terça-feira, 27 de setembro de 2011

UMA 2ª PARTE GOLEADORA

O SC Tomar iniciou a defesa do titulo Regional de Juniores no passado Domingo, ao receber no Pavilhão Jácome Ratton o BIR, num jogo dirigido pelo "regressado" Rui Taborda e que teve inicio pelas 1700 horas.


SC Tomar: Renato Rodrigues, António Cardoso, Gustavo  Laranjeira, André Silva, Ricardo Marrucho, Rafael Oliveira, Alexandre Marques (c), Hernâni Diniz, Pedro Vitorino e João Massa

BIR: Nuno Pega, Marco Gomes, Luís Raimundo, Diogo Ruivo (c), Pedro Santos, João Sousa, Filipe Gomes, Fábio Pedro e Marco Capitão


Numa primeira parte típica de um jogo de inicio de época e com as equipas a encaixarem-se, a mesma manteve-se equilibrada até aos 16', altura em que Marco Gomes inaugura o marcador para a equipa de Valado de Frades. Com o cronometro a assinalar 04'27'' seria a vez de Fábio Pedro elevar a marca para 0-2. Até ao final da 1ª parte ainda houve tempo para Filipe Gomes e João Sousa do BIR verem o cartão azul e o SC Tomar atingir a 10ª falta, não se assistindo no entanto a mais nenhum golo, fruto do desacerto dos avançados e da boa exibição dos guarda-redes.


Intervalo: SC Tomar 0 - BIR 2  (Faltas: 10 - 5)

Na 2ª parte a equipa Leonina entra mais determinada e Hernâni Diniz reduz para 1-2 antes do 2º minuto de jogo. Seria André Silva ainda com cerca de 20' para jogar a estabelecer a igualdade e a galvanizar a equipa para a vitória. Os Leões viriam a dar a cambalhota no marcador por Alexandre Marques, que seria cimentada por André Silva e António Cardoso 30'' depois, faltava 15'39'' e o SC Tomar já estava confortavelmente na frente 5-2.


Demorou 5' a reacção do BIR, que viria a reduzir por Fábio Pedro (5-3), e a partir daqui começou a assistir-se ao já famoso "ora marcas tu, ora marco" e André Silva faz o 6-3, para Diogo Ruivo fazer o 6-4 com 6' para jogar. Hernâni Diniz bisa e eleva para 7-4, para a 30'' do final Diogo Ruivo bisar também e fazer o 7-5, mas o jogo não chegaria ao fim sem que André Silva estabelecesse a marca final 8-5 a 15'' do final da partida.


Final: SC Tomar 8 - BIR 5  (Faltas: 16 - 22)

Nota positiva: Para a 2ª parte Leonina com a obtenção de 8 golos
Nota negativa: Para o exagerado numero de faltas de equipa (38) e para sete cartões azuis. As atitudes agressivas e as "bocas" com linguagem indecorosa e provocatória por parte do treinador do BIR


O arbitro da partida Rui Taborda acabou por ter uma actuação positiva, no entanto as 38 faltas de equipa assinaladas são sinonimo de um critério extremamente rigoroso que não beneficia o espectáculo, acabando a equipa de Valado de Frades por sair de Tomar com alguns reparos à sua actuação.

Crónica/Fotos: Luís Soares

11 comentários:

Anónimo disse...

Sou de Tomar e sempre que posso vou assistir aos jogos de qualquer escalão do SCTomar e venho aqui dizer que discordo com alguns pontos deste artigo. Na 1ª parte eu e todos os presentes no pavilhão assistimos a um excelente espectáculo de hóquei em patins que, infelizmente, acabou com o bir a vencer merecidamente por 2-0 querendo eu aqui realçar a super exibição do guarda-redes do bir que impediu que todas as opurtunidades tomarenses se tornassem em golos. Quanto à arbitragem nada a registar.
Na 2ª parte, apesar de uma muito melhor atitude por parte do SCTomar, acho sinceramente que o bir tem razões de queixa quanto à actuação do Sr. Taborda. Apesar de as atitudes tomadas por parte do treinador e dos jogadores do bir também não terem sido as mais correctas (longe disso), penso que o bir foi claramente prejudicado estragando o jogo completamente do ponto de vista do espectáculo. Eu, enquanto tomarense, gosto muito que o SCTomar ganhe mas assim o jogo perde espectacularidade.
Em suma, espero que os juniores do SCTomar se qualifiquem para o campeonato nacional mas não com arbitragens destas.

Anónimo disse...

Mas os árbitros não vão ajudar em todos os jogos, ajudaram neste porque foi preciso. Tabordas, Gameiros, Fagulhas etc..

Anónimo disse...

estes entendidos deveriam aprecer quando á cursos de arbitragem para verem o que custa andar lá dentro

Anónimo disse...

Deve ter sido uma arbitragem ao nível do que costuma fazer...
Ele até sabe, mas quando estão em campo alguns clubes não consegue ser imparcial. Só isso.

Anónimo disse...

Quem é o treinador do BIR?

Anónimo disse...

felizmente, fui ver o jogo, apesar de por vezes me chamarem a atenção de que não posso falar.
mas como assumo sempre o que digo e escrevo aqui deixo a minha opinião.
dizer que o bir foi prejudicado! não me façam rir, então o srº que gosta do sctomar e é de tomar, não viu o mesmo jogo que eu, passo a explicar ; jogador nº 4 do bir,andava na piscina esqueceu-se que tinha patins, jogador 99? passou o jogo todo a ameaçar os jogadores do tomar, inclusive quando marca o golo provocou a assistencia, o mesmo jogador agride com o stik no baixo ventre para não dizer outra coisa, passou impune ( cartão vermelho directo), o arbitro possivelmente não viu ou se viu não quis estragar a festa.e então o jogador do tomar, sobfre a falta é assinalada e por fim é lhe mostardo o cartão azul, porquê? so o arbitro o saberá e se lho mostou mostou bem. cartão azul ao jogador do bir , quando vai a cair e ja no chão eleva o braço e com o stik tenta acertar no jogador adversário.
mas haveria muito mais, pois o jogo so se tornou mais quizilento a partir da segunda parte, pois quando acabou a primeira tudo estava bem, mesmo com o tomar a perder merecidamente.
ora gaita, será que na segunda parte viram o mesmo jogo que eu, QUANDO VEJO NO BANCO UM HOMEM QUE DEVERIA DIRIGIR JOGADORES E NÃO GLADIADORES, A DIZER PARA DAR PORRADA, PARA SE MANDAREM PARA O CHÃO,SEMPRE A DISCUTIR COM O ARBITRO, MESMO QUANDO ERA A FAVOR DELE, O QUE DIZER, eu só acho estranho como ele acabou o jogo no banco, TEMOS QUE PARAR COM ISTO, POIS QUALQUER DIA APITAM OS TREINADORES E OS ARBITROS TREINAM.
fico-me por aqui pois eu vi um grande jogo, duro viril, onde o bir mereceu o resultado da primeira parte e o tomar o da segunda.
A E MAIS POSSIVELMENTE O SSRº DO PRIMEIRO COMENTARIO NÃO VIU MAS EU DIGO-LHE, O TOMAR ESTEVE A JOGAR COM DOIS JOGADORES DE CAMPO, E MESMO ASSIM MARCOU, SERÁ QUE FOI O ARBITRO?
faço este comentario, porque realmente a cada uma, pois eu tambem sou arbitro, e o mesmo esteve bem,mas houve alguem que queria estragar o jogo, mas não foi capaz.
vamos fazer comentarios serios, é o que esta modalidade nessecita.
E AGORA ASSINO,
SEM VERGONHA DO MEU NOME:
ERNANI BATISTA

cchhhíííttááá disse...

ao sr anomino das 22.53 este escalão é de juniores já não é um escalão qualquer.....se você viu um excelente espectáculo foi só você, porque a assistência viu outro hóquei.O jogo do BIR na 2º parte fez-me lembrar um clube de futebol que quando jogam com os mais fortes tentam desmobilizar com atitudes teatrais para a piscina, soalho,relva etc e falam alto, gritam gesticulam etc e tentam intimidar o sr. Taborda este clube BIR e o outro FCP são clubes de teatro fácil.... PARABÉNS SPORTING CLUBE DE TOMAR .....E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOOOOORR!!!!!!!OH,OH,OH,OH,.... CCCHHHÍÍÍTTÁÁÁ...

Anónimo disse...

Acho muito interessante estes comentários sobre o jogo em epígrafe e vê-se mesmo que é de pessoas que não percebem nada de hoquei, mas gostam de comentar...enfim comentários trites mas todos têm o direito de o fazer. Também gostaria de saber quem foi a pessoa que fez a crónica deste jogo. Decerto não esteve lá e devem-lhe ter encomendado o artigo pelo telefone. Ou então, se esteve presente no jogo é imcompetente! Ao arbitro deixo-lhe aqui um ensinamento: o Sr. deve ser imparcial e ter brio naquilo que faz pois só assim se progride na carreira. A segunda parte do jogo, que tanto se fala nos presentes comentários, foi protagonizada pelo Sr. Taborda, pois a sua intenção foi dar a volta ao jogo. Isso aconteceu em váriadíssimas situações mal analisadas (ou conscientemente analisadas) e que favoreceram o Tomar. Mas este procedimento só aconteceu na 2ª parte...por que terá sido??? Terá recebido instruções de alguém? Será que o Tomar tem plena consciencia das suas limitações e previamente prepara o jogo com o arbitro??? - Por acaso já falei com vários dirigentes de clubes de Leiria e todos me dizem que é muito dificil ganhar em Tomar porque os arbitros são sempre do Ribatejo...eu não queria acreditar, mas parece que tem algum fundamento. É lamentável num clube com os pergaminhos e grandeza do Tomar!

Anónimo disse...

sera porque quando vao a leiria jogam sempre em ringues inclinados,gostariam ser do ribatejo mas nem todos sao perfeitos mandem cartas para o crap do ribatejo pode ser que eles abram vagas. UM RIBATEJANO

Anónimo disse...

ao srº anonimo das 15:44 1 de outubro;
Por acaso já falei com vários dirigentes de clubes de Leiria e todos me dizem que é muito dificil ganhar em Tomar porque os arbitros são sempre do Ribatejo...eu não queria acreditar, mas parece que tem algum fundamento.

LAMENTO QUE LHE TENHAM DITO ISSO, POIS VOÇE AINDA NÃO FOI AO BIR, AINDA NÃO FOI A TURQUEL,pois se tivesse ido, mas ai esta tudo bem, porque nesses lados enfim, cada qual com a sua opinião, mas digo sinceramente, ANDO A FICAR FARTO DESTA PALHAÇADA TODA. SINCERAMENTE PENSO QUE VOU SEGUIR O CINCELHO DA MINHA ESPOSA.

FIQUEM BEM.

ERNANI

Anónimo disse...

Não é só clubes de Leiria que se queixam, os do Ribatejo também se queixam que em caso de necessidade é normal os árbitros darem um empurraozinho.