quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

II DIVISÃO SUL - O BALANÇO...!!!

Depois ontem termos publicado o balanço da III Divisão Centro, vamos agora dar uma "olhadela" pela II Divisão Sul e pelas prestações do SC Tomar e ACR Santa Cita.


A equipa Leonina da Cidade dos Templários depois da descida de divisão, sofreu uma sangria com a saída de jogadores como Gonçalo Santos, Gonçalo Favinha, Orlando Fernandes, Esteves, Fábio Guerra, Rui Alves, tendo sido essa saída colmatada com a contratação de Marco Gaspar, Pedro Almeida, Tiago Monteiro e Bruno Januário. A equipa de Nuno Lopes começou bem a prova tendo instalado-se no comando da classificação até ao jogo na Parede frente ao Sporting CP onde uma derrota por 5-0 fez a equipa Nabantina cair na tabela classificativa. O jogo em Alenquer e um empate sofrido (4-4) pôs a nu algum nervosismo da equipa que não se coaduna com a experiência dos seus jogadores, nomeadamente faltas "infantis" a dar de mão beijada oportunidades aos adversários para concretizarem a partir de livres directos. O jogo frente ao BIR e a vitória confortável por 7-3 veio mostrar uma equipa a recuperar os níveis de confiança e apesar de não o assumir publicamente, uma equipa candidata aos lugares de acesso à 1ª divisão. Seguiu-se o derby do concelho de Tomar e aí a equipa Leonina provou o que dissemos anteriormente e venceu o fora o vizinho Santa Cita por um expressivo 3-8. Na ultima jornada antes do descanso Natalício e num jogo de candidatos o Turquel veio mais uma vez vencer ao Jácome Ratton, e deixar a equipa de Nuno Lopes na 4ª posição a 5 pontos dos lideres Turquel e Sporting CP que poderão vir a ser oito pois a equipa de Quim Zé tem um jogo a menos. Com os jogos teoricamente mais difíceis efectuados (Sporting CP, HC Turquel, HC Sintra, s Alenquer B, BIR) a equipa de Nuno Lopes tem agora oportunidade de solidificar a posição e aproveitar o embate entre os candidatos aos lugares cimeiros para ir "trepando" na classificação, no entanto há que ter em atenção e manter os níveis de concentração em patamares elevados para não se cometerem erros como aqueles que foram mencionados no jogo com o S Alenquer B, e não esquecer que ainda falta o duelo com AD Oeiras, CACO e GD Sesimbra por exemplo. Mesmo sem nunca o ter assumido, e ainda há pouco tempo o presidente da colectividade Nabatina o fazia a um semanário Regional, o SC Tomar é de facto uma das equipas a ter em consideração nas contas da subida.


Em Santa Cita a equipa de Luís Miguel Cunha que subiu esta época, encontra-se numa situação delicada ao fim de nove jornadas, ocupando a 14ª posição com 4 pontos fruto de uma vitória, um empate e sete derrotas e ainda com o estatuto de defesa mais batida da prova. A equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins, começou a participação com uma derrota na Parede por 7-4, tendo no jogo seguinte registado a única vitória ao vencer em casa o CACO por 4-3. A partir daqui e tirando o empate em Nafarros à 7ª jornada (7-7 com 5-1 ao intervalo) a equipa de Santa Cita tem apenas conhecido o amargo da derrota, inclusive em casa com equipas do seu campeonato como foi o caso da derrota 5-8 frente ao HC Vasco da Gama. Na ultima jornada antes desta pausa a derrota em Sintra (6-4), empurrou a equipa para os lugares de despromoção. A equipa de Luís Miguel Cunha aproveitou a abertura do mercado de Inverno para contratar Costa Pereira um guarda-redes formado no CD Paço de Arcos e que poderá trazer alguma estabilidade ao ultimo reduto da equipa, no entanto uma equipa com jogadores de qualidade reconhecida como é o caso de Rui Alves, David Vieira, Zig entre outros, tem abusado de um método de jogo que passa por seticadas de meia distância de Nuno Nobre que por vezes são o garante da vitória, mas que as equipas adversárias começam a conhecer, e basta uma marcação mais "subida" para anular essa trunfo, como por exemplo fez o SC Tomar em que marcou bem e pura e simplesmente o Santa Cita não existiu. Uma equipa com a maioria dos jogadores a jogarem juntos há uma serie de anos, não pode abdicar do jogo colectivo, do fazer "girar" a bola, em detrimento de "tiro ao alvo" na esperança que no meio de tanto "tiro" caia algum "melro", no entanto pela experiência de Luís Miguel Cunha, a equipa de Santa Cita ainda vai bem a tempo de recuperar posições e atingir um lugar ameio da tabela e fazer um resto de campeonato tranquilo e poder manter-se na II Divisão, lugar que é seu por direito próprio. Na próxima jornada e com inicio marcado para as 1900 horas a equipa de Santa Cita recebe um dos lideres, o Sporting CP.


Para finalizar e olhando para outras equipas, o líder HC Turquel, único candidato assumido, assim continua e com o ataque mais realizador (76 golos marcados) e a defesa menos batida (25 golos sofridos) e com uma equipa consistente onde a liderança de André Luís, e a solidez defensiva de Gonçalo Santos, e o génio de Paulo Passos tem feito da equipa do Prof. João Simões uma máquina de  jogar hóquei, e se a isto tudo juntarmos o facto de que em cada jogo em casa o Pavilhão enche-se com "Os Brutos dos Queixos" a puxarem pela sua equipa do 1º ao ultimo minuto, e que quando jogam fora a legião de adeptos os acompanha, estamos perante um dos sérios candidatos á subida de divisão.


O Sporting CP que acompanha o HC Turquel na liderança com 21 pontos, apesar de não se ter assumido ainda é o mais forte candidato. A equipa de Quim Zé consegue reunir um misto de experiência (Tiago Roquete, Marinho, António Ramalho, Igor Alves) à qualidade e juventude de André Pimenta e Gonçalo Alves. A equipa Leonina que foi surpreendida em casa na ultima jornada em casa frente ao BIR (uma equipa a ter em conta onde Luís Inácio e Luís Silva são uma dor de cabeça constante para os adversários) não deve ter ficado com marcas deste resultado negativo e na próxima jornada em Santa Cita deverá voltar ao rumo das vitórias e a consolidar o lugar cimeiro. O Sporting acaba por ter também com "trunfo" o emblema que representa, o que faz que jogando em casa ou fora, tem sempre um elevado numero de adeptos a dar apoio à equipa. Como foi dito anteriormente mesmo sem ainda terem assumido a candidatura, são a par do HC Turquel os mais fortes candidatos.


A AD Oeiras que se perfilava à partida como um dos candidatos teve um inicio, como se costuma dizer (de marcha atrás) e está a seis pontos da liderança, no entanto numa prova a duas voltas e com três pontos em disputa em cada jornada, ainda se encontra bem a tempo de "trepar" pela classificação rumo aos lugares cimeiros. BIR vai ter uma palavra a dizer e poderá intrometer-se na luta pelo topo, actualmente na 3ª posição com 18 pontos, tem no seu "curriculum" até ao momento a vitória (4-9) sobre o até então invicto Sporting CP.  CACO, HC Sintra, S Alenquer B e GD Sesimbra serão equipas a ter em conta, nas contas finais da prova, não por serem candidatos mas pelos pontos que eventualmente irão sonegar aos ditos candidatos, sejam eles assumidos ou não.

Fotos: HC Turquel, Marinho, Amigos do Hóquei, Ana Palricas e Jornal "O Templário"

Sem comentários: