quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

SETICADAS DA SEMANA - RÁDIO CIDADE DE TOMAR

Às 3ª feiras por volta das 23:30 horas o Cartão Azul tem o seu espaço de antena na Rádio "Cidade de Tomar".

Na rubrica "As seticadas da semana" são revistos os jogos do fim-de-semana das equipas Ribatejanas e outros assuntos de interesse relativos ao Hóquei em Patins. Pode ouvir a rubrica de ontem clicando no ícone apresentado em baixo.

PODEMOS DAR A VOLTA A ESTA SITUAÇÃO...!!!

Para terminar as entrevistas que efectuamos ao longo destas ultimas semanas sobre o balanço da 1ª volta e antevisão da 2ª com jogadores e técnicos de equipas da I e II divisão, fomos desta feita até à Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins ao encontro de Eliseu Raimundo, Zig como é conhecido na modalidade, para sabermos qual a sua opinião sobre o campeonato da ACR Santa Cita, candidatos à subida e descida.
CA - Bom dia Zig, qual o balanço da 1ª volta?
ER - Bom dia Francisco. O balanço desta primeira volta, não tem sido de todo positivo, temos encontrado algumas dificuldades e condicionalismos inesperados, que aliados a uma falta de experiência e de rodagem nesta 2ª Divisão nos tem levado à posição que o nosso clube ocupa actualmente. No entanto, cientes das nossas capacidades e com a união do grupo de trabalho e da equipa técnica, penso que nesta segunda volta podemos dar a volta a esta situação que não espelha de todo a qualidade do grupo nem das pessoas que trabalham todos os dias para manterem a equipa sénior.
CA - Que antevisão podemos fazer para a 2ª volta, quais os verdadeiros candidatos à subida e quais as equipas que irão encontrar maiores dificuldades em se manter?
ER - Creio que nesta altura do campeonato essas posições já se encontram bem definidas, sendo que na luta para a subida e de forma efectiva temos o Turquel, Sporting C.P. e Sporting de Tomar, sendo que aqui também se poderá intrometer o Oeiras, bem como o Sesimbra que são equipas com historial e rodagem de 1ª e 2ª divisão, podendo intrometer-se e “roubar” pontos a estes ditos candidatos. Ao invés e na luta pela descida, temos o Santa Cita, Académica de Coimbra, Nafarros e Vasco da Gama, penso que será uma luta bastante equilibrada, sendo que os últimos lugares poderão alternar-se jornada após jornada e onde os confrontos individuais farão a diferença pontual entre ambas as equipas.
 

CA - Obrigado e fica o espaço à disposição para mais alguma mensagem que queiram deixar aos adeptos e simpatizantes do clube e a todos os visitantes do Cartão Azul
ER - A todos os adeptos, simpatizantes e habitantes da aldeia de Santa Cita quero desde já deixar o meu agradecimento por todo o apoio que nos têm dado, pois apesar dos resultados não terem sido aqueles que todos ambicionavam “a gente” de Santa Cita nunca deixou de nos apoiar e de se fazer sentir junto de nós. A eles prometo muita luta e orgulho na defesa das cores do Santa Cita. Aos visitantes do Cartão Azul expresso o desejo de que continuem a gostar de hóquei em patins e que se desloquem aos pavilhões para ver e apoiar as suas equipas, sendo que são eles que mantêm esta modalidade viva. Ao amigo Francisco, mais uma vez, o desejo de uma óptima continuação e que continue a dar notícias sobre a nossa modalidade, como faz e muito bem, por muitos e longos anos.

Fotos: Barros Simões

terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012

FPP NÃO DÁ RAZÃO AOS TIGRES...!!!

A Federação de Patinagem de Portugal não deu razão ao Hóquei Clube "Os Tigres" de Almeirim e autorizou a transferência internacional do jogador Gonçalo Favinha, a quem o clube levantou um processo disciplinar. Em declarações a O MIRANTE, o presidente adjunto da federação Vítor Silva, disse que o processo de que Os Tigres se queixam de ter irregularidades foi analisado pela direcção e não se verificaram os pressupostos apontados pelo clube.

Os Tigres alegavam que o jogador que entrou no plantel este ano vindo do Sporting de Tomar tinha entregado uma declaração falsa de transferência, alegando que esta não tinha sido assinada pelo presidente do clube, Carlos Taborda. Chegou a falar-se em falsificação de assinatura, mas a federação concluiu que a assinatura e o carimbo constantes no documento são válidos e originais. A decisão já foi comunicada ao comité internacional da modalidade e Gonçalo Favinha pode a partir de agora ingressar num clube francês.

Recorde-se que o caso ocorreu a poucos dias de Os Tigres defrontarem em casa o primeiro classificado do campeonato da primeira divisão, o Porto. O clube de Almeirim conseguiu aguentar a pressão dos jogadores nortenhos, dificultou-lhes a vida e quando alguns esperavam uma goleada, Os Tigres acabaram por perder por uma margem mínima de 2-1. Gonçalo Favinha já não fez parte do grupo de jogadores, porque foi dispensado dos treinos e dos jogos.

O Hóquei Clube Os Tigres quando recebeu uma comunicação da federação a dizer que tinha dado entrada um pedido de transferência do jogador, decidiu proibir a entrada de Gonçalo Favinha nas instalações do clube e anunciou a abertura de um processo disciplinar bem como o envio de uma reclamação para a federação. Na altura, contactado o presidente de Os Tigres, este confirmou a situação.

A declaração de transferência internacional do jogador foi nessa altura suspensa, mas agora foi considerada válida. O MIRANTE sabe que entretanto o jogador fez chegar uma carta de rescisão de contrato alegando justa causa por atrasos no pagamento dos ordenados.

In Jornal "O Mirante"

1ª VOLTA NORMAL, MAS COM FALHAS EM 3 JOGOS...!!!

Na continuação das entrevistas sobre o balanço da 1ª volta e antevisão da 2ª volta no que diz respeito aos nacionais da I e II Divisão, fomos desta feita até Almeirim onde encontramos Diogo Lã que no passado sábado fez uma excelente exibição frente ao FC Porto, coroada com um golo de bandeira e foi com ele que realizamos a entrevista que se segue
CA - Bom dia Diogo, qual o balanço da 1ª volta?
DL - O balanço da primeira volta é, apesar de todas as dificuldades pelas quais passamos todos os dias, positivo, se tivermos em conta que é uma equipa nova, com jogadores que não se conhecem e que nunca jogaram juntos, além de ser uma equipa jovem, com vários juniores no plantel. Penso que foi uma primeira volta "normal", em que, na minha opinião, falhámos em 3 jogos, contra o Riba d'Ave, Infante Sagres e Paço d'Arcos. Mas os jogadores já se conhecem melhor e já funcionamos melhor como equipa.
CA - Que antevisão podemos fazer para a 2ª volta, quais os verdadeiros candidatos à subida e quais as equipas que irão encontrar maiores dificuldades em se manter?
DL - Creio que a luta pela manutenção vai ser até ao fim, sendo que será uma luta entre 7 a 8 equipas. O nosso papel terá de ser vencer os jogos em casa e conseguir pontuar fora. Em casa temos de ser ainda mais fortes e com o apoio dos nossos adeptos, a liderança do nosso treinador e a vontade dos nossos dirigentes nos darem as condições necessárias de trabalho, de certeza que vamos conseguir atingir o objetivo da manutenção.
 

CA - Obrigado e fica o espaço à disposição para mais alguma mensagem que queiram deixar aos adeptos e simpatizantes do clube e a todos os visitantes do Cartão Azul
DL - Uma palavra de apreço e gratidão ao Francisco e ao site Cartão Azul pela divulgação deste desporto que todos amamos, especialmente pela atenção que dá aos Tigres de Almeirim, e que caiu no esquecimento dos portugueses. É desta forma que é possível manter este desporto vivo e tentar avivar a memória de uns e alertar outros para o estado do hóquei em patins em Portugal!

Fotos: Fotos da Curva

segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012

SALDO POSITIVO APESAR DAS DERROTAS CASEIRAS...!!!

Saldo positivo das equipas Ribatejanas na 1ª jornada dos Nacionais no que diz respeito aos escalões de formação, quatro vitórias e três derrotas foi o resultado de um fim-de-semana de hóquei jovem.


Em Infantis com as duas equipas a jogarem fora a J. Ouriense (Série B) foi derrotada e Vale de Cambra ao passo que o SC Tomar (Série C) foi vencer a Torres Vedras. Em Iniciados e a jogarem perante o seu publico tanto o Santa Cita como o SC Tomar, ambas do Série C foram derrotados. Em Juvenis o SC Tomar (Série C) foi vencer a Vialonga, por fim nos Juniores (Série C) e a jogarem em casa os Tigres e o SC Tomar venceram os opositores.


Resultados

INFANTIS
HA Cambra 5J. Ouriense 3
AE Física D 5SC Tomar 7

INICIADOS
ACR S. Cita 4 – AE Física D = 6
SC Tomar 1 – HC Sintra 4

JUVENIS
GD Vialonga 4 SC Tomar 6

JUNIORES
SC Tomar 8 – A Académica C 4
HC “Os Tigres” 7 – HC Turquel 1

Pode consultar todos os resultados e classificações no Site Hoqueipatins.com, num trabalho de Pedro Jorge Cabral

Fotos: Luís Soares

JOVENS RIBATEJANOS "EM ALTAS" NO CIRA HÓQUEI...!!!

Foi bastante positiva a participação dos "mais pequenos" das equipas Ribatejanas no 2º Torneio de Hóquei em Patins "Cira Hóquei", uma organização da UD Vilafranquense.

Dois primeiros lugares, um segundo, um terceiro e um quarto foi o que os jovens Ribatejanos alcançaram. No escalão mais jovem (Bambis) o HC "Os Tigres" sagrou-se vencedor, em Benjamins o HC Santarém quedou-se pela 4ª posição, em Escolares o HC Santarém conquistou o bronze (3ª posição), por fim nos Infantis o SC Tomar foi o vencedor e o União FE 2º classificado.

Com a participação de 10 clubes (FC Alverca, HC "Os Tigres", HC Turquel, SC Torres, HC Santarém, SC Tomar, AA Amadora, GD Vialonga, J. Salesiana e União FE para além do clube organizador este dois dias de torneio trouxeram alegria e dinamismo e muito hóquei a Vila Franca de Xira.

Resultados/Classificações


BAMBIS
UD VILAFRANQUENSE – HC TIGRES – 4-14
HC TIGRES – FC ALVERCA – 14-1
UD VILAFRANQUENSE – FC ALVERCA – 9-5

1-HC TIGRES
2-FC ALVERCA
3-UD VILAFRANQUENSE


BENJAMINS
UD VILAFRANQUENSE – SC TORRES – 9-7
SC TORRES – HC SANTAREM – 23-0
UD VILAFRANQUENSE – HC SANTAREM – 11-2
HC TURQUEL – SC TORRES – 8-6
HC TURQUEL – HC SANTAREM – 15-1
UD VILAFRANQUENSE – HC TURQUEL – 1-15

1-HC TURQUEL
2-UD VILAFRANQUENSE
3-SC TORRES
4-HC SANTAREM


ESCOLARES
UD VILAFRANQUENSE – GD VIALONGA – 12-6
AA AMADORA – HC SANTAREM – 12-9
HC SANTAREM – GD VIALONGA – 9-9
UD VILAFRANQUENSE – HC SANTAREM – 6-6
GD VIALONGA – AA AMADORA – 0-15
UD VILAFRANQUENSE – AA AMADORA – 15-19

1-AA AMADORA
2-GD VIALONGA
3-HC SANTAREM
4-UD VILAFRANQUENSE


INFANTIS
UD VILAFRANQUENSE – AJ SALESIANA – 2-9
SC TOMAR – AJ SALESIANA – 13-1
UD VILAFRANQUENSE – UNIÃO FE – 0-12
SC TOMAR UNIÃO FE – 9-1
AJ SALESIANA – UNIÃO FE – 3-5
UD VILAFRANQUENSE – SC TOMAR – 1-22

1-SC TOMAR
2-UNIÃO FE
3-AJ SALESIANA
4-UD VILAFRANQUENSE

Resultados/Classificações: Plurisports
Fotos: União FE, J.V. Dias, HC Santarém

VIGOR DA MOCIDADE ESTREOU-SE NOS NACIONAIS...!!!

Os Juvenis do Vigor da Mocidade escreveram no passado sábado uma página dourada no historial do clube de Freguesia de Fala em Coimbra.


O Sporting CP bi-campeão nacional de Juvenis apadrinhou a estreia do Vigor da Mocidade nas "andanças" dos Nacionais. Para a história ficam os 2-12 com que os Leões venceram e a boa replica dada pelos jogadores da casa.


De realçar a forma simpática e acolhedora como a massa associativa do Vigor da Mocidade recebeu os jogadores, adeptos e simpatizantes do Sporting CP.

Fotos: Gonçalo Baptista

MUDA AOS TRÊS ACABA AOS DESSASEIS...!!!

Com o Albano Mateus a registar uma boa moldura humana, o União FE, 3º classificado recebeu o lanterna vermelha AF Arazede.


Com a arbitragem a cargo de Fernando Cabaço de Lisboa as equipas fizeram alinhar:
União FE: Luís “Melão”Santos, Carvalho (1), Capitolino (2), Bruno Pereira(2) e João Mendes
Jogaram ainda: Chiquinho(2), Brazete(1), Marco Bento(5), Pedro "PR" Ricardo(3)
Não Utilizado: Tiago Velez Velez

AF Arazede: Rui Lourenço, Bruno Ribeiro(1), Pedro Pereira, Paulo Labela, Edgar Santos, Fábio (1), Dino, Ricardo Freire e Micael Gaspar.


Num jogo onde o União partia nitidamente como favorito à vitória, foi a equipa de Arazede a colocar-se na frente do marcador. Reagiu a equipa de Miguel Jerónimo e João Capitolino fez o golo do empate (1-1).

Seria novamente a equipa visitante a marcar e a causar alguma surpresa, mas o União voltou a reagir e Capitolino bisava e colocava de novo o empate no marcador (2-2). Antes do intervalo seria Marco Bento na marcação de um livre directo a marcar e a dar a "cambalhota" no marcador 3-2, resultado com que se chegou ao intervalo.


Intervalo: União FE 3  -  AF Arazede 2

A 2ª parte com um parcial de 13-0 resume-se basicamente aos golos marcados. A equipa do União imprimiu um ritmo mais elevado e passou praticamente os 25 minutos de jogo junto à área do Arazede, que poucas vezes passou o meio rinque e incomodou Luís "Melão".


Destaque para os cinco golos de Marco Bento e o hattrick de PR, jogadores que à sua conta facturam 50% do pecúlio Unionista.

Final: União FE 16  -  AF Arazede 2


Fernando Cabaço mostrou 8 cartões azuis e 1 vermelho (por acumulação) a esmagadora maioria por protestos dos jogadores. O juiz de Lisboa acabou por fazer uma exibição normal, num jogo sem qualquer tipo de problemas.

Fotos: Barros Simões

domingo, 26 de Fevereiro de 2012

PODERÍAMOS TER FEITO MELHOR NA 1ª VOLTA...!!!

Na Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins mora o 2º classificado da II Divisão Sul e a única equipa a assumir publicamente que o objectivo da época passa pela subida. Com o melhor ataque (127 golos) e a melhor defesa (40 golos) e apenas a um ponto do líder Sporting CP, o HC Turquel conheceu na 1ª volta por três vezes o sabor amargo da derrota (CACO 5-4, Sesimbra 5-3 e Sporting 5-3). Com um calendário teoricamente mais fácil que Sporting CP e SC Tomar na 2ª volta a equipa do Professor João Simões tem esta época uma oportunidade de ouro para concretizar o sonho da subida que tem sido adiado nas últimas épocas, com os “Brutos dos Queixos” a terminarem na 3ª posição. Foi em Turquel e em plena época Carnavalesca que encontrámos o Prof. João Simões com quem mantivemos uma agradável conversa.
CA – Bom dia Professor, qual o balanço da 1ª volta?
JS – Bom dia, o balanço é satisfatório uma vez que terminámos esta 1.ª volta nos lugares de subida, muito embora tenhamos a noção de que desperdiçámos alguns pontos por culpa própria e podíamos ter feito ainda melhor. 
CA – O HC Turquel chega ao fim da 1ª volta a um ponto do líder com o melhor ataque e a melhor defesa da prova, e para não deixar os créditos por mãos alheias na 1ª jornada da 2ª volta goleou a Académica de Coimbra por 11-0 e o Parede FC por 0-9. Será a prova que o virar do campeonato, não alterou os níveis de concentração, mas sim, fortaleceu o grupo para alcançar os objectivos?
JS – Os níveis de concentração não podem ser alterados nunca pois em qualquer Sábado as dificuldades podem aparecer e quem não estiver preparado para as enfrentar poderá sofrer as consequências e ficar a lamentar-se de si mesmo. O grupo está forte e motivado no sentido de alcançar os objetivos e sabemos que necessitamos de ser muito consistentes para não vacilar e conseguir levar o barco a bom porto o que, no nosso caso, significa alcançarmos a subida de divisão.
 

CA – O HC Turquel foi a única equipa que assumiu publicamente a subida, olhando para os resultados até ao momento e o calendário da 2ª volta, podemos afirmar que o HC Turquel é o principal candidato à subida?
JS – Não me diz muito se mais ninguém quis assumir a subida como objetivo, nós fizemo-lo por opção própria pois sentimos que, apesar de difícil, temos condições para o alcançar. Reconheço que é mais fácil não o fazer publicamente pois assim não se tem a necessidade de lidar com a pressão e o insucesso se tal não acontecer mas, na minha opinião, é essa pressão que nos faz evoluir querendo sempre mais e melhor. Creio que o título de principal candidato não se ajusta, pois ainda existem muitos jogos para disputar e, neste momento, quem lidera o campeonato é o Sporting.
CA – Voltando ao calendário da 2ª volta, e na minha opinião o HC Turquel acaba por ter 4 saídas de risco (HC Sintra, AD Oeiras, LMR Algés e ao vizinho BIR). Serão estes os jogos importantes, ou como é sabido por vezes são nos jogos teoricamente mais acessíveis que se hipotecam os objectivos?
JS – Sabemos que para conseguirmos subir teremos obrigatoriamente de perder poucos pontos mas a verdade é que por exemplo em Santa Cita teoricamente não seria uma deslocação muito difícil e acabámos por sofrer bastante para conseguir vencer. Prefiro pensar que cada jogo tem uma história e só durante os 50m conseguiremos perceber o grau de dificuldade que essa partida tem realmente, tendo a noção de que quem não for consistente poderá perder pontos em qualquer jogo.
 

CA – Quais são os verdadeiros candidatos, assumidos ou não, à subida de divisão?
JS – Julgo que neste momento a tabela já começa a espelhar esses candidatos e temos Sporting, Turquel e Tomar os três em pé de igualdade pois só dependem de si. Caso estes vacilem, existe um grupo de 6 equipas de muita qualidade que decerto poderão aproveitar um deslize do grupo da frente.
CA – E no sentido oposto quais as equipas que terão menos hipóteses de se manter na II Divisão?
JS – Também aí a tabela começa a dar algumas indicações e das 5 equipas do fundo da tabela irão descer duas. Julgo que o fator casa e os confrontos diretos poderão ser decisivos. Pessoalmente gostava que o Santa Cita se mantivesse pois contra nós mostrou argumentos para isso e para além de ser um clube da região, está, na minha opinião, a fazer um trabalho sustentado que poderá trazer frutos num futuro próximo.
 

CA – Na entrevista ao Nuno Lopes, treinador do SC Tomar confrontei-o com o facto do HC Turquel ter vencido nas últimas épocas em Tomar, podemos dizer que o Pavilhão Jácome Ratton é “talismã” para a sua equipa?
JS – Deixo essas considerações para as pessoas que acompanham o desporto por fora. Nós que estamos “dentro” da pista temos de ter “talismãs” mais concretos e direcionados com a competência da equipa em jogo e essa, se acontecer, pode levar à vitória em qualquer pavilhão. É verdade que temos ganho lá mas eles conseguiram subir e nós não. Por isso, preferia ter perdido lá sempre e estar agora na 1.ª divisão.
CA – Sem querer entrar em futurologias, mas acho que a pergunta se impõe, os jogos em casa frente ao Sporting CP e SC Tomar serão a chave da época, ou serão encarados apenas como mais dois jogos rumo ao objectivo final?
JS – Depende do que as equipas fizerem nos restantes jogos. Se a diferença pontual for muito reduzida sem dúvida que poderão ditar muito do desfecho final. Vamos ver semana a semana como a tabela classificativa vai evoluir. Nós vamos olhar para todos de forma igual pois sabemos que de nada nos serve vencer esses jogos se não o conseguirmos fazer nos restantes.
 

CA – Que palavras para descrever um público, ou os adeptos que jogo após jogo enchem o Pavilhão e quando jogam fora vos acompanham em número considerável?
JS – Na minha opinião, existe muita gente para além da equipa que gostava muito que conseguíssemos subir de divisão e isso faz com que façam questão de nos apoiar na obtenção desse objetivo. Só posso, em nome da equipa, agradecer pois estou certo que nos tempos que correm não é fácil ter essa disponibilidade e descrevê-los como fantásticos e pedir que continuem assim, pois a força que eles nos transmitem contribui bastante para o elevar das nossas competências em jogo.
CA – Professor mais uma vez obrigado pela disponibilidade e fica o espaço à disposição para alguma mensagem que queira deixar aos adeptos/simpatizantes do HC Turquel e a todos os visitantes do Cartão Azul.
JS – Gostava de lhe dar os parabéns pelo espaço que dirige e que é já uma referência na modalidade, congratulando-o pela forma séria com que tenta apresentar os conteúdos. A todos os visitantes e amantes da modalidade gostaria de passar a mensagem de que não faz sentido continuar com o discurso de que o hóquei em patins está mal e para acabar, mas sim gastar essa energia no pouco que cada um possa contribuir no desenvolvimento da modalidade.

Fotos: HC Turquel

2 VITÓRIAS E 2 DERROTAS COLORIRAM O SÁBADO...!!!

Apesar da excelente réplica e de jogar de igual para igual, os Tigres acabaram por perder (1-2) frente ao FC Porto. Santa Cita acabou também por sair derrotado (2-0) da deslocação a Campo de Ourique. SC Tomar e União FE acabaram por vencer os respectivos desafios e assim continuam nos lugares cimeiros.


Começando pela I Divisão, em Almeirim o HC "Os Tigres" recebeu o deca-campeão FC Porto em jogo relativo à 17ª jornada. Com o Alfredo Bento Calado bem composto e com transmissão na RTP2, os Tigres não se atemorizaram e jogaram com uma defesa baixa que criava dificuldades ao FC Porto para aparecer na "cara" de André Azevedo. O Porto viria a inaugurar o marcador numa grande penalidade mal assinalada por António Teixeira (Minho), realmente a falta sobre Suissas existe mas é fora da área. Tiago Santos aproveitou para o 0-1. Diogo Lã num golo de bandeira à meia volta empatava a partida (1-1) resultado ao intervalo. A 2ª parte foi jogada novamente "taco-a-taco" e depois dos Tigres falharem dois livres directos que podiam ter mudado a história do jogo, e Reinaldo Ventura ter falhado outro, seria o mesmo Reinado Ventura a seticar de fora da área e Tiago Santos a emendar à boca da baliza e a fazer o resultado final 1-2. Com este resultado e com menos um jogo a equipa de Nelson Lourenço subiu ao 12º lugar por troca com o Gulpilhares que folgou, ambos com 13 pontos mas com a vantagem dos Tigres no confronto directo, no entanto estas duas equipas viram a AJ Viana fugir na classificação (14 pts) em virtude do empate 6-6 em Espinho depois de terem virado o jogo de 5-0 para 5-6. Na próxima jornada os Tigres deslocam-se até Paço de Arcos.


Na II Divisão Sul, o SC Tomar apesar de algumas dificuldades passou no "exame" de Coimbra ao vencer por 2-4 com 1-3 ao intervalo. A equipa de Nuno Lopes inaugurou o marcador através de Ivo Silva, para Tiago Barros e novamente Ivo Silva fazerem o confortável 0-3, no entanto os Estudantes através de Filipe Duarte conseguiram reduzir para 1-3. Na 2ª parte a equipa da Cidade dos Estudantes ainda chegou ao 2-3 e colocou a incerteza no resultado final, mas Bruno Januário faria o 2-4 e garantia mais três pontos para a sua equipa que com este resultado continua na 3ª posição com 37 pontos, menos 2 que o HC Turquel (2º) e 3 que Sporting CP líder da prova. Na próxima jornada os verde e brancos da Cidade dos Templários deslocam-se até Sintra para defrontar o actual 7º classificado.


Em Campo de Ourique a equipa de Luís Miguel Cunha deu boa réplica ao CACO mas não foi suficiente para conquistar qualquer ponto para o seu pecúlio. Ao intervalo a equipa de Santa Cita já perdia por 1-0, fruto do golo de Hugo Gonçalves. Na 2ª parte os Ribatejanos tentaram dar a volta ao marcador, mas seria novamente a equipa da casa a marcar através de Mauro Teixeira e a fixar o resultado final em 2-0. Com mais esta derrota a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei, não aproveitou as derrotas dos adversários directos UDC Nafarros (2-6), AA Coimbra (2-4), HC Vasco da Gama (1-5), e Parede FC (0-9), mantendo-se na 14ª posição com 8 pontos, recebendo em casa na próxima jornada a AD Oeiras.


Na III Divisão e com o Albano Mateus a registar meia-casa, o União FE venceu confortavelmente o lanterna vermelha AF Arazede por 16-2, mas esta goleada foi apenas construída na 2ª parte, pois até ao intervalo a equipa de Miguel Jerónimo sentiu grandes dificuldades frente à equipa que viajou da zona de Coimbra e que esteve a vencer por 0-1 e 1-2, no entanto Marco Bento de livre directo daria a volta ao marcador 3-2 resultado com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte resume-se ao golos apontados pelo União, nada mais nada menos do que treze e a conquista dos 3 pontos e a manutenção da 3ª posição a 4 pontos de A Alcobacense CD (2º) e 5 de AC Sismaria (1º). O jogo dirigido por Fernando Cabaço fica também marcado pela amostragem de 8 cartões azuis e um vermelho por acumulação. Na próxima jornada a equipa alvi-negra joga de novo frente ao seu publico defrontando a jovem equipa do FCO Hospital.

Fotos: RTP2, Barros Simões e TM Fotografia

sábado, 25 de Fevereiro de 2012

TIGRES RECEBERAM TAÇA DE CAMPEÃO DA II DIVISÃO

HC "Os Tigres" receberam esta tarde no Alfredo Bento Calado a Taça de Campeão Nacional da II Divisão antes do jogo em que defrontaram o FC Porto.
 

Os responsáveis da FPP entregaram o troféu a André Azevedo que o ergueu para satisfação dos adeptos e simpatizantes presentes, nomeadamente a claque "Ultras Almeirim". Depois André Azevedo entregou o mesmo a Carlos Trindade, e os dois únicos sobreviventes da equipa que subiu da II à I Divisão cumprimentaram-se, para de seguida Carlos Trindade entregar o troféu ao presidente da colectividade, Carlos Taborda.

Foto retirada da transmissão da RTP2

DIFICULDADES ESPERAM TIGRES E SANTA CITA...!!!

Um sábado primaveril espera as equipas Ribatejanas para mais uma jornada dos respectivos campeonatos  e podemos dizer que se teoricamente SC Tomar e União FE têm tarefas mais fáceis, Santa Cita e em particular HC "Os Tigres" têm pela frente jogos de elevado coeficiente de dificuldade.


Começando pelo Alfredo Bento Calado, a equipa de Almeirim recebe o todo poderoso FC Porto deca campeão nacional e líder da prova, no final de uma semana que ficou marcada pelo caso "Favinha". Nelson Lourenço tem agora que encontrar substituto para o goleador da equipa, escolha essa que poderá recair em João Beja. A equipa azul e branca de Almeirim actualmente abaixo da linha de água, com 13 pontos, os mesmos de 12º e 11º classificados mas com um jogo a menos tem assim pela frente um jogo difícil onde o mais pequeno erro pode significar vantagem para o adversário. Ainda sem se saber se a equipa de Tó Neves contará com Pedro Gil, a contas com uma lesão, os Dragões depois da derrota nos Açores frente ao Candelária SC, sabem que não podem perder mais pontos e assim deverão apresentar-se na máxima força. Na 1ª volta o FC Porto venceu por 9-3. O jogo será transmitido na RTP2 a partir das 15:05 horas e será dirigido por António Teixeira (Minho) Rego Lamela (Minho), auxiliados por Armando Henriques (Leiria).


Na II Divisão Sul o SC Tomar viaja até à Cidade dos Estudantes  para defrontar a AA Coimbra actual 13º classificado com 9 pontos. A equipa de Nuno Lopes parte claramente na frente para a conquista dos 3 pontos e para se manter na perseguição a Sporting CP e HC Turquel, no entanto fica ainda na retina a fraca exibição Leonina no passado sábado frente ao lanterna vermelha UDC Nafarros, exibição que não se poderá repetir esta tarde sob pena que possa vir a repetir-se o que aconteceu em Algés. Com inicio marcado para as 18:00 horas. Na 1ª volta os verde e brancos venceram por 5-3. Nuno Sequeira (Porto) Paulo Sousa (Porto) auxiliados por José Coelho (Aveiro) serão os árbitros da partida.


Em Campo de Ourique, o Santa Cita defronta o CACO actual 8º classificado com 25 pontos. A equipa de Luís Miguel Cunha vêm de um empate caseiro frente ao Parede FC e tem pela frente uma tarefa complicada para a obtenção dos 3 pontos. Recorde-se que na 1ª volta a equipa de Santa Cita venceu por 4-3. A equipa Ribatejana actualmente na zona de despromoção e com os adversários directos com jogos de elevado grau de dificuldade, sabe que qualquer ponto que conquiste será de extrema utilidade para a recuperação que tarde em chegar. A partida terá o seu inicio às 18:00 horas e será dirigida por José Pereira (Pico) Rui Jorge (P Delgada).


Na III Divisão Centro regressa o campeonato depois de um sábado de folga, onde o União Micaelense e União FE aproveitaram para acertar calendário, num jogo referente á 1ª jornada e que a equipa alvi-negra venceu por 4-3 subindo à 3ª posição. Hoje no Albano Mateus o União recebe o lanterna vermelha AF Arazede que contabiliza apenas 4 pontos e antevê-se um jogo fácil e onde Miguel Jerónimo poderá aproveitar para rodar a equipa e dar minutos aos jogadores menos utilizados, no entanto "cautela e caldos de galinha" nunca fizeram mal a ninguém e independentemente dos jogadores em rinque, os mesmos terão de estão no máximo de concentração para não haver "amargos de boca" pois tem sido em casa que o União tem limitado as suas aspirações/objectivos. Em Arazede o União venceu por 10-4. Fernando Cabaço (Lisboa) será o arbitro da partida com apito inicial marcado para as 18:00 horas.

Fotos de arquivo: Fotos da curva, João Flores, TM Fotografia e Ana Palricas

AI ESTÃO OS NACIONAIS JOVENS...!!!

Os Campeonatos Nacionais dos escalões de formação arrancam este fim-de-semana, envolvendo 24 equipas em cada escalão num total de 96 equipas de Norte a Sul de Portugal.


Com os escalões divididos em 4 séries A, B, C, D apuram-se os dois primeiros para uma 2ª fase que junta A/B (Norte) e C/D (Sul) de onde sairão as quatro equipas que irão disputar a Final-four.

O Ribatejo está representado por SC Tomar e J. Ouriense em Infantis, SC Tomar e ACR Santa Cita em Iniciados, SC Tomar (campeão regional) em Juvenis e SC Tomar e HC "Os Tigres" em Juniores.


Infantis Série B
26/02 10:00 - HA Cambra vs J. Ouriense

Infantis Série C
25/02 20:30 - AE Física D vs SC Tomar


Iniciados Série C
26/02 15:00 - ACR Santa Cita vs AE Física D
26/02 15:00 - SC Tomar vs HC Sintra


Juvenis Série C
25/02 15:45 - GD Vialonga vs SC Tomar


Juniores Série B
26/02 16:30 - SC Tomar vs AA Coimbra

Juniores Série C
26/02 11:00 - HC "Os Tigres" vs HC Turquel

Fotos: Pedro Alves, Luís Soares, Blog "Juventude Ouriense Ok" e Claque "6º Elemento"

FOTOS ANTIGAS OU CURIOSAS

VI Torneio Internacional S Alenquer B - Jogo de Veteranos

sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012

TORNEIO INTER-ASSOCIAÇÕES "CARNAVAL 2012"

A Selecção do Ribatejo conquistou a 2ª posição do Torneio de Carnaval organizado pela AP Ribatejo, ao perder na final para a sua congénere de Lisboa por 4-3 em jogo realizado no Palácio dos Desportos de Torres Novas.


O Torneio que teve lugar no passado dia 21 de Fevereiro, terça-feira de Carnaval juntou as Selecções do Ribatejo, Leiria, Coimbra e Lisboa. Na parte da manhã o Ribatejo venceu Coimbra por 5-0, ao passo que Lisboa impôs-se a Leiria por 4-0. Na parte da tarde para o apuramento do 3º e 4º lugar Leiria venceu Coimbra por 3-2 e na final como foi referido anteriormente Lisboa superou o Ribatejo por 4-3.


De salientar a presença de Carlos António Silva (gr)  e José Pedro Marques no cinco ideal do torneio, onde se juntaram a dois atletas de Lisboa e a um de Leiria. Manuel Vitorino, seleccionador distrital e Miguel Jerónimo, treinador convocaram para este torneio os seguintes atletas:

SC TOMAR
Carlos Miguel Silva -GR
Carlos António Silva -GR
Diogo Marante
Ruben Gonçalves
Gonçalo Domingues
Gonçalo Vicente

J. OURIENSE
Viriato
Gonçalo Cabo
João Alves

ACR SANTA CITA
Cláudio Pimpão-GR
José Pedro Marques
Tiago António

Destes 12 atletas sairá a convocatória final com os 10 que irão representar a AP Ribatejo no Torneio Inter-Regiões "Páscoa 2012" que se realizará sob a égide na AP Lisboa e no Pavilhão da Juventude Salesiana.


«O balanço deste Torneio de Carnaval foi positivo», disse ao Cartão Azul Manuel Vitorino, acrescentando «a nossa equipa esteve melhor no jogo frente a Coimbra, na final a vitória aceita-se, no entanto os nossos jogadores estiveram bem», concluindo «tendo optado nos minutos finais pelos lances individuais em detrimento do  colectivo, mas como disse anteriormente, foi um balanço positivo»

Fotos retiradas dos resumos do site "Plurisports"

HC SANTARÉM DE PRATA NA PAREDE...!!!

A equipa de Infantis do HC Santarém conquistou o 2º lugar no  “XXII Torneio Jovem” de Hóquei em Patins, organizado pelo Parede FC que teve lugar no passado fim de semana no O Pavilhão da Escola Secundária “Fernando Lopes Graça”.


A equipa da capital do distrito teve como adversários a equipa organizadora (Parede FC) e o SL Benfica. No 1º jogo os jovens Escalabitanos saíram derrotados frente ao encarnados por 4-7. No 2º jogo frente à equipa da casa, a equipa do HC Santarém venceu por 2-0 e arrecadou a 2ª posição. No jogo que opôs Parede FC e SL Benfica a equipa da Luz venceu por 7-0

Foto: Biscoito Pedro Trigo

TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE HÓQUEI EM PATINS...!!!

Torneio Universitário dos Campeões de Hóquei em Patins


As melhores equipas universitárias de Hóquei em Patins do país vão estar a competir no mesmo dia, num único local. A U.Porto dá vida a esta ideia no Torneio Universitário de Campeões de Hóquei em Patins a realizar-se no dia 27 de Fevereiro no Pavilhão Municipal de Valongo.

Oito horas do melhor Hóquei em Patins universitário, das 10h00 às 18h00, com a competição das quatro últimas campeãs nacionais universitárias de Hóquei em Patins masculino, a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Porto e a Associação Académica de Coimbra.

Pela primeira vez, paralelamente à competição masculina, a U.Porto organiza uma competição de Hóquei em Patins feminino. Nesta competição estará presente a equipa da U.Porto e as equipas convidadas do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade Técnica de Lisboa e da Associação Académica de Coimbra.
 
Este grande evento de Hóquei em Patins universitário acontece no Pavilhão Municipal de Valongo. Para mais informações consulte a página de facebook do GADUP em www.facebook.com/DesportoUPorto ou consulte o site http://sigarra.up.pt/sasup/.

Fonte/Cartaz: Serviços de Acção Social da Universidade do Porto

quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012

FAVINHA FORA DOS PLANOS DOS TIGRES...!!!

Gonçalo Favinha já não faz parte do plantel do HC "Os Tigres", sendo assim uma carta fora do baralho para Nelson Lourenço.


Segundo informações obtidas junto da Direcção do clube de Almeirim, Gonçalo Favinha encontra-se sob a alçada de um processo disciplinar, e não voltará a vestir a camisola azul e branca. A mesma fonte não revelou mais pormenores remetendo para mais tarde divulgação da situação que levou à instauração do referido processo disciplinar.

Recorde-se que Gonçalo Favinha ingressou esta época no clube da Cidade da Sopa da Pedra vindo do SC Tomar onde na época 2010/2011 apontou 43 golos tendo sido o 6º melhor marcador da 1ª Divisão.

quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012

IV TORNEIO MANUEL SANTOS - CRC "OS ÁGUIAS"

O CRC "OS ÁGUIAS" levou a cabo no passado sábado a IV Edição do Torneio Manuel Santos. Num ano em que o Torneio gerava grandes expectativas, estas nao foram defraudadas! Tendo sido um dia de competição saudável, grandes jogos e convívio. 


No escalão de Juvenis a equipa da casa, Vice-Campeã Regional sob o comando de Jaime Santos, terminou o torneio na 3ª posição atrás do SL Benfica e da ADVALONGO, 2 equipas extremamente bem organizadas e recheadas de excelentes jogadores, valorizando a prestação da equipa da casa que ainda assim deu a entender ter argumentos para se bater ao mais alto nível no nacional que se aproxima. 

 
No escalão de Escolares, o balanço não podia ser mais positivo, a equipa orientada pelo jovem  Tiago Henriques apresentou-se em grande forma, arrecadando o primeiro lugar à frente de FCPorto, Naval Setubalense e AE Física.

Crónica/Foto: Tiago Santos

terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012

IX TORNEIO DE CARNAVAL - ACR SANTA CITA

Decorreram nos pretéritos dias 18 e 19 de Fevereiro, no Pavilhão da ACR de Santa Cita, as duas primeiras jornadas do IX Torneio de Carnaval – Hóquei em Patins.


No primeiro dia estiveram presentes as equipas do escalão de Infantis da ACR Santa Cita, da Juventude Ouriense e da A. D. Sanjoanense e as do escalão de Juvenis da ACR de Santa Cita, Hóquei Clube da Mealhada e da Associação Desportiva Sanjoanense.


No domingo estiveram em acção as equipas de Iniciados da ACR de Santa Cita, da Juventude Ouriense e da Associação Académica de Coimbra, assim como as equipas de Juniores da ACR de Santa Cita, do Hóquei Clube da Mealhada e da Associação Desportiva Sanjoanense.

Integrado no programa estava ainda o jogo de Seniores entre as equipas da ACR de Santa Cita e a do Futebol Clube da Parede.


Nesta duas jornadas passaram pela pista de Santa Cita perto de uma centena e meia de atletas. Nas cerimónias de entrega de prémios foram ainda entregues “Certificados de Reconhecimento” aos jovens atletas da ACR de Santa Cita que perfazem este ano 10 anos de actividade consecutiva nos escalões de formação da colectividade.


Organização sem mácula proporcionou dois dias de excelente convívio em torno do desporto de eleição destes jovens. Nota negativa apenas o pouco público que esteve nas bancadas.

No próximo dia 26 terá lugar a terceira jornada que porá na pista as promissoras equipas de Benjamins da ACR de Santa Cita, da Associação Académica de Espinho e do Hóquei Clube de Santarém, bem como as equipas de Escolares da ACR, do Hóquei Clube de Santarém e os "Águias” de Memória.


Terá ainda lugar, integrado no programa deste evento, o jogo do Campeonato Nacional de Iniciados que porá a equipa de Santa Cita a jogar com a equipa da Física de Torres Vedras.

Crónica/Fotos: Alfredo Caiano Silvestre