terça-feira, 31 de janeiro de 2012

III DIVISÃO CENTRO - A ANÁLISE E A ANTEVISÃO...!!!

A III Divisão Centro chegou ao final da 1ª volta no passado sábado, e AC Sismaria perfila-se como o principal candidato à subida de divisão, mas vamos fazer uma analise do que se passou nestas primeiras nove jornadas e deixar a antevisão para a 2ª volta que se prevê bastante renhida entre 4/5 emblemas.


Numa zona onde AC Sismaria, A Alcobacense CD, União FE e C.U. Micaelense partiam como candidatos naturais aos dois lugares que dão acesso à subida de divisão, o GD Vialonga acabou por se juntar ao grupo e ser mais uma "carta no baralho" da subida.


Começando pelo líder AC Sismaria, um emblema novo nas lides do Hóquei em Patins, mas com uma equipa mais que formada pois a maioria dos jogadores transitou da extinta equipa do SCL Marrazes que nas ultimas duas temporadas tinha sido 4ª classificada, e a onde se juntou a experiência e qualidade de Orlando Fernandes, apenas conheceu o sabor da derrota na ultima jornada (3-2) frente ao candidato União FE. Com um calendário favorável na 2ª volta, onde a única deslocação complicada será a Alcobaça, recebendo no seu pavilhão os restantes adversários directos (União FE, CD Vialonga e C.U. Micaelense) e com a vantagem de 4 pontos que possui é naturalmente o principal favorito à vitória na Zona Centro, e se a estes trunfos juntarmos a qualidade do técnico Francisco Mendes podemos dizer que no ano de estreia do hóquei no AC Sismaria, a modalidade poderá ficar escrita a letras de ouro no historial do clube de Leiria.


A regressar de novo ao escalão sénior depois de uns anos de ausência o A Alcobacense CD conseguir reunir um grupo de atletas onde a juventude e a experiência andam de mãos dadas. Com jogadores como Esteves e Duarte Delgado a equipa da Capital da Maçã tem como "calcanhar de Aquiles" o facto do plantel ser "curto" e que limita o leque de opções do seu técnico Sérgio Nunes. Com o ataque mais realizador da prova com 80 golos, uma média de quase nove golos por jogo, a equipa de Alcobaça acaba por ter uma 2ª volta onde recebe no seu reduto o AC Sismaria, União FE e GD Vialonga, tendo a saída aos Açores como o jogo de maior grau de dificuldade extra-muros. Assim sendo a equipa Alcobacense parte para esta 2ª volta com estatuto de grande favorito à subida.


No Entroncamento mora outro dos candidatos e que nas duas épocas transactas foi 3º classificado. A equipa do União que manteve a espinha dorsal da época passada, reforçou-se com jogadores de boa qualidade técnica e muita experiência como é o caso de Bruno Pereira e João Capitolino a que se junta Luís "Melão" Santos um guarda-redes experiente e uma mais valia para a equipa alvi-negra. Sendo a única equipa que conta por vitórias todos os jogos realizados fora, é no Albano Mateus que está o "senão" desta formação pois foi aí que perdeu os 5 pontos até ao momento (empate frente ao A Alcobacense CD e derrota frente ao GD Vialonga), a que se junta um factor que poderá ser determinante nos jogos mais complicados, que é a quase nula eficácia nos lances capitais, penalties e livres directos e podemos dar dois exemplos em Oliveira do Hospital (onde falhou mais de 6 oportunidades) e no passado sábado no Entroncamento onde a equipa de Barros Simões falhou 5 livres directos e um penalty. Com a 2ª volta mais complicada de todos os candidatos, onde terá de visitar o Alcobacense CD, o GD Vialonga, o C.U. Micaelense (jogo em atraso da 1ª jornada), e o AC Sismaria, e sabendo que a margem de erro foi esgotada em casa nos dois jogos atrás referidos, a equipa alvi-negra da Terra dos Fenómenos já provou que tem capacidade e qualidade para triunfar em todos os rinques e se aliarmos a isso o facto de ser a defesa menos batida do campeonato, podemos dizer que apesar do nível de candidatura ser inferior ao de AC Sismaria e A Alcobacense CD, um União FE ao seu nível e psicologicamente forte, nomeadamente na marcação dos livres directos e penalties terá sempre "cabidela" nos dois primeiros lugares do pódio e consequentemente da subida.


Na Terra da Cerveja Sagres, mora o "outsider" desta prova, uma equipa que ao principio ninguém colocava nos lugares de discussão do campeonato, mas que pouco a pouco e num percurso de baixo para cima tem vindo a provar que é uma equipa a ter em conta e que poderá baralhar as contas e aparecer num desses dois lugares da subida. Actualmente na 4ª posição com 16 pontos (-1 jogo) está a 4 pontos da 2ª posição. Num plantel onde pontifica a classe de Bruno Monteiro, a segurança e qualidade de Fábio Guerra e a irreverência, a espontaneidade de João Patrício, a equipa da Capital da Cerveja será um adversário temível a jogar em casa e complicado a jogar fora. Com uma 2ª volta de elevado grau de dificuldade, onde terá de visitar o AC Sismaria, o C.U. Micaelense, o A Alcobacense CD, o Vialonga terá certamente uma palavra a dizer, no entanto terá sempre que manter João Patrício, apenas a jogar hóquei, pois a genialidade do atleta por vezes extravasa e prejudica o conjunto, no entanto se jogar apenas o jogo pelo jogo e sendo a atleta genial que é, aí sim o GD Vialonga é mesmo candidato.


Por fim o C.U. Micaelense, um clube que padece da doença dos clubes dos Açores, que é o facto de poderem estar uma época ou mais apenas a participar na Taça de Portugal, devido ao numero de vagas no Nacional da III Divisão para equipas daquele arquipélago, e daí a falta de competitividade de alguns dos seus jogadores, o clube da maravilhosa Ilha de São Miguel, reforçou-se com jogadores de classe e muita categoria, falo por exemplo de José Júlio Soares e Carlos Guimarães a que se junta a qualidade de elementos existentes no plantel. Actualmente na 6ª posição com 12 pontos (-2 jogos, frente ao União FE e GD Vialonga) e garantidamente das cinco equipas a menos favorita à subida, a que se junta uma 2ª volta onde tem de visitar o AC Sismaria, União FE e GD Vialonga. Na próxima jornada joga já no Entroncamento e uma derrota ditará o fim das aspirações da equipa Micaelense, no entanto ao receber no seu pavilhão o União FE, o GD Vialonga e o Alcobacense CD terá certamente uma palavra a dizer nas contas finais.

Fotos: Desporto Leiria, Duarte Delgado, União FE, AP Ponta Delgada e Ricardo Navalho
Logo: copyright site Hoqueipatins.com

Sem comentários: