sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PAPARUCO - O COMENTADOR

 "Condecorações???, você disse condecorações???"

O tema já por várias vezes foi abordado neste espaço, mas nunca será demais voltar ao mesmo, nem que seja cada vez que lemos nos jornais desportivos, artigos sobre a forma como "nuestros hermanos" tratam e acarinham a modalidade que é o Hóquei em Patins.

Por cá podemos utilizar o termo "nada de novo no Reino da Dinamarca", ou seja com Portugal apurado para a meia-final do Mundial de Sub-20, onde irá encontrar a Argentina, continua a passar ao lado das televisões e da agência noticiosa Portuguesa, e até a RTP2 que se prontificou a transmitir os jogos a partir dos quartos de final inclusive, "roeu a corda" e só transmite as meias finais e a final caso Portugal esteja presente, afinal os contornos de serviço publico são diferentes para as diferentes modalidades, pois, como dizia o saudoso Vitorino Nemésio, «se bem me lembro», ainda na quarta-feira a RTP2 transmitiu um jogo de treino da Selecção Portuguesa de futsal, frente à sua congénere Russa.

Mas voltando ao Hóquei, não é por acaso que a Espanha, vai arrecadando títulos atrás de títulos seja a nível de selecções, seja a nível de equipas. A modalidade no país vizinho é acarinhada, divulgada seja na televisão estatal seja nas televisões regionais que todas os fim-de-semana transmitem jogos, e assim vai "puxando" atletas para a sua pratica, e com bons métodos de trabalho, alicerçados em clubes que não consideram a modalidade como parente pobre, vão saindo bons jogadores de topo mundial que alimentam as várias Selecções e que em todos os Mundiais Europeus conseguem resultados de topo.


Mas o apoio e o reconhecimento da modalidade no país vizinho, chega ao Governo, que reconhece o valor dos seus atletas, estejam eles a jogar em Espanha, ou noutro país qualquer, e foi o que aconteceu com o Conselho Superior dos Desportos de Espanha a condecorar entre outros, Pedro Gil com a medalha de ouro da Ordem Real de Mérito Desportivo. O jogador do FC Porto vê assim reconhecido tudo o que tem feito em prol da modalidade. Por cá o hóquei passa ao lado quer seja para os lados de Belém, quer seja de São Bento, seja qual for o resultado, campeão ou vice-campeão da Europa, do Mundo tudo esbarra na "insensibilidade" daqueles que nos Ministérios ou Assessorias ligadas ao Desporto, tem apenas os sentidos auditivos e visuais sintonizados para a palavra futebol.

1 comentário:

Anónimo disse...

Carissimo Sr Gavancho,concordo que a nossa modalidade tem sido esquecido por mts "Media" e que temos sido tambem algo deixados para tras,no entanto em relaçao a condecoraçoes nao partilho da mesma opiniao que o Sr. Gavancho,tenho conhecimento de causa que muitos atletas do hoquei patins ja foram distinguidos pelo governo com medalhas de merito desportivo por bons serviços prestados ao pais na nossa modalidade.E aceito que essa condecoraç~~ao seja apenas a quem vença europeus ou mundiais,porque tambem nao podemos banalizar este tipo de medalhas....esta condecoraçao ao pedro gil,nao ´´e uma condecoraçao qualquer ,estamos a falar de um dos melhores jogadores do mundo,tambem em Portugal a geraçao de ouro dos alves e almeidas receberam este tipo de medalhas.
Um abraço e continuaçao de excelente trabalho.