terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DELGADO O ELO MAIS FORTE, MOURA O MAIS FRACO...!!!

Com um pavilhão muito bem composto, com adeptos das ambas as equipas, estavam assim reunidas as condições para um bom espectáculo de hóquei patins entre o 2º e o 3º classificado.


E assim foi, o União entrou bastante forte, assumindo logo a iniciativa de jogo, com uma troca de bola bastante intensa, apesar da equipa da casa obrigar Tiago Velez a duas boas defesas logo no primeiro minuto. Com 18’40’’ para jogar numa jogada dentro da área do Alcobacense, João Mendes aproveitou para fazer o 0-1. Os jovens de Alcobaça revelavam muita ansiedade e algum nervosismo nesta fase inicial mas foram aos poucos libertando-se e criando dificuldades para o último reduto Unionista com situações de 2x1 com Tiago Velez a opor-se com qualidade. Na baliza contrária também o União ia levando perigo, mas Luís Mateus ia dizendo presente e seria Bruno Pereira numa jogada de 2x1 a fazer o 0-2 com 08’ 20’’ para o intervalo. No minuto seguinte seria a vez de João Capitolino desperdiçar uma boa oportunidade de ampliar o marcador. Com 05’ 45’’ para o intervalo Chiquinho perde a bola a meio ringue e o dois jogadores do Alcobacense (2x0) frente a Tiago Velez permitem mais uma excelente intervenção do “keeper” Unionista. Na resposta o União dispõe de mais duas excelentes oportunidades, mas falha na concretização.


Tudo parecia fácil para a União, a equipa de Alcobaça tentava por todos lados chegar a baliza de Tiago Velez que estava determinado a manter a sua baliza inviolável. Foi então que através de um livre directo correspondente à 10ª falta do União que Duarte Delgado aproveitou para reduzir para 1-2, (na recarga após excelente defesa de Tiago) mantendo a esperança viva para a Capital da Maça. Com 02’30’’ para jogar o União ainda viria a desperdiçar uma excelente oportunidade para ir com um resultado mais folgado para o intervalo.

Intervalo: A Alcobacense CD 1  - União FE 2


A 2ª parte começa com o Alcobaça a demonstrar outra atitude e com a vontade de discutir o resultado do jogo, no entanto o União continua a jogar bem, pecando apenas no capitulo da finalização e logo no 1º minuto João Capitolino a sofrer falta dentro da área, com Jerónimo Moura a fazer “vista grossa” ao lance, ficando o respectivo penalty por marcar. No minuto seguinte seria novamente João Capitolino a desperdiçar uma jogada de 2x1.


O Alcobacense fazia pressão alta e obrigava o União a cometer alguns erros e foi então, que David “Esteves” Gonçalves com uma seticada à entrada da área restabelece o empate (2-2) a faltar 19’18’’. O Alcobaçense galvanizou-se e sentiu que era possível vencer o jogo, e nesta altura era a melhor equipa em rinque e seria novamente Jerónimo Moura que depois do penalty não assinalado, agora não valida um golo após remate de Bruno Pereira junto à baliza. Bruno Carvalho como capitão de equipa questiona o juiz Portuense e vê o cartão azul, ficando o Alcobacense a jogar em “power-play” e nesta situação chega ao 3-2, após a um remate de David “Esteves” Gonçalves que é desviada por um defensor do União. Com 11’51’’ para jogar os amarelo e negros tinha dado a volta ao marcador, e com o União à procura do golo seria novamente a equipa da casa a dispor de uma grande oportunidade numa jogada de 1x0. Depois do caso do jogo que foi o não sancionamento do lance em que a bola esteve dentro da baliza do Alcobaça, chegou o momento do jogo com Tiago Velez a ver cartão azul por derrubar com o setique um adversário que passava por detrás da sua baliza. Duarte Delgado chamado à conversão não falhou e aumentou a vantagem para 4-2.


O União continua a jogar bem a criar oportunidades e Jerónimo Moura continuava também a errar sempre em prejuízo dos alvi-negros, com 09’21’’ para jogar e numa jogada de 1x1 João Capitolino volta a ser derrubado dentro da área com o arbitro a mandar jogar, para na resposta assinalar a 15ª falta da equipa do Entroncamento e Duarte Delgado chamado mais uma vez à conversão faz hattrick e o consequente 5-2. O jogo estava partido e era notório no União a falta de recuperação e de marcação e fruto desta atitude aparece Duarte Delgado, após uma boa jogada de entendimento fazer o 6-2. Com 08’12’’ para jogar o Alcobacense estava com uma vantagem confortável, mas a equipa de Miguel Jerónimo não baixava os braços e deixava o suor no rinque, e fruto dessa atitude viria a beneficiar do livre directo correspondente á 10ª falta da equipa da casa. PR chamado à marcação desperdiça e Pedro Brazete na recarga envia a bola ao poste. Mas seria Pedro Brazete numa seticada forte a fazer o 6-3 num lance onde o guardião Alcobacense acaba por ficar mal na fotografia.


Com 06’59’’ e três golos de diferença no placard a equipa de Sergio Nunes ia gerindo a vantagem, ao passo que o União ia correndo atrás do prejuízo e Marco Bento na cara do “keeper” desperdiça mais uma oportunidade e no minuto seguinte novo desperdício. Por seu turno o Alcobacense também a desperdiçar excelente oportunidade (1x0) com Luís “Melão” Santos em bom nível a negar os intentos do adversário. O União continua inconformado com o resultado e Pedro Brazete com uma seticada forte a tirar “tinta” do poste da baliza adversária. Nesta altura já o jogo estava muito incaracterístico e a 01’20’’ do final do encontro, Diogo Verde leva azul devido a uma “picardia” com o adversário. O União por João Capitolino volta a desperdiçar novo livre directo desta feita a acertar com a bola na trave. No ultimo segundo ainda houve tempo para o União atingir a 20ª falta, desta feita não aproveitada pela equipa Alcobacense.

Final: A Alcobacense CD 6  - União FE 3


Nota positiva: A excelente moldura que se fez sentir no pavilhão de Alcobaça. Para a equipa do Alcobaça que após estar em desvantagem por 0-2, encontrou força para dar a volta e para Duarte Delgado, o maestro da equipa e autor de 4 golos. Para a 1ª parte do União e parte da 2ª a demonstrar a qualidade da equipa que acabou por esbarrar em quem do Porto veio dirigir a partida

Nota Negativa: Com a maturidade que os jogadores do União têm não deveriam ter-se “envolvido” em constantes discórdias com a arbitragem que acabou por ser prejudicial para a equipa, apesar de para quem presenciou a partida ter a noção que o Sr. Jerónimo de Sousa criou situações para que os jogadores Unionistas “perdessem a cabeça”. O habitual desperdício de oportunidades soberanas.


O árbitro da partida como foi referido nesta crónica, acabou por ter decisões que lesaram a equipa de Miguel Jerónimo, e assim sendo nota negativa para a sua actuação, nomeadamente na 2ª parte, se calhar fruto de algum latim que lhe foi dirigido durante grande parte do intervalo.

O Alcobacense acabou por aproveitar as “nuances” da partida e tirar proveito delas, aceitando-se a vitória apesar de por números exagerados. Com esta vitória a equipa de Sérgio Nunes acabou por vencer em dois rinques, pois o líder AC Sismaria foi surpreendido em casa pelo Vialonga por 3-6.

A Alcobacense CD: Luís Mateus, David “Esteves” Gonçalves, Duarte Delgado, Diogo Verde e Jorge Nunes
Treinador: Sérgio Nunes

União FE: Tiago Velez (gr), Bruno Pereira, Bruno Carvalho ©, João Capitolino e João Mendes
Treinador: Miguel Jerónimo

Arbitro: Jerónimo Moura (Porto), auxiliado por Rui Silva (Leiria)

Fotos: Fernando José Fotografias

Sem comentários: