segunda-feira, 16 de abril de 2012

AGUENTA CORAÇÃO...!!!

Um União na 1ª parte e um União diferente na 2ª foi assim que a equipa de Miguel Jerónimo se apresentou no sábado frente ao HC Lourinhã num jogo que prendeu os espectadores até ao apito final.


Com a arbitragem de Paulo Afonso de Coimbra as equipas alinharam da seguinte forma:
União FE: Tiago Velez (gr), Bruno Pereira, Pedro Brazete, João “Capi” Capitolino e Marco Bento.
Suplentes: Luís “Melão” Santos (gr), Bruno Carvalho ©, João “Mendx” Mendes, Pedro “PR” Ricardo e Francisco “Chiquinho” Maia
Treinador: Miguel Jerónimo

HC Lourinhã: Rui Gomes, Michel Pereira, Luís “Licas” Calado ©, Alexandre “Alex” Pereira e Ricardo “Ministro” Santos
Suplentes: João Santos (gr), Carlos Fernandes (gr), Miguel Mateus, Alexandre Ferreira
Treinador: Paulo Valentim


O União ciente que só a vitória interessava começou o jogo a pressionar a equipa que viajou da Lourinhã e que se apresentou no Albano Mateus órfã de Fábio Ginha e com 01’ 30’’ de jogo Capi inaugurou o marcador. Antes de se atingir o 5’ da partida Licas capitão da equipa da zona Oeste viu o cartão azul por derrube a Capi, mas PR chamado à marcação do livre directo não aproveitou para aumentar a vantagem, assim como a equipa alvi-negra não aproveitou a situação de power-play para marcar.


Foi preciso esperar até cerca dos 12’ para ver de novo o marcador a funcionar e desta feita através de Bruno Carvalho a concluir uma jogada de insistência. O jogo decorria em sentido único, ou seja na direcção da baliza de Rui Guedes e Capi numa jogada de entendimento fazia o terceiro golo da equipa Unionista a faltar 05’ 22’’ para o intervalo.


Com três golos de diferença o União abrandou e a equipa da Lourinhã aproveitou para começar a criar perigo junto do ultimo reduto Unionista e num desses lances de ataque Bruno Carvalho faz falta dentro da área e vê o respectivo cartão azul, Licas chamado à marcação aproveita para reduzir para 3-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

Intervalo: União FE 3  -  HC Lourinhã 1


A 2ª parte traz “duas equipas diferentes”, um União apático e nervoso, e um Lourinhã confiante nas suas capacidades e o cariz do jogo altera-se, no entanto a equipa visitante com 18’12’’ para jogar atinge a 10ª falta, mas PR chamado novamente à marcação do livre directo, volta a desperdiçar.


O HC Lourinhã continua a ser a equipa mais perigosa em pista e com 11’56’’ para jogar Alexandre Ferreira num execução perfeita na boca da baliza reduz para a margem mínima (3-2) aproveitando o golo para uma “provocaçãozita” ao público da casa. O União nesta fase da partida era uma sombra do que mostrou na 1ª parte e começou a pairar no Albano Mateus o “fantasma” dos pontos perdidos em casa e ia-se adivinhando o golo do empate. Com 09’42’’ para jogar o União atinge a 10ª falta e Michel chamado a marcar o respectivo livre directo permite a defesa de Tiago Velez.


Com o jogo partido e o União a não encontrar forma de estabilizar o mesmo, era o HC Lourinhã a mandar na partida Ministro a 03’15’’ do final fez o que se temia, ou seja o golo do empate, numa seticada de meia distância. Festa nas hostes da Lourinhã, desalento no público Unionista que via a sua equipa novamente a claudicar em casa. O União “acordou” e começar a correr “atrás do prejuízo” e a cerca de 3’ do final a equipa forasteira atinge a 15ª falta, Capi no entanto não consegue concretizar o livre directo. O tempo ia passando e o União via fugir a hipótese de lutar até à última jornada pela subida, mas seria Capi na cara de Rui Guedes a fazer o 4-3, faltavam 02’12’’ para o final. Explosão de alegria no Albano Mateus que seria interrompida 07’’ depois quando o União atingiu a 15ª falta, mas Alex na marcação do livre directo não conseguiu bater Tiago Velez.


Antes do apito final a equipa da Lourinhã ainda atingiu a 20ª falta mas Marco Bento seguiu o exemplo dos seus antecessores e falha o livre directo faltava 01’25’’ para o “terminus” da partida. Até ao final a equipa do União foi gerindo o tempo e a posse de bola e acabou por vencer a partida, adiando a decisão da subida para o ultimo jogo em que defronta o AC Sismaria em Marrazes, mas onde a equipa da casa necessita apenas do empate para se juntar ao A Alcobacense CD na subida à II Divisão.

Final: União FE 4  -  HC Lourinhã 3


Sinal mais: Para o apoio incansável dos adeptos e em particular da claque "Batalhão Ultra" à equipa do União. Para a 1ª parte da equipa Unionista e a 2ª da equipa do HC Lourinhã.

Sinal menos: Para a 2ª parte do União e para a marcação de livres directos, que mais uma vez foi o “calcanhar de Aquiles” de ambas as equipas.

Paulo Afonso acabou por ter uma actuação com uma ou outra falha, mas acabou bastante contestado por ambas as equipas.


O União chega assim à última jornada a depender única e exclusivamente de si próprio, pois uma vitória sobre o AC Sismaria garante a subida, no entanto terá que ter em conta a excelente qualidade da equipa Leiriense que muito bem orientada por Francisco Mendes tem no seu plantel excelentes jogadores como é o caso de Orlando Fernandes e Márcio Aldeagas.

Fotos: Barros Simões

Sem comentários: