quinta-feira, 12 de Abril de 2012

DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA VENCER

 
Depois de termos auscultado a opinião de Márcio Aldeagas sobre o jogo grande da jornada, fomos saber junto de Duarte Delgado, um dos esteios da equipa amarela e preta da Capital da Maçã como está a ser encarado a partida que pode decidir as subidas e até o Campeão da III Divisão Zona Centro.
CA – Bom dia, obrigado pela disponibilidade. Como está a ser encarado o jogo do próximo sábado?
DD – Bom dia Francisco. O jogo está a ser encarado com muita seriedade e com muito rigor. Não vou dizer que se trata de um jogo igual a qualquer outro, porque estamos conscientes da importância deste desafio. No entanto, vamos encarar a semana de treinos de uma forma consciente e desenvolver estratégias para que possamos levar de vencida a equipa do Sismaria. Nunca perdendo o respeito pelo adversário e sabendo do grande valor da sua equipa.
CA - Uma vitória do A Alcobacense CD garante a subida, será isso um factor inibidor pelo facto de saberem que um pequeno erro pode por em causa uma época de trabalho, ou por seu turno motivador, pois a vitória como foi dito anteriormente garante a subida e a possibilidade de poderem vencer a série?
DD – Penso que são esse tipo de sentimentos e emoções que nos fazem ir treinar durante a semana e deixar com “aquele bichinho” na véspera dos grandes jogos. São jogos que qualquer atleta os gosta de disputar. São jogo que mexem emocionalmente com os atletas e que por vezes, pode ter resultados positivos ou negativos. Espero que consigamos tirar proveito desses factores de uma forma positiva e que nos transcenda para uma grande exibição e claro, para a vitória. 
 

CA - Na 1ª volta a derrota pela margem mínima em Marrazes, deixou um amargo de boca, pois ficou a sensação que poderiam ter saído de lá com outro resultado. Agora a jogarem perante o vosso público assumem-se como favoritos, ou pelo facto do AC Sismaria ter excelentes jogadores e estar muito bem orientado pelo Francisco Mendes, será um jogo em que o favoritismo será repartido por ambos os conjuntos?
DD – Sim, de facto na 1ª volta ficamos com a sensação que poderíamos ter saído de lá com outro resultado. Foi um jogo muito bem disputado, que poderia ter “caído” para qualquer um dos lados. Infelizmente para nós, o Sismaria saiu vitorioso. Em relação a sábado, penso que o factor casa pode ser importante mas nunca decisivo. É sempre saudável jogarmos com o apoio do nosso público e no nosso habitat natural. Quanto ao Sismaria, sabemos do seu valor e da qualidade dos seus atletas e técnico. São uma equipa muito organizada e muita equilibrada dentro da pista. Conta com jogadores com alguma experiência de 1ª e 2ª divisão e é com mérito que estão na 1ª posição do campeonato. No entanto, também temos o nosso valor e estamos determinados a discutir o jogo em prol da vitória. Sabendo que se trata de um encontro muito difícil para ambos os lados e que será no pormenor que se irá decidir o resultado. Quanto ao favoritismo, assumo que queremos vencer, nunca deixando de respeitar o adversário e o seu valor. Em casa “mandamos nós” e será nesse sentido que iremos abordar o jogo.
CA - O facto do AC Sismaria jogar quarta-feira para a Taça de Portugal com o Lavra (II divisão norte), poderá ser um factor a ter em conta no jogo de sábado, tanto pelo lado positivo em caso de vitória ou negativo em caso de derrota, ou o cansaço desse jogo independentemente do resultado será penalizador para a equipa do Sismaria?
DD - Penso que em caso de vitória, só irá aumentar os seus índices motivacionais. No caso de saírem derrotados, não será esse deslize que irá comprometer as suas aspirações para o jogo de sábado. Até porque vão competir com uma equipa de um escalão superior e não têm “obrigação” de vencer. Em relação ao cansaço que poderão apresentar no jogo de sábado, penso que têm 3 dias de recuperação, o que chega perfeitamente para se apresentarem em boas condições físicas. Quero aproveitar, para desejar boa sorte ao Sismaria para o jogo da Taça de Portugal e que consigam ultrapassar mais este difícil obstáculo.   
 

CA - Caso vença a Lourinhã em casa o União tirará dividendos deste jogo, achas que a equipa do União ainda tem uma palavra a dizer nas contas deste campeonato?
DD – Sem dúvida, a luta pelos dois lugares de subida está completamente em aberto. E o grande beneficiado desta jornada é claramente a União. Este campeonato vai ser decidido na última jornada. Isso é um facto! Após esta jornada, poderá apenas ficar uma vaga disponível para o acesso à 2ª divisão.
E não vamos esquecer que na última jornada temos um escaldante Sismaria vs União, que em caso de derrota do Sismaria será um jogo do “mata-mata”. Mas prefiro falar de um jogo de cada vez. Quero apenas realçar, que de facto está tudo em aberto para as 3 equipas de cima.
CA - Mais uma vez obrigado pela disponibilidade, e fica o espaço aberto para alguma mensagem que queiras deixar aos adeptos do A Alcobacense CD e aos visitantes do Cartão Azul
DD – Quero aproveitar para agradecer ao Francisco pela oportunidade de me poder exprimir e congratula-lo pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da modalidade. Quanto aos adeptos e apoiantes, espero que nos continuem apoiar como têm feito, pois são sem dúvida uns dos factores pela excelente época que temos vindo a realizar. Queria deixar uma palavra de agradecimento à claque do AACD em meu nome e do de todo grupo, pela forma incansável como nos têm apoiado.

Fotos: Fernando José Fotografia

Sem comentários: