segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ESPAÇO ABERTO

"Serão as goleadas benéficas para a modalidade"

Muitas são as vezes que saímos do Pavilhão desiludidos, pois o jogo que acabamos de assistir terminou com um 2-1, 2-2, 1-0, etc, e logo se "assenhora" da nossa mente aqueles pensamentos do tipo «a culpa é das tácticas defensivas», «estes tipos jogam fechadinhos, fechadinhos, perderem por muitos ou por poucos perdem na mesma», «que saudades dos tempos da “outra senhora” onde eram resultados eram sempre a somar».

Para quem ontem assistiu à 1ª jornada do Mundial de Sub-20 em Barcelos, só em 4 jogos, assistiu nada mais, nada menos a 108 golos, com resultados puramente desnivelados e que não vem credibilizar as equipas que sofreram tão pesadas derrotas, nem beneficiam a modalidade.

Para os críticos da modalidade, lá vem a “boca” do costume «este “jogo do pau” é jogado em Portugal, Argentina e numa província de Espanha, tudo o resto é paisagem» e perante estes resultados somos obrigados a dar-lhe um bocadinho de razão, só no que diz respeito ao resultado, pois de resto todos nós sabemos que o Hóquei em Patins é jogado um pouco por todo o Mundo, aliás atrevo-me a dizer que é jogado nos cinco Continentes.


Mas fazendo uma análise fria aos resultados desta tarde, a pergunta que eu faço e deixo em aberto para quem queira comentar, que benefícios trás para a modalidade resultados de 26-0, 27-0 e 35-0? Não seria de bom-tom, à imagem do Mundial de Seniores haver Mundial A e Mundial B e assim as equipas estavam niveladas pelo seu valor e já não havia estes “atropelos” sendo os jogos mais equilibrados e os resultados, mais consentâneos com uma modalidade que se quer equilibrada e com jogos emotivos do primeiro ao último segundo.

Ainda que alguém possa argumentar que nos Mundiais de Futebol, também existem resultados desnivelados, não podemos contrariar essa afirmação, mas podemos contrapor que, realmente existe de vez em quando (poucas, pois todos nós sabemos que resultados como o de Portugal 7 – Coreia do Norte 0, acontecem uma vez de 5 em 5 Mundiais na melhor das hipóteses), agora o que não vemos é na 1ª jornada de um Mundial em todos os grupos existirem goleadas de bradar aos céus, e nesse aspecto e claro que é a minha opinião, e tem o valor que tem, quando isto acontece, como aconteceu esta tarde em Barcelos, a modalidade sai a perder.

Quadro de resultados copyright site Hoqueipatins.com

2 comentários:

Paulo Jorge Rodrigues disse...

Aqui está mais um artigo pertinente, e que nos faz pensar no estado actual da modalidade. Sem medos e sem receios e com palavras que todos entendemos, consegue mais uma vez por o dedo na ferida. Acho que o Cartão Azul já começa a ser pequeno para tanto talento. Parabéns

Cartão Azul disse...

Obrigado pelas suas palavras Sr. Paulo Rodrigues, permita-me discordar da ultima frase, pois acho que o CA está perfeitamente à minha medida e sendo um trabalho unipessoal, apenas reflecte a minha maneira de ver e estar no Hóquei em Patins

Atenciosamente
Francisco Gavancho