sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CAMPEONATOS REGIONAIS - O BALANÇO

No Regional da Zona Centro, há uma situação que salta à vista; o HC Turquel tem praticamente garantida a presença dos 4 escalões no Nacional, e que a torna, senão o único, um dos poucos Clubes a nível nacional a conseguir este feito a alguns anos a esta parte.


Outro Clube que tem crescido de forma gradual é o SC Tomar que já garantiu 3 dos 4 escalões, faltando saber se os Juniores também estarão na montra maior do Hóquei Jovem, o que mostra que o bom trabalho desenvolvido em Tomar começa a dar os seus frutos.
INFANTIS

Começando a fazer uma retrospectiva em Infantis HC Turquel, SC Tomar e J. Ouriense já carimbaram passaporte para o Nacional, faltando saber se a outra vaga em aberto é para o BIR ou FCO Hospital, com a equipa de Valado de Frades a estar a um pequeno passo desse feito.

Na série “A” o Tomar com uma derrota logo ao início da prova recompôs-se e a partir daí contou só por vitórias os jogos realizados, e assume-se como séria candidata a vencer a F4 a realizar nos finais de Janeiro. O J Ouriense que já na passada época tinha dado boas indicações neste escalão, continua a mostrar argumentos para acompanhar o SC Tomar, na viagem ao Nacional.

Na série “B”, o HC Turquel viaja em velocidade cruzeiro para ser outro dos candidatos à vitória neste Regional, sendo a única formação que ainda não conheceu o sabor amargo da derrota.

O BIR de Valado de Frades perfila-se a passos largos para ocupar a outra vaga em aberto. Com mais 3 pontos que o FCO Hospital e menos um jogo, tem tudo a seu favor para acompanhar o Turquel, Tomar e J. Ouriense na aventura do Nacional.

Vamos pois esperar pelas últimas jornadas para dissipar dúvidas na vaga que falta preencher neste escalão de Infantis deste Regional.


INICIADOS

Depois de uma 1.ª Fase, entretanto concluída e que garantiu aos 2 primeiros classificados das duas series a hipótese de lutarem pelo título regional, SC Tomar e “Os Águias” na série “A” e ACR Santa Cita e HC Turquel na série “B”, tem também garantida a presença no Nacional nesta categoria.

Resta agora a estes emblemas darem o seu melhor para tentarem vencer o título regional que na passada época foi ganho pelo “Águias” da Memória.

Num Regional onde estão 13 equipas de 3 Associações, estes Clubes foram os que mostraram argumentos para discutir a serie onde sairá o futuro Campeão Regional. A Académica de Coimbra foi a equipa que lutou até ao fim por um lugar ao Sol, mas na derradeira jornada permitiu o empate em sua casa ao “Águias”, perdendo assim essa oportunidade.

Será certamente um mês de Janeiro com jornadas de emoções fortes neste Regional que a AP Coimbra está a organizar.


JUVENIS

O SC Tomar tem-se mostrado quase imperial neste Regional de Juvenis e não fosse a derrota ainda na 1.ª volta em Santarém frente ao Clube Local, únicos pontos desperdiçados até agora, poderia a 4 jornadas do final praticamente cantar vitória.

Com 5 pontos de avanço para o HC Turquel, Clube que irá receber o SC Tomar na próxima ronda, a equipa orientada por Pedro Nobre em caso de vitória na “Aldeia do Hóquei” poderá encomendar as faixas de campeão Regional, repetindo assim o feito conquistado na passada época.

Com 4 vagas para o Nacional para além do Tomar, Turquel e “Águias” da Memória tem praticamente garantida a presença nesta prova, com a última vaga a ter 3 pretendentes- Vigor e Mocidade (Coimbra), HC Santarém e Santa Cita, que estão numa luta desenfreada para ocupar o ultimo lugar que garante estar entre os 24 melhores deste escalão.

Portanto as 4 últimas jornadas vão ser de “loucos” no que toca aos pretendentes a estar no Nacional da categoria.


JUNIORES

Num campeonato equilibrado, HC Turquel e HC “Os Tigres”, são os mais bem posicionados para vencerem este Regional de Juniores, quando faltam 4 jornadas para o términus desta prova.

O SC Tomar que ostenta o título regional conquistado na passada época, com a derrota sofrida na última jornada frente ao Turquel, disse adeus à tentativa de reconquistar este troféu.

O Tigres de Almeirim, esta época reforçado com atletas oriundos do Benfica, Sporting e Paço de Arcos, veio alterar o equilíbrio de forças, neste regional nas últimas épocas, que tinham nas equipas de Turquel, Tomar, BIR, com crónicas candidatas a vencerem esta prova.

A formação da Capital da “sopa da pedra” está bem posicionada para vencer este Regional, mas para isso terá que ultrapassar a formação de Turquel que lidera com mais 5 pontos, embora com mais um jogo que a formação de Almeirim.

O jogo a realizar em Almeirim entre estes 2 emblemas e eventualmente o jogo a realizar em Tomar entre “Leões e Tigres” serão com certeza decisivos para saber quem deverá ocupar o lugar que o SC Tomar conquistou na passada época.

In Plurisports
Fotos: HC Turquel, CEM, Pedro Vaz, Blog "Juventude Ouriense Ok"

Sem comentários: