terça-feira, 31 de maio de 2011

EMPATE COM SABOR A VITÓRIA E A DERROTA

´E “rachou” mesmo.. HC Turquel não foi além de um empate com HC “Os Tigres”


HC Turquel (3): Samuel Santos, Daniel Ventura, André Luís, Vasco Luís e Paulo Passos.
Suplentes: Ruca, Fábio Alexandre, Rui Filipe, Alexandre Duarte e Tiago Rocha.
Treinador: Paulo Baptista

HC “Os Tigres” (3) : André Azevedo, Rui Cova, Carlos Trindade, Bruno Januário e David Abreu.
Suplentes: Ivo Ribeiro, Bruno Ribeiro, Ricardo Silva, Leandro Santos, João Silva, João Patrício
Treinador: Jorge Godinho

Golos: 0-1 Carlos Trindade: 1-1 Vasco Luís; 1-2 David Abreu; 2-2 Daniel Ventura; 3-2 Fábio Alexandre e 3-3 David Abreu;

É caso para dizer que “rachou” mesmo.. A equipa do Hóquei Clube de Turquel comprometeu e muito a subida á 1ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins a não conseguir melhor que um empate 3-3 no seu pavilhão frente ao seu concorrente directo HC ” Os Tigres” de Almeirim.
Com pavilhão completamente  a “rebentar pelas costuras” com imensos adeptos que se deslocaram a Turquel para ver o apelidado “Jogo do Título”, com duas claques fantásticas no apoio ás duas equipas criando um ambiente verdadeiramente festivo, dando provas que o Hóquei em Patins em Portugal ainda não “morreu” ! As duas formações presenciaram o muito público com uma partida muito emocionante do princípio ao fim. Começou melhor a equipa turquelense a dominar o jogo com o primeiro lance de grande perigo a ser protagonizado por Daniel Ventura a aparecer isolado perante André Azevedo mas com o guarda-redes a fazer uma grande defesa ( era só apenas o inicio de uma enormíssima exibição deste guarda-redes ). Logo depois foi Paulo Passos num contra-ataque rápido a ser puxado com o árbitro a marcar livre directo para o HC Turquel e azul para o jogador Rui Cova, Vasco Luís encarregou-se da marcação mas não conseguiu “desfeitear” André Azevedo. A equipa de Almeirim conseguiu equilibrar a partida com alguns contra-ataques “venenosos” de David Abreu e Bruno Januário, e quando faltavam 10 minutos para o final do primeiro tempo, Carlos Trindade com um “poderoso” remate de meia distância inaugurava o marcador com a bola ainda a bater na trave antes de entrar. Estava assim feito o 0-1 para o HC “Os Tigres”. A equipa turquelense não baixou os braços e tentou ir em busca do empate e quando faltavam 6.20 minutos para o intervalo, novo livre directo para HC Turquel com novamente Vasco Luís para a marcação com o avançado a fazer o empate na recarga depois de uma primeira grande defesa de André Azevedo para delírio dos adeptos turquelenses. O jogo estava “vivo” com as duas equipas a entregarem-se ao jogo completamente e David Abreu num grande remate cruzado fazia novo golo e colocava os HC “Os Tigres” em vantagem, vantagem essa que conservaram até ao intervalo


Na segunda parte previa-se uma reacção da equipa turquelense e assim foi com a formação liderada por Paulo Batista a entrar decidida a virar o jogo a seu favor mas encontrava pela frente uma bem organizada equipa de Almeirim e um inspiradíssimo André Azevedo que parecia insuperável defendendo todos os remates ! Quando faltavam apenas 10 minutos para o final surgia o golo do empate por intermédio de Daniel Ventura num desvio á boca da baliza, fazendo assim o 2-2 e relançado a partida para a parte final. Os adeptos turquelenses “acordaram” com este golo e começaram ainda a puxar mais pela sua equipa e o HC Turquel viria a chegar á vantagem! Excelente lance de Vasco Luís que entra na área e de costas para a baliza faz a assistência para Fábio Alexandre que foi só empurrar para o 3-2 para gaúdio de todos adeptos do HC Turquel! A equipa de Almeirim parecia sem forças para recuperar e adivinhava-se uma possível vitória da equipa da casa, mas num lance aparentemente inocente Paulo Passos faz a 15ª falta de equipa, livre directo para a equipa visitante que David Abreu com muita frieza converteu e fez o empate 3-3, golo este que chegou como um ” balde de água fria” em Turquel. Os adeptos continuaram a puxar pela equipa e desta vez foi o formação turquelense a beneficiar de um livre directo mas mais um vez André Azevedo levou a melhor sobre Vasco Luís. Quando faltavam 2.52 minutos para o final do jogo, grande penalidade para HC Turquel conquistada por Paulo Passos. “Reacendia-se” a esperança para a equipa da casa, mas Vasco Luís voltou a não marcar com André Azevedo a realizar mais uma enorme defesa! Já perto do final, o HC Turquel viria a beneficiar de um novo livre directo mas ontem estava mais que visto que não era a noite de Vasco Luís, e era assim a noite de André Azevedo e defendeu mais uma vez. O jogo chegaria ao final com o empate 3-3, a saber a vitória para a equipa da terra da Sopa da Pedra que assim apenas precisa de vencer no último jogo para subir á 1º Divisão.

O empate pode dizer-se que se aceita pelo que as duas equipas produziram mas o Hóquei Clube de Turquel pode queixar-se apenas de si próprio por já não estar em situação favorável para subir de divisão. Pode essencialmente queixar-se da falta de eficácia na finalização nos lances capitais do jogo (penaltis e livres directos) pois desperdiçou uma “mão cheia” deles mas mérito também de André Azevedo que efectuou uma exibição verdadeiramente estrondosa, provando que é um grande guarda-redes e que merece um olhar atento de outros clubes.

O CD Paço de Arcos também venceu e colou-se ao HC “Os Tigres” na frente da classificação da 2ª Divisão Zona Sul precisando as duas equipas apenas de vencer na última jornada, a Biblioteca e o Nafarros para subir ao patamar mais alto do hóquei patinado português! Já o Hóquei Clube de Turquel caiu para o 3º lugar e fica agora á espera de um “milagre” na última jornada, ou seja precisa de vencer o Stella Maris e esperar que um dos seus adversários directos perca pontos para poder confirmar o “sonho”.

Crónica: Gonçalo Ferreira – Desporto Leiria
Fotos: Raquel Ferreira
Titulo: Cartão Azul

BENJAMINS DO UNIÃO VENCEM TORNEIO

O União Futebol Entroncamento venceu, este fim de semana, o X Torneio Cidade de Oliveira, em Oliveira do Hospital, em hóquei em patins no escalão de Benjamins.


Constituição da equipa:
Gr: Leandro Abreu e Diogo Leitão
Jogadores campo: Ricardo Vaz; Leonardo Bernardino; Guilherme Bernardino; João Pouseiro; João Correia; João Inácio; Jorge Lavado; João Daniel; Daniel Carvalho
Treinador: Hugo Saboga

Seccionistas: João Correia; Luís Pouseiro
Delegado: João Maria Vaz
Director: Fernando Vaz

1º jogo:
UFE 7 - Vigor e Mocidade 0

2º jogo:
Oliveira Hospital 4 - UFE 4

3º jogo
UFE 9 - HC Beja 0


O trabalho que tem sido realizado nos últimos meses já dá os seus frutos, não apenas pelos resultados, mas pela forma como a equipa soube estar dentro e fora do campo. Os atletas já apresentaram francas melhorias em muitos aspectos do jogo, demonstrando assim que o trabalho desenvolvido está no caminho certo. Há que continuar a trabalhar para alcançar novos sucessos no futuro.

Informação: Departamento Publicidade e Comunicação do União FE
Fotos: União FE e Fernando Vaz

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LIDERANÇA COM DIREITO A GOLEADA

O Sporting CP goleou o Famalicense AC por 10-2 e deu um passo de gigante rumo ao titulo Nacional da 3ª Divisão. A equipa de Quim Zé soma agora 7 pontos e uma vitória no próximo sábado frente à ACR Santa Cita coloca os verde e brancos numa situação muito confortável tendo em vista o troféu de Campeão.


De seguida ficam as crónicas do jogo uma efectuada por Gilberto Dias Borges do Sporting CP e outra por José Manuel Silva do Famalicense AC.


O Sporting CP recebeu esta tarde de Sábado, no Tojal, o Famalicense, campeão da zona Norte. Ao SCP apenas a vitoria interessa nesta luta pelo titulo Nacional. Quim Zé convocou 3 juniores de 1 ano para o 10 da equipa: Gonçalo Alves, André Pimenta e Joka. Igor Alves e Marinho na formação mas tem estado lesionados e a treinar condicionados. Pavilhão do Gaiato cheio e mais uma grande tarde de HP.
Min 1 GP contra SCP. Igor defende mas não sustem a recarga. 1-0 para os nortenhos. Min 2 GP contra Famalicense. G Alves empata com bola rasteira. 1-1. Min 3 Marinho recupera bola e endossa para G Alves fazer o 2-1. Explosão no Tojal. Publico a puxar pela nossa equipa. Min 4 azul para o Famalicense e liv directo para o SCP que G Alves permite defesa do GR forasteiro. SCP em vantagem. Min 5 Marinho envia a barra. Miúdos do SCP entraram a todo o gás e baralham Famalicense. Sucessivas oportunidades perdidas. Min 8 GP sobre Marinho que eh agarrado dentro da área. G Alves permite nova defesa ao GR nortenho. Muito desperdício do SCP. Min 9 grande jogada do veterano Jorge Silva que roda atrás da baliza e faz o 3-1 para os Leões. Min 13 time out para Famalicense. Com alguma ventura estaríamos a vencer por larga vantagem. Há que aproveitar mais. G Alves marcado HxH a todo o campo. Mas mesmo assim são os Leões que controlam o jg e GR forasteiro tem salvo males maiores. Intervalo chegou com 3-1 para o SCP, muito lisonjeiro para os homens de Famalicão.
SCP entra forte na 2a parte. G Alves assiste Hugo Lourenço Para o 4-1 no min 1 e ao min 3 o endiabrado G Alves eleva para 5-1 colocando os conterrâneos a beira dos nervos. Publico ao rubro e ainda há 22 min para jogar! Igor Alves nos momentos chave esta atento e muito seguro. Min 9 SCP falha 2 ocasiões claras. Min 10 o Famalicense faz 10a e SCP pode fazer golo de liv directo que Hugo Lourenço avança para anotar. Envia a base do poste. De qualquer forma tb bom jg de Hugo. Min 12 excelente Marinho a cobrir a bola a arrancar e a assistir Hugo para o 6-1. Min 12 e 20 seg de novo Marinho a assistir G Alves que em jeito atira para o 7-1. Publico ao rubro e não para de apoiar e incentivar os Leões. Min 15 Marinho de meia esquerda faz o 8-1. Mas antes já havíamos tido falhas para aumentar a goleada. GR do Famalicense excluído de novo por palavras. Min 16 tampinha de G Alves e 9-1 após boa jogada de combinação. Min 17 de novo G Alves em jogada individual e 10-1. SCP começa a fazer historia nesta III Divisão. Min 19 em lance infeliz Igor não sustem bola sobre a qual cai. E 10-2. SCP rodou já os juniores todos e dominou ate final. Belíssima vitoria ante o Campeão do Norte. 10-2 para o SCP. Estiveram uns leões de raça em campo.
Alinhamos: Igor Alves (Cap), Jorge Silva (1), Marinho (1), Gonçalo Alves (6), Hugo Nascimento, André Pimenta, Joka, Hugo Lourenco (2), Bernardo Neves e Pedro Santos (GR).

Crónica de Gilberto Dias Borges (Sporting CP)


Estávamos informados das dificuldades que o piso do Pavilhão do Gaiato nos colocaria. Sabíamos isso. Analisamos o percurso imaculado do Sporting CP e ficamos expectantes. Conhecido o potencial da estrela maior do adversário (que conhecemos bem, representou o FAC até ao escalão de iniciados), ficamos motivados para um grande confronto. Tudo junto, e porque também temos noção do valor da nossa equipa, acreditamos que o jogo seria emocionante e vibrante. Quando fomos confrontados com a nomeação do trio arbitral, ficamos desconfiados mas continuamos a acreditar.

Quando assistimos a um encontro com um desfecho final de 10-2, pensamos que não há desculpas para a diferença existente. Não explicam tudo, mas perceber-se-á os condicionalismos. O FAC até entrou bem no jogo e na primeira posse de bola, fez o 0-1. Mas rapidamente percebemos as dificuldades. Quedas na área e fora dela foram algumas e neste pavilhão e contra o FAC foram sempre falta. Aos cinco minutos já tinham sido assinalados dois penalties e um livre directo. Penalty defendido é repetido. O FAC já tinha um cartão azul. O empurrão estava dado e a mensagem transmitida e percebida.

Bola no patim do FAC – falta. Bola no patim do Sporting – siga!. A equipa do FAC não conseguia patinar com a velocidade que a caracteriza devido ao piso e não a deixavam construir nada. Mesmo assim, a inspiração do nosso guarda redes manteve o jogo em aberto para a segunda parte. No início da segunda parte o Sporting foi melhor. Entrou bem e definiu o vencedor final com dois golos em 3 minutos.

Mas o jogo não terminou. O resultado estava definido mas o trio continuava activo. É tão fácil e enervante mostrar um azul com o jogo já parado. Livre directo contra o FAC e guarda redes excluído. O score vai avolumando. Pensam que acabou? Guarda redes do Sporting desloca-se ao seu banco para limpar a máscara por duas vezes com o jogo parado. Na segunda vez, é aconselhado pelo árbitro (um internacional que pela qualidade que demonstrou não se entende como o conseguiu) a recolocar-se na baliza. O guarda redes do FAC faz o mesmo quando o FAC fez o seu segundo golo. Consequência? Tem de ser substituído e leva mais um azul… e o score vai avolumando. Critérios…

No final, fica a frustração de ter feito quase 800 km (ida e volta) e não ter visto um jogo de hóquei, porque efectivamente não foi. O jogo entre o Santa Cita e o Sporting foi arbitrado por um juiz do Ribatejo e outro de Lisboa. O FAC- Santa Cita foi ajuizado por um do Minho e outro do Ribatejo e este foi arbitrado por uma equipa de Setúbal. Se calhar não havia mais ninguém…
Salvou-se o leitão na Mealhada. Uma maravilha.

Crónica de José Manuel Silva (Famalicense AC)

Fotos: Blog "O Povo Famalicense" e Blog "Centenário do Sporting"
Extraído do site: "Hóquei em patins.com"

domingo, 29 de maio de 2011

SONHO À DISTÂNCIA DE 3 PONTOS


Tinha tudo para ser uma despedida colorida com uma vitória, aquela que o SC Tomar fazia da 1ª Divisão e do seus adeptos na época 2010/2011, mas assim não aconteceu. A equipa de Nuno Lopes que chegou a estar a vencer por 4-1, consentiria que a equipa da AA Espinho desse a volta ao marcador para 4-5. A equipa verde e branca ainda chegaria ao empate a 5 bolas, mas Vítor Hugo, o melhor marcador da 1ª Divisão marcaria o golo que daria a vitória à equipa da Costa de Prata. Gonçalo Favinha (2), Gonçalo Santos, Rui Alves, João Lomba foram os marcadores de serviço. Pela equipa de Espinho, Vítor Hugo (5) e Saraiva foram os autores dos golos.


Na 2ª Divisão Sul, o HC "Os Tigres" deram um passo de gigante para a concretização do sonho da subida à 1ª Divisão ao empatarem a três frente ao HC Turquel. Num jogo que foi considerado e muito bem "O jogo do titulo" a equipa de Jorge Godinho conseguiu um precioso empate que a deixa na liderança com os mesmos pontos do CD Paço de Arcos que venceu o CD Santa Clara, mas com a vantagem no confronto directo. O resultado pode dizer que se aceita pelo que as equipas apresentaram num Pavilhão cheio e com as claques a puxar pelas suas equipas, um autentico ambiente festivo, e a provar mais uma vez que o hóquei está vivo e recomenda-se. A equipa de Paulo Baptista pode no entanto queixar-se da alguma falta de eficácia nos lances capitais (penaltis e livres directos) pois desperdiçou, nomeadamente Vasco Luís uma "mão cheia" deles, no entanto encontrou pela frente um "Super" André Azevedo que mais uma vez provou ser um guarda-redes muito "interessante" e com qualidades para uma equipa de topo do hóquei patinado português. A equipa de Jorge Godinho fez um jogo inteligente, sempre sem perder o controle do mesmo, inclusive quando esteve em desvantagem no marcador, e conseguiu um empate com sabor a vitória, e agora estão a 50 minutos e uma vitória de serem vencedores da zona sul, subirem à 1ª Divisão e disputarem o titulo de campeão nacional da 2ª Divisão. Os golos da equipa azul e branca foram apontados por David Abreu (2) e Carlos Trindade. Recorde-se que ainda a época passada a equipa de Almeirim militava na 3ª Divisão, e depois da entrada de Jorge Godinho tem feito um percurso ascensional imaculado, que pode terminar, como todos esperam com a subida à 1ª Divisão, mas desiluda-se quem pense que a ultima jornada da equipa dos Tigres, em que recebe a UDC Nafarros será do tipo "favas contadas", pois a equipa do concelho de Sintra precisa de uma vitória, para evitar a despromoção e assim sendo toda a concentração da equipa de Jorge Godinho será necessário, pois um pequeno deslize pode significar a "morte à beira da praia"..A equipa do HC Turquel que na ultima jornada joga em Peniche frente ao ultimo classificado, fica à espera de um deslize dos Tigres, ou do CD Paço de Arcos para poder subir ao patamar mais elevado do hóquei português.


Por fim a equipa de Hélder Santos foi vencer à Parede por 3-6 com golos de João Filipe, Diogo Oliveira, Filipe Almeida, João Capitolino, Carlos Fonseca e Bruno Pereira, e garantiu a 6ª posição, no entanto na ultima jornada em caso de vitória frente ao S Alenquer B num jogo a disputar no Municipal de Ourém, beneficiando de um empate ou derrota do HC Sintra que recebe a AD Oeiras, a equipa Ouriense garante a 5ª posição, que seria a "cereja" no topo do bolo de uma época regular sempre nas sete primeiras posições, e onde a aposta em alguns elementos da "cantera" aliada à experiência de outros atletas se revelou perfeita, e onde Hélder Santos provou que está a crescer como técnico e a afirmar-se época após época como um valor seguro no grupo de técnicos Ribatejanos.

Fotos de arquivo: SC Tomar, Ultras Almeirim e João Flores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

UMA JÁ DESCEU, A OUTRA PODE SUBIR AMANHÃ

Coincidência ou não, amanhã o SC Tomar a jogar perante o seu publico frente à AA Espinho despede-se da 1ª divisão no que diz respeito aos jogos em casa, independentemente do resultado, ao passo que o HC "Os Tigres" a jogar em Turquel e em caso de vitória garantem o acesso ao patamar mais elevado do hóquei patinado português.


Começando por Tomar, a equipa de Nuno Lopes que na passada quarta-feira na Ilha do Pico, nos Açores viu consumada a descida de divisão, recebe em casa a equipa da AA Espinho, num jogo em que dignificar o emblema Leonina é o único mote dos verde e brancos. Numa época com muitos pontos para reflectir e onde no final da 1ª volta, ninguém pensava neste cenário, a despedida da 1ª divisão perante os seus adeptos, deverá coincidir também com a despedida de alguns atletas e possivelmente com alguém do quadro técnico, noticia que tem sido avançada por várias pessoas ligadas à modalidade, mas que o Cartão Azul, ainda não conseguiu confirmar.


Em Turquel e em jogo a contar para a 29ª jornada da 2ª Divisão Sul, joga-se o tudo ou nada para a equipa de Jorge Godinho (HC "Os Tigres") e Paulo Baptista (HC Turquel). A equipa de Almeirim, lidera e sabe que uma vitória, garante de imediato a subida, ao passo que um empate, adia tudo para a ultima jornada. A derrota afasta praticamente a equipa azul e branca da subida de divisão. Por seu turno a equipa de Paulo Baptista, a jogar perante o seu publico, num  pavilhão que deve estar a "rebentar pelas costuras" cheio de adeptos da casa, incansáveis no apoio à sua equipa, sabe de antemão que só a vitória interessa rumo à subida de divisão. O 3º classificado CD Paço de Arcos assiste a este jogo de "poltrona" pois com o calendário acessível e apesar da posição da tabela classificativa é a equipa melhor classificada para garantir o regresso ao convívio com os grandes.

Fotos: Fernando Teixeira e Ultras Almeirim

JORNADAS 2011 - FINALÍSSIMA

No próximo domingo todos os caminhos irão dar certamente ao Pavilhão Jácome Ratton, no que diz respeito aos amantes da modalidade e a todos os saudosistas que assim poderão voltar a ver ao vivo e a cores grandes jogadores, que dignificaram a modalidade e que hoje, já como veteranos continuam a espalhar a "magia" do hóquei pelos Pavilhões espalhados pela País fora.


A finalíssima das Jornadas 2011 tem inicio marcado para as 1030 horas e durante toda a manhã serão disputados os jogos que determinarão o escalonamento deste Torneio, que este ano sofreu alguns "revés" nomeadamente nesta finalíssima onde a aparece a equipa dos Amigos do Hóquei em substituição do GDR "Os Lobinhos".

Às 1630H terá lugar e para finalizar esta Jornada um jogo entre uma equipa denominada "All Stars 2011" e o SL Benfica.

JOGO DO TÍTULO É NA HCTv

A emissão do próximo sábado abre às 19h, com entrevistas a alguns convidados e entrevistas de rua, de forma a acompanharmos tudo antes do jogo. Às 20:30 fechamos a emissão especial e passará então o resumo do jogo da primeira volta, em Almeirim. Depois, às 21h, o jogo que todos esperam entre o HC Turquel e o HC Os Tigres.


Convidados: Tiago Guerra (Presidente do HC Turquel), Carlos Taborda (Presidente do HC Os Tigres), Joaquim Catrapona (Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da FPP), Vítor Coelho e Luís Pedro Ferreira (ex-atletas do HCT) e João Simões (Coordenador Técnico HCT).

Lembramos que esta é uma emissão especial, mas também experimental e esperamos que possa ir de encontro às expectativas de quem assiste e acompanha pela HCTv.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SC TOMAR DESCE À 2ª DIVISÃO

Foi com uma derrota de 7-2 na Ilha do Pico frente ao Candelária SC que o SC Tomar viu assinada a despromoção à 2ª Divisão. A equipa de Nuno Lopes acaba assim por ter uma passagem fugaz pela 1ª Divisão, mas que olhando na "diagonal" se pode dizer que poderia ser mais longa, a ver por exemplo pela 1ª volta efectuada pelos verde e brancos de Tomar.


No jogo de ontem sabia-se de antemão que só a vitória interessava, mas pela frente estava tão somente o 4º classificado e um dos semi-finalistas da Liga Europa. A equipa de Carlos Dantas foi assim um adversário temível numa fase terrível da época. Ao intervalo já os "Picarotos" venciam por 2-0. Na 2ª parte viriam a ampliar para 3-0, e seria Gonçalo Santos a reduzir para 3-1. Sérgio Silva (um atleta que já passou por Tomar) faria o 4-2, para Gonçalo Favinha voltar a colocar a diferença em 2 golos. Daí até ao final foi o avolumar do marcador até aos 7-2 finais.

A equipa Nabantina caiu assim de pé, e regressa à 2ª Divisão, mas como foi dito anteriormente fica um certo "amargo" de boca e a sensação que a equipa de Nuno Lopes tinha tudo para se manter no patamar mais elevado do hóquei Português.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

UNIÃO RENOVA COM SETE ATLETAS

Depois do capitão de equipa Bruno Carvalho, foi agora a vez de mais 6 atletas darem continuidade ao seu trabalho no clube, renovando por mais uma época.


Tiago Velez, Pedro Brazete, Daniel Ventura, Ricardo Navalho, Marco Bento e o ainda Júnior João Salvador assinaram ontem a ficha que os liga ao nosso clube por mais uma época. Começa assim a definir-se a equipa para a próxima época, onde se destaca, para já, a continuidade de 7 atletas do actual plantel.

Segundo o responsável pelo hóquei sénior, “não foi nada difícil chegar a acordo com estes atletas, já que a vontade deles em continuar neste projecto agora iniciado era muita. Depois do capitão de equipa, Bruno Carvalho, era importante manter a espinha dorsal desta equipa, e foi isso que fizemos. Contamos até final desta semana ter o plantel praticamente fechado, sendo que continuamos a fazer contactos no sentido de construir uma equipa forte que nos dê garantias de atingir os nossos objectivos”

Informação: União FE

terça-feira, 24 de maio de 2011

CARLOS FONSECA SELVATICAMENTE AGREDIDO


O jovem atleta Carlos Fonseca, júnior da formação da J. Ouriense mas várias vezes utilizado por Hélder Santos nos jogos de seniores, onde inclusive tem apontado alguns golos, como foi o caso no passado sábado na Amadora, foi no final desse mesmo jogo agredido selvaticamente ao murro e à seticada por um jogador da AA Amadora que nem sequer tinha sido utilizado no decorrer da partida.

Segundo alguns testemunhos de pessoas presentes no Pavilhão, o "atleta" ????? da AA Amadora parece ser reincidente neste tipo de agressões violentas e cobardes.

A Direcção da Juventude Ouriense vai ponderar em reunião a hipótese de agir juridicamente contra o atleta do AA Amadora.

Fonte/Foto: Blog "Juventude Ouriense OK"

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PARTICIPA NAS CLÍNICAS DE VERÃO E DIVERTE-TE

As "Clínicas de Verão" completam 11 anos de existência. Durante estes anos muitos jovens patinadores tem aperfeiçoado a sua técnica, ganho amizades para a vida, e sobretudo consolidaram a paixão por essa maravilhosa modalidade que é o Hóquei em Patins.


Sob a orientação técnica do Professor Luís Duarte, seleccionador nacional de Sub-20 e Carlos Pires técnico dos escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica e contando anualmente com a presença de vários jogadores de topo do panorama hoquista nacional, o Cartão Azulo não podia deixar passar em claro mais esta iniciativa e deslocou-se até Cascais para falar com o Professor Luís Duarte, para numa alegre conversa, ficarmos a saber mais um pouco desta actividade chamada "Clínicas de Verão". 
CA – Boa tarde Luís, obrigado pela tua disponibilidade. A menos de 2 meses do inicio da 11ª Clínicas de Verão, que novidades terá esta edição? 
LD – Uma das grandes novidades é a divulgação de treinos e do torneio 3x3 ser transmitido em directo pela Internet. Atendendo à experiência, tanto minha como do Carlos Pires, em termos de Hóquei em Patins, as novidades serão mais a nível técnico e táctico; em termos de actividades extra hóquei, teremos: o Floor ball e o Tag Rugby. É de salientar ainda que faremos um sorteio diário para todos os participantes de material desportivo. Também iremos oferecer mais material desportivo aos inscritos, conjuntamente com sorteio diário para todos os participantes. Relativamente ao torneio 3x3, este ano e pela primeira vez, todos os atletas que se classifiquem com o 1º lugar, receberão prémios individuais, conjuntamente com prémios de melhor marcador e guarda redes menos batido.  
CA – Onde os jovens podem ter acesso a informações das Clínicas de Verão? 
LD – Através da nossa página: www.clinicasdeverao.no.sapo.pt e no facebook: http://www.facebook.com/home.php  


CA – Ao longo destes anos como tem sido a aceitação dos jovens a este tipo de iniciativas? 
LD – As Clínicas de Verão comemoram ONZE ANOS de existência, do qual nos orgulhamos muito, mas também agradecemos a todos os atletas que nelas participaram, a todos os apoios por parte de algumas empresas e pessoas a título individual, bem como aos jogadores e treinadores que connosco colaboram nos treinos.  
CA – O que leva os jovens a optarem pelas “Clínicas”? O amor à modalidade, o poder conviver, e ser treinados por treinadores/jogadores de renome, ou a possibilidade de poderem ser as “Clínicas” o trampolim para singrarem na modalidade? 
LD – Pensamos que todas elas são suficientemente fortes para serem uma fonte de decisão para optarem pelas Clínicas de Verão, no entanto o poder conviver talvez seja a mais abordada pelos jovens. 


CA – Levando em conta que as “Clínicas” não se resumem apenas ao hóquei, como surgem as outras modalidades, pelo facto de poderem contribuir para a progressão dos jovens no hóquei, ou por serem as modalidades mais populares entre eles? 
LD – As outras modalidades são as mais sugeridas pelos jovens nos anos anteriores. Também temos a preocupação de realizarmos extra hóquei actividades que possam desenvolver as qualidades de coordenação e equilíbrio do jovem. 
CA – Quantos atletas recebem as “Clínicas” em cada estágio? Qual o número limite, ou participam todos os que se inscreverem até 08 e Julho? 
LD – Para nós, como teremos sempre 3 grupos, inscrevem-se até um limite de 60 jovens. No entanto, as inscrições só serão aceites até ao dia útil anterior ao início de cada estágio. 


CA – Luís na situação actual que se vive no país, esperam ter os estágios completos, ou achas que irá existir um decréscimo de atletas motivado pela situação económica das famílias? 
LD – Essa pergunta é muito pertinente, e temos consciência que poderemos não atingir o limite máximo, o que não impede que tenhamos esperança de realizar as Clínicas de Verão com um número de inscrições bastante positivo. Contudo, e por essa razão que apresentaste, este ano resolvemos não aumentar os preços relativamente ao ano anterior, oferecendo mais incentivos aos jovens para participarem nas Clínicas de Verão. 
CA – Deixa-me colocar-te uma questão, que já coloquei muitas vezes a mim próprio, mas para a qual não tenho bases, quer técnicas, quer de experiência “in loco” para responder: Destes jovens que participam nas “Clínicas” qual será a percentagem deles que poderá vir a atingir o topo do hóquei patinado português? 
LD – As Clínicas de Verão têm como objectivos a melhoria das capacidades físicas dos jovens, ocupação dos seus tempos livres e desenvolvimento motor e cognitivo. O principal intuito é contribuir para o seu desenvolvimento integral aplicando o conhecimento inerente a outras modalidades. O objectivo de criar atletas de topo a nível nacional não passa de todo pelo objectivo das Clínicas de Verão, pretendemos sim que eles se divirtam e, simultâneamente, explicando e corrigindo os erros que têm de aperfeiçoar de futuro. No entanto, todos temos noção de que são os clubes os principais responsáveis pela sua formação… Tivemos nas nossas Clínicas de Verão, enquanto infantil, o João Rodrigues que é actualmente um dos jogadores do Benfica (o mais mediático actualmente), mas o João já era muito bom quando esteve nas clínicas, todavia quem o conhece, sabe que foi no Paço de Arcos e no Benfica, com a sua humildade e empenho, que evoluiu. Contudo, também já participaram nas Clínicas de verão jovens campeões nacionais e internacionais de sub 17 e sub 20, inclusivamente raparigas.  
CA – Já podes levantar o véu, no que diz respeito ao jogadores de renome que vão participar nas “Clínicas”? 
LDSuissas do Cascais: Marco Barros, Diogo Lã e Carlitos; do Liceo da Corunha: Pedro Afonso e Ricardo Barreiros; Tiago Resende do Candelária e do Juventude de Viana: Joi e André Centeno. Estamos a espera de confirmação de mais uns atletas. A grande maioria destes atletas já participaram no torneio 3x3, o que nos deixa orgulhosos pela sua participação. 


CA – Para o 5º Torneio 3x3, podem participar qualquer equipa que se queira inscrever, ou o torneio destina-se apenas aos atletas que participem no 1º e 2º estágio das “Clínicas”? 
LD – Não de todo, são eventos separados relativamente à sua inscrição. Isto porque temos 6 escalões no torneio 3x3 (Escolares; Infantis; Iniciados e Juvenis; Juniores; Seniores e Veteranos), e nas Clínicas de Verão apenas são até juniores (inclusive). 
 CA – Luís para finalizar, resta-me agradecer mais uma vez a tua disponibilidade e fica o espaço aberto para o que queiras dizer aos nossos visitantes, assim como para convidares os jovens a participarem nesta 11ª Clínicas de Verão. 
LD – Gostaria também de te agradecer pela disponibilidade que tu tens pela paixão ao HP de divulgar e fazer acreditar que é possível que o HP tem tudo para brilhar no nosso país. A participação nas CLÍNICAS DE VERÃO é uma experiência que todos os atletas deveriam realizar, porque é uma actividade que contempla uma grande diversidade de conhecimentos em várias matérias, divertimento e conhecimento para todos os participantes, aliada a uma boa disposição e um convívio saudável entre todos. Participa e divirta-se.

NOTA DA REDACÇÃO


Por motivo de obras na sede do Cartão Azul. a informação disponibilizada neste espaço irá sofrer algumas alterações nas próximas semanas, no que diz respeito a noticias. As mesmas serão colocadas sempre que tiver oportunidade. Fica o meu pedido de desculpas a todos os visitantes, prometendo voltar à normalidade assim que possível.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

domingo, 22 de maio de 2011

BRUNO RIBEIRO MANTÉM O SONHO


Mesmo sem jogar, o SC Tomar viu esta tarde/noite a sua situação no que concerne á manutenção na 1ª Divisão ficar deveras complicada, para não dizer praticamente decidida, ou seja, a equipa de Nuno Lopes pontua na próxima quarta-feira frente ao SC Candelária em jogo a realizar na Ilha do Pico, ou regressa dos Açores com o passaporte carimbado para o regresso à 2ª Divisão.


Na 2ª Divisão Sul em Almeirim os Tigres receberam a AD Oeiras, 4º classificado e tudo começou bem para a equipa de Jorge Godinho que aos 10' da 1ª parte já vencia por 2-0 com golos de Bruno Januário. Rui Cova marcaria antes do intervalo e a equipa azul e branca saia para o intervalo a vencer por 3-0. Na 2ª parte tudo foi diferente e a equipa de Oeiras reduziu para 3-2. Com 11' decorridos Carlos Trindade fazia o 4-2, para depois a equipa de Oeiras fazer o 4-4. David Abreu colocava de novo os Tigres na frente  do marcador aos 22', para no mesmo minuto Rui Gamboa empatar 5-5. Seria Bruno Ribeiro na marcação de um livre directo no ultimo minuto que daria a vitória à equipa de Almeirim, que com este resultado mantém a liderança e no próximo jogo em Turquel coloca toda a pressão na equipa da casa, pois tem obrigatoriamente que vencer, pois um empate serve perfeitamente à equipa de Jorge Godinho, que no ultimo jogo em casa recebe o Nafarros e a vitória garante a subida e o primeiro lugar na Zona Sul.


A J. Ouriense foi vencer à Amadora por 6-8 com golos de João Filipe (3), Pedro Almeida (2), Carlos André, Diogo Oliveira e Bruno Pereira e manteve a 6ª posição com 48 pontos. A equipa de Hélder Santos que na próxima jornada se desloca à Parede continua de "olhos postos" na 5ª posição, que pertence ao HC Sintra, mas com a equipa da Vila património da Mundial com um calendário muito mais complicado.


No apuramento do Campeão Nacional da 3ª Divisão, a ACR Santa Cita saiu de Famalicão vergada a uma pesada derrota por 8-2. A equipa de Luís Miguel Cunha entrou melhor na partida e Nuno Nobre inaugurou o marcador aos 5'. A equipa da casa reagiu e empatou aos 7' e chegaria ao intervalo na situação de vencedora. A 2ª parte confirmou a superioridade da equipa da casa que garantiu os 3 pontos antes da visita ao Tojal para defrontar o Sporting, a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins, com esta derrota, e por estes números pode ter hipotecado à 2ª jornada a hipótese de se sagrar Campeã Nacional.

Fotos de arquivo: João Flores, Ultras Almeirim e Barros Simões

sábado, 21 de maio de 2011

FPP ESCOLHE CASTRO VERDE E BARCELOS

Os Pavilhões Municipais de Castro Verde e de Barcelos vão acolher as final-four dos vários Campeonatos Nacionais de Hóquei em Patins de Camadas Jovens 


Em Comunicado Oficial, a Federação de Patinagem de Portugal anunciou quais os dois locais que irão acolher as quatro final-four dos vários campeonatos nacionais jovens.
Tal como tinha ficado decidido na temporada passada, este ano, de modo a reduzir custos e aumentar a emotividade das provas, a Federação de Patinagem de Portugal decidiu mudar o modelo de disputa das fases finais, para um formato de "eliminatória" (meia-final e final) em vez do habitual modelo de "liguilha" (todos contra todos).

Outra alteração passa pela concentração das quatro final-four em apenas dois locais, em simultâneo. Assim, o Pavilhão Municipal de Castro Verde vaia colher as final-four de Iniciados e Juniores, a 25 e 26 de Junho. A Vila de Castro Verde fica na àrea de jurisdição da Associação de Patinagem do Alentejo, e já acolheu, por diversas vezes, provas deste género.

Outro local com tradição na formação de jovens hoquistas e na organização de fases finais, é o Pavilhão Municipal de Barcelos (Associação de Patinagem do Minho). Alguns meses antes de acolher o Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos (Sub-20), Barcelos acolherá as final-four de Juvenis e de Infantis, a 2 e 3 de Julho.

In Mundo do Hóquei

sexta-feira, 20 de maio de 2011

JOGOS QUENTES EM ALMEIRIM E FAMALICÃO

Depois da pausa para os oitavos de final de Taça de Portugal, estão de regresso os Nacionais que entram na fase decisiva no que concerne á 1ª e 2ª divisão e na 3ª já na fase de apuramento do Campeão Nacional.


Mas começando pela 1ª divisão o SC Tomar, numa situação bastante embaraçosa e difícil no que diz respeito à permanência entre os grandes do hóquei patinado português, viu o seu jogo na Ilha do Pico frente ao SC Candelária adiado para dia 25 de Maio, devido á participação da equipa "Picarota" na Final 8 da Liga dos Campeões. Fazendo uma breve analise da situação da equipa de Nuno Lopes que se encontra a 4 pontos da manutenção, para além deste jogo nos Açores, recebe a AA Espinho e desloca-se a casa do ultimo classificado AD "Os Limianos" já despromovido na ultima jornada, ou seja uma árdua tarefa para a equipa das Margens do Nabão.


Na 2ª Divisão Sul os Tigres que lideram, dependem apenas de si próprios para garantirem a tão almejada subida de divisão, no entanto tem pela frente um calendário difícil, começando amanhã pelas 2100 horas na recepção à AD Oeiras, 4º classificado e que na primeira volta goleou a equipa de Jorge Godinho por 5-1. Este jogo que será mais uma final antes do "jogo do campeonato" que será a deslocação dos azuis e brancos a Turquel, poderá servir como motivação e consolidação psicológica para a viagem a Turquel, cientes os jogadores no entanto, que um percalço neste jogo frente ao Oeiras, poderá significar o adeus à subida.


A Juventude Ouriense desloca-se à Amadora, num jogo entre duas equipas com a situação definida no que diz respeito à permanência na 2ª Divisão, e onde está em jogo o dignificar do emblema que ostentam ao peito, assim como tentar manter ou quiça subir mais um degrau na tabela classificativa. A equipa de Hélder Santos que vem de duas vitórias importantes, tem assim a oportunidade de em casa do adversário "vingar" a derrota caseira de 7-8 sofrida na 1ª volta.


Por fim na 3ª Divisão e no apuramento para o Campeão Nacional, a ACR Santa Cita depois do empate caseiro (7-7) frente ao Sporting CP, desloca-se a té Famalicão para defrontar o Famalicense AC vencedor da Zona Norte com 58 pontos, fruto de 19 vitórias, 1 empate e 2 derrotas e com 149 golos marcados e 66 sofridos. A equipa de Luís Miguel Cunha ciente do valor do adversário, mas com jogadores fisicamente em boa forma e tecnicamente também, tentará pontuar por forma a isolar-se no comando da poule, para depois assistir de "poltrona" ao embate entre Sporting e Famalicense.

