segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ESTRELINHA DA SORTE BRILHOU PARA O TURQUEL...!!!

A tarde fria de sábado acolheu em Santa Cita o jogo da 14ª jornada do Nacional da II Divisão que opunha a ACR Santa Cita ao HC Turquel. A equipa da casa a jogar com um "fumo negro" em memória de António Lopes Principal sócio nº 19 da colectividade e que faleceu no passado dia 08 de Fevereiro 2012.


O ultimo jogo da 1ª volta foi dirigido por Joaquim Carpelho e Rui Lameiras de Setúbal e foram estes os cinco iniciais:
ACR Santa Cita: Costa Pereira (gr), David Vieira, Tiago Barreiros, Tiago Pereira e Eliseu "Zig" Raimundo.
Treinador: Luís Miguel Cunha

HC Turquel: Marco "Tuga" Barros (gr), Vasco Luís, Paulo Passos, Fábio e Daniel Matias
Treinador: Prof. João Simões


Jogo intenso aquele que se assistiu na Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins com duas equipas em posições diametralmente opostas na tabela classificativa, mas ambas proibidas de perder pontos e onde o empate tera sido o resultado mais justo. A equipa de Luís Miguel Cunha entrou a tentar manter a posse de bola e chegar com perigo à baliza de Tuga, mas por seu lado o HC Turquel não permitia esses intentos e tinha mais posse de bola, apesar da equipa de Santa Cita quando na posse da mesma criava mais perigo. Com 17'42'' para jogar o HC Turqurl numa jogada de contra ataque, beneficia de uma falta na grande área adversária, Vasco Luís chamado à marcação do penaltie permite uma excelente intervenção a Costa Pereira, e com quem não marca arrisca-se a sofrer, passados 30'' David Vieira inaugura o marcador para a equipa da casa (1-0). Era o melhor período do Santa Cita que viria a ampliar a marca por Tiago Barreiros (2-0) com 11'36''. O Turquel a não poder perder pontos mostrava alguma ansiedade e nervosismo e sinal disso é a falta de Daniel Matias sobre Nuno Nobre merecedora de cartão azul. Nuno Nobre chamado à marcação do livre não aproveita a oportunidade para ampliar o marcador. Jogava o Santa Cita em "power play" mas não tirou dividendos dessa situação e o Turquel ia aparecendo com mais perigo, valia na altura as excelentes intervenções de Costa Pereira, mas a 06' 44'' Fábio desvia à boca da baliza uma bola seticada de longe por André Luís. O Santa Cita não acusou o golo e continuou a jogar concentrado e a criar oportunidades que Tuga ia negando. Daniel Matias derruba Rui Alves e vê novamente o cartão azul. João Filipe na marca de livre directo não aproveita a oportunidade. Voltava o Santa Cita a jogar em "power play", mas seria João Filipe a derrubar Paulo Passos dentro da area, Gonçalo Santos chamado á marcação do penaltie permite a defesa de Costa Pereira, faltavam 04'53'' para o final da 1ª parte. Acabava o situação de "power play" e o Santa Cita não aproveitava e seria a equipa de Turquel a marcar por André Luís após jogada de entendimento.

Intervalo: ACR Santa Cita 2 - HC Turquel 2


A 2ª parte não traz novidades, e como foi dito anteriormente se o Turquel tinha mais posse de bola, o Santa Cita era mais perigoso, Costa Pereira e Tuga com intervenções de grande nível iam mantendo o marcador. Seria Daniel Matias a marcar e a dar a "cambalhota" no marcador 2-3, mas o Santa Cita não quebrou e Nuno Nobre com uma seticada de meia distância repõe a igualdade (3-3) faltavam 16'03'' para o final. O jogo mantinha a mesma intensidade e indecisão face ao vencedor e apesar do tempo já jogado mantinha a qualidade do mesmo, com duas equipas ao nível uma da outra e que nem pareciam que estar tão distanciadas na tabela classificativa. Com o Santa Cita à beira da 10ª falta seria Zig a derrubar Paulo Passos e a cometer e a levar Vasco Luís para o livre directo, que o melhor marcador do Turquel viria a desperdiçar faltavam 08'15'' para o final. Paulo Passos derruba David Vieira dentro da área e Nuno Nobre não aproveita a grande penalidade para desfazer a igualdade, o Santa Cita jogava pela 3ª vez na partida em "power play" e pela 3ª vez não aproveitava a situação. Ficaria reservado para o ultimo 01'36'' a resolução da partida, iniciada por Gonçalo Santos a fazer o 3-4 na marcação do livre directo correspondente à 15ª falta do Santa Cita, que Costa Pereira ainda defendeu á primeira, mas Gonçalo na recarga a marcar. Na sequência deste lance e por palavras dirigidas ao arbitro o guardião do Santa Cita viu o cartão azul, obrigando a saída de um jogador de campo para a entrada de Renato Godinho e seria Paulo Passos a estabelecer o resultado final (3-5) num remate que tabela no patim de Nuno Nobre e acaba no fundo da baliza.

Final: ACR Santa Cita 3 - HC Turquel 5


Sinal mais: Para ambas as equipas pelo excelente espectáculo proporcionado, e em particular ambos os guarda-redes pela quantidade de excelentes defesas que efectuaram. Costa Pereira guardião do Santa Cita mencionado também neste paragrafo pela atitude após sofrer o 4º golo, que ao ver o cartão azul, motivando a saida de um jogador de campo para entrar o Renato Godinho, hipotecou as hipóteses da sua equipa procurar pelo menos o empate.

Sinal menos: Para a não concretização das oportunidades soberanas (livres directos e penalties) por parte de ambos os conjuntos. Para as faltas duplas e atrás da baliza do adversário cometidas pelo Santa Cita, que demonstram as 15 faltas de equipa cometidas, ultima das quais "fatídica" para o resultado negativo obtido pela equipa de Luís Miguel Cunha.


A equipa de arbitragem apesar de contestada por ambas as equipas acabou por fazer um trabalho aceitável sendo um elemento positivo no excelente espectáculo que Santa Cita  e Turquel proporcionaram a todos os que se dirigiram ao Pavilhão e aos que acompanharam através da HCTv.

Crónica elaborada a partir da transmissão da HCTv
Fotos: João Flores e HCTv

Sem comentários: