quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JOÃO FILIPE SILVA REFORÇA SANTA CITA

João Filipe Silva, é a mais recente aquisição da ACR Santa Cita.


Formado na J. Ouriense, João Filipe deixa Ourém rumo a Lisboa no 2º ano de Juvenil (2004/05), para representar o SL Benfica, onde fica até 2007/2008, sagrando-se entre outros títulos, Campeão Nacional de Juniores. Regressa à equipa Ouriense em 2008/09 no primeiro ano de senior, para ser um dos jogador de referência do plantel da Juventude Ouriense.

Agora ruma a Santa Cita para representar a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins na próxima época, sendo sem duvida alguma uma mais valia para a equipa de Luís Miguel Cunha.

Foto de arquivo: Barros Simões

DIOGO NEVES TROCA LEÕES POR ÁGUIAS

Campeão nacional de juvenis reforçará os juniores do Benfica

Diogo Neves é um dos nomes sonantes da formação do hóquei em patins. Aos 17 anos, e depois de oito no Sporting, o capitão da equipa de juvenis verde-e-branca na última época junta-se agora aos encarnados.

Natural de Almeirim, Diogo Neves iniciou a sua carreira no Tigres, tendo estado neste defeso muito perto de regressar. O primeiro contacto (de muitos) com o Benfica aconteceu ainda como Infantil B do Sporting em 2004/05. Na altura o seu talento já era inegável e nessa mesma época participou na conquista leonina da Taça Nacional de Infantis A, escalão acima do seu.

Nessa já distante época de 2004/05, Diogo Neves era presença assídua nos jogos dos juvenis do Benfica, onde actuava o irmão Bernardo Neves. Bernardo representou o Benfica durante duas épocas, como juvenil, tendo-se sagrado Campeão Nacional em 2005/06.

Esse seria o primeiro de cinco títulos nacionais ao serviço dos leões. À Taça Nacional de Infantis juntaria os títulos de Campeão Nacional de Iniciados (2007/08) e de Juvenis (2009/10 e 2010/11), e Campeão Nacional da 3ª Divisão (2010/11), sendo assim talismã em todos os títulos nacionais da formação leonina na última década.

A nível de selecções, o jogador sagrou-se vice-campeão europeu de sub-17 em 2010.

O novo desafio de Diogo Neves é ajudar o Benfica a conquistar o título nacional que lhe foge desde 1998 num projecto a três anos, com aposta esta época em muitos juniores de primeiro ano e sob a orientação do treinador campeão nacional da II Divisão, Jorge Godinho.

Fonte: Hóquei SLB.Net
Foto de arquivo: Lina Bastos
Titulo: Cartão Azul

3ª DIVISÃO - DUAS OU TRÊS ZONAS??? - III

Na continuação da auscultação dos clubes participantes na 3ª Divisão na época 2011/2012, falamos com Mário Serra, director responsável pelo Hóquei do União FE que deixou a posição do clube do Entroncamento. Publicamos em seguida excertos da resposta enviada para a FPP.

O UFE inscreveu a sua equipa sénior no Campeonato Nacional da 3ª divisão, sob o compromisso de conseguir corresponder todos os meses, aquelas que são as suas obrigações para com a Federação de Patinagem de Portugal, isto, apesar de todas as dificuldades financeiras que todos os dias nos deparamos.

Desta forma, não entendemos, como podemos estar, a menos de um mês e meio do inicio dos Campeonatos e depois de já ultrapassada a data inicialmente marcada para o sorteio, a discutir um assunto que na nossa opinião não deveria sequer estar a ser colocado nesta fase, uma vez que, no nosso caso, a época começou a ser preparada em Março deste ano, em que passamos os nossos dias a tentar encontrar uma solução que nos permita todos os meses ir cumprindo com as nossas obrigações, enquadrado num modelo que não passa obviamente por colocar em causa o UFE, se atendermos ao facto que a duas zonas, teríamos mais cinco deslocações e dez jogos.

A estes valores, há a acrescentar as deslocações ás Ilhas, uma ou duas, onde, como tem sido hábito, são os clubes que durante meses suportam na totalidade essas despesas. Esta sim, é uma situação que deveria ser discutida previamente, para que não se verifique as faltas de comparência nos jogos com as equipas das Ilhas, que certamente este ano se iram multiplicar.

Como facilmente podem perceber, estamos a falar, no mínimo, de mais ou menos 3.200,00 Euros de diferença, o que para o UFE é completamente incomportável. Neste sentido, e como certamente já perceberam, não estaremos disponíveis para entrar numa competição a 16 equipas.

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Acabaram as férias, viva o hóquei"

Começam este fim-de-semana e no inicio da próxima os trabalhos das equipas tendo em vista a época 2011/2012.

Saúdo o regresso, desejando a todas as equipas Ribatejanas (e não só) uma excelente época e que atinjam os objectivos a que se propõem. Para mim é altura de tirar o pó das penas, passar um bocado de lustro  no bico, e deixar o poleiro onde passei as férias, a ler e a escrever uma ou outra crónica que geraram alguma celeuma, enfim coisas de Paparuco…!!!

Ficando cá pelo meu raio de acção no que diz à autonomia de voo, ou seja pelo Ribatejo e sendo eu um Paparuco e não o Alexandrino (do firme e hirto que nem um barra de ferro), vou deixar a minha opinião sobre o que eu acho que possa ser o percurso das equipas Ribatejanas nesta época 2011/2012, e começando pelo cimo da hierarquia vou deixar aqui a minha opinião, e só minha sujeita a comentários/criticas, obviamente, mas minha:

HC “Os Tigres”: Estreia absoluta da equipa da Capital da Sopa da Pedra no patamar cimeiro do hóquei português e com um inicio de calendário difícil, pois recebe o 4º classificado da época passada o Candelária SC e de seguida viaja até ao Dragão Caixa para defrontar o deca campeão FC Porto. A equipa de Nelson Lourenço, ficou com 3 elementos chave da época transacta, a saber André Azevedo, Bruno Ribeiro e Carlos Trindade, a que se junta o menos utilizado, mas não menos importante Rui Cova. A este jogador junta-se a experiência de Diogo Lã e Carlitos e Gonçalo Favinha ambos com experiência de 1ª divisão, e a juventude e qualidade de Pedro Vaz, João Beja e João Coelho, tudo isto sob a batuta do experiente Nelson Lourenço, dará certamente para um campeonato que se afigura difícil, mas onde o objectivo manutenção deverá ser alcançado, mantendo Almeirim na rota da 1ª divisão.

SC Tomar: Segundo as opiniões ouvidas aqui do meu "poleiro", a equipa Nabantina parte para esta época como candidato à subida, nem que seja pelo estatuto de ex-primodivisionário. A equipa de Nuno Lopes que perdeu Fábio Guerra, Gonçalo Santos e Gonçalo Favinha, peças fundamentais do xadrez Leonino, a que se junta Rui Alves, Esteves, Orlando (???). As entradas de Marco Gaspar, Bruno Januário e Tiago Monteiro acabam por colmatar as saídas, no entanto continua a faltar um jogador, falando-se em Pedro Almeida (ex-J. Ouriense) para completar o plantel Leonino. Na minha opinião o SC Tomar vai ser uma equipa a levar em conta, acredito que ficará no top 5, deixando as “contas” da subida para HC Turquel, AD Oeiras e Sporting CP, no entanto devido à qualidade técnica do plantel e à qualidade do seu líder irá certamente interferir com a luta da subida.

ACR Santa Cita: A equipa de Luís Miguel Cunha vencedora da Zona Centro da 3ª divisão e 3º classificado a nível nacional, atingiu na pretérita época um objectivo que procurava há alguns anos, ou seja a subida à 2ª divisão. Sem grandes mexidas no plantel da época passada, a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins, assegurou um reforço de enorme qualidade, Rui Alves (ex-SC Tomar) que será garantidamente um dos esteios da equipa do Concelho de Tomar. Luís Miguel Cunha tem assim na continuidade dos seus atletas o ponto forte da equipa, pois já existem as rotinas e entrosamentos, sendo agora necessário adaptá-los aos novos desafios. A equipa Santacitense ainda poderá vir a contar com Daniel Noronha que na passada época abandonou por motivos profissionais, e que caso regresse será mais um jogador de elevada qualidade e experiência a dar o seu contributo. A meu ver a equipa de Santa Cita irá realizar um campeonato tranquilo, lutando para os lugares do meio da tabela, sendo uma equipa que a jogar perante o seu público será “um osso duro de roer” e roubará pontos a alguns dos candidatos.

União FE: A equipa da Cidade dos Fenómenos que mantém a espinha dorsal da passada época a que se juntam Luís “Melão” Santos, João Capitolino, Bruno Pereira e Chiquinho, depois de duas épocas onde terminou em 3º lugar, parte no pelotão da frente rumo à subida, sendo um dos principais favoritos à conquista da Zona. No entanto e olhando para os possíveis adversários, C Stella Maris, Alcobaça, Sismaria, FCO Hospital e Vialonga serão adversários de respeito, e só um União ao seu melhor, a respeitar os adversários, e a não repetir erros da época passada, nomeadamente nos jogos em casa, onde hipotecou melhores resultados, poderá sim assumir-se como verdadeiro candidato. Barros Simões, um técnico de qualidades reconhecidas, disciplinador e estudioso da modalidade poderá ser, e deverá ser a pedra basilar para um bom desempenho alvi-negro.

Para terminar e antes de entrar nas revisões mencionadas no 2º paragrafo, uma nota de um “bem-haja” para os clubes que vão trazer até ao Ribatejo nos jogos de pré-temporada, FC Porto, SL Benfica e UD Oliveirense, entre outras equipas de nome no hóquei português.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

3ª DIVISÃO - DUAS OU TRÊS ZONAS??? - II

Continuamos a auscultar a opinião dos agentes do hóquei sobre a 3ª Divisão, e hoje publicamos mais uma opinião.

Já ando há alguns anos na 3ª divisão se sempre defendi que o campeonato devia ter mais equipas e fazer-se mais jogos. Não tem lógica o campeonato acabar no fim de Abril ou no inicio de Maio. Defendo por esta razão um campeonato com 16 equipas, mas com uma redução de custos nas taxas de transferências e realização de jogos, porque são absurdas.

Como já foi referido qualquer equipa organizada tem o seu orçamento definido à muito, por tal razão não pode ser lesada agora com o aumento de numero de jogos, mesmo que seja para seu beneficio (e beneficio do hóquei em geral). Na minha opinião a FPP devia reduzir todas as taxas e apoiar a entrada de equipas novas, na minha região desistiram algumas equipas tais como Bombarral, Rio Maior, Caldas, Ribafria, Idealtom, e como taxas mais baixas e algum apoio da Federação podiam voltar ao Hóquei.

Esta a é minha opinião sobre o que me perguntou, mais uma vez obrigado e estou sempre ao seu dispor para ajudar. Grande abraço

Luís Marques, Treinador

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

3ª DIVISÃO - DUAS OU TRÊS ZONAS??? - I

Com a alteração da  data do sorteio da 3ª Divisão e a abertura por parte da FPP para um redução para 2 zonas esse mesmo campeonato, o Cartão Azul foi tentar saber junto de Treinadores, Jogadores e Directores qual a sua opinião no que diz respeito a este assunto.

Na minha opinião, a divisão em duas zonas irá aumentar o interesse do Campeonato da 3ª Divisão, não só porque o torna mais competitivo, pois haverá mais equipas "fortes", como irá proporcionar mais competição aos jogadores que com o panorama actual apenas estão em competição até Abril.

Os custos poderão ser um entrave, principalmente nesta época que se avizinha, mas uma solução temporária seria a FPP custear o Campeonato a 16 equipas como se fosse um de 11 equipas, pois é sabido que muitos clubes já têm o orçamento para esta época e dificilmente conseguiram arranjar mais fundos.

Com um Campeonato mais longo, os clubes podem tentar obter outras formas de lucro, tendo mais jogos e mais visibilidade no Pais.

Paulo Nunes, jogador do CP Lisbonense 

 É um facto que com duas zonas, para algumas equipas, existe algum acréscimo de despesa, dadas algumas deslocações maiores, mas este problema já existia para algumas e as coisas sempre se resolveram, por outro lado, do ponto de vista competitivo e do ponto de vista da evolução das equipas, é muito melhor, pois há mais variedade e multiplicidade de adversários, contactos com hóqueis diferentes e um campeonato mais longo o que só poderia fazer evoluir ainda mais a 3ª divisão e aproxima-la cada vez mais de níveis altos de qualidade, coisa que em alguns casos já existe. Eu veria com bons olhos, duas únicas zonas na 3ª divisão nacional.

Rafael Oliveira, ex-Seleccionador Nacional Feminino

domingo, 28 de agosto de 2011

NO LUSO COM SAN JUAN NO HORIZONTE

Selecção Nacional ensaia Mundial de San Juan 


A Selecção Nacional de Hóquei em Patins começa amanhã no Luso a preparação para a presença na 40ª edição do Campeonato do Mundo, que se realiza em San Juan, Argentina, de 24 de Setembro a 1 de Outubro. A equipa liderada tecnicamente por Rui Neto junta-se, assim, aos Sub-17 e Sub-20, selecções com o Europeu de Genève, Suíça, e o Mundial de Barcelos no horizonte, respectivamente.

 Ricardo Silva (Benfica), Domingos Pinho (Oliveirense), Valter Neves (Benfica), Vítor Hugo (Oliveirense), Diogo Rafael (Benfica), Luís Viana (Benfica), Caio (FC Porto), Ricardo Barreiros (Liceo), André Azevedo (Oliveirense) e Reinaldo Ventura (FC Porto) são os dez eleitos escolhidos por Rui Neto para disputar o Mundial.

Portugal chega à mais importante competição entre selecções nacionais com o estatuto de vencedor do histórico Torneio de Montreux e começará a lutar pela primeira posição do Campeonato do Mundo diante de Angola a 25 de Setembro, seguindo-se Moçambique e Estudos Unidos de América nos dois seguintes.

Informação: Pedro Santos, assessor de Imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

SUB-20 PREPARAM MUNDIAL

O Prof. Luís Duarte já começou o estágio da Selecção Sub-20 tendo em vista o Mundial que se realiza de 10 a 17 de Setembro em Barcelos.


Os jovens Lusos actuais bi-campeões Europeus vão tentar a conquista do titulo a jogar perante o seu publico, numa cidade que transpira hóquei em patins por todos os poros.

Dos quatro jogos de preparação agendados, os Sub-20 já realizaram o primeiro frente á sua congénere de Sub-17 tendo triunfado por 8-3 uma partida disputada no Pavilhão do Luso. Dia 31 de Agosto pelas 21:00 horas frente ao AA Espinho, dia 02 de Setembro frente ao HC Braga e dia 06 frente à AD Sanjoanense são os jogos que se seguem.

Recordamos agora os atletas convocados pelo Prof. Luís Duarte:
FC Porto: Pedro Costa, João Souto Silva e Telmo Pinto
Sporting CP: Gonçalo Alves e João Silva
HC "Os Tigres": João Beja e Pedro Vaz
SL Benfica: Miguel Rocha
HC Braga: Hélder  Nunes
HC Mealhada: Diogo Rodrigues

Fonte: Mundo do Hóquei, Hoqueipatins.com e FPP
Foto: Luís Duarte

NASCEU O "HÓQUEI A SUL"

O Hóquei da região Sul, tem um novo espaço para a sua divulgação. Chama-se Hóquei a Sul e certamente irá trazer ao conhecimento de toda a actividade hóquista que se passa naquela região de Portugal.


Pode aceder a este novo Blog aqui, ou na barra lateral. O Cartão Azul deseja as maiores felicidades ao Hóquei a Sul e que seja mais um a divulgar a nossa modalidade.

sábado, 27 de agosto de 2011

REGRESSO A CASA

Regressa hoje a Portugal, a Fragata Vasco da Gama que no passado dia 29 de Março rumou aos mares conturbados da Somália para liderar a força Europeia (Eunavfor) tendo como missão principal a escolta e protecção dos navios do WFP (World Food Program) e também a segurança da navegação no IRTC (International Recomended Traffic Corridor) no Golf de Aden.


Entre os cerca de 200 elementos da guarnição, encontra-se o nosso bem conhecido e Amigo Rui Taborda, arbitro dos quadros nacionais pertencente ao Conselho de Arbitragem do Ribatejo, que assim irá dar o seu contributo à modalidade na próxima época.

Após milhares de milhas percorridas e centenas de cortes de cabelo efectuados, o Cartão Azul deseja-te um óptimo regresso a casa e à tua família, esperando encontrar-te em breve num pavilhão algures para poder gritar bem alto: «A falta é ao contrário, oh Careca...!!!»

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

3ª DIVISÃO - SORTEIO COM NOVA DATA

O sorteio do calendário da próxima edição do Campeonato Nacional da III Divisão foi adiado para o próximo dia 12 de Setembro, pelas 18 horas, na sede da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), depois de ter sido agendado para esta sexta-feira.


A prova pode ser dividida em duas zonas, com 16 equipas, caso os clubes concordem com esta alteração apresentada pela FPP. Tal como acontece com a I e a II divisões, o terceiro escalão iniciar-se-á a 22 de Outubro, uma semana após a realização da Supertaça António Livramento.

Informação: Informação: Pedro Santos, assessor de Imprensa da FPP
Foto: Pedro Alves - Mundo do Hóquei

J. OURIENSE "ACABA" COM EQUIPA SÉNIOR

Segundo informação acabada de chegar ao Cartão Azul, a direcção da J. Ouriense decidiu que na presente época não irá ter equipa de seniores.

A equipa que já se encontrava inscrita na 2ª Divisão Zona Sul, e que nos ultimo tempos viu os seus atletas a saírem rumo a outros emblemas, tendo culminado com a dispensa de Hélder Santos por parte da direcção, ficava assim em situação difícil para conseguir um plantel competitivo e que pudesse manter a boa "performance" da época anterior.

Estes factores, aliados a outros levou a direcção do clube Ouriense a tomar esta decisão, que deixa o hóquei Ribatejano mais pobre em geral e a Cidade de Ourém em particular, até se levarmos em conta que ainda há poucas épocas a equipa Ouriense militava na 1ª divisão.

VAMOS TER UM TURQUEL FORTE

Agora que o plantel está fechado e faltam poucos dias para o arranque da equipa Turquelense, o Cartão Azul deu uma “saltada” até à Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins, para falar com o capitão André Luís e saber quais os objectivos para a próxima época, e falar um pouco de hóquei.
CA – Boa tarde André, quero mais uma vez agradecer a tua disponibilidade para o Cartão Azul. Que Turquel vamos ter na próxima época?
AL – Boa tarde Francisco, eu é que agradeço a oportunidade, por poder debater algumas ideias desta modalidade que tanto adoro. Vamos ter um Turquel forte na próxima época. Os mecanismos foram sendo consolidados por uma base que vem trabalhando junta nos últimos quatro anos e meio, primeiro com o prof. João Simões e mais recentemente com Paulo Batista. Vamos integrar os reforços com o propósito de manter a dinâmica de vitória da época passada, aliando a qualidade hoquista do ponto de vista colectivo que nos é reconhecida pela generalidade dos adeptos.
CA – A equipa acabou por reforçar apenas com três jogadores, sendo que o Fábio foi formado em Turquel. Isto prova que a equipa apenas necessitava de um ou outro “retoque”, ou a tão falada crise que o país atravessa, e que todos infelizmente sentimos foi a razão?
AL – A verdade é que a equipa não precisava de grandes alterações. Felizmente o H.C. Turquel (HCT) é um clube cuja realidade da formação é a sua “bandeira” e o trabalho realizado nos escalões mais jovens, tem permitido “abastecer” a equipa sénior todas as épocas com muita qualidade. Quase 90% dos jogadores do plantel para 2011/2012 foram formados no clube e apenas o Marco (ex-Cascais) e o Gonçalo (ex-Tomar) nunca jogaram em Turquel. Esta é uma realidade da qual as pessoas devem tirar ilações. Existe a ideia errada e pré-concebida por parte de algumas pessoas ligadas à modalidade de que o HCT é um clube desafogado, onde o dinheiro abunda e que pelo facto do impacto junto dos seus adeptos ser enorme, a crise não passa por cá. Completamente falso! Eu arrisco mesmo a dizer que o orçamento deste clube para os seniores estará colocado numa posição intermédia num balanço global que possa ser feito em toda a 2ª divisão (Norte e Sul). Como disseste e bem, os “retoques” foram feitos, sem se fugir muito ao orçamento previsto, e penso que estamos bem mais fortes.  


CA – Nas ultimas 4 épocas o Turquel tem como se costuma dizer “morrido” na praia. Esta época será aquela que vai contrariar essa tendência, ou vamos ter uma equipa que não se vai assumir como candidata, esperando com o decorrer das jornadas ver até onde pode chegar?
AL – Em Turquel o objectivo passa sempre por fazer melhor que na temporada anterior, estando conscientes das limitações que temos. Nesse sentido, fazer melhor que em 2010/2011 só poderá passar por alcançar um dos dois primeiros lugares da tabela classificativa e consequentemente pela subida de divisão. Assumirmo-nos como candidatos??...É prematuro, mas ter a ambição de melhorar é legítimo. Numa análise fria ao que aconteceu no ano passado e ao que pode acontecer nesta época, é imperativo pensarmos que iniciamos a temporada com um ano de atraso relativamente à presença no primeiro escalão, visto que na época passada estivemos perante uma temporada atípica, onde os três primeiros classificados realizaram quase 80 pontos. Fomos o melhor ataque da prova com a incrível soma de 227 golos marcados (ndr: Tigres e Paço d’Arcos marcaram 170 e 175 respectivamente) e devo relembrar que fomos a única equipa que não perdeu com o Campeão Nacional da 2ª Divisão (Tigres). Falhámos no capítulo defensivo e perdemos o campeonato aí, sendo que no final de tudo quem subiu foram os nossos dois adversários mais directos. As coisas decidem-se no pormenor e desta vez não queremos falhar. Este é um clube claramente com estrutura de 1ª divisão e aqui trabalha-se para lá chegar.


CA – Olhando para a Zona Sul e para o calendário (apesar de sabermos que jogam todos contra todos), quais são na tua opinião os favoritos e achas que o calendário vos foi favorável?
AL – Mesmo que considere ser muito cedo para analisar as hipóteses de cada uma das equipas, posso realizar uma primeira análise, olhando à constituição dos planteis e penso que os favoritos não andarão longe de um conjunto de 4 ou 5 equipas. À cabeça consigo identificar o Tomar pela sua condição de ex-primodivisionário, o Oeiras por ter mantido a sua base e por se ter reforçado muito bem, o Sporting pela força que tem enquanto clube e também por ter adicionado experiência a um plantel jovem e com muita qualidade e depois incluo o Turquel, também por ter mantido a estrutura e por ter conseguido três bons reforços que trarão características de complemento ao que já existia por cá. Equipas como Sintra e Sesimbra poderão também ter uma palavra a dizer e depois, tendo em conta que em Ourém existe alguma incógnita do que possa aparecer, identifico BIR, Alenquer, Algés e CACO como clubes que poderão roubar pontos às equipas mais fortes. Não queria menosprezar ninguém e é por isso que acho que é prematuro fazer uma análise destas ainda antes de se iniciar a prova. Confesso que ainda não olhei muito bem para o calendário, mas num campeonato onde o pormenor é tudo, é muito importante começar bem. Com a deslocação a Coimbra na primeira jornada e a recepção ao Parede na segunda, penso que temos todas as condições para começar bem e marcarmos a nossa posição, não querendo, para já, realizar prognósticos do que resta do calendário.


CA – A saída de Paulo Baptista de treinador, pelos motivos que todos sabemos (e eu em particular, pois o chamamento do mar para nós “Marinheiros” é algo que não conseguimos rejeitar), vem alterar os automatismos da equipa, ou facto de o Prof. João Simões reassumir o comando técnico da equipa, irá manter esses mesmos atributos?
AL – O prof. João Simões fez um excelente trabalho ao longo dos três anos e meio que esteve à frente dos seniores do clube, transformou uma equipa de meio da tabela numa equipa que luta constantemente pelas subidas de divisão e tudo isso com os produtos formados na “cantera”. Tudo o que aprendemos com Paulo Batista em 2010/2011 foi absorvido não só por nós jogadores mas também pelo próprio prof. Simões que esteve sempre por perto. Num ano que considero como tendo sido muito proveitoso na nossa formação, não só enquanto jogadores, mas também enquanto homens, a verdade é que Paulo Batista deixou marca, não tendo resistindo aos “encantos” do mar. Tudo está a ser preparado para manter a dinâmica de trabalho e a opção pelo prof. Simões foi aquela que melhor se enquadrou na realidade que o clube pretende e para nós jogadores é um regozijo poder trabalhar com ele novamente.   


CA – André, resta-me agradecer a tua disponibilidade, desejar-te as maiores felicidades para a próxima época e fica o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos adeptos e simpatizantes do HCT, assim como a todos os visitantes do Cartão Azul.
AL – Muito obrigado a ti Francisco pela oportunidade concedida, quero dizer a todos os adeptos do HCT que este é um clube em constante reinvenção e que nesta época haverá muitas surpresas, haverá ainda mais qualidade e o vosso apoio a toda esta estrutura maravilhosa, que é a imagem de uma terra e de todo um concelho, é fundamental. Estejam connosco até ao fim e iremos triunfar em conjunto. A todos os leitores deste fantástico espaço promocional da nossa modalidade um agradecimento especial por acompanharem e apoiarem o trabalho que o Francisco tem realizado em prol da modalidade, despedindo-me com um grande abraço para todos, em especial para todo o povo Ribatejano.

Fotos: Miguel Silveira Cabral - HCT

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RUI NETO JÁ ESCOLHEU OS DEZ PARA SAN JUAN

Rui Neto, seleccionador nacional de Hóquei em Patins, anunciou esta tarde os dez jogadores que iniciam, na próxima segunda-feira, o estágio no Luso, e que disputarão Campeonato do Mundo de San Juan, Argentina, de 24 de Setembro a 1 de Outubro. Antes, a 18 e 19 de Setembro, Portugal participará no Torneio Joan Sabater, em Santiago do Chile.


Ricardo Silva (Benfica), Domingos Pinho (Oliveirense), Valter Neves (Benfica), Vítor Hugo (Oliveirense), Diogo Rafael (Benfica), Luís Viana (Benfica), Caio (FC Porto), Ricardo Barreiros (Liceo), André Azevedo (UD Oliveirense) e Reinaldo Ventura (FC Porto) são os dez eleitos escolhidos por Rui Neto. Por outro lado, André Girão (Académica de Espinho), João Rodrigues (Benfica) e Gonçalo Suíssas (FC Porto) ficam fora dos convocados.
«Esta é uma situação que já estava prevista. Tinha de haver alguém de reserva, que cumprisse o plano de trabalhos nas férias, porque poderia existir alguma lesão. Se houver algum imprevisto no estágio, temos, também, jogadores que podem ser chamados a qualquer momento. Conto com este trio, pois representam o futuro da Selecção Nacional», afirma Rui Neto, em declarações ao «site» da Federação de Patinagem de Portugal.
O técnico explica como serão os primeiros dias de trabalho no Luso, que antecedem a estreia como líder de Portugal em campeonatos do mundo: «Vamos preocupar-nos mais com a parte física, sem descurarmos a componente técnico-táctica. O Campeonato da Europa e o Torneio de Montreux são prestigiantes, mas o Mundial é o momento mais alto, tal como os Jogos Olímpicos. As expectativas são elevadas, mas vamos encarar este processo de formar normal, com tranquilidade e muito trabalho pela frente».
Rui Neto coloca Espanha e Argentina como principais rivais da Selecção Nacional: «A Argentina, segunda classificada no último Mundial, é uma equipa forte, com jogadores nas melhores equipas do mundo, e tem o público a seu favor. A Espanha continua com muita qualidade, mas é preciso ver que a Itália irá apresentar antigos campeões mundiais. Além disso, poderá haver uma surpresa».
 
Quatro jogos agendados
Portugal irá disputar quatro jogos de preparação frente a Valongo, Gulpilhares, Académica de Espinho e Oliveirense, a 2, 6, 8 e 13 de Setembro. Neste lote de jogos, a presença do Gulpilhares não está, ainda, totalmente, confirmada.

Informação: Pedro Santos, assessor de Imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

FILIPE ALMEIDA CONFIRMADO NA MEALHADA

Filipe Almeida, que representava a J. Ouriense há duas épocas, acaba de chegar a acordo com o HC Mealhada para representar o clube na próxima época.


Jogador formado na SFG Pais mudou-se para Ourém ainda junior, onde foi sempre opção de Hélder Santos para a equipa sénior. Recorde-se também que Filipe Almeida fez parte dos trabalhos das Selecções Nacionais de Sub-17 e Sub-20.

Esta é mais uma saída da equipa de Ourém, que segundo informação chegada ao Cartão Azul tem esta noite uma reunião decisiva, onde vai estar em cima da mesa a possível extinção da equipa sénior.

Fonte: Site "Mundo do Hóquei"
Foto de arquivo: João Flores
Titulo: Cartão Azul

CARTÃO AZUL ATINGE 500 MIL VISITANTES

O Cartão Azul, que começou em 01 de Março de 2007, numa brincadeira que acabou por se tornar séria, atinge os 500 mil visitantes.


Poderia ser um factor de alegria, e realmente é, mas também é um misto de tristeza e revolta, pois quem dedica grande parte do seu dia a divulgar a modalidade (como eu te compreendo Nelson Alves), e vê o seu trabalho, em prol da modalidade que abraçamos, a ser divulgado pela "web" fora (e ainda bem), mas sem referência à origem, ficamos a pensar «será que o burro sou eu???» e se «eu acabar com este espaço, a modalidade perderá visibilidade???» Claro que não...!!! Pois no dia que o Cartão Azul acabar, o hóquei vai continuar a ser divulgado, Melhor???  (concerteza que sim). Pior??? (não me cabe a mim julgar). Mas hoje que o Cartão Azul atinge meio milhão de visitantes, sinto-me contente pelos números, mas ao mesmo tempo invade-me alguma tristeza...!!!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PAPARUCO - O COMENTADOR

E se a 3ª divisão tivesse apenas Zona Norte e Zona Sul, como seria???

Aproveitando o meu ponto de vista, que é meu e só meu, poderia dizer que seria desportivamente e competitivamente muito interessante, e que levaria as equipas intervenientes a verem justificados os valores investidos em inscrições, organização de jogos, arbitragem e policiamento, pois os campeonatos teriam uma duração igual à 1ª e 2ª divisão, e não terminariam em Fevereiro/Março se o mesmo escalão tiver 3 zonas.

Olhando para o facto dos campeonatos terminarem em Fevereiro/Março, para os clubes fica o amargo de boca de terem feito um investimento que começa em Setembro e acaba 5 meses depois, ficando depois à mercê das boas intenções das respectivas Associações para a organização de um Torneio que possa prolongar a actividade até finais de Abril. Para a Federação e Associações independentemente do "terminus" da competição, as taxas foram pagas e foram, o que se pode lucrar daí é com o prolongamento dos respectivos campeonatos sempre existem as taxas de organização dos jogos e arbitragem e é sempre a somar.


Olhando para a vertente clubistica, o facto de existirem apenas duas zonas, irá aumentar o orçamento, pois as deslocações são mais, e os jogos em casa são mais, mas se colocarmos estes factores numa balança, entre terminar a época em Fevereiro/Marco, ou em Abril/Maio e se somarmos o investimento efectuado , não seria de bom tom termos apenas duas zonas na 3ª divisão??? Assim os clubes solicitem junto das respectivas Associações esta alteração, para que as respectivas Associações proponham a alteração à Federação.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2ª DIVISÃO NORTE COM 15 EQUIPAS

A próxima edição da Zona Norte da II Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins será formada por 15 equipas, uma vez que o S. Roque e a Associação Desportiva Penafiel não aceitaram ser repescados. O primeiro clube alegou dificuldades financeiras, enquanto os penafidelenses não terão jogadores seniores.


Como consequência, haverá, em cada jornada, uma equipa a folgar, o que, na primeira ronda, agendada para 22 de Outubro, se aplica ao Marco.

A jornada inaugural será composta pelos seguintes encontros: Académico da Feira-Limianos, Paço de Rei-Lavra, Carvalhos-Fundação Nortecoope, Juventude Pacense-Sanjoanense, Famalicense-Póvoa, Escola Livre-Cambra e Mealhada-Marítimo.

Informação: Pedro Santos, assessor de Imprensa da FPP
Imagem copyright Hóquei patins.com

A 3ª DIVISÃO VERSÃO 11/12 PODE SER ASSIM

Poderá ser este o escalonamento das zonas Norte, Centro e Sul do Nacional da 3ª Divisão para a época 2011/2012.


Poderá existir uma ou outra alteração, motivada pela inscrição ou desistência de algum clube, assim sendo a zona Centro onde competirá o União FE terá apenas 11 equipas, o que totaliza 20 jornadas que serão jogadas até final de Abril.

domingo, 21 de agosto de 2011

NOTICIA QUE IA SER PAI PESOU NA DECISÃO

Eurico Simões é mais um dos atletas que deixam a J. Ouriense rumo a outras paragens. Para além de jogador da equipa sénior Eurico também teve a seu cargo o comando técnico de equipas dos escalões, nomeadamente os Infantis, equipa essa que conseguiu o apuramento para o Nacional da categoria. Agora deixa Ourém rumo a Leiria para defender o emblema do AC Sismaria que se estreia na próxima época no Nacional da 3ª Divisão. 
CA - Boa tarde Eurico, obrigado pela tua disponibilidade. Que motivos te levaram a trocar a J. Ouriense pela AC Sismaria? 
ES – Boa tarde Sr Francisco, desde já agradeço o seu contacto e a dar-lhe os parabéns por esta sua iniciativa que é tão importante para o hóquei ribatejano e não só. Respondendo à sua pergunta e entre outras razões de menos importância, a razão principal pela qual saí foi o facto de ter recebido a noticia de que ia ser pai. Assim sendo e uma vez que no ano transacto todos os dias fazia Leiria-Ourem e Ourem Leiria à excepção de terça feira mas também aos sábados e domingos para os jogos dos escalões que treinava, se continua-se não teria tempo para poder ver o meu filho crescer e foi essencialmente o que me levou a sair. Em relação ao AC Sismaria, foi um convite feito posteriormente pois nem sequer pensava jogar esta época que se aproxima e sendo um clube composto por atletas com os quais a maior parte já joguei e que são pessoas fantásticas bem como o Treinador, o Professor Francisco Mendes com o qual já teve o prazer de trabalhar. Sei que estou à vontade aqui e que sabem a situação em que me encontro e assim estou a “dois passos de casa”. 
CA - Um emblema novo, mas uma equipa entrusada pois a esmagadora maioria dos jogadores do AC Sismaria vem do SCL Marrazes e irão ser treinados pelo mesmo tecnico Francisco Mendes. Quais os objectivos para esta equipa levando em conta que nas ultimas duas épocas foram 4º classificados? Vai ser um dos candidatos à subida, ou será o ano zero para depois, arrancar para "voos mais altos"? 
ES -  Como muita gente deve saber, o Ac Sismaria é um clube com um grande nome no panorama nacional em relação à modalidade de Andebol. Este ano com o encerramento da secção Sénior dos Marrazes  este clube abriu as portas ao hóquei e cá estamos nós. Em relação à equipa e ao Treinador como referi anteriormente, é um conjunto com o qual em grande parte já tive o prazer de trabalhar e sei que é um grupo unido, que na minha opinião é meio caminho andado. Em relação aos objectivos, a época ainda não começou mas acima de tudo vamos esforçar-nos para fazer o melhor possível e “agradecer” a oportunidade que este clube nos deu em abrir as portas à nossa modalidade. Vamos tentar enaltecer o no nome deste clube também na nossa modalidade e ponto a ponto tentar o melhor. 

 
CA - A zona centro da 3ª Divisão, vai ter equipas como o Stella Maris  que desceu da 2ª divisão, o União que recebeu 3 ex-colegas de equipa da J. Ouriense a juntar à boa equipa que já tinha, o FCO Hospital, com jovens de elevado valor e tecnica, o GD Vialonga com de Bruno Monteiro e Fábio Guerra, achas que estas equipas partem na frente para atingirem a subida, ou ainda é cedo para entrarmos nessas analises de favoritismo? 
ES – Penso que ainda é um pouco cedo mas concordo que os nomes que referiu são de facto equipas de grande valor pelo que tenho observado nos últimos anos. As que conheço, o Stella Maris tem um conjunto experiente e o Entroncamento que já tinha uma equipa fantástica agora com o reforço dos meus Ex´s colegas de Equipa vai ficar ainda mais forte. Assim sendo, a meu ver vamos ter de esperar pelo fim do campeonato e somar os pontos. 
CA - Mudando agora de tema e regressando à J. Ouriense, tem-se assitido a uma "debandada" de jogadores, o teu caso, o Diogo Oliveira, João Capitolino, Bruno Pereira, Melão, as indecisões de Filipe Almeida e João Filipe. A pergunta que se apraz fazer é a seguinte o que se passa para os lados de Ourém? 
ES -  Sim, de facto saíram muitos jogadores do Ourém, quanto ao Clube é um clube fantástico. A direcção sempre cumpriu o prometido, no grupo sempre fomos unidos, as pesoas envolvidas na equipa 5 estrelas. Não sei qual o motivo que os levou a sair ou ponderar tal opção. Quanto ao Diogo penso que foi normal pois é um jogador de nível superior e precisava de outros voos e desejo-lhe todas as felicidades bem como a todos os meus colegas. 


CA - Ainda falando de saídas, descemos de escalão e chegamos aos Benjamins e damos conta da saída de 4 atletas rumo ao Sporting CP, tu como treinador de escalões de formação e se calhar de alguns desses atletas, o que te apraz dizer? Não será prematuro que jovens de tão tenras idades tenham que fazer viagens Ourém/Tojal/Ourém várias vezes por semana? O que poderá isso significar em termos desportivos e em termos académicos? 
ES -  Sim, de facto eram todos meus atletas. Quando recebi a noticia por parte dos pais a primeira sensação foi de felicidade pois sei o valor que esses atletas e também o de outros que cá ficam têm. De seguida, falei com os pais e disse que na minha opinião que ficava feliz por eles terem sido chamados mas que achava cedo de mais. Aspectos negativos poderão ser o facto de serem afastados dos seus colegas de equipa/escola , o cansaço da viagem 2 ou 3 vezes por semana ir e vir para o Tojal, o facto de terem de se inserir num grupo novo com ideias e mentalidades completamente do grupo em que estavam, a escola pode sair um pouco prejudicada, vai ser bastante dispendioso,etc etc. Aspectos positivos penso que é um Clube fantástico no qual todos os atletas sonham em jogar. A vontade e ambição vai aumentar, vão ter técnicos de elevado valor e experiência, no caso do José vai finalmente poder ter um treinador de guarda redes o que juntamente com o seu valor vai fazer dele um guarda redes fantástico. Tal como os outros atletas penso que vão evoluir muito pois de facto têm um valor enorme. Vendo os dois lados, penso que são mais os aspectos negativos do que os positivos, mas não critico pois nós enquanto pais penso que queremos sempre o melhor para os nossos filhos e talvez pessoas que o criticam fariam o mesmo, logo também não critico e desejo-lhes a maiores felicidades enquanto jogadores/homens.    
CA - Continuando pelos escalões de formação, o AC Sismaria vai apostar nesses escalões, e em caso afirmativo, vamos ver o Eurico a treinar esses jovens patinadores? 
ES – O AC Sismaria para já não vai apostar nos escalões de formação, vamos ver como as coisas desenrolam e talvez para meio da época ou no próximo ano se proporcione. 
CA - Para finalizar resta-me mais uma vez agradecer a tua disponibilidade e desejar-te as maiores felicidades nesta tua nova aventura e fica o espaço aberto para alguma mensagem que queiras enviar aos visitantes do Cartão Azul 
ES -  Eu é que agradeço Sr Francisco , quero aproveitar para desejar a todos os atletas desta modalidade um excelente época que tudo corra da melhor maneira possível.Cumprimentos e obrigado

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ESPAÇO ABERTO

Mais um clube a pôr o "dedo na ferida" no que diz respeito à Politica de Transferências da FPP. Concordando com o que abaixo publico, acho que está na altura dos Senhores Competentes e Responsáveis olharem para esta politica que na minha opinião está aos poucos e poucos a retirar praticantes e a fazer recuar a modalidade para patamares nunca dantes observados, e dou como exemplo o que vem mencionado:

«Como é possível dois jogadores formados no Clube A desde Benjamins e que ao fim de 8 anos por falta de equipa no seu escalão mudam para o Clube B, e no ano seguinte regressam ao Clube A que os formou, esse mesmo clube ter de pagar mais de 1000 euros»

O espaço fica aberto a todos os comentários, esperando que através de criticas, opiniões, sugestões entre outras todas no sentido construtivo se consiga fazer chegar a quem de direito, opções válidas para que a modalidade progrida e a formação seja valorizada e os clubes formadores ressarcidos da mesma, e que a Politica de Transferências se torne justa e não apenas "onerosa" para os clubes.

CAMPEONATOS DO MUNDO DE HÓQUEI EM PATINS

 
Acaba de se editar o livro "Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins: Contributos para a sua história", da autoria de Fernando Castro, e que apresenta o historial destas competições de hóquei em patins, desde o primeiro campeonato, em Estugarda, Abril de 1936, até ao último realizado, o Mundial B de Dornbirn, em 2010. Nesta obra, com 388 páginas, o autor apresenta ainda diversas estatísticas das competições, jogadores, árbitros e treinadores participantes, bem assim como todos resultados das partidas dos Campeonatos do Mundo de seniores.  O livro pode ser adquirido através deste site.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AZUIS E BRANCOS DEFRONTAM-SE EM ALMEIRIM

A equipa do HC "Os Tigres" será anfiriã do Deca-campeão FC Porto no dia 17 de Setembro


Os azuis e brancos de Almeirim recebem assim os azuis e brancos do Porto no próximo dia 17 de Setembro pelas 18:30 horas em jogo de preparação que servirá para Nelson Lourenço avaliar a preparação dos seus pupilos no inicio da temporada frente a um, senão ao mais sério candidato ao titulo 2011/2012.

CP BEJA SUSPENDE EQUIPA DE SÉNIORES

A Modalidade que dá projecção ao Clube de Patinagem de Beja foi suspensa «ponderadas as envolventes que viabilizam a existência de uma equipa de seniores, concluímos que este ano seria a altura ideal para pararmos. Temos que encontrar uma nova estratégia, quem sabe se voltaremos no próximo ano, com uma equipa nova, devidamente estruturada, e com outras pessoas.» explica João de Sousa, presidente da direcção do clube.
 
As principais razões para a suspensão do escalão deve-se principalmente pela falta de assiduidade dos atletas, que na sua maior parte são estudantes e, por razões que são completamente compreensíveis, deixam de estar disponíveis para servir o clube que os formou.

Quanto a questões financeiras o presidente explica que, apesar dos esforços, não é a principal razão para esta suspensão «Fizemos um grande esforço financeiro nos últimos dois anos, somos forçados a refletir se vale a pensa esse esforço em função do que uma equipa de seniores valerá. O esforço vale sempre a pena e é por isso que cá andamos.»

Foto e Entrevista original: Firmino Paixão in Mundo do Hóquei
Titulo: Cartão Azul

EM TURQUEL TUDO A POSTOS

O HC Turquel tem o plantel completo para a época de 2011/2012. A entrada de Marco Barros (ex-GDS Cascais), Gonçalo Santos (ex-SC Tomar) e o regresso de Fábio Silvestre (ex-BIR) são as novidades para o Prof. João Simões, que regressa ao comando da equipa depois da saída de Paulo Baptista por motivos profissionais.


A equipa do concelho de Alcobaça mantem assim os jogadores chave a que se junta por exemplo a qualidade de Gonçalo Santos, partindo assim  como uma das equipas favoritas à subida de divisão que escapa há quatro temporadas.

Fonte/Foto: HC Turquel

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"TIRARAM-ME O TAPETE"

Hélder Santos diz que lhe «tiraram o tapete» na Juventude Ouriense


Hélder Santos afirma que a direcção da Juventude Ouriense lhe tirou o tapete. Esta afirmação, feita à Hertz nesta terça-feira, surge na sequência da saída do antigo jogador do Sporting de Tomar, que já tinha sido dado como certo no comando técnico dos ourienses, naquela que seria a terceira época consecutiva. A «bomba» estalou em Ourém na última semana, precisamente no regresso de férias de Hélder Santos, apanhado de surpresa com as pretensões da direcção do clube. Entretanto, a Juventude Ouriense já contactou Pedro Nobre para lhe oferecer o cargo de treinador, mas recebeu um não como resposta. Ou seja, Nobre irá continuar como coordenador técnico do hóquei jovem do Sporting de Tomar. Mas de regresso à saída propriamente dita de Hélder Santos, a Hertz ouviu uma reacção do técnico, que lamentou, então, que lhe tenham tirado o tapete:

«Sinto que, de facto, me tiraram o tapete, ainda para mais numa altura muito complicada, ou seja, a quinze dias do início da temporada. As pessoas não foram frontais e directas. As pessoas tiveram o mês de Julho para se pronunciar sobre algo que tivesse corrido menos bem. Tinha acertado a continuidade pouco depois da segunda volta e, nesse sentido, até começámos a preparar esta época. Inclusivamente, até contratei dois jogadores para a temporada 2011/2012. Tinha consciência de que o clube não estava com boa saúde financeira, mas tudo estava delineado. Fui de férias e quando regressei tive uma reunião com um director do clube, que me colocou dois cenários: ou terminava o hóquei sénior ou avançava com outro treinador. A solução escolhida foi a última...».

In Rádio Hertz
Titulo: Cartão Azul

terça-feira, 16 de agosto de 2011

J. OURIENSE RESCINDE COM HÉLDER SANTOS

Contra tudo o que seria de prever, a Direcção do Juventude Ouriense rescindiu o vínculo que tinha com Hélder Santos a pouco mais de 2 semanas do início da temporada.


Este técnico Tomarense que entrava na 3ª época no Clube de Ourém foi surpreendido pela notícia, até porque o trabalho e os resultados obtidos durante os dois anos em que esteve à frente do Clube foram dentro daquilo que a Direcção lhe tinha pedido. Convidado a continuar à frente da equipa ainda a meio da segunda volta da passada época, delineou toda a planificação assim como os contactos de atletas para esta época e foi naturalmente com um misto de espanto e mágoa que recebeu esta notícia.

Sem se querer alongar nos motivos que ditaram este desfecho, Hélder Santos só estranha a forma e o timing para a sua saída do J. Ouriense.

Para o seu lugar fala-se em Pedro Nobre, actualmente ao serviço das equipas de Juvenis e Infantis do SC Tomar e que tem também as funções de Director Técnico da formação do Clube Tomarense.

Fonte: Plurisports
Titulo: Cartão Azul

TAÇA CERS SEM EQUIPAS PORTUGUESAS

Nenhum clube português está inscrito na segunda prova do hóquei em patins europeu, mas já são quatro as equipas registadas na Liga Europeia, a 'prova rainha' da modalidade.


A Taça CERS ainda não tem qualquer equipa portuguesa inscrita para a nova temporada. Segundo o jornal Record, o CERH - organismo que tutela o hóquei em patins na Europa - contabiliza 27 inscrições, sem que nenhuma delas seja oriunda de Portugal.

Numa prova onde o Benfica é o detentor do troféu, Física e HC Braga são os potenciais candidatos, mas as restrições financeiras nas duas equipas poderão ditar a auência de registo para esta competição.

Por outro lado, a Liga Europeia tem já quatro candidatos portugueses ao título de campeão europeu. FC Porto, Benfica, Oliveirense e Candelária vão disputar a maior prova de hóquei em patins a nível europeu em 2011/12.

Fonte: Sapo Desporto

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SELECÇÕES NACIONAIS INICIAM PREPARAÇÃO

Selecções em alta rotação com sucesso na mira


A Selecção Nacional de Hóquei em Patins, de Sub-17, é a primeira a entrar em acção, já nesta segunda-feira, para preparar a presença no Campeonato da Europa de Genève, Suíça, de 5 a 10 de Setembro.
Quando a equipa liderada pelo seleccionador Jorge Lopes começar a trabalhar em Foz Côa estará iniciado um ciclo de trabalho intenso, com sucesso na mira, que, a nível de Hóquei em Patins, culminará com a presença da Selecção Nacional feminina no Campeonato da Europa de Wuppertal, Alemanha, entre 24 a 29 de Outubro.

Os Sub-20, dirigidos por Luís Duarte, iniciam os trabalhos a 22 de Agosto no Luso, sendo acompanhados pelos Sub-17, que começam, nesta localidade, a segunda semana de treinos. Na mira, os bicampeões da Europa terão o Mundial de Barcelos, de 10 a 17 de Setembro.
 
Uma semana mais tarde, a Selecção Nacional sénior entra em acção para afinar os talentos para o Mundial de San Juan, Argentina, que decorre de 24 a 1 de Outubro. Antes, em Santiago do Chile, os dez eleitos de Rui Neto disputarão o Torneio Joan Sabater.

Dois dias depois das emoções no país das Pampas, a Selecção Nacional feminina, com Ernesto Sebastião e as dez magníficas, começa a preparar a estratégia, igualmente no Luso, para o Europeu de Wuppertal.
 
Informação: Pedro Santos, assessor de Imprensa da FPP

sábado, 13 de agosto de 2011

FOTOS ANTIGAS OU CURIOSAS

Hoje apresentamos mais um trabalho do Barros Simões, sobre os guarda-redes, estas fotos foram tiradas no decorrer do Torneio Internacional de Tomar.

















Fotos: Barros Simões