segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VITÓRIA JUSTA EM DIA DE SÃO DESPERDÍCIO...!!!

Foi um Albano Mateus, muito bem composto, que recebeu o jogo grande da 9ª jornada da III Divisão Centro, que inclusive trouxe à Rádio Voz do Entroncamento os relatos de hóquei em patins.


Com Carlos Fagulha auxiliado por António Gameiro, ambos do Ribatejo a dirigir a partida, as equipas apresentaram-se da seguinte forma:
União FE: Tiago Velez (gr), Bruno Carvalho ©, Bruno Pereira, João Mendes e João Capitolino.
Suplentes: Luís “Melão” Santos (gr), Pedro Brazete, Marco Bento, Pedro “PR” Ricardo e Filipe Brizida
Treinador: Barros Simões e Miguel Jerónimo (Adjunto)

AC Sismaria: Flávio Silva (gr), Simão Clemente, Orlando Fernandes, Ricardo Santos © e Márcio Aldeagas
Suplentes: Marco Guerra (gr), Luís Oliveira, Rafael Silva, Jorge Amorim e João Simões
Treinador: Francisco Mendes

O União FE sem margem para mais erros sob pena de hipotecar a candidatura aos lugares de acesso à II Divisão, actual 3º classificado recebia o líder invito da prova, o debutante AC Sismaria, que debutante só tem o nome da colectividade de Leiria, pois a esmagadora maioria dos jogadores transitaram do SCL Marrazes que decidiu acabar com a secção de hóquei, a que se juntou a experiência de Orlando Fernandes, ex- SC Tomar.

Falando do jogo propriamente dito, a equipa alvi-negra entrou a tentar pegar nas “rédeas” do jogo e chegar ao golo o mais cedo possível, no entanto encontrou pela frente uma equipa muito “arrumada” em termos defensivos e que depois partia em ataques rápidos normalmente por intermédio de Márcio Aldeagas, no entanto a equipa do União tinha mais posse de bola e ia incomodando Flávio Silva e aos 3’ de jogo, é assinalado penalty contra o AC Sismaria por falta dentro da sua área. Pedro Brazete entra em rinque para a marcação do castigo máximo, mas não concretiza. O jogo continua equilibrado, apesar de um ligeiro ascendente Unionista que viria a dar frutos com 15’34’’ para jogar numa jogada magistral de Bruno Carvalho finalizada por João Capitolino à boca da baliza. Com os adeptos Unionistas a festejarem a vantagem da equipa Unionista, o jogo manteve os contornos anteriores, com os guarda-redes a sobreporem-se aos atacantes com defesas de qualidade, mas seria Pedro Brazete a aumentar o resultado (2-0) a faltar 3’58’’ para o intervalo. Resultado não sofreria alteração até ao final, apesar de a 30’’ do intervalo Ricardo Santos, cometer falta merecedora de cartão azul e Marco Bento chamado à marcação não aproveita o ensejo de aumentar a contenda.

Intervalo: União FE 2  -  AC Sismaria 0  (Faltas: 7-9)


A 2ª parte começa com o União a jogar em power-play, mas a não tirar dividendos dessa situação e a cometer 3 faltas no espaço de 5 minutos e atingir a 10ª falta que levou Márcio Aldeagas para a marca de livre directo e apenas com Tiago Velez pela frente não desperdiça e reduz para 2-1, estavam decorridos quase 5’ do segundo tempo. Demorou apenas 1' para Flávio Silva, guarda-redes forasteiro derrubar com o setique Bruno Carvalho que patinava por detrás da baliza. Carlos Fagulha mostra o cartão azul ao atleta e Francisco Mendes vê-se obrigado a retirar um jogador de campo para a entrada do guarda-redes suplente Marco Guerra. Marco Bento novamente chamado à marcação do livre directo, desperdiça a oportunidade. Novamente em power-play, mas desta feita a equipa de Barros Simões consegue aumentar a diferença no marcador através de uma seticada de meia-distância de Bruno Pereira, 3-1 com 18’40’’ para jogar. O jogo mantinha a mesma toada, jogado com velocidade, com ambas as equipas a criarem situações de perigo e numa dessas jogadas de ataque o AC Sismaria a chegar com bastante perigo à baliza de Tiago Velez, com a bola a embater nos ferros e os jogadores forasteiros a protestar afirmando que a bola tinha transposto a linha de golo. Com 10’30’’ decorridos seria a vez de Simão Clemente ver o cartão azul e desta feita a vez de João Capitolino falhar o livre directo. O jogo avançava para o final e o AC Sismaria tentava dar a volta ao resultado, mas Tiago Velez ia negando esse intento, e com 16’ de jogo a equipa visitante atinge a 10ª falta, e João Mendes na marca de livre directo, para variar desperdiça mais esta soberana oportunidade e o União já contabilizava nesta altura 1 penalty e 4 livres directos falhados. Os últimos 4’ foram do tipo “aguenta coração” para ambos os conjuntos, pois com 03’47’’ para jogar e num lance de contra-ataque Ricardo Santos reduz para a margem mínima 3-2. O União que com tanto desperdício podia estar a ganhar folgadamente, tinha agora um golo de vantagem e 14 faltas de equipa, contra 13 do adversário. O fantasma do empate e de mais dois pontos perdidos em casa pairava no Albano Mateus, e mais se acentuou quando João Mendes a 01’52’’ para o final comete a 15ª falta. Márcio Aldeagas que já havia marcado de livre directo é de novo chamado à marcação do mesmo, mas Tiago Velez opõe-se com categoria e na recarga nega novamente o golo do empate ao AC Sismaria. Com o União a tentar segurar a bola e deixar correr o cronómetro seria a equipa visitante a cometer a 15ª falta e João Mendes novamente chamado à marcação do respectivo livre directo, volta a falhar, para desespero de Barros Simões que viu os seus atletas falharem 6 oportunidades de ouro para fazer golo. O jogo chegaria ao fim sem que o resultado se alterasse e o União quebrava a invencibilidade do líder e mantinha-se no 3º lugar agora apenas a 5 pontos do adversário, mas com um jogo a menos.

Final: União FE 3  -  AC Sismaria 2  (Faltas: 16-15)


Num bom jogo de hóquei em patins, com a incerteza do resultado até ao apito final, o União conseguiu uma excelente vitória, que moraliza a equipa para os três compromissos de grau de dificuldade elevada que se seguem, C.U. Micaelense (casa), A Alcobacense CD (fora) e C.U. Micaelense (fora, jogo em atraso respeitante à 1ª jornada). Por seu turno a derrota do AC Sismaria não “belisca” em nada a caminhada da equipa de Francisco Mendes, que provou ser um excelente conjunto e provavelmente o mais sério candidato a vencer a Zona Centro da III Divisão.

Sinal mais: Bruno Pereira, um senhor em rinque e Bruno Carvalho com uma exibição de “encher o olho” tanto técnica como fisicamente. Por parte do AC Sismaria, Orlando Fernandes, o “regista” da equipa e para Márcio Aldeagas um “diabo” à solta. Para o muito público presente, que não se cansou de apoiar as suas equipas, e o facto de se tornar a ver muitos rostos conhecidos a regressar ao hóquei e a apoiar o seu União. Uma palavra também para a Rádio Voz do Entroncamento que fez o relato em directo do jogo, para todos aqueles que não puderam estar presentes.

Sinal menos: Para o “tamanho” desperdício de lances capitais (1 penalty e 5 livres directos) por parte do União, uma situação que carece de rápida solução e muito trabalho de casa, nomeadamente na preparação psicológico do jogador que vai tentar converter o lance.

Carlos Fagulha acabou por fazer um trabalho aceitável, acompanhando o jogo de perto e sem decisões que pudessem influenciar o resultado, no entanto fica na retina o lance em que o AC Sismaria reclamou golo, e o lance em que João Capitolino caiu dentro da área adversária num lance aparatoso já na 2ª parte.

Fotos de arquivo: Sérgio Claro, Fep Fotopraphy e União FE

Sem comentários: