quinta-feira, 29 de março de 2012

INTER-REGIÕES AOS OLHOS DO RIBATEJO E DO PORTO

Começa hoje a 36ª edição do Inter-Regiões que este ano será disputado no pavilhão da A.J. Salesiana entre 29 de Março e 01 de Abril.


O Cartão Azul falou com Miguel Jerónimo, treinador da AP Ribatejo e Hélder Antunes, treinador-adjunto da AP Porto para saber a sua opinião sobre este evento. Tencionamos publicar ainda hoje a opinião de Luís Moreira "Tikinho" treinador da AP Lisboa.

CA - Qual a antevisão que fazes desta edição do Inter Regiões?
MJ - Antevejo um torneio muito competitivo, onde as equipas ditas favoritas ao título terão algumas dificuldades para se assumirem. Acho que cada selecção tem as suas armas e fará de tudo para dificultar a vida às tais seleções favoritas. Quanto ao que aguardo, deste inter regiões, espero que seja bem disputado e com grandes jogos de hóquei em patins.
CA - Este novo esquema é mais benéfico para a competição, ou só se chegou a ele pelo facto de Algarve e Madeira não participarem?
MJ - A meu ver, só se chegou a este modelo de competição pelas desistências referidas. No entanto, se é mais ou menos benéfico, penso que só no final deste torneio “experimental” se poderá chegar a uma conclusão. Na minha opinião, penso que será mais exigente para os atletas, pois penso que o nível de competitividade, também, aumenta com este modelo.
CA - Numa fase em que os atletas estão no gozo das férias da Páscoa, não seria de levar em conta um Inter Regiões onde jogassem todos contra todos?
MJ - Realmente, para a evolução e crescimento dos atletas a nível desportivo, esse seria o modelo ideal, mas não nos podemos esquecer que se jogassem todos contra todos realizar-se-iam mais jogos, o que alongava os dias de torneio e consequentes custos monetários à sua organização. Mas, sem dúvida que nesse modelo, o vencedor do torneio teria que ser a equipa mais regular em prova, o que traria uma competição mais exigente e justa.
CA - Quais são na tua opinião os favoritos à vitória final?
MJ - À partida todos partem na mesma posição pontual, mas penso que as seleções de Lisboa, Porto e Minho são sempre as principais favoritas, quanto mais não seja pela quantidade de “matéria-prima” que possuem nos seus distritos. Embora, muitas vezes quantidade não seja sinónimo de qualidade, no entanto ajuda muito.
CA - Obrigado pela colaboração e disponibilidade. Para terminar alguma mensagem que queiram deixar aos visitantes do Cartão Azul?
MJ - Espero que este espaço informativo continue a realizar o bom trabalho que tem feito, em prol desta modalidade e que os seus leitores, aqui pudessem deixar mensagens de apoio à nossa Seleção do Ribatejo, pois o vosso apoio será precioso. Abraço!

CA - Qual a antevisão que fazes desta edição do Inter Regiões?
HA - Antevejo um inter regiões muito equilibrado e muito bem disputado. Penso que há selecções que irão surpreender pela positiva, nomeadamente selecções menos favoritas. Quem pensar que há somente uma ou duas seleções fortes estará um pouco enganado. Cada selecção com os seus argumentos e com as suas "armas", poderá surpreender positivamente e penso que haverá algumas surpresas.
Espero muitos jogos equilibrados desde a fase de grupos até aos jogos que ditarão a classificação final, como espero também um inter regiões muito mais táctico que técnico.
CA - Este novo esquema é mais benéfico para a competição, ou só se chegou a ele pelo facto de Algarve e Madeira não participarem? Numa fase em que os atletas estão no gozo das férias da Páscoa, não seria de levar em conta um Inter Regiões onde jogassem todos contra todos?
HA - Este quadro competitivo exigirá muito a todos os atletas e a todas as equipas, porque obriga todos a realizarem entre 5 a 6 jogos em apenas 4 dias e onde as temperaturas que se verificam actualmente, poderão fazer com que a exigência física seja brutal e assim sendo, o espectáculo da modalidade fique um pouco comprometido. É preciso relembrar que estamos a falar de jovens amadores e não de profissionais.
Penso que o quadro competitivo apesar de não ser o ideal é positivo, no entanto penso que se os jogos fossem realizados em dois pavilhões e permitisse outro horário de jogos a todas as equipas, faria com que todos tivessem mais tempo de repouso e consecutivamente, todos pudessem estar mais "frescos" em todos os jogos e sem baixar a qualidade do espectáculo.
Um sistema de todos contra todos, obrigaria a que a prova fosse disputada ao longo de mais dias e com isso os custos de organização aumentariam o que poderia não ser viável, no entanto, iria fazer com todas as equipas se "conhecessem" em campo e permitiria que o vencedor fosse a equipa mais regular da prova.
Talvez, na minha opinião, a opção de duas séries a apurar os dois primeiros de cada série para um sistema final four e as restantes equipas a serem emparelhadas para disputar do 5º ao 10º, mas em dois pavilhões diferentes seria a opção mais válida.
CA - Quais são na tua opinião os favoritos à vitória final?
HA - Penso que todas as equipas são favoritas à partida, porque todos partem em igualdade com o mesmo número de jogos para realizar e o mesmo número de pontos, no entanto,existe uma vantagem para Lisboa e para o Minho, atendendo ao facto de uma ser a equipa anfitriã, a outra ser a campeã em título e ambas possuírem bons plantéis.
CA - Obrigado pela colaboração e disponibilidade. Para terminar alguma mensagem que queiram deixar aos visitantes do Cartão Azul?
HA - Desejo que o Cartão Azul continue a realizar o excelente trabalho que tem realizado em prol da modalidade e que todos os seus visitantes possam saber tudo sobre o inter regiões neste espaço e que possam também comparecer no inter regiões para bem da nossa modalidade.

Sem comentários: