terça-feira, 30 de outubro de 2012

UNIÃO VENCE EM VALADO DE FRADES COM INTEIRA JUSTIÇA

O União do Entroncamento provocou uma das surpresas senão a maior surpresa nesta jornada ao vencer em Valado de Frades um dos lideres da prova o BIR por 6-3.

Foto: União FE

Num encontro onde se esperava que o conjunto de Hélder Coelho mantivesse a invencibilidade foi a equipa do Entroncamento a deixar no Pavilhão de Valado de Frades uma imagem muito diferente daquela que mostrou até agora. A equipa orientada por Miguel Jerónimo mostrou personalidade e muita coesão numa primeira parte onde a forma como defendeu acabou por criar as condições para partir para a primeira vitória no campeonato. O BIR assumiu desde cedo as despesas do jogo perante um União expectante a dar a iniciativa ao adversário apostando no contra ataque como principal arma para chegar à baliza do BIR. Estavam decorridos 8 minutos quando o União beneficia de uma GP que David Vieira não desperdiça. Este revés espicaçou ainda mais o conjunto local e dois minutos depois beneficia de uma GP que não aproveita. E seria Bruno Carvalho a aumentar a vantagem para o União no minuto seguinte, para desespero do conjunto da casa. Com o União a defender de forma quase eximia, o BIR nunca teve arte ou engenho para ludibriar a defesa unionista. E seria novamente o União a chegar ao golo, faltavam 7 minutos para o intervalo, com João Capitolino a dar o melhor seguimento a um contra ataque, a arma utilizada neste jogo pelo conjunto forasteiro. Marcelo Rocha a 3 minutos do descanso não aproveita, mais uma vez um LD, mas Rafael Monteiro no minuto final desta primeira parte acaba por reduzir para 1-3 ao concretizar um LD a castigar a 10.ª falta Unionista.

A segunda parte só confirmou o bom jogo defensivo que o União mostrou neste encontro. O BIR a ter que assumir as despesas de jogo mas a ter dificuldades em encontrar alguém que conseguisse furar a defesa unionista. Com a equipa local a sentir o jogo a fugir, acabou por mostrar debilidades fruto da ansiedade em procurar a baliza de Velez, seria o União a dar praticamente a machadada final no jogo com Capitolino a fazer mais dois golos no espaço de um minuto aumentando para 5-1 estavam decorridos 10 minutos deste segundo período. Sem soluções a formação do BIR desesperava para virar o resultado, mas Vélez a cada chamada respondia de forma sublime, deixando os avançados de Valado de Frades em “estado de sitio”.
 
Foto: Carlos Emídio Martins

Marcelo Rocha ainda deu alguma esperança ao reduzir para 3-5 através de uma GP e um LD, e tudo poderia ser diferente se Marcelo Rocha e Nuno Ricardo concretizam o LD e uma GP que dispuseram, mas a tarde desacertada dos avançados do BIR, somado à pontaria na hora da verdade dos Unionistas acabariam por definir esta partida. André Silva acabaria por fixar o resultado final a 9 minutos do final da partida através de um LD a penalizar a 10.ª falta da equipa local. Até ao apito final seria ainda o União desperdiçar dois LD, numa fase onde o BIR já não tinha o discernimento para inverter a história do jogo.

Vitória que assenta que nem uma luva ao União que mostrou consistência defensiva, onde Tiago Velez esteve a um nível que ainda não tínhamos visto esta época, e o capitão Bruno Carvalho acabou por ser o tampão de uma defesa de betão pelo que jogou e fez jogar. Na frente João Capitolino a jogar com muito espaço aproveitou bem as oportunidades que lhe foram concedidas e André Silva é cada vez mais uma certeza neste conjunto liderado por Miguel Jerónimo. No que toca ao BIR, entrou neste jogo ciente da pressão de estar na liderança deste Campeonato acabando por ser traída pela ansiedade de um conjunto ainda jovem e que mostrou alguma ingenuidade na forma como muitas vezes abordou a defesa contrária, sendo aí talvez onde a equipa de Hélder Coelho tenha claudicado neste encontro. A formação de Valado de Frades que de ano para ano tem deixado uma imagem de uma equipa aguerrida e com um hóquei bem delineado, não saiu diminuída deste jogo, e vai ser certamente um dos conjuntos mais fortes neste Campeonato. Simplesmente no Sábado, tudo saiu bem ao União e quase tudo saiu mal ao BIR.

BIR (3): João Mecelino (gr), Pedro Vieira, Pedro Delgado, Nuno Ricardo, André Ramos, Rafael Monteiro (1), Marcelo Rocha (2), João Sousa, Rui Inácio e Nuno Peça (gr)
Treinador: Hélder Coelho

UFE (6): Tiago Velez (gr), Bruno Carvalho (1), Pedro Brazete, João Capitolino (3), David Vieira (1), Bruno Pereira (1), André Silva (1), João Mendes, Filipe Brizida e Luís Santos (gr)
Treinador: Miguel Jerónimo

Crónica: Carlos Emídio Martins - Plurisports
Titulo: Cartão Azul

OEIRAS "TRAVA" ALCOBAÇA COM MARCA DE LEANDRO & JANUÁRIO

Foto: Desporto na Linha
Numa partida, em que defrontavam um possível candidato aos lugares cimeiros e uma agradável surpresa na prova, foi o Alcobacense que entrou melhor através de Esteves. Estava inaugurado o marcador com 8 minutos de jogo.

O Oeiras tentava chegar a igualdade e acabou por conseguir através de um mau passe de um adversário que deu uma situação de 2x0 com Leandro Santos a estabelecer a igualdade. Passados apenas 5 minutos e novamente por Leandro Santos desta vez de livre directo colocava a sua equipa na frente, resultado com que se atingiu o intervalo, num a 1ª parte de um bom jogo de hóquei, com situações de golo para ambas as balizas.

A 2ª parte começa com um livre directo a favor do Alcobaça que não não aproveita a situação nem o power-play, e como se isso não bastasse ainda cometeu a 10ª falta que Leandro Santos aproveitou para aumentar a vantagem para 3-1. A equipa da Capital da Maçã reagiu e Esteves de penalti reduz para 3-2.

O Alcobaça continuava a causar perigo, mas foi numa transição que o Oeiras chegou ao 4-2 por Paulo Rosa. A equipa de Sérgio Silva não desistia e continuava a não concretizar as bolas paradas, e assim sendo e fazendo jus à velha máxima do “quem não marca, acaba por sofrer” Bruno Januário num ataque rápido 2x1 aumenta a vantagem para 5-2. Duarte Delgado logo se seguida reduz para 5-3 com uma seticada de meia distância, e já nos segundos finais Bruno Januário coloca o resultado final num 6-3 em mais uma transição rápida da formação de José Carlos Califórnia.

Sinal mais: Para a eficácia da turma de Oeiras nas bolas paradas. Para a entrega e a atitude competitiva com que os atletas disputaram o jogo.

Sinal menos: Para a não concretização das situações de bola parada, que cada vez se revela mais importante para o desfecho das partidas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SC TOMAR VENCE CACO E CONTINUA NA LIDERANÇA

Tirando os minutos iniciais onde as marcações individuais por parte do Sporting de Tomar, não encaixaram o CACO jogou de igual para igual. A partir do momento em que o Sporting de Tomar acertou as ditas marcações passou a ser a equipa mais forte e controlou o jogo até ai final do mesmo.


Ao jogo directo do CACO respondia o Sporting de Tomar com jogadas de envolvência e triangulações. E foi com um domínio natural que o Sporting Tomar fez o seu primeiro golo através de uma jogada que começa na neutralização de um contra-ataque do CACO e numa triangulação perfeita coloca a bola no fundo da baliza dos locais.

Com o golo sofrido o CACO lança-se ainda mais sobre a meia pista leonina o que permite que o Sporting com a boa cobertura que fazia aos jogadores do CACO aproveitar-se dos erros do adversário e numa das muitas jogadas aumentar para 2-0. Com 2-0 o Sporting de Tomar ainda assentou mais o seu jogo e anulou toda e qualquer acção ofensiva do seu adversário. No entanto, numa seticada desferida de meia distância a bola bate no setique de Gonçalo Santos e desvia a bola parando esta só no fundo das redes de Fábio Guerra que até esse momento apenas lhe fora exigido um trabalho atento.

Com este golo a frio e contra a corrente do jogo pensava-se que o CACO ganhasse outra agressividade tentando explorar algum desnorte do adversário pelo golo sofrido. Essa reacção foi sol de pouca dura pois o Sporting não se deixou impressionar pelo lance e retomou novamente o comando das operações dentro do ringue. Desta forma , com naturalidade e justiça chegou ao terceiro golo terminando o primeiro tempo com este resultado.

Intervalo: CACO 1  -  SC Tomar 3


Na segunda parte, o CACO tudo fez para tentar dar a volta ao resultado, no entanto, a equipe do Sp. Tomar, manteve-se sempre coesa e com uma marcação individual aos jogadores da casa super eficaz não permitindo a alteração do resultado, até porque quando houve falhas de marcação, Fábio Guerra com um punhado de grandes intervenções dava segurança aos colegas e desnorteava os adversários.

Uma segunda parte sem golos mas com os postes das duas balizas a serem várias vezes tocadas pela bola, o que espelha que houve emoção até ao fim.
De registar a postura correcta em termos disciplinares entre as duas equipas facilitando o trabalho dos árbitros que assim também estiveram em bom plano.

Final: CACO 1  -  SC Tomar 3

SC Tomar: Fábio Guerra (Gr) Gonçalo Santos, Nuno Domingues, João Lomba, Ivo Silva, Dário Santo, Luís, Hernâni Diniz, David Costa e Daniel Leal (Gr)
Treinador: Nuno Lopes

Marcadores: CACO – Gonçalo Santos (ag) – SC Tomar Gonçalo Santos (2) e Ivo Silva

Com esta vitória a equipa de Nuno Lopes mantêm a liderança com 12 pontos a par do S Alenquer B. Na próxima jornada a equipa Leonina recebe no Jácome Ratton a AJ Salesiana que venceu em casa o Nafarros por 5-3.

Crónica: JC/Francisco Gavancho
Fotos de arquivo: António Antunes – T.M. Fotografia

domingo, 28 de outubro de 2012

PRIMEIRA VITÓRIA CIMENTADA NUMA BOA 2ª PARTE

Os Tigres conseguiram a primeira vitória num jogo disputado do primeiro ao último minuto e sempre com incerteza no marcador.

Foto: ACR Gulpilhares

Numa 1ª parte muito fraca e lenta onde o único factor de interesse foram os golos a equipa de Almeirim, talvez fruto das derrotas anteriores apresentou uma defessa bem estruturada saindo com oportunidade para o contra-ataque, denotando no entanto ainda alguma falta de entrosamento. A equipa da zona Oeste conseguiu estar a vencer por duas vezes 0-1 e 1-2 mas viu o adversário chegar ao empate antes do intervalo.

Intervalo: HC “Os Tigres” 2  -  AE Física D 2

Foto: Ultras Almeirim
A 2ª parte foi completamente diferente, jogada em alta velocidade e, a única semelhança com a 1ª foi mesmo só a incerteza no marcador. Com os Tigres sempre em vantagem neste segundo tempo e com a Física a jogar a toda a largura do rinque foi nos pormenores que se resolveu a questão dos três pontos.

De salientar o 5º golo dos Tigres num lance de Filipe Gaidão que poderia ser apelidado de hino ao hóquei. Filipe Bernardino saltou do banco para a um minuto do fim sentenciar (6 - 4) a partida na marcação de um livre directo correspondente à 10ª falta da equipa de Torres Vedras. A equipa forasteira fixou o resultado final (6 – 5) igualmente na marcação de um livre directo motivado pela 10ª falta da equipa de Hugo Gaidão.

Final: HC “Os Tigres” 6  -  AE Física D 5

Marcha do marcador: 0-1, 1-1, 1-2, 2-2 (LD), 3-2, 3-3, 4-3, 4-4 (GP), 5-4, 6-4 (LD), 6-5 (LD)

Foto: Ultras Almeirim
Nota para o regresso a Almeirim de André Azevedo que defendeu a baliza da Física durante a 2ª parte e de João Beja também a defender as cores da equipa de Torres Vedras.

Boa vitória da equipa de Almeirim conseguida com toda a justiça e que poderá funcionar como factor motivador para as muitas jornadas que ainda faltam disputar.

Nota positiva para a claque “Ultras Almeirim” que foram mais uma vez o 6º jogador em campo, puxando pelos seus atletas do 1º ao último minuto.

Nota negativa para o pouco público que se deslocou ao Alfredo Bento Calado, uma situação que na passada época não se verificou.

José Monteiro (Minho) e Joaquim Pinto (Porto) auxiliados por Ana Pereira /Ribatejo) estiveram bem, decidindo correctamente os lances mais duvidosos e passando despercebidos, sendo este facto sinónimo de uma boa actuação.

Crónica: António Serafim

APESAR DA BOA RÉPLICA, SANTA CITA PERDE EM SINTRA

O HC Sintra após duas derrotas consecutivas recebeu no Pavilhão em Monte Santos a ACR Santa Cita 5º classificado com 7 pontos obtidos nas três primeiras jornadas.

Foto: Pedro Tomé

A equipa da casa entrou a “todo o gás” e apesar da boa réplica dada pelos pupilos de Luís Miguel Cunha que tentou inverter a toada do jogo, a bem estruturada de Rui Ventura alicerçada na excelente exibição do “keeper” Rui Carvalho construiu na 1ª parte um resultado que praticamente garantia os 3 pontos.

Intervalo: HC Sintra 5  -  ACR Santa Cita 0

Foto: Pedro Tomé

A 2ª parte trouxe um Santa Cita inconformado com o resultado e a tentar tudo o que estava ao seu alcance para dar coltar ao jogo e poder discutir o mesmo. Zig e Pedro Almeida deram “cor” a essa intenção e a equipa Ribatejana reduziu para 5-2.

O HC Sintra acusou o “toque” e voltou à toada demonstrada na 1ª parte tendo já perto do apito final fixado o resultado em 6-2, garantindo uma vitória justa perante uma equipa “incómoda” e que foi surpreendida pela excelente primeira parte.

Final: HC Sintra 6  -  ACR Santa Cita 2

Foto: Pedro Tomé

A equipa de Santa Cita teve na equipa de arbitragem, Jorge Monginho e Luís Eustáquio do Alentejo tendo como auxiliar Cidalino Lamosa de Setúbal, mais um adversário que não pondo em causa a vitória da equipa da casa, impediu que a equipa Ribatejana ambicionasse a algo mais, fruto de algumas decisões no mínimo duvidosas e que tiveram sempre o mesmo destinatário.

Os golos da equipa da casa foram apontados por Fabio Quintino (3), Pedro Natário (2) e Nelson Chorincas

Crónica: Pedro Tomé/Francisco Gavancho

TIGRES E UNIÃO DIZEM OLÁ À PRIMEIRA VITÓRIA

HC "Os Tigres" e União FE alcançaram a primeira vitória no campeonato, SC Tomar venceu e mantém-se na liderança ao passo que a ACR Santa Cita conheceu à 4ª jornada o sabor da derrota.

Foto: Barros Simões

Em Almeirim a equipa de Hugo Gaidão a jogar perante o seu publico e com o apoio enorme dos "Ultras Almeirim" venceu a AE Física D por 6-5, somando assim os primeiros pontos neste Nacional da I Divisão. A equipa da casa que viu o adversário adiantar-se no marcador (0-1 e 1-2) conseguiu empatar antes do intervalo. Na 2ª parte os Tigres ainda estiveram em desvantagem, mas arrancaram para a vitória. Filipe Bernardino (2), Filipe Gaidão (2) Tiago "Gingas" Monteiro e Rui Gamboa apontaram os golos dos azuis e brancos.

Foto: T.M. Fotografia

Na II Sul o SC Tomar foi vencer a Campo de Ourique o CACO por 1-3, somando assim mais 3 pontos e mantendo a liderança a par do S Alenquer B que venceu em Coimbra (3-7) e beneficiando das derrotas do Alcobaça em Oeiras (6-3) e da derrota caseira do BIR frente ao União FE (3-6). A equipa de Nuno Lopes sabia das dificuldades que iria encontrar no popular bairro de Lisboa e constatou em rinque essas mesmas dificuldades. A jogar concentrada a equipa Leonina foi conseguindo levar a "água ao seu moinho" e os golos de Gonçalo Santos (2) e Ivo Silva foram o garante da vitória. Gonçalo Santos num lance de alguma infelicidade acabou por fazer o auto-golo que deu o ponto de honra à equipa do CACO.

Foto: Pedro Tomé - HC Sintra

Em Sintra a equipa de Luís Miguel Cunha a jogar perante uma equipa que vinha de duas derrotas seguidas não conseguiu manter os bons resultados que vinha a efectuar e acabou derrotada, num jogo onde o HC Sintra dominou nomeadamente na 1ª parte tendo chegado ao intervalo a vencer por 5-0. O 2º tempo revelou um Santa Cita mais coeso, mais acutilante e o parcial de 1-2 revela isso mesmo. Derrota que não desilustra em nada a campanha da equipa de Santa Cita até ao momento. Zig e Pedro Almeida foram os marcadores de serviço.

Foto: União FE

Em Valado de Frades o União tinha uma árdua tarefa pela frente ou seja tentar pontuar frente a um dos lideres e que tinha vencido em Oeiras e Sesimbra. A equipa de Miguel Jerónimo que ainda não tinha vencido qualquer jogo, mas que apesar disso tinha efectuado boas exibições particularmente na componente ofensiva, chegou ao intervalo a vencer por 1-3. Na 2ª parte chegou aos 1-5, mas a equipa do BIR reduziu para 3-5, seria no entanto os alvi-negros a fixarem o resultado final em 3-6 e a conseguirem a primeira vitória. Os golos Unionistas foram apontados por Bruno Pereira (2), João "Capi" Capitolino (2), André Silva e David Vieira.

sábado, 27 de outubro de 2012

CARTÃO VERMELHO

  • REGULAMENTO  GERAL  DA   FPP

ARTIGO 44º - (Presidente do conselho de arbitragem – competências e funções)
Ao presidente do conselho de arbitragem compete o exercício das seguintes funções:
7. Assegurar o envio à direcção da FPP, para publicação em comunicado oficial, das informações respeitantes às deliberações do conselho de arbitragem e outras matérias relevantes, designadamente:
7.1  ...
7.2  ...
7.3  A classificação anual obtida por árbitros e juízes, em função da avaliação produzida sobre o seu desempenho.

Pergunta-se: Qual o nº. dos Comunicados em que isto saiu?

  • REGULAMENTO  GERAL  DO  HÓQUEI  EM  PATINS
ARTIGO 64º (Policiamento dos recintos desportivos) - Decreto-Lei 216/2012 de 09 Outubro

1. …..
2. …..
.-» 3. O policiamento dos recintos desportivos é obrigatório  em todos os jogos  
         das competições de hóquei em patins da categoria de seniores masculinos,
         designadamente :

-»  3.1   Campeonato Nacional da 1ª divisão;
-»  3.2   Campeonato Nacional da 2ª divisão;
-»  3.3   Campeonato Nacional da 3ª divisão;
-»  3.4   Taça de Portugal;
-»  3.5   Supertaça

Na Distrital/Regional de Lisboa não há policiamento! Porque será  essa não obrigatoriedade? A FPP saberá? Como procedem os árbitros?

TIGRES E UNIÃO FE PROCURAM A 1ª VITÓRIA

Tigres a jogarem perante o seu publico e as restantes equipas do Ribatejo a jogar fora, será assim este sábado no que aos Nacionais da I e II Divisão diz respeito.

Foto: ACR Gulpilhares

Depois do desaire caseiro frente ao OC Barcelos os Tigres regressam ao Alfredo Bento Calado para tentar a primeira vitória na edição 2012/2013 do Nacional da I Divisão. O adversário será a AE Física D e ocupa actualmente a 6ª posição com 6 pontos fruto de duas vitórias e 1 derrota. A equipa de Hugo Gaidão que ocupa a ultima posição com zero pontos tem assim um adversário incomodo pela frente recheado de bons executantes de onde destacamos André Azevedo e João Beja que na passada época defenderam as cores da equipa de Almeirim. Apesar de ter o pior ataque da prova apenas com 4 golos marcados espera-se uns Tigres agressivos na busca da vitória contando com o apoio incondicional do seu publico.

Foto: T.M. Fotografia

Na II Sul o SC Tomar desloca-se até Campo de Ourique para defrontar o CACO  actual 9º classificado com 4 pontos. A equipa de Nuno Lopes que conta por vitórias os jogos efectuados parte na frente para a conquista da vitória no popular bairro da Capital. A equipa do CACO tem em Mauro Teixeira a sua maior referência e a par de outros jogadores de muita experiência poderá causar dificuldades à equipa Leonina que de jogo a jogo tem vindo a melhorar e como foi dito anteriormente é o natural favorito à vitória.

Foto: João Flores

A ACRS Santa Cita actual 5ª classificada e a fazer um inicio de campeonato de bom nível, apesar dos contratempos, leia-se lesões que tem afectado a equipa de Luís Miguel Cunha viaja até Sintra para defrontar a equipa local, num jogo que se antevê de dificuldades, mas a garra e a entreajuda que os jogadores de Santa Cita têm evidenciado a que se junta a qualidade e experiência poderá ser o talismã para um regresso ao Ribatejo com a vitória na "algibeira" e a consequente manutenção na zona cimeira da tabela classificativa. O HC Sintra com uma equipa de valor e muito jovem quererá voltar às vitórias depois de duas derrotas consecutivas.

Foto: Fernando Vaz

O União FE tem uma árdua missão pela frente em Valado de Frades frente a um dos lideres o BIR. A equipa de Miguel Jerónimo que tem estado muito bem a atacar e por isso tem o 5º ou 6º melhor ataque da prova, tem comprometido essa eficácia com uma defesa mais permeável, e hoje terá um jogo onde o sector defensivo tem de apelar aos mais altos níveis de concentração. A equipa do BIR parte naturalmente como favorita e não quererá deixar escapar os lugares de liderança.

Foto: J. Ouriense

A III Divisão Norte e Centro folga esta semana. A J. Ouriense na III Centro desloca-se no próximo sábado a casa do CD Cucujães que a par da equipa de Ourém e do AC Sismaria lideram.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SELECÇÃO FEMININA PREPARA MUNDIAL "RECIFE 2012"

A Selecção Nacional Seniores Femininos de hóquei em patins venceu os juvenis do HC Mealhada no primeiro teste da preparação com vista à participação no 11º Campeonato do Mundo, competição que vai decorrer no Recife, Brasil, entre 10 e 17 de Novembro.

Foto de arquivo

Na quarta-feira, Portugal realizou o primeiro de três encontros de preparação. Na Mealhada, e frente aos juvenis do Hóquei Clube local, as hoquistas orientadas por Jorge Lopes venceram por 7-2. No dia 1 de Novembro, pelas 20 horas, a Selecção Nacional Seniores Femininos voltará a defrontar o HC Mealhada, desta feita na Vila do Luso, local onde decorre o estágio.

O derradeiro encontro de preparação está marcado para 7 de Novembro, em Alenquer, diante dos juvenis do Sport Alenquer e Benfica. A Comitiva parte para o Brasil no dia 8 de Novembro.

No Campeonato do Mundo – Recife’2012, estarão 14 selecções na luta pelo título mundial. O Grupo A é composto pela Argentina, os Estados Unidos da América e o Chile; o Grupo B tem PORTUGAL, França e Suíça; o Grupo C com Brasil, Espanha, Uruguai e Inglaterra; e, por fim, o Grupo D com Alemanha, Colômbia, Japão e índia.

Portugal estreia-se na competição a 11 de Novembro, diante da Suíça e no dia 13 defronta o Uruguai, no último jogo da 1ª ronda. No dia 15 arranca a segunda fase. A final está marcada para sábado, 17 de Novembro.

Atletas convocadas
Marta Isabel Vieira – ACD Vila Boa do Bispo
Nídia Mafalda Vale – CH Carvalhos
Marlene Teixeira Sousa – AD Sanjoanense
Carolina Miguel Gonçalves – AA Coimbra
Rute Tereso Lopes, Rita Tereso Lopes e Alice Coelho Vicente – HC Turquel
Inês Isabel Vieira e Rita Dias Paulo – GDR “Os Lobinhos”
Vânia Isabel Ribeiro – US Coutras (França)

Chefe de Comitiva: Vítor Grilo
Seleccionador Nacional: Jorge Lopes
Treinador adjunto: Paulo Tina
Enfermeira: Marília Veiga
Mecânico: Hermínio Carrilho

Informação: Diogo Santos - Gabinete de Imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

VENHA DE LÁ ESSE "CANECO"

A Selecção Nacional Sub-20 de hóquei em patins partiu, hoje sexta-feira, para Saint-Omer, França, onde irá defender o título Europeu conquistado em Viareggio, Itália, em 2010.
 

No 48º Campeonato da Europa Sub-20, que irá decorrer entre 29 de Outubro e 3 de Novembro, Portugal estará inserido no Grupo A, juntamente com Alemanha, França e Holanda. O Grupo B terá as selecções de Itália, Espanha, Inglaterra e Suíça.

Luís Duarte: “Nós estamos super motivados para este Campeonato da Europa e com um único objectivo em mente: revalidar a conquista do título europeu. Todos os jogos serão difíceis. Na fase de grupos, teoricamente, a Holanda será a selecção mais acessível, mas França joga em casa e pode ser um adversário complicado. E a Alemanha é uma selecção que tem vindo a evoluir

No segunda-feira, 29 de Outubro, Portugal fará a estreia no campeonato frente à Alemanha, depois joga com a Holanda (30) e termina a participação na fase de grupos a 31, diante da formação anfitriã.

Com 16 títulos europeus no palmarés, Portugal é o segundo país com mais triunfos no escalão Sub-20. Espanha já venceu por 23 ocasiões e Itália conquistou 8 dos 47 Campeonatos já realizados.


Atletas convocados
  • Hélder Nunes, Pedro Costa (GR), João Guimarães – FC Porto
  • Pedro Mendes e Telmo Pinto – AD Valongo
  • Gonçalo Alves e Miguel Rocha – UD Oliveirense
  • Guilherme Silva – SL Benfica
  • André Pimenta e José Macedo (GR) – Sporting CP
Seleccionador Nacional
  • Luís Duarte
Chefe de Comitiva
  • Vasco Nascimento
Mais informações no portal oficial da Federação de Patinagem de Portugal, em www.fpp.pt, e no site do 48º Campeonato da Europa Sub-20, em www.eurou20saintomer2012.com.

Informação: Diogo Santos - Gabinete de Imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

JOÃO "JANEKA" SILVA QUEBRA O SILÊNCIO

Foto: Pedro Alves
O jovem internacional português João Silva foi afastado da equipa do HC “Os Tigres”. A dispensa aconteceu na semana passada. “A meio do treino de segunda-feira, o treinador [ndr: Hugo Gaidão] disse que já não contava comigo”, relata João Silva. “Nunca mais fui contactado por ninguém da direcção”, lamenta.

Depois de uma época prestigiante, Os Tigres sofreram uma razia no plantel. Dos onze atletas que compunham a equipa principal, apenas João Silva resistiu. “Fiquei com a promessa de ser aposta esta época, apesar de ter tido propostas de outros clubes”, confessa. Para João Silva a situação do afastamento foi premeditada. “Sei que ainda na pré-época a direcção abordou a claque no intuito de deixarem de entoar cânticos com o meu nome porque eu era para ‘despachar’ até Dezembro, independentemente do resultado do processo do ADOP”, revela.

O atleta é alvo por parte da agência anti-dopagem de um processo semelhante ao que afastou Caio sete meses dos rinques por motivos burocráticos. Ainda assim, o jogador não vê motivos para o seu afastamento. “Sou um atleta emotivo mas nunca houve faltas de respeito”, assegura. “No início da temporada houve um momento de tensão quando me pressionaram a assinar sem pagamento dos valores em atraso e, aí sim, ameaçaram dispensar-me”. No entanto, ainda com “quatro meses a receber da última época”, assinou.

A convulsão interna vinda a público não passou ao lado do jogador. Foi interposta uma acção conjunta – que aguarda apenas um despacho do juiz para execução de penhora – por parte de 10 elementos da equipa visando o pagamento dos valores em dívida na qual João Silva preferiu não participar. “Acreditei na palavra da direcção”, afirma desconsolado, ainda que conhecesse os contornos de um processo em que os atletas tiveram de assinar um pacto de confidencialidade que os inibe de se pronunciar sobre os problemas do clube durante 5 anos para terem a carta necessária à vinculação numa nova equipa. Reconhece agora o seu erro. “O presidente quebrou sucessivos compromissos de pagamento, depois de uma época em que joguei pelos seniores e pelos juniores. Onde estava aí o respeito?”, questiona amargurado o jovem natural de Turquel.

A cumprir a primeira época com idade sénior – apesar de já ter sido aposta recorrente na equipa principal na época passada –, João Silva quer continuar a jogar. “Quero a minha carta”, reclama receoso que a mesma possa ser retida pelo clube. Para já, o foco será nos estudos, que também pesaram na decisão de ficar. “Quero ser engenheiro”, frisa o estudante de Engenharia Electrotécnica no ISEL.

Ao cabo de três jornadas, Os Tigres encontram-se no fundo da classificação. Na época passada, nos jogos em casa com Barcelos e fora com Valongo e Gulpilhares, a equipa de Almeirim não registou qualquer derrota e somou cinco pontos.

In Desporto Leiria
Titulo: Cartão Azul

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS RIBATEJANAS E A JARRA

Já são conhecidos os árbitros para as equipas Ribatejanas para o fim-de-semana no que aos Nacionais diz respeito.


I Divisão
  • HC "Os Tigres vs AE Fisic D: José Monteiro / Joaquim Pinto (Porto) - Ana Pereira (Ribatejo)

II Divisão Sul
  • CACO vs SC Tomar: José Capelo (Alentejo) / Joaquim Lagarto (Alentejo) - João César (Setúbal)
  • HC Sintra vs ACR Santa Cita: Jorge Monginho (Alentejo) / Luís Estáquio (Alentejo) - Cidalino Lamosa (Setúbal)
  • BIR vs União FE: Paulo Carvalho (Leiria) / Vitor Roxo (Leiria) - David Ramos (Leiria)

JARRA DE REGRESSO AO RIBATEJO

Em relação aos árbitros do Ribatejo apenas Ana Pereira irá ser arbitro auxiliar, todos os outros (Rui Taborda, Carlos Fagulha, António Gameiro e Teófilo Casimiro (pela 3ª vez) ficam na Jarra)

Fernando Cabaço que já passou pelos quadros do Ribatejo lá foi nomeado à 4ª jornada para dirigir em conjunto com Thierry Francisco (Lisboa), auxiliados por  Nazareno Duarte (Porto) o HC Paço do Rei vs ACR Pessegueiro do Vouga

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SETICADAS DA SEMANA

Programa às terças-feiras na Rádio Cidade de Tomar onde se fala do Hóquei Ribatejano e não só.
 
 
Para ouvir faça o download aqui

UNIÃO FE vs EX-JOGADORES DE ANGOLA - VELHAS GUARDAS

O Pavilhão Albano Mateus recebe no proximo sábado dia 27 pelas 11 horas o jogo que colocará frente-a-frente as equipas de Velhas Guardas do União FE e Ex-jogadores de Angola.


As equipas têm a seguinte constituição:

  • Ex Jogadores de Angola:
(Guarda redes)
Luís Vidal
João Encarnação
Luís Santos

(Jogadores de Campo)
Carlos Raimundo (China)
Carlos Sequeira
José Salvador
Amadeu
Eugénio Terleira
Joaquim Romão
José Simões
Rui Sampaio
Agostinho Alexandre
Francisco Nascimento

Treinador:
Rui Aires

  • União F.Entroncamento
(Guarda Redes)
Francisco Abrantes
Francisco Luz

(Jogadores de Campo)
Lagos
Canaverde
Vieira
Rogério
Drogas
José da Luz
Ventura
Capitolino

Treinadores
-Os que estiverem na bancada.

O jogo será disputado em 3 partes, sendo imprevisível saber qual será a mais disputada (provavelmente será a 3ª).  Esta será disputada no anexo do 1º andar, das remodeladas instalações sociais do UFE . No fundo o que conta é a jornada de amizade e de confraternização entre esta rapaziada que obrigatoriamente tem que ter mais de 50 anos.

NOTICIAS DO HÓQUEI CLUBE DE VISEU

Iniciados- Jornada dupla
  • Hóquei Clube de Viseu Vs CENAP, 6ª feira dia 19, pelas 20H – resultado 3 - 2
  • Hóquei Clube de Viseu Vs Associação Desportiva Sanjoanense, 17h30, domingo, resultado 0 - 7
                   
A equipa de iniciados do Hóquei Clube de Viseu realizou mais uma jornada dupla para o Campeonato Regional que teve lugar, no Pavilhão da Escola Secundária de Viriato, na passada 6ª feira e no domingo. Na sexta feira os viseenses defrontaram a equipa do CENAP, Aveiro, vencendo-os por 3 bolas a 2, realizando a sua primeira vitória deste campeonato. Embora o jogo se tenha caracterizado de fraca qualidade, os viseenses conseguiram a superioridade numérica com golos de Miguel Figueiredo, Tiago Ribeiro e David Ribeiro. Esta vitória trouxe um pouco de alento aos atletas que concretizando a quinta jornada obtêm a sua primeira classificação positiva.

No jogo de domingo, também em casa, foram derrotados pela equipa de São João da Madeira por 7 golos. Jogo intenso mas em que a desconcentração, decisão e marcação traíram os atletas. Algum individualismo que subsiste, também condicionou o resultado final valendo-lhes as defesas realizadas pelos guarda-redes (Amadeu Pereira e Diogo Ascensão) que deram o seu melhor evitando o alargamento do resultado.
  • Juvenis - 1ª Jornada Hóquei Clube da Mealhada Vs Hóquei Clube de Viseu, 15h. Resultado 12 – 3.
Também os Juvenis não foram felizes na sua primeira jornada ao visitarem o Hóquei Clube da Mealhada. Jogo bastante intenso de ritmo bastante rápido, ao gosto das duas equipas. A compleição física dos adversários valeu-lhes alguma recuperação fácil de bola associada à técnica individual de alguns elementos que facilmente chegaram ao marcador. Viseu apresentou-se lutador mas a perda constante de bolas, quer a meio campo quer no passe, levou a que o adversário aproveitasse a oportunidade e alargasse a diferença numérica. Ao intervalo Viseu perdia 7-1.No entanto, o resultado avolumado não espelha a qualidade de jogo que existiu. Luís Morais foi o atleta responsável pela marcação dos 3 golos do Hóquei Clube de Viseu. O primeiro golo foi de jogada com João Silva, os restantes golos resultam de jogadas isoladas de Morai que usou a sua velocidade e técnica individual e trouxe alguma alegria à equipa. Falta mesmo aos atletas é a concentração necessária para a concretização. Ficaram imensos golos por marcar pelos atletas do hóquei de Viseu. Foi pena. Aguardamos grandes vitórias dos atletas que se têm esforçado imenso e se têm aplicado e cumprido as exigência e dificuldades implementadas pelo técnico que os acompanha. Força rapaziada.
Os escalões estão a cargo do professor Miguel Moreira.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

NA CAPITAL DA MAÇÃ NÃO SE BRINCA EM SERVIÇO

Num jogo que se previa ser equilibrado, foi a formação da Capital da Maçã que controlou o jogo desde o primeiro minuto.

Foto: Duarte Delgado

Estavam decorridos seis minutos quando Duarte Delgado inaugura o marcador através de uma seticada de meia distância. Três minutos depois, Esteves aumenta para 2-0 em mais um remate de meia-distância. A formação de Coimbra consegue reduzir para 1-2 através de uma perda de bola em zona proibida que deu origem a um contra-ataque concretizado em golo. A dois minutos do fim da 1ª parte, Diogo Verde aumenta para 3-1 com um golo de belo efeito. Nem trinta segundos chegaram a passar quando Duarte Delgado fazia o 4-1 através de uma bonita jogada de contra-ataque. E assim chegamos ao fim da 1ª parte com o Alcobacense a ir para os balneários com uma justa e confortável vantagem. Na 2ª parte a equipa de Alcobaça continuou com alguma intensidade e levando perigo por diversas vezes à baliza da equipa dos estudantes, foi então que surge o 5-1 através de Cristóvão Carreira em mais uma ataque rápido. Poucos minutos depois Diogo Verde aumenta para 6-1 em mais uma transição. Já com o seu capitão em pista Sérgio Afonso, chegava ao 7-1 com uma boa seticada de meia distância do seu capitão. A 5 minutos do final da partida Duarte Delgado com uma "maldade" ao Gr através de livre directo leva a bola a embater na trave e na recarga Esteves aumenta a vantagem para 8-1. Nos minutos finais, o Alcobacense em fase e rotatividade sofre 2 golos com alguns erros e algum desleixe que não deverá acontecer novamente.

Sinal mais: Para o Alcobacense, pela forma como dominaram o encontro e pela superioridade que tiveram onde se antevia uma partida equilibrada.

Sinal menos: Para a Académica de Coimbra que tem de dar muito mais se quiser continuar nesta 2ª divisão.

Arbitragem da dupla Ribatejana bem conduzida por Rui Taborda acabou por realizar um bom trabalho num jogo onde os jogadores não causaram qualquer tipo de problema.

Crónica: Luís Albertino

SC TOMAR VENCE E SEGUE NA FRENTE

O Jácome Ratton recebeu o jogo da 3ª jornada que colocou frente-a-frente dois dos líderes da II Divisão Sul, o SC Tomar e o HCP Grândola. A equipa de Nuno Lopes a jogar perante o seu público não enjeitou a oportunidade de deixar o adversário “para trás” e venceu por 5-2 com 2-1 ao intervalo.

Foto: T.M. Fotografia

Os Leões de Tomar entraram melhor e Nuno Domingues inaugurou o marcador. Não se intimidou a equipa da Vila Morena e alcançou o empate por intermédio de João Pereira. Antes do intervalo e na marcação de uma grande penalidade Nuno Domingues bisou e fez o resultado com que se atingiu o intervalo.

Intervalo: SC Tomar 2  -  HCP Grândola 1

Foto: T.M. Fotografia

A 2ª parte trouxe um SC Tomar mais objectivo e mais concretizador e o resultado foi ganhando cor e a equipa Leonina chegou aos 5-1 com Gonçalo Santos, Ivo Silva e Hernâni Diniz a apontarem os golos. Antes do apito final seria Ricardo Gonçalves a apontar o 2º golo da sua equipa através da marcação de uma grande penalidade.

Final: SC Tomar 5  -  HCP Grândola 2

Foto: João Flores

Num jogo onde a equipa Nabantina apresentou o novo equipamento/patrocínio, a vitória foi justa, alicerçada numa 2ª parte consistente com a equipa a funcionar num todo e onde cada vez mais a experiência anda de mãos dadas com a juventude.

O HCP Grândola sai de Tomar com a cabeça erguida pois mostrou uma equipa bem organizada e bem orientada e certamente irá fazer um campeonato tranquilo.

UNIÃO PERDULÁRIO ENTREGA OS TRÊS PONTOS AO OEIRAS

Depois do empate em Coimbra o União FE regressou ao Albano Mateus para defrontar a AD Oeiras.


Paulo Rainha (Minho) e J.M. Fernandes (Setúbal) árbitros nomeados para o jogo foram substituídos à última hora por Pedro Sousa e Luís Correia de Leiria.

UFE: Tiago Velez (gr), Bruno Carvalho, Pedro Brazete (2), João Capitolino (1), David Vieira (2), Bruno Pereira, André Silva, João Mendes, Pedro Santos e Luís Santos (gr)

ADO: Hugo Silva (gr), Gonçalo Vilela, Marco Gatinho (2), Leandro Santos (2), José Ramos (1), Bruno Januário (2), Paulo Rosa (1), Fábio Pinto, Rui Ribeiro e Nuno Rosa (gr)

Com ambas as equipas a tentarem ganhar ascendente no jogo,  o mesmo revelou-se equilibrado até aos 12’, altura em que Leandro Santos à entrada da área seticou para o fundo da baliza de Luís Melão. Não demorou 2’ e Bruno Januário elevou para 0-2. O União procurava reduzir a desvantagem e com 09’ 17’’ Nuno Rosa derruba André Silva e vê o cartão azul, “Capi” chamado à marcação do livre directo não aproveita. A jogar em power-play o União não aproveita. A 07’ 07’’ foi a vez de Bruno Carvalho ver o cartão azul ao derrubar Bruno Januário. Paulo Rosa na marcação do respectivo livre directo eleva para 0-3. Antes do intervalo e já no último minuto Pedro Brazete reduz para 1-3.


Intervalo: União FE 1  -  AD Oeiras 3  (Faltas 6 – 8 )

A 2ª parte começa com um ritmo elevado e Leandro Santos aumenta a contagem para 1-4. Foi então a vez de o União “apimentar” o jogo com David Vieira a marcar por duas vezes colocando o “score” em 3-4. A equipa de Miguel Jerónimo estava melhor nesta fase do jogo e no espaço de 30’’ perde duas soberanas oportunidades de dar a “cambalhota” no marcador, 18’ 21’’ 10ª falta do Oeiras com David Vieira a falhar, 17’ 59’’ grande penalidade não aproveitada por Pedro Brazete, e como quem não marca acaba sempre por sofrer, Marco Gatinho fez o 3-5 com 15’ 39’’ para o final.

Com algumas decisões da equipa de arbitragem a gerar controvérsia, seria José Carlos Califórnia, treinador da equipa do Oeiras a ver o cartão azul obrigando à saída de Bruno Januário. O União volta a jogar em power-play e volta a não aproveitar. O jogo continuava intenso e a equipa da casa “corria atrás do prejuízo”. Marco Gatinho vê o cartão azul e João Mendx falha o livre directo. O União voltava a jogar em power-play e para não fugir à regra volta a não aproveitar. Com 09’ 39’’ para o final o Oeiras atinge a 15ª falta e desta feita André Silva falha o livre directo, mas na recarga Pedro Brazete reduz para 4-5.

O União atinge a 10ª falta com Paulo Rosa a não aproveitar o livre directo. A 08’ 07’’ do final seria José Ramos a aumentar para 4-6 num golo onde Luís Melão não fez tudo o que estava ao seu alcance. Com o jogo “partido” as equipas iam tentando que o mesmo “caísse” para o seu lado, e o Oeiras que estava na “mó de cima” consolidou essa posição com Bruno Januário num golo de bandeira a fazer o 4-7. O mesmo jogador viu o cartão azul e Pedro Brazete falha o livre directo. União novamente em power-play.

Capi a 04’ 45’’ reduz para 5-7 numa seticada de longe, mas o jogo não chegaria ao final sem que Marco Gatinho fixasse o resultado final em 5-8. De salientar ainda que nos últimos dois minutos o União teve tempo para falhar uma grande penalidade por Capi e um livre directo (20ª falta do Oeiras) por Bruno Pereira.


Final: União FE 5  -  AD Oeiras 8  (Faltas 14 – 20 )

Num jogo equilibrado o Oeiras acabou por ser mais eficaz e perante este facto o resultado aceita-se. O União só se pode queixar de si próprio pois uma equipa que marca cinco golos a um dos candidatos e falha sete livres directos/grandes penalidades não se pode queixar de mais nada.

A equipa de arbitragem que substituiu a inicial apesar de alguma contestação de ambas partes, acabou por ter uma exibição sofrível, fruto talvez do cansaço pois além deste jogo já haviam dirigido jogos na final-four de juvenis que se disputou no Albano Mateus e o jogo que opôs SC Tomar vs HCP Grândola.

Nota final e de agradecimento para José Carlos, treinador do Oeiras pelas simpáticas palavras dirigidas ao Blog Cartão Azul no final da partida. «Acredita José Carlos que são estes pequenos gestos e estas palavras que me fazem andar pela blogosfera e manter este hobby divulgando a modalidade. Obrigado»

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TIGRES EMITEM COMUNICADO SOBRE A SAÍDA DE JOÃO SILVA

O HC "Os Tigres" divulgou um comunicado onde explica as razões da dispensa do jogador João "Janeka" Silva.

Foto: Desporto Leiria

  • 1) O atleta João Silva foi convidado como alguns outros atletas da época transacta a representar o Hóquei Clube "Os Tigres", a partir do momento que aceitou representar o clube foi tratado de igual forma como todos os outros atletas com o respeito que merecem.

  • 2) Ainda não tinha assinado, foi o Clube e o Atleta notificados de um processo levantado ao atleta por parte da ADOP (organismo anti dosagem), por falta de entrega de documentação que teria de ser entregue pelo atleta e que o Organismo reclama não ter sido entregue, processo idêntico que deu suspensão ao Atleta Caio 6 meses de suspensão

  • 3) O clube de imediato saiu em defesa do atleta, fazendo a sua defesa quer no âmbito pessoal, quer através do clube, mesmo sem este ainda ter assinado a renovação pelo H. C. Os Tigres, o que demonstra duas coisas que mesmo podendo ser castigado contaríamos com o atleta, e que mais vale a palavra do que uma assinatura.

  • 4) No entanto desde o início da época e até a data da sua dispensa, o atleta foi chamado a atenção por muitas vezes quer pelo corpo técnico, quer por elementos da direção dos diversos comportamentos que alguns deles roçaram a falta de respeito, e que viriam a culminar com a sua dispensa.

  • 5) Mais uma vez as pessoas tem de perceber que o Clube e gerido de dentro para fora e nunca ao contrário, nem se compadece com amizades e compadrios.

  • 6) Serve também para aqueles que se dizem inteligentes, saberem que isto não é um grupo de amigos que se junta ao sábado para jogar, mas sim onde pessoas deixam a sua família a troco de nada durante 4 dias da semana e o jogo ao fim de semana.

In Jornal "O Almeirinense"

REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA, OUTRA OPINIÃO

De facto o que foi aprovado consiste  na criação de uma comissão para a criação de uma proposta com vista à reestruturação administrativa nas referidas 5 associações regionais, mas cujos nomes e limites ficam para ser trabalhados. 


Aliás, só na próxima AG em Abril será submetida a aprovação podendo não ser ainda assim aprovada esta mesma proposta. A divisão poderá  muito bem ser  diferente ao referido tal como por exemplo: 
  • Norte ate ao Rio Douro
  • Centro-norte (ate à Figueira da Foz)
  • Ribatejo e Oeste (incluindo clubes da Lourinhã e Vila Franca)
  • Lisboa e Vale do Tejo (margem sul)
  • Sul (Alentejo e Algarve). 

Ainda há muito por definir e a divisão terá em conta certamente factores geográfico-económicos com tendência a relevar equilíbrio e sustentabilidade competitiva dos clubes a acordar dentro da comissão.

António Paulo de Albuquerque Bóia,  Vice-presidente da direção da Associação Nacional de Atletas       

HATTRICK DE NOBRE EM VITÓRIA CALMA E TRANQUILA

Cerca de 100 pessoas assistiram à vitória da ACR Santa Cita sobre o HC Vasco da Gama de Sines.


Com a dupla Leiriense Armando Henriques e David Ramos como árbitros da partida as equipas apresentaram-se da seguinte forma:

ACR Santa Cita (7) - João Martins (gr), Eliseu "Zig" Raimundo, Rui Oliveira (c), Nuno Nobre e Tiago Pereira
Suplentes: Fábio Amendoeira (gr), Fábio MAcarrão, Luís Vicente, João Vaz e Pedro Almeida
Treinador: Luís Miguel Cunha

HC Vasco da Gama (3) - Miguel Pereira (gr), Marco Abrantes, Miguel Silva, Nuno Martins e João Correia
Suplentes: Miguel Dinis (gr), Gonçalo Correia, Nuno Torpes, Rui Cova e Custódio Augusto
Treinador: Nuno Martins


A equipa de Luís Miguel Cunha já com Nuno Nobre recuperado da lesão que o afastou do jogo frente à AJ Salesiana entrou a dominar o jogo não permitindo à equipa Sinense veleidades e foi com naturalidade que Tiago Pereira à passagem do segundo minuto de jogo inaugurasse o marcador, num lance onde o guardião forasteiro ficou mal na fotografia. Reagiu de imediato a equipa do Vasco da Gama e Nuno Martins passados 30 segundos num lance individual "costa-a-costa" como é chamado restabeleceu a igualdade. O Santa Cita não acusou o golo do empate e continuou a explanar o seu jogo e seria Nuno Nobre numa seticada de fora da área a fazer o 2-1, um golo de belo efeito com a bola a entrar no ângulo superior baliza. Já com Rui Cova em rinque o Vasco da Gama melhorou, mas não o suficiente para "incomodar" a equipa da casa e novamente Nuno Nobre numa seticada enrolada à entrada da área aumentava a contagem para 3-1, faltavam 15'21'' para o intervalo. Com o jogo controlado o Santa Cita foi deixando a equipa de Sines jogar, mas seria Pedro Almeida a marcar de novo para a equipa da casa, 4-1 a cerca de 5' para o intervalo, resultado com que se atingiu o descanso

Intervalo: ACR Santa Cita 4  -  HC Vasco da Gama 1  (Faltas: 6 - 5)



A 2ª parte não trouxe nada de novo e o Santa Cita geria o jogo a seu belo prazer e não foi de estranhar que Zig numa recarga após seticada de Nuno Nobre na conclusão de uma jogada envolvente fizesse o 5-1 estavam decorridos 02'10'' de jogo. Com 18'34'' para jogar Pedro Almeida vê cartão Azul mas Rui Cova chamado à marcação do livre directo não aproveita a oportunidade. A equipa do Vasco da Gama voltou a ter uma oportunidade soberana quando foi apontada grande penalidade contra o Santa Cita, mas Custódio Augusto falha a oportunidade, e como quem não marca sofre Rui Oliveira na cara do guarda-redes faz o 6-1 com 16'06'' para o final. Com o vencedor encontrado ainda foi tempo para o regressado Nuno Nobre fazer hattrick na conclusão de um contra-ataque, estava feito o 7-1 com 12'30'' para jogar. Até ao final as equipas ainda atingiram a 10ª falta primeiro o Santa Cita e depois o Vasco da Gama mas João Correia e Luís Vicente não aproveitaram os respectivos livres directos. O Vasco da Gama e com o Santa Cita numa fase de descompressão, onde Luís Miguel Cunha aproveitou para rodar toda a equipa acabou por marcar por duas vezes, fixando o resultado final em 7-3.

Final: ACR Santa Cita 7  -  HC Vasco da Gama 3  (Faltas: 13 - 11)



Vitória justa da equipa de Santa Cita que esteve sempre uns "furos" acima do adversário, somando mais três pontos. O Vasco da Gama apesar de algumas ausências mostrou algumas fragilidades nomeadamente no capitulo defensivo.

No Santa Cita continua a onda de lesões com Carlos "Pica" Fonseca a lesionar-se no jogo dde sexta-feira frente ao SL Benfica "B" e Tiago Pereira no decorrer da 2ª parte a embater na tabela de fundo e abrir o sobreolho. A ambos o Cartão Azul deseja as rápidas melhoras.

A equipa de arbitragem de Leiria não influenciou o resultado, no entanto acabou por ter uma actuação paupérrima nomeadamente David Ramos que teve decisões dignas de serem exibidas no "Estado de Graça" tal a quantidade de sorrisos que conseguiu arrancar nos espectadores presentes.

Fotos obtidas através de telemóvel

domingo, 21 de outubro de 2012

SC TOMAR, SANTA CITA E J.OURIENSE EM "ALTAS"

HC "Os Tigres" e União FE foram as notas negativas dos jogos de ontem ao sairem derrotados, SC Tomar, ACR Santa Cita e J. Ouriense continuam de vento em popa e a somar pontos.

Foto: ACR Gulpilhares

Na I Divisão, ao terceiro jogo chegou a terceira derrota, desta feita em Gaia frente ao Gulpilhares e por 7-2. A equipa dos Tigres continua assim sem vencer no nacional. A perder 2-1 ao intervalo a equipa de Hugo Gaidão foi incapaz de contrariar o adversário que a jogar perante o seu publico embalou para uma segunda parte onde registou um parcial de 5-1. De salientar ainda que em território Continental e de há três épocas a esta parte foi o primeiro jogo onde o claque "Ultras Almeirim" não esteve presente. Os Tigres a par de AD Limianos e AA Espinho ocupam a ultima posição com zero pontos. Pelo HC "Os Tigres" marcaram Ricardo Antunes e Filipe Gaidão.

Foto: T.M. Fotografia

Na II Divisão Sul, o SC Tomar a jogar perante o seu publico e frente ao HCP Grândola que a par da equipa Leonina contava por vitórias todos os jogos realizados, chegou ao intervalo a vencer por 2-1. Na 2ª parte a equipa de Nuno Lopes chegou ao 5-1 para Ricardo Gonçalves na marcação de uma grande penalidade fixar o resultado final em 5-2. Pelo SC Tomar Nuno "Manel" Domingues (2) Gonçalo Santos, Ivo Silva e Hernâni Diniz foram os marcadores de serviço.

Foto: João Flores

Em Santa Cita num jogo sem história a equipa de Luís Miguel Cunha venceu o HC Vasco da Gama por 7-3, com 4-1 ao intervalo. A equipa de Santa Cita foi sempre superior ao adversário e já com Nuno Nobre em pleno depois da ausência por lesão, dominou por completo a equipa de viajou desde Sines onde apenas Rui Cova (a espaços) e Nuno Martins remaram contra a maré. Nuno Nobre (3), Zig, Tiago Pereira Pedro Almeida e Rui Oliveira fizeram os golos da equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins.

Foto: União FE

No Entroncamento, mais um jogo em casa e mais uma derrota, com o União a ceder por 5-8 frente à AD Oeiras. Num jogo marcado pelo desperdício de livres directos e penalties pela equipa de Miguel Jerónimo, a equipa de José Carlos muito serena e com Leandro Santos, Bruno Januário e José Ramos em grande estilo controlou a partida e ao intervalo vencia por 1-3. A equipa alvi-negra continua assim sem pontuar frente ao seu publico e apesar de ter controlado durante algumas partes do jogo foi incapaz de contrariar o maior poderio da equipa da linha. Pedro Brazete, David Vieira (2) e João "Capi" Capitolino foram os marcadores da equipa do União.

Foto: J. Ouriense

Na III Centro a J. Ouriense foi ao Pavilhão do Embra vencer o SC Marinhense por 2-4 e continua na liderança da prova. A equipa de Pedro "Pipoca" Garcia sabia do valor do adveresário e conseguiu através de um jogo bem pensado e tacticamente perfeito levar de vencida o adversário que apesar de recheado com jovens de qualidade não foi capaz de "desmontar" a táctica adversária. João Filipe que regressou às origens e fez ontem o seu primeiro jogo apontou 3 golos. David Domingues foi o outro marcador.

REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA FOI APROVADA

Assembleia Geral elegeu Órgãos Sociais para o quadriénio 2012-2016


Este sábado, 20 de Outubro, no Hotel Zurique, em Lisboa, realizaram-se as Assembleias Gerais da Federação de Patinagem de Portugal.

Da Assembleia Geral Eleitoral, resultou a eleição da única lista candidata, a encabeçada por Fernando Elias Claro. Os Órgãos Sociais eleitos desempenharão funções no quadriénio 2012-2016.

No Hotel Zurique, em Lisboa, foi ainda aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2013 e ainda, e mais importante, reestruturação administrativa …..

Sendo assim, irá aparecer, em substituição das Associações, as seguintes regiões:
  • 1 – Minho
  • 2 – Porto
  • 3 – Centro
  • 4 – Lisboa e Vale do Tejo
  • 5 – Sul
  • 6 – Madeira
  • 7 – Açores
Vai ser criada uma comissão para estudar todos os pormenores relacionados com esta reestruturação! A APRibatejo, tudo indica, irá ser dividida com Centro e Lisboa e Vale do Tejo.