terça-feira, 12 de junho de 2012

CLÍNICAS DE VERÃO - PARTICIPA E DIVERTE-TE

A pouco mais de 1 mês do início do 1º estágio das Clínicas de Verão, que este ano completam o 12º aniversário, o Cartão Azul foi ao encontro do Prof. Luís Duarte para sabermos como será a edição deste ano.
CA – Bom dia Luís, obrigado pela tua disponibilidade, no ano em que completam 12 anos de “Clínicas de Verão”, quais os principais objectivos?
LD – As Clínicas de Verão têm como objectivos a melhoria das capacidades físicas dos jovens, ocupação dos seus tempos livres e promoção do desenvolvimento motor e cognitivo. O principal intuito é contribuir para o seu desenvolvimento integral aplicando o conhecimento inerente a outras modalidades. Proporcionamos, também, um enorme e saudável convívio entre diversos atletas e pais dos diferentes clubes construindo, com as suas diferentes ideias e pontos de vista, uma saudável competição nos escalões de formação e a necessidade de ter o Hóquei em Patins aliado a outras modalidades em tempo de férias.
CA – Sendo este estágio destinado a todos os atletas federados até ao escalão de juniores, quais destes jovens poderão tirar maior proveito/ensinamento do mesmo?
LD – A organização de cada semana tem a haver com a qualidade técnica e tácita de cada jovem inscrito, e fazemos 3 grupos consoante uma avaliação inicial. Os treinos para cada grupo têm objectivos diferentes pelo que todos os grupos tiram o maior rendimento possível durante a semana que estão nas Clínicas de Verão. 
CA – Luís como todos nós sabemos, o país atravessa uma grave crise financeira. Até que ponto essa crise se pode reflectir no número de inscritos, e de que forma tencionam contornar esta situação?
LD – A crise é uma realidade, mas pensamos, e pelas inscrições que já temos até ao momento, que teremos duas boas semanas. Uma das formas que decidimos à cerca de 3 anos, e também como estratégia, foi manter os valores das inscrições atendendo a situação actual que o país atravessa. O facto de não aumentar os preços deve-se em parte aos apoios de instituições e de pessoas individuais a quem agradecemos.
CA – Para além do Carlos Pires e de ti próprio, quais serão os outros monitores destas Clínicas de Verão?
LD – Temos tido ao longo destes anos muitos treinadores e atletas que nos ajudam como monitores, a quem agradeço desde já. Este ano, teremos o Nuno Carrão (treinador adjunto da selecção nacional de sub 20 e treinador do Infante Sagres que está na 2ª fase no nacional de Infantis), Filipe Martins (treinador dos seniores, benjamins e iniciação do Parede), Diogo Alves (jogador do Oeiras e estudante de Educação Física e Desporto), João Candeias (treinador nível 1 e atleta do Sporting), Ricardo Paulino (guarda redes do Sporting e estudante de Educação Física e Desporto), Diogo Rodrigues (guarda redes do Benfica e internacional sub 17), Frederico Borges (guarda redes do Sintra), José Dias (professor de Educação Física e de Exploração Natureza). 
 

CA – Sendo as Clínicas de Verão pioneiras neste tipo de estágios, tem-se assistido nos últimos anos, ao aparecimento de outras iniciativas do género espalhadas um pouco por todo o país. Será isso um motivo para que o número de inscritos venha a diminuir, pelo facto de se dividir pelas outras ofertas, ou vem provar que o vosso projecto veio dar um contributo de qualidade à prática da modalidade e daí ser a referência no que diz respeito às chamadas “Clinics”?
LD – Não somos pioneiros porque já existiam outras férias desportivas, mas podemos afirmar que somos as mais antigas do nosso país e as únicas, sim, na integração de um torneio 3x3 durante o fim-de-semana no intervalo das Clínicas de Verão. Por acaso, poderemos dizer que existem mais iniciativas do género, mas temos que relatar que felizmente, as nossas inscrições não têm sofrido diminuições e inclusivamente no ano passado conseguimos estabelecer um record em número de inscrições numa semana. Sobre a nossa qualidade, pensamos que realizar 12 anos esta iniciativa é não só por amor a uma modalidade mas também pelo amor ao ensino que realizamos com os jovens e o feedback que recebemos.
 

CA – Para além dos dois estágios previstos, também irá haver um torneio de 3x3, de que forma esse evento contribui para a projecção/consolidação do projecto?
LD – O torneio 3x3 surgiu à 6 anos, porque existia, de alguma forma, pouca competição para os atletas da zona de Lisboa no mês de Julho e poucas ofertas neste tipo de torneio. Este torneio dá também a oportunidade de aproveitarem o estar nas Clínicas de Verão e realizarem o 3x3, mesmo sem equipa definida, visto que surgem inscrições de atletas que se conhecem nas Clínicas, o que para nós é bastante gratificante. Umas das vantagens, é que participam muitos atletas seniores no 3x3 que jogam na 1ª divisão e que os jovens gostam de ver, as questões técnicas são mais vistosas.
Este ano, pela 1ª vez, apresentamos a inovação para o 6º TORNEIO DE HÓQUEI EM PATINS "CLÍNICAS DE VERÃO" na variante de 3x3, com o objectivo de divulgar o Hóquei em Patins nas idades mais jovens, vamos este ano abrir inscrições para Bambis e Benjamins com algumas adaptações ao jogo formal dos outros escalões. Vai ser realizado em 1/2 campo (2 campos de dimensões reduzidas), com balizas pequenas e sem Guarda-Redes e com 3 atletas de campo, está assim garantido um agradável e saudável espectáculo nos pequenos hoquistas e que o valor de cada inscrição é por atleta, diminuindo o valor total, incluindo a oferta de 1 medalha, prémio para 1º classificado e melhor marcador.
 

CA – Antes de terminar fica uma pergunta que de certeza os nossos visitantes gostariam de ver respondidas. Nestes onze anos de Clínicas de Verão, que jovens passaram por lá e atingiram lugares de destaque no hóquei patinado português, incluindo internacionais?
LD – Dos atletas mais sonantes, o João Rodrigues que está nos seniores do Benfica é o nome mais sonante do Hóquei Patins nacional. Dos atletas seniores da 1ª divisão apenas os atletas Ricardo Frias (Infante Sagres), João Souto (Valongo), João Beja (Tigres Almeirim), João Coelho (Tigres Almeirim), e Miguel Rocha (Benfica).
Dos internacionais, Diogo Oliveira (Sporting), André Gaspar (Benfica), Marinho (Selecção Moçambique - Sporting), Diogo Neves (Benfica), Pedro Delgado (Sporting), Filipe Bernardino (Selecção Moçambique), João Guimarães (Porto), Diogo Rodrigues (Benfica), Diogo Fernandes (Sporting), Rita Paulo (internacional sénior – Lobinhos) Neuza Pebre (internacional sénior), Ana Santos (internacional sénior), Sónia Rego (internacional sénior).
No 3x3, tivemos grandes nomes, todos eles internacionais, Pedro Afonso – Candelária, Rui Ribeiro - Paço de Arcos, Carlos Silva – PA, Ricardo Barreiros – Liceo Corunha, Gonçalo Alves – Sporting, André Pimenta – Sporting, Vitor Hugo – Espinho, Jorge Silva – Candelária, Miguel Rocha – Benfica, Pedro Henriques – Benfica, Pedro Vaz – Tigres Almeirim, Diogo Lã – Tigres Almeirim, João Campelo – Stuart Carvalhais, Carlitos – Tigres Almeirim, Pedro Henriques – Benfica, André Ferreira – Paço de Arcos, Rita Paulo – Lobinhos, Marinho e Filipe Bernardino da selecção de Angola e Igor Alves – selecção de Moçambique.
E muitos mais estiveram presentes.
Estiveram também presentes como treinadores, Pedro Nunes – selecção Moçambique, Luís Sénica e Nuno Ferrão – Benfica.
 

CA – Luís resta-me agradecer mais uma vez a tua disponibilidade e deixar o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos visitantes do Cartão Azul
LD – Gostaria também de te agradecer pela disponibilidade que tens pela paixão ao Hóquei em Patins, de divulgar e fazer acreditar que é possível que o Hóquei em Patins tenha tudo para brilhar no nosso país. A participação nas CLÍNICAS DE VERÃO é uma experiência que todos os atletas deveriam realizar, visto ser uma actividade que contempla uma grande diversidade de conhecimentos em várias matérias, divertimento e conhecimento para todos os participantes, aliada a uma boa disposição e um convívio saudável entre todos. Participa e diverte-te.

Fotos: Clínicas de Verão

Sem comentários: