segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

AC SISMARIA VENCE E CIMENTA LIDERANÇA...!!!

No primeiro jogo do ano e perante o seu público que quis marcar presença em número bastante significativo nas bancadas do Pavilhão Desportivo Municipal de Marrazes, a partida a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão – Zona Centro opunha frente-a-frente os dois primeiros classificados da tabela. 


De um dos lados, os azuis do ACS e que até alinharam de branco, contabilizando por vitórias os jogos disputados e totalizando o máximo de pontos: 21 no total. Do outro lado a ASSOCIAÇÃO ALCOBACENSE DE CULTURA E DESPORTO, formação recheada de bons elementos e excelentes executantes da modalidade, sendo alguns antigos colegas de equipa dos homens da SISMARIA no tempo em que envergavam as cores do ex-SCL MARRAZES e que partiam para este confronto com menos quatro pontos, fruto de dois empates.

Estava assim dado o mote para podermos assistir a uma boa partida de hóquei em patins.


Com um inicio bastante cauteloso e como que ambas as equipas se estivessem a estudar mutuamente, logo aos dois minutos de jogo surge o primeiro remate de David Gonçalves “Esteves” após uma falha defensiva dos homens da cidade do Lis. Atento, o guarda-redes Flávio Silva desviou para zona onde a bola pudesse ser recuperada sem perigo pelos seus companheiros. Com quatro minutos jogados é a vez de Márcio Aldeagas mostrar que hoje estava em tarde sim e após conseguir espaço para rematar, atira ao lado da baliza de João Monteiro para um minuto e meio depois e após uma excelente arrancada de Orlando Fernandes vindo da sua defensiva, fazendo circular o esférico por toda a equipa, a bola sobra para o irrequieto Márcio Aldeagas e eis que este, à boca da baliza, dribla João Monteiro e atira para o fundo das redes fazendo o um a zero. Balde de água fria para os homens da cidade do Amor. Ao ver-se em desvantagem a turma de Alcobaça tenta recompor-se e sob a batuta de David Gonçalves “Esteves”, toda a equipa vai jogando de forma a tentar explorar o contra-ataque e assim tentar furar o bloco do conjunto Sismariense.
Mas não surte efeito e com 16 minutos para jogar nesta primeira parte, é a vez de Orlando Fernandes mostrar a sua valia com um remate potente após passe de Rafael Silva levando a bola a embater na defensiva contrária, para volvidos dois minutos e após uma perda de bola de Diogo Verde na área contrária, novamente o número 76 da turma leiriense aparecer isolado diante de João Monteiro permitindo a defesa deste. A 12 minutos e 19 segundos do intervalo é a vez de Flávio Silva ser posto à prova após excelente remate de Duarte Delgado. O guarda-redes local corresponde com boa defesa. Assiste-se a uma excelente partida de hóquei em patins, com jogadas rápidas de contra-ataque para ambos os lados e eis que a quatro minutos e cinquenta do descanso, Sérgio Afonso restabelece a igualdade a um golo, resultado com que se atingem os primeiros vinte cinco minutos.


Com um início de segunda parte a dar AACD, os homens da cidade do Lis tentam por todos os meios contrariar esse caudal ofensivo resultado das constantes perdas de bola da turma da casa.
É isso que faz Orlando Fernandes que com a sua experiência vai pondo “gelo” no jogo, aguentando a posse de bola e fazendo-a circular por toda a equipa. Os homens de Alcobaça impacientam-se e quando na posse da bola procuram explorar em contra-ataque a maneira de romper a defesa ACS. Francisco Mendes que já tinha rodado parte da equipa de forma a que esta refrescasse volta a lançar Márcio Aldeagas e a 10 minutos e 36 do final do jogo o nº 33 volta a marcar fazendo o dois a um.  O público que até este momento estava impaciente pelo desenrolar dos acontecimentos volta a vibrar com grande entusiasmo e eis que a 9 minutos e 46 o AACD atinge a décima falta e consequente livre directo. Chamado a marcar, Márcio Aldeagas eleva para três a um para no minuto seguinte voltar a marcar e desta forma fazer o seu quarto golo na partida.
Com uma desvantagem de três golos, a formação de Cister não baixa os braços e por intermédio do seu número 7 corre contra o prejuízo para a 6 minutos e 42 do final reduzir para 4 a 2 na transformação de uma grande penalidade cometida por Flávio Silva após ter caído para cima da bola e deixando esta presa. O 4-3 surge novamente David Gonçalves “Esteves” a 1 minuto e 52 do fim. A 51 segundos do termo é a vez de Rafael Silva fazer o “gosto ao stick” elevando para cinco a três e após uma boa jogada iniciada a meio campo onde Orlando Fernandes consegue recuperar a bola e isolar o capitão Sismariense. Já na parte final e a 24 segundos do último apito eis que o 7 Alcobacense reduz para cinco a quatro mas já era tarde e a experiência e a matreirice dos homens comandados por Francisco Mendes foi mais forte de forma a que os três pontos não se perdessem.

Boa arbitragem de Manuel Gonçalves que sempre em cima dos lances permitiu que o jogo fosse desenrolado a um ritmo bastante intenso.

Sinal mais na ACS – toda a equipa durante a partida.
Sinal mais no AACD – também toda a equipa onde David Gonçalves “Esteves” é mesmo o “maestro”.

Marcadores: 1 – 0 por Márcio Aldeagas, 1 – 1 por Sérgio Afonso, 2 – 1 por Márcio Aldeagas, 3 – 1 por Márcio Aldeagas, 4 – 1 por Márcio Aldeagas, 4 – 2 por David Gonçalves “Esteves”, 4 – 3 por David Gonçalves “Esteves”, 5 – 3 por Rafael Silva, 5 – 4 por David Gonçalves “Esteves”.

Também o muito público presente no PAVILHÃO DESPORTIVO MUNICIPAL foi qb para dar mais emoção à partida e assim dizer presente ao “HÓQUEI EM PATINS”.

Crónica/Fotos: Fernando Timóteo

Sem comentários: