passada, aliando a qualidade hoquista do ponto de vista colectivo que nos é reconhecida pela generalidade dos adeptos.
CA – A equipa acabou por reforçar apenas com três jogadores, sendo que o Fábio foi formado em Turquel. Isto prova que a equipa apenas necessitava de um ou outro “retoque”, ou a tão falada crise que o país atravessa, e que todos infelizmente sentimos foi a razão?
AL – A verdade é que a equipa não precisava de grandes alterações. Felizmente o H.C. Turquel (HCT) é um clube cuja realidade da formação é a sua “bandeira” e o trabalho realizado nos escalões mais jovens, tem permitido “abastecer” a equipa sénior todas as épocas com muita qualidade. Quase 90% dos jogadores do plantel para 2011/2012 foram formados no clube e apenas o Marco (ex-Cascais) e o Gonçalo (ex-Tomar) nunca jogaram em Turquel. Esta é uma realidade da qual as pessoas devem tirar ilações. Existe a ideia errada e pré-concebida por parte de algumas pessoas ligadas à modalidade de que o HCT é um clube desafogado, onde o dinheiro abunda e que pelo facto do impacto junto dos seus adeptos ser enorme, a crise não passa por cá. Completamente falso! Eu arrisco mesmo a dizer que o orçamento deste clube para os seniores estará colocado numa posição intermédia num balanço global que possa ser feito em toda a 2ª divisão (Norte e Sul). Como disseste e bem, os “retoques” foram feitos, sem se fugir muito ao orçamento previsto, e penso que estamos bem mais fortes.  


CA – Nas ultimas 4 épocas o Turquel tem como se costuma dizer “morrido” na praia. Esta época será aquela que vai contrariar essa tendência, ou vamos ter uma equipa que não se vai assumir como candidata, esperando com o decorrer das jornadas ver até onde pode chegar?
AL – Em Turquel o objectivo passa sempre por fazer melhor que na temporada anterior, estando conscientes das limitações que temos. Nesse sentido, fazer melhor que em 2010/2011 só poderá passar por alcançar um dos dois primeiros lugares da tabela classificativa e consequentemente pela subida de divisão. Assumirmo-nos como candidatos??...É prematuro, mas ter a ambição de melhorar é legítimo. Numa análise fria ao que aconteceu no ano passado e ao que pode acontecer nesta época, é imperativo pensarmos que iniciamos a temporada com um ano de atraso relativamente à presença no primeiro escalão, visto que na época passada estivemos perante uma temporada atípica, onde os três primeiros classificados realizaram quase 80 pontos. Fomos o melhor ataque da prova com a incrível soma de 227 golos marcados (ndr: Tigres e Paço d’Arcos marcaram 170 e 175 respectivamente) e devo relembrar que fomos a única equipa que não perdeu com o Campeão Nacional da 2ª Divisão (Tigres). Falhámos no capítulo defensivo e perdemos o campeonato aí, sendo que no final de tudo quem subiu foram os nossos dois adversários mais directos. As coisas decidem-se no pormenor e desta vez não queremos falhar. Este é um clube claramente com estrutura de 1ª divisão e aqui trabalha-se para lá chegar.


CA – Olhando para a Zona Sul e para o calendário (apesar de sabermos que jogam todos contra todos), quais são na tua opinião os favoritos e achas que o calendário vos foi favorável?
AL – Mesmo que considere ser muito cedo para analisar as hipóteses de cada uma das equipas, posso realizar uma primeira análise, olhando à constituição dos planteis e penso que os favoritos não andarão longe de um conjunto de 4 ou 5 equipas. À cabeça consigo identificar o Tomar pela sua condição de ex-primodivisionário, o Oeiras por ter mantido a sua base e por se ter reforçado muito bem, o Sporting pela força que tem enquanto clube e também por ter adicionado experiência a um plantel jovem e com muita qualidade e depois incluo o Turquel, também por ter mantido a estrutura e por ter conseguido três bons reforços que trarão características de complemento ao que já existia por cá. Equipas como Sintra e Sesimbra poderão também ter uma palavra a dizer e depois, tendo em conta que em Ourém existe alguma incógnita do que possa aparecer, identifico BIR, Alenquer, Algés e CACO como clubes que poderão roubar pontos às equipas mais fortes. Não queria menosprezar ninguém e é por isso que acho que é prematuro fazer uma análise destas ainda antes de se iniciar a prova. Confesso que ainda não olhei muito bem para o calendário, mas num campeonato onde o pormenor é tudo, é muito importante começar bem. Com a deslocação a Coimbra na primeira jornada e a recepção ao Parede na segunda, penso que temos todas as condições para começar bem e marcarmos a nossa posição, não querendo, para já, realizar prognósticos do que resta do calendário.


CA – A saída de Paulo Baptista de treinador, pelos motivos que todos sabemos (e eu em particular, pois o chamamento do mar para nós “Marinheiros” é algo que não conseguimos rejeitar), vem alterar os automatismos da equipa, ou facto de o Prof. João Simões reassumir o comando técnico da equipa, irá manter esses mesmos atributos?
AL – O prof. João Simões fez um excelente trabalho ao longo dos três anos e meio que esteve à frente dos seniores do clube, transformou uma equipa de meio da tabela numa equipa que luta constantemente pelas subidas de divisão e tudo isso com os produtos formados na “cantera”. Tudo o que aprendemos com Paulo Batista em 2010/2011 foi absorvido não só por nós jogadores mas também pelo próprio prof. Simões que esteve sempre por perto. Num ano que considero como tendo sido muito proveitoso na nossa formação, não só enquanto jogadores, mas também enquanto homens, a verdade é que Paulo Batista deixou marca, não tendo resistindo aos “encantos” do mar. Tudo está a ser preparado para manter a dinâmica de trabalho e a opção pelo prof. Simões foi aquela que melhor se enquadrou na realidade que o clube pretende e para nós jogadores é um regozijo poder trabalhar com ele novamente.   


CA – André, resta-me agradecer a tua disponibilidade, desejar-te as maiores felicidades para a próxima época e fica o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos adeptos e simpatizantes do HCT, assim como a todos os visitantes do Cartão Azul.
AL – Muito obrigado a ti Francisco pela oportunidade concedida, quero dizer a todos os adeptos do HCT que este é um clube em constante reinvenção e que nesta época haverá muitas surpresas, haverá ainda mais qualidade e o vosso apoio a toda esta estrutura maravilhosa, que é a imagem de uma terra e de todo um concelho, é fundamental. Estejam connosco até ao fim e iremos triunfar em conjunto. A todos os leitores deste fantástico espaço promocional da nossa modalidade um agradecimento especial por acompanharem e apoiarem o trabalho que o Francisco tem realizado em prol da modalidade, despedindo-me com um grande abraço para todos, em especial para todo o povo Ribatejano.

Fotos: Miguel Silveira Cabral - HCT

11 comentários:

Anónimo disse...

se forem um pouco mais humildes, pode ser que subam.

Anónimo disse...

O Tomar ?? raparam-lhe tudo e mesmo assim ainda são favoritos.O turquel nunca perdeu com o Tomar e agora com reforços de primeira divisão ainda são os outros favoritos, isto não será muita humildade.Sr. André sem não ficarem em primeiro com mais pontos , mais golos e menos golos sofridos que a época passada então, esta será um fracasso.Então o que é que valem as apostas.Olhe não fale de formação nem de dinheiro, porque para subirem já gastaram tudo o ano passado com o treinador, este ano gastam com as "contratações" e atletas da formação e da casa já têm poucos e os bons são de fora.Amigo André deixe-se lá de conversas e vá jogando e não se esqueça que para subir precisa dos de fora, porque os da casa não chegam.O projecto Turquel com os da casa TERMINOU em 2010/2011 , agora são exatamente igual a todos os outros, fazem uma equipa e lutam para subir, mas assumam-se porque se bem sabe o gonçalo foi para turquel , porque em tomar não tinha equipa para nada . Poupe-se e poupem-nos.Abraço

Ass:adepto atento

Anónimo disse...

Adepto Atento, está enganado...
Em Turquel o que conta é fazer a casa pela base. Há-de haver jogadores de fora concerteza, que se integram e que o Clube aproveita. Queremos ser mais fortes dia após dia. Até gostariamos de subir mas não para depois acabar. Mas mesmo que não se suba haveremos de ter jogadores e pessoas à volta do Clube. Mas queremos ser melhores e também acho que devemos assumir a subida...
Sabe qual é o indicador que de que estamos a crescer? É o haver comentários do tipo do seu e do anterior a despejarem inveja e incomodação. estamos no bom caminho. Trabalhem como nós e depois tenham orgulho no vosso clube também como nós.
Não me parece que esteja muito atento...

Anónimo disse...

Caro amigo, se fosse falar nesse indicador então havia aqui clubes que estavam muito á frente do Turquel.Gostar do turquel para si é a coisa mais normal, agora ajudava muito um comentário concreto e não tão vago como o anterior, o senhor concerteza é político ? Eu cá não ,nem falo com eles, vamos directos às coisas.Já chega de olharem para o umbigo, porque há hoquei em muito s´tio e melhor e mais bem organizado que o vosso.Têm juniores, e juvenis, há desculpe o íncomodo. Estão é habituados a reinar e mandar na vossa associação, mas não se esquessam que o Dr. Guerra já gastou milhares, para vocês ainda hoje estarem no mapa e que eu saiba ainda não passaram de aldeia.Para vos dizer que não digam que os outros gastam e que vocês não gastam porque não têm, isso é falso.Vocês gastam e são dos que gastam mais e o ano passado só o treinador ganhava o que mais de metade dos outros clubes nem cheiravam.Falar verdade fica-vos bem e coisas concretas ainda ficam melhor. Olhe e não diga que já estão a incomodar muita gente, porque isso não argumenta nada e não incomodam ninguém, porque a vossa obrigação é ganhar todos os vossos jogos.Volto a dizer-lhe que estou atento e não perca tempo com respostas politicas, fale de coisas objectivas e concretas, ou então faça melhor cale-se porque falar do Turquel por aqui é coisa que se faz pouco, porque vocês são bons mas é aí na terrinha.Abraço

Anónimo disse...

Já agora enumere os clubes que estão á frente do Turquel em adeptos a acompanhar jogos em casa e fora... As equipas adversárias gostam tanto dos adeptos de turquel que onde vamos jogar somos sempre brindados com bilhetes a 5€ muitas vezes rasurados à pressa, mas enfim... mas vou fazer o que me disse, vou calar-me porque vir para este blogue falar do turquel é a mesma coisa que ir para uma fábrica de explosivos brincar com fogo... anda aí muita azia!!!

Anónimo disse...

Na minha humilde opinião um moderador isento nunca publicava comentarios que apenas querem incendiar, enxovalhar e agredir verbalmente quem todos os dias trabalha em prol de uma modalidade que, comentários como este sr. que chama aldeia a Turquel..
Vivo em Rio Maior vou a Turquel ver o Hóquei porque a minha "cidade do desporto" não tem modalidades a competir a não ser atletismo e basket de pavilhão vazio nem futebol já temos..
Sei que Turquel é uma VILA pelo menos isso eu sei.. e que faz um trabalho enorme em nome da modalidade.
Deixem se de guerras de quem é melhor fora do campo há clubes melhores piores uns que contratam mais outros menos.. e depois?
Afinal gostamos todos do mesmo!! HÓquei!!!

Filipe Faria disse...

Força André e força HCT!!! Um clube fantástico com pessoas fantásticas.

Abraço para todos

Filipe Faria

Anónimo disse...

Meu caro, então vou ser mais objectivo:

1º - Voçê não despeja, vomita inveja!
Todo o seu texto demonstra ressentimento. Veja lá se tem de se tratar porque podem não bastar as pastilhas Rennie.
Não ande assim no Hóquei.
2º - Não se preocupe como nós gastamos o dinheiro, é nosso e por isso fazemos o que queremos com ele. Pelos vistos os jogadores cresceram como diz o André. Não se preocupe com o que ganham os nossos treinadores e os nossos jogadores. Só a nós diz respeito. Preocupe-se com aquilo que lhe diz respeito.
3º- É mesmo desatento, porque:
a) Temos todos os escalões, alguns com 2 equipas.
b) Turquel é Vila.
4º - Nós não queremos incomodar ninguém, os menos capazes é que o ficam, face ao crescimento do HCT (crescimento como Clube, daqueles que têm uma comunidade a apoiar, sabe?).
Nós só queremos é pôr os putos a jogar Hóquei, já temos mais de 100, sabia também? e depois perdemos e ganhamos. Mas vamos cada vez ganhar mais...).
E até somos uns tipos simpáticos porque até escrevem sobre nós num blogue Ribatejano. Queixe-se ao Sr. Gavancho se tem problemas por o Cartão Azul entrevistar pessoas de Turquel.
5º e por último - Turquel é uma terrinha como diz, mas acordamos com os passarinhos, fazemos as nossas churrascadas, vamos à praia, vamos ao teatro, temos internet, e depois vamos todos ao Hóquei...Já temos muita qualidade de vida, por isso fique lá com a sua cidadezinha para si e contribua com TRABALHO para o Hóquei e não com com estes vómitos de comentários.

Dou por encerrada a nossa troca de ideias.
Passe bem.

Anónimo disse...

Acompanho o hoquei há muitos anos.
Tenho filhos que praticam a modalidade ao mais alto nivel.
Nunca passaram pelo Turquel mas já foram muitas vezes adversários.
Já passei por muitos clubes e confesso que me impressiona o movimento que surguiu em Turquel á cerca de três anos.
È um grande exemplo de uma comunidade que se juntou em prol do clube para vencer as dificuldades e não deixar morrer a modalidade.
Em vez de criticarmos deviamos seguir este brilhante exemplo.
Poucos clubes da 1ª Divisão se podem gabar de ter pavilhões cheios como o Turquel.
Merecem o simbolo de "Aldeia do Hoquei"
Parabens e bom trabalho.

Anónimo disse...

É impressionante como alguém que se diz atento e objectivo, consegue distorcer completamente as palavras de um Sr. que é Capitão de um equipa e que tem tido uma postura (exemplar) a todos os níveis notável. Li a sua entrevista e o seu discurso é muito coerente e sensato, não ofende nem critica ninguém em particular. Ao contrário deste senhor que o seu interesse e objectivo é denegrir o Clube em causa, faltando ao respeito em 1º lugar ao Clube e depois à gente, massa adepta, de uma região que tanto apoio dá ao Hóquei em Patins. Esta postura tem que ser realçada e respeitada por todos aqueles que gostam deste desporto, pois esta situação não se vê em mais nenhum clube desta dimensão. Diz não ser politico, pois acredito nisso é que não sabe dar valor ao movimento popular, à união em torno de um objectivo, ao trabalho colectivo e interesse mutuo por uma causa. Peço-lhe desculpa mas parece-me ser uma pessoa inculta e mal formada, de facto, o Sr. é que só vê o seu umbigo pois não aceita os bons exemplos que se podem retirar deste movimento fantástico em torno de um Clube, por parte de uma comunidade que é imensa, não é só as pessoas da Vila mas também outras que vindas de diferentes locais, apoiam de forma incondicional um desporto que é único e admirável!!
Sabemos sempre mandar na casa dos outros...mas quando nos toca a nós decidir o nosso futuro...ups socorro estou atrapalhado!!!

Contra a injustiça e a aberração!!!

Anónimo disse...

Ao comentador anónimo que respira inveja...

Informa-se que o clube não tem orçamento nenhum como pensa! O ano passado foi a GRANDE LG que nos deu apoio para pagar ao treinador, e informo que este ano o HCT teve de depedir equipa técnica para conseguir pagar as estes jogadores...
Por isso agradeço que não fale do que não sabe porque é o mais ignorante comentador desta publicação!
Obrigado