Fotos de arquivo: João Flores, Ultras Almeirim e Barros Simões

BOA SEGUNDA PARTE GARANTE VITÓRIA

Em jogo antecipado do Torneio de Encerramento de Juvenis, o SC Tomar recebeu o vizinho ACR Santa Cita para mais um derby concelhio entre duas formações que estão de vento em popa no que diz respeito aos escalões de formação, fruto do trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos anos


Com arbitragem de António Gameiro (um "habitué" dos jogos do SC Tomar nomeadamente no Pavilhão Jacome Ratton) as equipas alinham da seguinte forma:

SC Tomar: Carlos Silva (gr), Luís Flores, Edgar Costa (c), Pedro Martins, Tiago Godinho, João Adrião, David Costa, Ricardo Neves e João Massa (gr)
TR: Pedro Nobre

ACR Santa Cita: Joel Baptista (gr) (c), Pedro Martins, Fábio Macarrão, Luís Vicente, João Vaz, João Pereira, Miguel Fernandes, João Faria e Fábio Amendoeira (gr)
TR: Luís Miguel Cunha


A equipa de Santa Cita com a lição bem estudada apresentou uma defesa consistente e bem delineada, o que dificultava as tentativas de ataque da equipa Nabantina, e nem a apurada técnica de alguns dos seus jogadores era a solução para chegar com sucesso à baliza de Joel. No entanto a equipa de Luís Miguel Cunha não defendia apenas e quando partia para o ataque criava dificuldades à defesa verde e branca, e a João Massa que ia realizando o boa exibição assim como Joel na baliza do Santa Cita. A meio da 1ª parte e numa jogada rápida e de entendimento da equipa de Luís Miguel Cunha Luís Vicente com uma seticada colocada inaugurava o marcador. O jogo manteve a toada e apesar de mais algumas oportunidades de ambas as partes o resultado não sofreu mudanças.

Intervalo: SC Tomar 0  -  ACR Santa Cita 1  (Faltas: 3 - 5)


Na 2ª parte o SC Tomar entre decidido a dar a volta ao marcador, mas a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins, não estava pelos ajustes e dificultava ao máximo os intentos Leoninos. Seria David Costa a empatar a partida decorridos que estavam 3' 35'' de jogo. O Sc Tomar parecia ter encontrado a "chave" do golo, mas a equipa de Santa Cita, mantinha-se concentrada na defesa e não descurava as oportunidades de chegar com perigo à baliza adversária. Notava entanto que o domínio da equipa verde e branca ia aumentando dom o decorrer do tempo, ao passo que a equipa que equipava de branco ia perdendo alguma frescura física, e cometendo alguns erros defensivos, que não tinha cometido até aí, e com 09' 18'' decorridos Edgar Costa consumava a reviravolta, e voltaria a marcar aos 11'58'' fazendo o 3-1.


A equipa de Santa Cita tentava equilibrar o jogo, mas viria a cometer a 10ª falta à passagem do minuto 12 e Tiago Godinho não desperdiça a oportunidade e na marcação do respectivo livre directo aumenta para 4-1. Nesta fase do jogo era notória a quebra física de alguns jogadores de Santa Cita e fruto dessa quebra, iam cometendo algumas faltas, que não aconteceriam noutras situações e fruto de uma dessas faltas o arbitro António Gameiro mostra o cartão azul a Miguel Fernandes, Tiago Godinho chamado novamente à marcação do livre directo permite a defesa de Joel, mas na recarga Edgar Costa marca fazendo "hattrick" e colocando 5-1 no placard.


O jogo não chegaria ao fim sem que Pedro Martins marcasse e estabelecesse o resultado final, num jogo onde o resultado acaba por ser pesado para a equipa de Santa Cita, pois pelo que fez na 1ª parte e num certo período da 2ª, não merecia tanto desnível no resultado. Mais 3 pontos para a equipa Leonina neste Torneio de Encerramento, numa partida onde António Gameiro, esteve ao seu nível.


Final: SC Tomar 6  -  ACR Santa Cita 1  (Faltas: 8 - 12)
Crónica: Luís Soares
Fotos: João Massa

quinta-feira, 19 de maio de 2011

HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DE 1977

Aproveitando o jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, onde o Sporting CP recebia no Tojal a UD Oliveirense, Tiago Falé júnior da equipa Leonina decidiu avançar com uma iniciativa para homenagear os jogadores verde e brancos que na época de 1977 se sagraram Campeões Europeus.


Esta equipa onde brilhavam estrelas como Livramento, entre outros foi a primeira equipa Portuguesa a vencer a Taça dos Campeões Europeus.


A homenagem decorreu antes do jogo, apenas o Sr. João Sobrinho não esteve presente por ter sido alvo de uma intervenção cirúrgica à pouco tempo.


Houve uma grande afluência do publico e um belo espectáculo de hóquei em patins com um pavilhão cheio e duas equipas de patamares bem diferentes mas a jogar o jogo pelo jogo.


Após o jogo houve um jantar de convívio entre as "velhas" glórias e os actuais atletas assim como simpatizantes/apoiantes do HP do SCP. Neste jantar estiveram presentes um total de 57 pessoas.

Informação/Fotos: Tiago Falé e Blog "Armazém Leonino"

HÓQUEI REGRESSOU AO ROSSIO AO SUL DO TEJO

"Escapadinha dos Mourões" junta jovens escuteiros em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes)


Decorreu no fim semana passado o " VII Acampamento “Escapadinha dos Mourões”,com jovens escuteiros de todo o país, estiveram cerca de 400 participantes, oriundos de 18 Agrupamentos, de cinco regiões.


O acampamento foi organizado pelo Agrupamento 697 de Rossio ao Sul do Tejo, por ocasião dos 28 anos de actividade. Foi destinado à participação de Lobitos e Exploradores, realizou-se no grande relvado do Aquapolis, na margem sul do rio Tejo.


A abertura formal do evento escutista realizou-se às 22h00 do dia 13, no polidesportivo do Rossio, com realização de um jogo de Hóquei em Patins, entre U.D.Rossiense e U.F. Entroncamento, integrado nas comemorações do 172.º da freguesia.


Aproveitando a celebração dos quarenta e cinco anos do título de Campeão Nacional Cooperativo de Hóquei em Patins, conquistado pelo Grupo Desportivo das Fundições de Rossio ao Sul do Tejo, as actividades terão por base esta modalidade desportiva.












Fotos: João Rui