quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SE 9 APURAM 3, PORQUE RAZÃO 4 APURAM 2 ???????

Com os Campeonatos Distritais/Regionais a chegar ao seu fim e com as equipas que irão participar nos Nacionais das respectivas praticamente apuradas e depois de uma analise sobre as quotas associativas publicadas pela FPP, fica uma duvida sobre o Nacional de Juniores.


Olhando para a tabela publicada pela FPP e que pode ser consultada aqui, a AP Aveiro com seis clubes a disputar o Campeonato, apura duas equipas, um facto normal se olharmos para o Minho com 7 equipas e a apurar 3, e o Ribatejo com 9 e a apurar igualmente 3 equipas. Claro que Associações como o Porto (17 - 7) e Lisboa (22 - 9), não serão "perdidas e achadas" nestas contas, apesar de se saber de antemão que por exemplo na AP Lisboa as equipas "B" foram contabilizadas para a quota final.


Voltando à AP Aveiro e sabendo que de inicio estavam inscritas 7 e que depois passaram a ser apenas 6 e dessas 6 só 4 disputaram o Campeonato, fica a pergunta no ar a pergunta, porquê apurar 2 equipas, ou seja a AP Aveiro apura 50% das equipas participantes, e assim sendo, é normal que AP Minho com 3 em 7 e AP Ribatejo/AP Leiria/AP Coimbra com 3 em 9 se sintam injustiçados pois se fizermos as contas simples será AP Ribatejo/AP Leiria/AP Coimbra (9 equipas a dividir por 3 vagas dá 33,33%) e no caso do Minho (7 equipas a dividir por 3 vagas dá 43,85%), e depois destas contas feitas, será lógico que AP Ribatejo/AP Leiria/AP Coimbra se sintam no direito de reclamar junto da FPP uma vaga, aquela que AP Aveiro ao perder duas equipas e ficar apenas com quatro acaba por usufruir sem saber bem como. Também é normal que perante esta minha teoria a utilização da AP Minho serviu apenas no termo comparativo, pois a existir uma vaga seria (na minha opinião) pertença da AP Ribatejo/AP Leiria/AP Coimbra pois tem nove equipas, não utilizando qualquer equipa "B" para aumentar o "numerus clausus".


Para terminar todo este "latim" que deixei nos parágrafos anteriores, "cai por terra" se a FPP rever a quota Associativa no que concerne aos Campeonatos Nacionais de Jovens 2011/2012.

Classificação AP Aveiro copytright Plurisports

3 comentários:

Carlos Martins disse...

Estatuto e Regulamento de HP da FPP no artigo 53.º

"2.2 Nos Campeonatos Distritais/Regionais organizados a nível Associativo são exigidos os seguintes requisitos
mínimos:
2.2.1 No caso das Associações de Patinagem das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira:
a) A participação mínima de 3 (três) clubes;
b) Campeonato a duas voltas, pelo que cada clube participante terá de disputar, pelo menos, 4
(quatro) jogos.
2.2.2 No caso das Associações de Patinagem do Continente:
a) A participação mínima de 6 (seis) clubes;
b) Campeonato a duas voltas, pelo que cada clube participante terá de disputar, pelo menos, 10
(dez) jogos.

A não ser que a AP Aveiro seja uma "ilha" o artigo é claro.
É necessário pelo menos 6 equipas para ser considerado um campeonato. Como tal... Acho que tá tudo dito ou quase tudo.
E essa de incluir equipas "b" e "c" no rácio é no mínimo para rir.
Provavelmente para a próxima época vão aparecer muitos clubes com equipas "b", e depois quero ver como é que as cotas irão ser feitas-)

Estamos Vivos disse...

É oportuno o comentário de Carlos Martins. Tanto quanto sei, quer a Juventude Ouriense, primeiro, quer depois a Académica de Coimbra, questionaram a Federação de Patinagem de Portugal sobre estas contas. Na primeira carta da Académica, levantava-se o problema de uma eventual subversão dos regulamentos de provas, já que, ao contrário do que aí se encontra determinado, o universo que está a ser considerado é de equipas e não o de clubes. Parece-nos errado, já que também são os clubes que apuram e só podem fazê-lo com uma equipa. Ou seja, se o mesmo clube colocar duas equipas nos dois primeiros lugares de um campeonato que apura duas, esse clube só poderá inscrever uma na fase seguinte.
Já agora, sobre isto as nossas associações terão também enviado o seu parecer para a Federação. Pelo menos havia esse compromisso e e não tenho nenhuma razão para duvidar de que o fizeram.
Numa segunda carta por nós enviada, recebemos a resposta de que a Federação fazia as mesmas contas da Académica. Ou seja, após conclusão dos campeonatos, Ribatejo/Leiria/Coimbra apurarão 4 equipas para o nacional de juniores.

Luís Lobo, Académica de Coimbra

Carlos Clemente disse...

Logo quando soube que era esta a conclusão, enviei um email ao Vice-Presidente da FPP o Sr Paulo Rodrigues

"Exmo. Sr. Paulo Rodrigues

Sou seccionista do Juventude Ouriense e ao verificar no escalão de Juniores o apuramento para o Nacional penso que deverá ter havido engano relativamente á contagem de clubes na AP Lisboa, porque só conto 21 e os Srs têm 22. Passo a expor na APL na 2ª fase, serie G tem 6 equipas logo são 6 clubes em que consta o FC Alverca, na serie F tem 8 equipas logo 8 clubes, até aqui tudo bem, agora na serie E tem 8 equipas mas somente 7 clubes porque o FC Alverca sendo a equipa B o clube penso que só poderá contar uma vez e os Srs contam 2 vezes para o apuramento. Agradecia que me pudessem esclarecer relativamente sobre esta situação.

Com os Melhores Cumprimentos
Carlos Clemente

O Sr Paulo Rodrigues RESPONDE:
Exmo. Senhor,
o apuramento de Clubes para os Campeonatos Nacionais de Jovens, é efetuado com base no número de equipas que disputam os respetivos Campeonatos Distritais/ Regionais, conforme estabelece o 1.2.1 do Art.º 53.º do Regulamento Geral de Hóquei em Patins que para, "…encontrar a percentagem do número de equipas de cada Associação, relativamente ao universo dos clubes em cada uma das categorias, só podem ser consideradas as equipas que tenham concluído os respectivos Campeonatos Distritais/Regionais;".

E conforme refere a nota inclusa no documento referido, estes valores só se confirmarão se, se todas as equipas consideradas concluam os respetivos campeonatos.

Esperando que tenha esclarecido as dúvidas suscitadas, despeço-me
Com os melhores cumprimentos,

Eu Carlos Clemente Volto a Perguntar:

Exmo. Sr: Paulo Rodrigues
Registei com agrado a sua resposta a qual lhe deixo uma pergunta:

Porque é que no ano passado foi baseado no número de clubes, e este ano é baseado no número de equipas?

Com os melhores cumprimentos
Carlos Clemente

Isto foi no dia 25-11-2011
AINDA ESTOU À ESPERA DE RESPOSTA


Abraço