terça-feira, 30 de abril de 2013

INFANTIS DO SC TOMAR RECEBEM FAIXAS DE CAMPEÃO REGIONAL

Durante o intervalo do jogo de seniores entre o Sporting de Tomar e o B.I.R.no sábado dia 27 de Abril no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, o presidente da Associação de Patinagem de Leiria fez a entrega da taça de Campeões Regionais do Ribatejo e Leiria à equipa "B" de Infantis do Sporting de Tomar.
 
Foto: Sérgio Marques

Os seniores do Sporting de Tomar fizera depois a imposição das respectivas faixas de campeões aos jovens hoquistas da formação de infantis bem como aos seus seccionistas, patrocinadores e treinador. Refira-se que esta formação conquistou o campeonato regional só com vitórias, apurando-se assim para o Campeonato Nacional do escalão de infantis.

Foto: Sérgio Marques

Com o apuramento para a segunda fase já garantido, o Sporting de Tomar continua a manter a invencibilidade na época. No próximo sábado no Municipal de Tomar recebe o segundo classificado Alenquer e Benfica que também já tem o apuramento assegurado, em disputa estará apenas o primeiro lugar da série C, que pertence à equipa de Tomar apenas com um ponto de diferença do Alenquer. Assim basta o empate para o Sporting de Tomar manter a liderança deste grupo do Nacional.

Crónica: João Mesquita in Blog "Hóquei em Tomar"

SC TOMAR REJEITOU PRENDA OFERECIDA PELO SANTA CITA

O SC Tomar desperdiçou no passado sábado a oportunidade de repetir o feito alcançado na época 2009/2010 quando frente ao BIR venceu, não convenceu, mas garantiu a subida à I Divisão. Desta feita não venceu, não convenceu e adiou a subida.

Foto: António Antunes - TM Foto

Com o público presente no Municipal de Tomar com os "ouvidos" colados ao que se passava em Santa Cita, a equipa de Nuno Lopes iniciou o jogo a dominar e a tentar chegar com êxito à baliza de Nuno Peça. Sem utilizar a velocidade que já nos habituou noutros jogos os verde e brancos tinham dificuldade em "desmontar" a bem estruturada defesa do BIR, e seria Luís Silva que esta época se mudou de Valado de Frades para Tomar à passagem dos 10 minutos a inaugurar o marcador. O golo teve o dom de espevitar a equipa Leonina que até ao intervalo dispor de mais algumas oportunidades de golo, mas sem as conseguir concretizar.

Foto: António Antunes - TM Foto

No 2º tempo as equipas entraram a jogar com mais velocidade e a equipa forasteira logo aos 2 minutos empata a partida através de Rafael Monteiro que aproveitou o livre directo correspondente à 10ª falta do SC Tomar. De Santa Cita iam chegando "boas novas", mas a equipa de Nuno Lopes teimava em não acertar e Ivo Silva desperdiça o livre directo correspondente à 10ª falta do BIR. Gonçalo Santos regressado após a intervenção cirúrgica que foi submetido imitou o seu colega e desperdiça uma grande penalidade. Com o tempo a passar seria Hernâni Diniz a marcar e a colocar a sua equipa na frente quando faltavam cerca de 10 minutos para o final.

Foto: António Antunes - TM Foto

A equipa leonina apesar de estar na frente do marcador, continuou a revelar-se distante do que conhecemos, com os jogadores a abusar das jogadas individuais, a falhar passes e sobretudo sem mostrar a garra com que já valeram muitos pontos esta época. O BIR apostado em não sair de Tomar ligado novamente à subida de divisão do adversário, ia fazendo pela vida e não descurava as oportunidades de importunar o último reduto Leonino. Com a equipa da casa a segurar o golo de vantagem e com menos de 2 minutos para o final a equipa do BIR beneficia de um livre directo correspondente à 15ª falta adversária, e o inevitável Rafael Monteiro não desperdiça e faz o 2-2, silenciando as bancadas do Municipal, que voltaram a vibrar quando já no a decorrer o ultimo minuto Gonçalo Santos tem no setique a oportunidade de carimbar a subida, mas o livre directo correspondente à 15ª falta do BIR é desperdiçado, e como quem "não mata, acaba por morrer" foi exactamente o que acontecer com Nuno Alhada em cima do apito final fazer o 2-3 e selar a vitória do BIR, adiando a festa Leonina.

Foto: António Antunes - TM Foto

Final: SC Tomar 2  -  BIR 3

O SC Tomar só se pode queixar de si próprio num jogo, talvez um dos piores da época, senão mesmo o pior, onde jogou longe do que nos habituou, sem garra, a abusar dos lances individuais, perante uma equipa certinha que "fez pela vida" e que saiu de Tomar com os 3 pontos e com a certeza que o emblema de Valado de Frades foi defendido perante um adversário de maior valia e que partia como favorito à vitória final.

Foto: António Antunes - TM Foto

Ricardo Leão que a par de Paulo Baião foi um dos árbitros da partida realizou uma exibição fraca, muito longe do que era espectável e que nos habituou, deixando por vezes a sensação a quem estava na bancada que o seu parceiro de apito ficava "surpreso" com as suas decisões.

O SC Tomar joga amanhã no Entroncamento frente ao União FE, derby ribatejano que em caso de vitória Leonina significa a subida de divisão. Depois deste jogo o SC Tomar recebe o Alcobacense e o Santa Cita, desloca-se a Alenquer e termina na Mealhada, num jogo que poderá consagrar o vencedor da zona sul.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

JUNIORES DO SC TOMAR DIZEM SIM À 2ª FASE DO NACIONAL

Num jogo importante para as cores do SC Tomar, onde a vitória garantia a uma jornada do final o apuramento para a 2ª fase a equipa de Nuno Lopes encontrou em Torres Vedras o caminho para prosseguir em prova.

Foto: João Massa

Antes do início da partida foi realizado um minuto de silêncio em memória do Professor João Campelo. O SC Tomar ciente da importância do jogo apostou no colectivo e colocou velocidade no mesmo o que causou dificuldades ao ultimo reduto da Física. Edgar Costa inaugurou o marcador antes de estarem completados os primeiros cinco minutos de jogo. A Física chega ao empate cerca de 4’ depois através de Manuel Rosa. Hernâni Diniz tem no setique a oportunidade de desfazer a igualdade mas desperdiça um livre directo permitindo a defesa a Carlos Almeida, mas o mesmo jogador viria a redimir-se com 14’ decorridos e colocou a equipa de Nuno Lopes na frente. Até ao intervalo Pedro Martins, David Costa na recarga a um penalti por ele apontado e Hernâni Diniz colocaram o resultado em 1-5, resultado esse com que se atingiu o intervalo.

Foto: João Massa

Intervalo: AE Física D 1  -  SC Tomar 5  (Faltas: 4 – 3)

Antes dos primeiros 5 minutos da 2ª parte novo livre directo para o SC Tomar e David Costa a aumentar parar 1-6. Reduziria a equipa da casa através de João Lima na marcação de uma grande penalidade. Hernâni Diniz igualmente de grande penalidade aumentou para 2-7. A equipa de Torres Vedras dispõe de nova oportunidade mas Daniel Leal nega o golo ao adversário ao defender um livre directo. Seria Frederico Pacheco a reduzir para 3-7 com pouco menos de 12’ para se jogar. Gonçalo Domingues e Edgar Costa fecharam a contagem e estabeleceram o resultado final.

Final: AE Física D 3  -  SC Tomar 9  (Faltas: 5 – 9)

Foto: João Massa

O arbitro Lisboeta Miguel Guilherme teve uma boa actuação, num jogo onde o SC Tomar foi o justo vencedor, onde privilegiou o colectivo em detrimento do individual perante uma Física algo distante do que demonstrou em Tomar na 1ª volta e que se revelou lenta a defender, mas afoita no ataque com várias soluções ora defendidas por Daniel Leal, ora desperdiçadas pelos seus jogadores.

AE Física D (3): Carlos Almeida (gr), Manuel Rosa (1), João Correia, Tiago Couto, Bernardo Mestre, Frederico Pacheco (1), Filipe Pereira (2 CA), João Lima © (1), João Ferreira e Diogo Batista (gr)
Treinador: Rodolfo Santos

SC Tomar (9): Renato Rodrigues (gr), Gonçalo Domingues (1), Edgar Costa (2), Hernâni Diniz (3) (CA), Pedro Martins © (1), João Adrião, David Costa (2) (CA), Ricardo Peres, Francisco Neves e Daniel Leal (gr)
Treinador: Nuno Lopes

INICIADOS DO HC TURQUEL IMITAM JUNIORES E ESTÃO NA 2ª FASE

Os iniciados do HC Turquel conseguiram ontem o apuramento para a 2ª fase do Nacional ao vencerem o HC Sintra por 5-4. A equipa de Nelson Lourenço com esta vitória conseguiu também o 1º lugar na Série C quando falta uma jornada para o final.

Foto: Carmo Honório Santos

A necessitarem de 3 pontos para carimbar o passaporte para a 2ª fase a equipa de Turquel tinha pela frente o HC Sintra a quem só a vitória interessava para poder continuar a lutar pelo apuramento. Ao intervalo registava-se um empate a 3 bolas que interessa mais à equipa da catedral do Hóquei do que à equipa visitante. Na 2ª parte a equipa da casa conseguiu marcar por duas vezes e apenas consentiu um golo o que colocou o resultado final em 5-4 e estava conseguido o apuramento. Os golos do HC Turquel foram apontados por Francisco Santos (2), Xavier Duro (2), David Santos

Foto: Carmo Honório Santos

CF Estremoz que venceu em Alcobaça por 4-7 conseguiu igualmente o apuramento para a 2ª fase onde irão encontrar Sporting CP e CD Paço de Arcos. Na ultima jornada em Estremoz a equipa da casa recebe o Turquel num jogo que passou de decisivo para ambos os conjuntos para o jogo onde se festeja o apuramento das duas equipas conseguido ontem.

BINÓMIO SABOGA NOBRE NA BASE DA GOLEADA

A ACR Santa Cita goleou este sábado o S Alenquer B por 8-3 em jogo a contar para a 25ª ronda do campeonato nacional da 2.ª Divisão, zona Sul.

Foto: Blog "M@is Alenquer"

A jogar fora os alenquerenses viram-se a perder cedo na partida e nunca foram suficientemente assertivos para inverter este rumo. A turma encarnada até entrou bem no jogo, mas na primeira investida organizada do Santa Cita viu as redes de João Mendes balançarem pela primeira vez. Eliseu Raimundo foi o autor do tento inaugural da equipa do concelho de Tomar, que ampliou para 2-0 à passagem dos 19 minutos, através de Tiago Barreiro, resultado que vigorou até ao intervalo.

Após o reatamento, Rúben Martins reduziu para a margem mínima, mas num livre direto, aos 28 minutos, Boavida apontou o terceiro para a formação da casa. Já depois de o árbitro portuense Joaquim Pinto ter anulado indevidamente um golo apontado por Alexandre Silva, de livre direto, Fábio Bogalho, com uma “sticada” do meio da rua reduziu para 3-2.  Depois deste golo, os comandados de Diogo Ganchas mostraram-se determinados a discutir o resultado, pegando na bola e lançando-se no ataque. Todavia, foi um entusiasmo fugaz, por que a equipa da casa provocou total desnorte nas hostes encarnadas e, em menos de dois minutos (35’-36’), marcou três golos de rajada, com Nuno Nobre (2) e Tiago Pereira a assumirem-se como os marcadores de serviço. Para agravar a diferença no marcador, Nuno Nobre fez “hat-trick”, aos 41 minutos, ampliando para 7 bolas a 2.

O coletivo alenquerense – apesar da enorme desvantagem com que se deparava – recusou em dar o jogo como perdido e ainda conseguiu reduzir para 7-3, por Pedro Lourenço, que, entretanto, viu o árbitro portuense fechar os olhos a duas grandes penalidades que efetivamente sofreu. Aproveitou o Santa Cita para fixar o resultado final em 8-3, no penúltimo minuto da partida, através de Rui Oliveira.

António Pires Vicente in Blog "M@is Alenquer"
Titulo e 1º paragrafo: Cartão Azul

HC MEALHADA JÁ ESTÁ NA I DIVISÃO

O Hóquei Clube da Mealhada garantiu a subida à Divisão maior do Hóquei em Patins!

Foto: Carlos Silva

Depois de na época 1998/1999 o HCM ter garantido pela primeira vez no seu historial uma subida à 1ª Divisão Nacional, eis que 14 anos depois regressa novamente ao convívio com clubes como FC Porto, SL Benfica, Sporting CP, CD Paço Arcos, Física de Torres Vedras e muitos outros que vão fazendo a história desta modalidade.

Foto: Carlos Silva

Apostando em atletas e técnicos com a sua carreira desportiva ligada à Mealhada, o HCM fez este ano um percurso de sucesso na 2ª Divisão Nacional, batendo-se agora pelo primeiro lugar que está apenas a 1 ponto (em caso de vitória do SC Tomar na próxima jornada, pois o HCM tem mais um jogo). O líder, SC Tomar perdeu este sábado em sua casa, assim como o Alenquer e Benfica que deixou caminho aberto ao HCM para carimbar mais cedo do que o esperado o seu regresso à 1ª divisão. A Mealhada venceu em casa por 11 a 3 a equipa de Alcobaça e aproveitou as derrotas das equipas suas seguidoras.

Foto: HC Mealhada

Na próxima quarta-feira o Clube vai tentar manter o registo impressionante de vitórias neste Campeonato e procurar vencer em Alenquer. O objetivo será trazer para a Mealhada a discussão do primeiro lugar no jogo que colocará frente a frente o 1º e 2º classificados: SC Tomar e HC Mealhada.

Fonte: HC Mealhada

domingo, 28 de abril de 2013

SÓ O SANTA CITA FEZ SORRIR OS RIBATEJANOS

Não fosse a excelente vitória com que o Santa Cita brindou o S Alenquer B e podíamos estar agora a escrever que se tinha tratado de um sábado negro para as cores Ribatejanas.

Foto: Fotos da Curva

Na I Divisão os Tigres deslocaram-se até ao Dragão Caixa e foram derrotados por 14-3. Os Dragões necessitaram apenas de 2 minutos para inaugurar o marcador. Filipe Gaidão empatou a partida com 8 minutos decorridos. Durante cerca de 5 minutos o empate manteve-se, mas depois os azuis e brancos embalaram até ao 7-1, resultado com que se chegou ao intervalo. No 2º tempo Alex Andrade reduziu para 7-2 logo ao 2º minutos, mas o FC Porto "disparou" até ao 10-2. Voltaram a marcar os Tigres desta feita por Filipe Bernardino, mas ainda havia quatro golos por marcar, e todos a cores azuis e brancas. Com esta derrota a equipa dos Tigres caiu para a zona de despromoção, por troca com o Sporting CP próximo adversário em jogo marcado para dia 04 de Maio no Alfredo Bento Calado e de crucial importância para ambos os conjuntos.

Foto: António Antunes - TM Foto

Na II Sul o SC Tomar não quis aproveitar a oferta do vizinho Santa Cita e desperdiçou a hipótese de subir à I Divisão ainda com 5 jornadas por disputar. Recorde-se que a ultima vez que a equipa Leonina subiu ao escalão maior do hóquei foi precisamente num jogo em casa frente ao BIR. Num jogo onde a equipa de Valado de Frades jogou muito bem na defesa e com um ataque mortífero, seria Luís Silva a inaugurar o marcador para a equipa de Nuno Lopes, resultado com que se atingiu o intervalo. Na 2ª parte e logo aos 2 minutos Rafael Monteiro igualou a partida. Seria Hernâni Diniz a colocar de novo o SC Tomar na frente, mas os dois últimos minutos revelaram-se fatídicos para os verde e brancos, novamente Rafael Monteiro a fazer o 2-2 e nos últimos segundos Nuno Alhada faz o 2-3. Com esta derrota o SC Tomar perdeu a liderança da o HC Mealhada (que ontem aproveitou a vitória do Santa Cita, para carimbara a subida) e fica a 3 pontos de regressar ao convívio dos grandes.

Foto: M@is Alenquer

O Santa Cita goleou o S Alenquer B por 8-3 numa partida onde a equipa de Miguel Cunha fez uma das melhores exibições da época, alicerçada em dois pilares, Rodrigo Saboga e Nuno Nobre. A equipa de Santa Cita a jogar perante o 3º classificado da prova não se intimidou e a jogar olhos nos olhos chegou ao intervalo a vencer por 2-0. Na 2ª parte a equipa da Vila Presépio reduziu para 2-1, mas Miguel Boavida na marcação de um livre directo aumentou para 3-1. Reduziu de novo a equipa do Alenquer para 3-2 e a partir daqui só deu Santa Cita que a saber explorar o adiantamento adversário na procura do golo, aproveitou para em rápidas jogadas e em contra ataque chegar ao 8-3, resultado com que terminou a partida. Vitória justa da melhor equipa em pista e que soube aproveitar as oportunidades que criou. Com mais esta vitória o Santa Cita soma 32 pontos, ocupa a 11ª posição e está de corpo e alma na II Divisão.

Foto: Fernando Vaz

O União foi derrotado por 6-3 em casa do lanterna vermelha UDC Nafarros, que só ainda havia conseguido uma vitória esta época. A equipa de Miguel Jerónimo a precisar de pontos para a manutenção e a jogar em casa do último classificado foi incapaz de explanar o seu jogo e ao intervalo já perdia por 3-2. Na 2ª parte a equipa da casa soube explorar os pontos fracos do adversário e foi aumentando a contenda até aos 6-3 finais. Pelo União FE David Vieira, Pedro Brazete e Bruno Carvalho foram os marcadores de serviço. Com esta derrota os alvi-negros somam 20 pontos estão na 13ª posição com mais 8 pontos que HC Vasco da Gama que aparece no primeiro lugar de descida.

sábado, 27 de abril de 2013

FALECIMENTO DE CAMPELO DEIXA O HÓQUEI MUITO MAIS POBRE

É daquelas notícias que nunca desejamos fazer. Natural de Moçambique, foi em Tomar que continuou a dar asas ao seu sonho de ser alguém no hóquei, quando veio daquela antiga colónia.

Foto: Jornal "A Bola"

O Sporting CP seria o seu Clube seguinte primeiro como jogador, onde chegaria a Internacional, e mais tarde como técnico do Clube Leonino.

Mas a sua grande obra foi a criação da escola de Hóquei em Patins em Massamá, na ES Stuart Carvalhais, um sonho tornado realidade e onde hoje evoluem perto de centena e meia de atletas, colocando esta Escola no mapa nacional da elite da formação desta modalidade. Foi o mentor de um projecto pioneiro e que hoje é referência em Portugal.

É assim com profunda tristeza que vemos partir um homem do Hóquei em Patins, à família, amigos e à Sec. Stuart Carvalhais endereçamos as nossas sentidas condolências.

Em memória do Prof. João Campelo, a Direcção da FPP deliberou o cumprimento de um minuto de silêncio, em todos os jogos que se realizem nos dias 27 e 28 de Abril de 2013.

Texto: Carlos Martins - Plurisports
Titulo: Cartão Azul

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ÁGUIAS VENCEM E CONTINUAM NA LUTA PELO 2º LUGAR

No jogo antecipado da penúltima jornada CRC “Os Águias” – Memória venceram (4-3) o Hóquei Clube de Turquel e colocam pressão na luta pelo segundo lugar, posição essa que dá acesso à II fase do Nacional, que em condições normais, não deverá fugir ao Sporting Clube de Portugal.
 
Foto de arquivo: Nuno António Jorge

Os atletas dos Águias foram uns autênticos “guerreiros” pela forma lutadora e humilde como abordaram este jogo, à medida que os minutos avançavam a sua capacidade de sofrimento e a sua união foi vital para o sucesso da partida. A equipa da casa, durante toda a partida, mostrou-se um conjunto muito coeso defensivamente, que soube bem explorar o contra-ataque, embora nem sempre com a eficácia desejada. Caso contrário o resultado poderia muito bem ter sido outro.

Ao intervalo vencia por 2-1

Durante o desenrolar da partida a evolução do marcador, tendo em conta as muitas limitações do plantel, dado o número reduzido de atletas (4 Juvenis e 3 Iniciados), obrigaram a equipa a manter os níveis de concentração elevados e a fazer alguma contenção física em pista, canalizando as suas energias para rápidos ataques à baliza do adversário, o que vem justificando a liderança no que toca ao melhor ataque da série C.
Os cinco atletas eleitos pelo treinador da Memória jogaram todo o encontro, ou melhor quase todo, isto porque o senhor árbitro decidiu a 2 minutos e 34 segundos do fim do encontro expulsar um atleta, admoestando-o com cartão azul e com a marcação de um livre directo a favor da equipa de Turquel. Mas a execução perdulária fez com que nem assim se conseguisse inverter o resultado.

Final 4 - 3

Quanto à arbitragem… é entendimento da equipa do Águias que, quando outros no passado se queixaram da sua actuação, a equipa da Memória entende que é um ponto que nunca a incomodou, já que considera que nunca foi beneficiada por ela.

Se dúvidas existissem, refere a equipa da Memória, basta analisar o jogo contra a equipa do Sporting, no qual nos últimos cinco segundos antes do intervalo, e do fim do jogo, o Sr. Árbitro decidiu marcar uma grande penalidade, quando a bola havia já entrado na baliza adversária, não dando a lei da vantagem. Num outro lance a equipa que traja de vermelho considera que o seu avançado foi ostensivamente abalroado na área leonina, sem que daí tenha resultado, como deveria uma grande penalidade.

No rescaldo do jogo com o Turquel, e no que respeita ao comportamento dos árbitros, a equipa de Leiria diz-se de consciência tranquila, até porque diz que existem um conjunto de situação de jogo em que a arbitragem tem penalizado as equipas mais pequenos. Termina pedindo aos senhores do apito honestidade, ou melhor coragem para respeitarem todos os clubes de igual modo, deixando-se de clubismos ou caseirismos, porque aí, claramente os que mais se queixam fora de portas, são os mais protegidos dentro de casa.

Felizmente neste jogo fez-se justiça, a vitória espelha a bravura destes atletas que durante o encontro viram por diversas vezes faltar coragem ao juiz da partida para penalizar o Turquel, pelo menos em lances que mereceriam a marcação de duas grandes penalidades. Parabéns aos atletas da CRC “Os Águias” – Memória pela entrega neste jogo.

Marcha do marcador: 1-0, 1-1, 2-1, 2-2, 3-2, 4-2 e 4-3

Crónica: Jaime Santos

quinta-feira, 25 de abril de 2013

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros para irão dirigir as equipas da AP Ribatejo e AP Leiria nos jogos da Taça de Portugal, II Divisão, Nacional Feminino e Nacionais Jovens que tem lugar nos dias 27, 28 de Abril e 01 de Maio.


I Divisão

  • FC Porto vs HC "Os Tigres": José Monteiro (Minho) / António Santos (Aveiro) - Silvia Coelho (Porto)
  • Candelária SC vs HC Turquel: Jorge Ventura (Lisboa) / João Duarte (Lisboa)

II Divisão Sul - 27 Abril 2013

  • SC Tomar vs BIR: Ricardo Leão (Lisboa) / Paulo Baião (Lisboa)
  • ACR Santa Cita vs S Alenquer B: Sofia Ferreira (Porto) / Joaquim Pinto (Porto)
  • UDC Nafarros vs União FE: J M Rodrigues (Setúbal) / Joaquim Carpelho (Setúbal)
  • HC Mealhada vs A Alcobacense CD: Cláudia Rego (Minho) / António Teixeira (Minho)

II Divisão Sul - 01 Maio 2013

  • União FE vs SC Tomar: Teófilo Casimiro (Ribatejo) / Rui Taborda (Ribatejo)
  • ACR Santa Cita vs GD Sesimbra: Luís Peixoto (Lisboa) / Paulo Romão (Lisboa)
  • A Alcobacense CD vs UDC Nafarros: Joaquim Carpelho (Setúbal) / J M Rodrigues (Setúbal)

Nacional de Infantis Zona C

  • AE Fisica D vs SC Tomar: David Barros (Leiria)
  • AC Tojal vs HC Santarém: António Rocha (Lisboa)
  • S Alenquer B vs HC Turquel: António Jardim (Lisboa)

Nacional de Iniciados Zona C

  • CN Rio Maior vs SC Tomar: Teófilo Casimiro (Ribatejo)
  • HC Turquel vs HC Sintra: Pedro Sousa (Leiria)
  • A Alcobacense CD vs CF Estremoz: Armando Henriques (Leiria)

Nacional Juvenis Zona C

  • ACR Santa Cita vs Stuart Carvalhais: Rui Taborda (Ribatejo)
  • CRC "Os Águias" vs HC Turquel: Luís Correia (Leiria)

Nacional Juniores Zona C

  • AE Física D vs SC Tomar: Miguel Guilherme (Lisboa)
  • HC Santarém vs Sporting CP: António Gameiro (Lisboa)
  • HC Turquel vs HC Sintra: Luís Correia (Leiria)

Campeonato Nacional Feminino - Apuramento Campeão

  • HC Turquel vs A Académica Coimbra: Pedro Sousa (Leiria)

Nota de rodapé: O árbitro Ribatejano Carlos Fagulha fica pela quarta nomeação consecutiva na jarra, remetendo-nos para uma verdade de La Palisse “Para uns apitarem dois e três jogos alguém tem de ficar de fora”, ou aquele que eu utilizei nos meus tempos de mar (que saudade) “Valores mais altos se levantam

VIGOR TERMINA PARTICIPAÇÃO NA TAÇA APA COM VITÓRIA

Depois da conquista da taça de Aveiro na jornada anterior, a equipa do G.R. Vigor da Mocidade deslocou-se ao recinto H.C. Viseu para cumprir calendário onde, venceu a equipa de Viseu por 7-5.


Foi um Jogo onde o treinador José Santos aproveitou para fazer rodar o plantel e dar mais minutos aos jogadores menos utilizados, daí o jogo ter sido bastante equilibrado onde o resultado nunca esteve muito desnivelado. Ao intervalo o resultado era de 2-4 para a equipa do Vigor.

Na Segunda Parte o protagonista foi o Sr. arbitro, pois cometendo alguns erros de principiante fez com que os ânimos ficassem mais exaltados tornando o jogo mais quezilento. Apesar de tudo o jogo foi-se desenrolando e quando o jogo estava quase a acabar onde o resultado tinha 1 golo de diferença entre as duas equipas, a equipa do Vigor a um minuto do fim marca pondo o resultado final de 5-7.

A equipa do Vigor cumpre os objectivos traçados após ter falhado o apuramento para o nacional.

Informação/Foto: GR Vigor da Mocidade

GD FABRIL - ACTIVIDADE DE FIM-DE-SEMANA

 A secção de hóquei em patins do GD Fabril, informa que hoje e no próximo fim-de-semana decorrerão os seguintes jogos da modalidade
 
 
Bambis – Taça APL 2012/2013 – 1ª Fase – Série D
  • 28-04-2013 - 10h30 - CD P.Arcos (B) – GD Fabril  - Pavilhão CDPA
 
Benjamins – Taça APL 2012/2013 – 1ª Fase – Série F
  • 25-04-2013 – 11h00 – GD Fabril – Juv. Azeitonense– Pav. Fabril
  • 28-04-2013 – 11h30 – AJ Salesiana – GD Fabril – Pav. J. Salesiana
 
Escolares – 2º Circuito “Maria Emília Correia”- 1ª Volta – APS
  • 28-04-2013 - 12h00 - GD Fabril – Juv. Azeitonense - Pavilhão GDFa
 
Juniores – Campeonato Nacional de Juniores - II Volta – 8ª Jornada
  • 28-04-2013 - 19h30 - SL Benfica – GD Fabril - Pavilhão SLB
 
Venha apoiar o clube!
 
A escola de Hóquei em Patins “José António Flecha” do GD Fabril, que funciona ao sábado das 09h30 às 11h30, no Pavilhão Vítor Domingos convida todas as crianças a partir dos 3 anos a experimentar esta modalidade. Para mais informações www.hoqueifabril.com ou contacte a secção gdf.hoquei@gmail.com.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

FC PORTO E SL BENFICA GOLEIAM NA TAÇA

FC Porto e Benfica avançaram para os quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins, ao baterem sem grandes dificuldades Sporting e Ac. Espinho, por 11-0 e 10-0, respetivamente.


No clássico do Dragão, Caio e Vítor Hugo foram os homens do jogo, ao marcarem quatro golos cada um, num jogo em que a diferença se avolumou na segunda parte, depois do 3-0 registado ao intervalo. A equipa portista entrou em rinque com um cinco que geralmente começa no banco, mas nem por isso acusou um decréscimo no ritmo que habitualmente incute ao jogo.

Já na Luz, os encarnados chegaram ao intervalo a vencer apenas por 2-0, mas conseguiram fazer também um segundo tempo muito positivo. Carlos López, Luís Viana, Marc Coy e Valter Neves bisaram no encontro, enquanto Diogo Rafael e Tuco fizeram um golo cada.

Nos quartos-de-final, dia 15 de maio, o FC Porto desloca-se aos Açores para defrontar o Candelária, enquanto o Benfica terá uma complicada visita ao reduto do Valongo, no dia 11.

Texto/Foto: Jornal "Record"

AA COIMBRA VENCEU CAMPEONATO UNIVERSITÁRIO 2013

Frente à forte equipa da Universidade do Porto que tem, nos últimos anos dividido a vitória nesta competição com a Académica, os estudantes de Coimbra glorificaram bem o bom nome desta Academia. Venceram por 7-5 na final e trazem para casa mais um importante e prestigiado troféu.

Foto: Desporto UPorto

Jogo emocionante com alterações no marcador que não deixavam antever o que seria a conclusão do embate. A Académica começou a perder com um golo do portuenese João Santos, mas foi construindo o resultado e controlando as operações.

No final da partida registava-se um empate.

No prolongamento a Académica foi mais forte com Daniel Costa a salientar-se, marcando dois importantes golos e que viriam a dar a vantagem à Briosa.

De referir que estas equipas são constituídas por uma selecção de jogadores de vários clubes que integram as competições federativas, tendo a Académica no seu plantel, este ano, André Rodrigues, Alexandre Marques, Diogo Lobo, Gonçalo Carvalho, Gonçalo Oliveira, Pedro Campos e Pedro Correia (todos da Associação Académica de Coimbra), Daniel Costa, Filipe Almeida, Filipe Vaz, João Rafael Pereira (do HC da Mealhada), Daniel Gaspar (da Escola Livre).

Alexandre Marques, Filipe Vaz, Daniel Costa (3), Filipe Almeida e João Pereira marcaram os golos da Académica na conquista deste troféu.

No final do jogo: 4-4

Resultado final (após prolongamento): 7-5

Académica (7) - André Rodrigues (GR), Gonçalo Carvalho (Cap), Daniel Costa, João Pereira, Filipe Vaz. Suplentes - Pedro Correia (GR), Gonçalo Oliveira, Alexandre Marques, Filipe Almeida, Diogo Lobo

Universidade do Porto (5) - Leonardo Pais, Pedro Mendes, Pedro Alves, Tiago Rocha, Joao Santos. Suplentes -Vítor Gonçalves, Diogo Sampaio, Tiago Pacheco, Eduardo Ferreira, Joaquim Dias

Crónica: Luís Lobo - AACHóquei

SPORTING SEGURA "PÉROLAS"

Leões renovam contracto com os jovens José Diogo Macedo, André Pimenta, Pedro Delgado e Mário Rodriguez.

Foto: Joana Raquel Fernandes

A época de 2012/2013 ainda não terminou, mas os responsáveis do hóquei em patins do Sporting já estão a projectar a próxima, segurando algumas das principais pérolas. São os casos dos jovens José Diogo Macedo (guarda-redes, 18 anos), Pedro Delgado (18), André Pimenta (19) e Mário Rodriguez (22), hoquistas forjados na formação leonina que vão continuar a vestir a camisola sportinguista.

«São jogadores formados no nosso clube e que foram campeões nacionais dos escalões de sub-17 e sub-20. Esta vai continuar a ser a nossa filosofia», acentua Gilberto Borges, o presidente da secção autónoma leonina, que mantém a confiança no técnico Hugo Gaidão para comandar a equipa.

António Barros, in Jornal "A Bola", edição de 24-04-2013

COIMBRA - CAPITAL IBÉRICA DA FORMAÇÃO

Coimbra é  pela segunda vez, a capital ibérica da formação do hóquei em patins. Dias 27 e 28 de Abril realiza-se o 2.º Torneio Internacional de Formação de Hóquei em Patins Cidade de Coimbra. 


O evento, tal como o anterior, terá lugar, no primeiro dia, no Pav.1 do Estádio Universitário de Coimbra, e o segundo dia, no Pavilhão Multi-desportos Dr. Mário Mexia (junto ao Dolce Vita-Coimbra). Este ano, a competição será alargada ao escalão de infantis, pelo que adicionará mais interesse á competição, com mais equipas presentes, e, por conseguinte, mais jogos.

Estão asseguradas as presenças das equipas da Associação Académica de Coimbra em todos os escalões, assim como do S.C.Tomar, U.F.Entroncamento, F.C.Porto, Parede F.C., C.H.S.Compostela (ESP) e C.P.Alcorcon (ESP).

Como complemento ao Torneio, e à semelhança da primeira edição, teremos actuações da Classe de Patinagem da nossa Secção, assim como da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra. O primeiro dia encerrará com uma noite de fados de Coimbra, no Pav.1 do Estádio Universitário.

Informação: AACHóquei

MAIS UM INTER-ZONAS ESTÁ À PORTA

Dia 25 de Abril e 01 de Maio, 40 atletas femininos e 40 atletas masculinos, dos diversos clubes da Associação de Patinagem de Lisboa, divididos por 4 zonas (4 selecções Zonais), vão disputar o 4º torneio Inter-Zonas, no Pavilhão do GDR Lobinhos, em Vale de Lobos.


Este 4º torneio, insere-se num projecto simples e ambicioso da A P Lisboa - O Projecto de Detecção de Talentos – A P Lisboa 2013.

Alguns dos principais conceitos?
  • Resumindo, entre outros:Observar com maior regularidade e cada vez mais atletas.
  • Trabalhar estes atletas com diversos treinos e em selecções Zonais. 
  • Criar um sistema de avaliação de atletas mais uniforme.
  • Ter uma base de observação e análise de atletas mais ampla e rigorosa.
  • Estabelecer condições para se actuar cada vez melhor na área de formação humana e desportista.
  • Realizar um trabalho de comunicação, entreajuda e relação, entre Clubes, APL, Atletas, Treinadores e Dirigentes.

Alguns dos objectivos?
Resumindo, entre outros:
  • Dotar os atletas na sua formação, de novos conceitos, espíritos e experiências diferentes e motivadoras;
  • Elevar o nível competitivo dos atletas e consequentemente dos clubes da APL;
  • Aumentar as oportunidades de cada atleta, com vista a uma possível futura captação, para uma selecção Distrital;

 O Projecto de Detenção de Talentos – A P Lisboa 2013.

Atletas Convocados
A Sequeira - AP Lisboa

terça-feira, 23 de abril de 2013

TURQUEL SOUBE APROVEITAR AS CHANGES E O APITO DE ORLANDO

Jogo começou equilibrado com as duas equipais a procurarem o golo "olhos nos olhos" e com oportunidades repartidas. A cerca de meio da 1ª parte o Turquel adianta-se no marcador numa jogada individual com uma seticada rasteira e bem colocada.

Foto: Carmo Honório Santos

O Santa Cita tentou responder e tem algumas oportunidades para empatar mas não marca. Até que... !!! Num lance de contra-ataque o jogador Pedro Batista do Turquel escorrega completamente sozinho sem ninguém à sua volta e o árbitro "dá" imagine-se falta (para espanto de todos!) e cartão azul ao jogador que estava a 3 metros do local! O mesmo jogador concretiza o 2-0 no respetivo livre direto. Pouco depois o Santa Cita numa excelente jogada de contra ataque reduz para 2-1. Praticamente na jogada de seguinte o Turquel beneficia de um auto golo com um desvio de bola fazendo desta forma o 3-1. A 3 m do fim da 1ª parte o Santa Cita reduz novamente para 3-2 num desvio (desta vez na baliza certa!) a uma seticada de meia distância.

Intervalo: HC Turquel 3  -  ACR Santa Cita 2

A 2ª parte inicia-se com um Turquel mais forte e dinâmico na procura do golo, e aproveitando uma perda de bola em zona proibida chega ao 4-2! O Santa Cita responde e tem muitas e boas oportunidades para se aproximar no marcador novamente mas encontra um guarda-redes adversário inspirado que vai evitando o golo até que a cerca de 5m do fim, é novamente é assinalado um penalti “ridículo”! Com a bola perfeitamente visível e sem estar presa o árbitro assinala castigo máximo permitindo ao Turquel "matar" o jogo com o 5-2. Até final as melhoras chances ainda pertenceram ao Santa Cita mas o resultado já não se alterou.

Intervalo: HC Turquel 5  -  ACR Santa Cita 2

O Turquel tem mérito pelo facto de ter aproveitado as chances e as oportunidades que criou, ao passo que o Santa Cita não merecia ter sido impedido de lutar pelo resultado do jogo.

Marcha do marcador: 2-0, 2-1, 3-1, 3-2 e 5-2.

Marcadores: Pedro Batista (2), João Alves, Nuno Ribeiro, André Marques pelo HC Turquel e Ricardo António e Rafael Morgado pelo Santa Cita

Arbitragem de Orlando Ramos de Leiria foi paupérrima, e com influência no resultado como por exemplo dois penalties claríssimos contra a equipa da casa que não foram assinalados em detrimento de outros lances de bola parada para o HC Turquel que foram marcados, o que leva a perguntar o que este senhor anda a fazer por aqui e o que traz de novo à arbitragem além do seu descrédito???  O sentimento de injustiça e de revolta foi tão grande que o árbitro conseguiu pôr atletas do Santa Cita a chorar! Enfim uma página negra na arbitragem do hóquei juvenil nacional. Todos erramos mas como se diz há erros e erros…!!!

TURQUEL MAIS ADULTO E EDU INTRANSPONÍVEL

O Pavilhão da Escola Nuno Álvares Pereira recebeu no Domingo pelas 17:00 horas o jogo que opôs SC Tomar e HC Turquel a contar para a 8ª jornada do Nacional de Juniores Zona C.
 
Foto: Sérgio Marques

Num jogo importante para ambos os conjuntos o mesmo revelou-se rápido desde o apito inicial de Teófilo Casimiro com as defesas ora de um lado ora de outro a serem incomodadas e a terem de manter a máxima concentração para não serem surpreeendidas. Seria a equipa de Nuno Lopes a inaugurar o marcador através de uma excelente jogada de Hernani Diniz estavam decorridos cerca de 5 minutos de jogo. Seria de novo o SC Tomar a ter uma excelente oportunidade para dilitar a contenda, mas Hernani desperdiçou uma grande penalidade permitindo a Eduardo "Edu" Leitão a defesa. Seria o capitão do Turquel Alexandre Andrade a fazer o golo da igualdade numa seticada colocada ao angulo supeerior da baliza de Daniel Leal. O jogo continuou dividido e os dois minutos finais trouxeram outros tantos golos do HC Turquel e através de Xavier Lourenço, o primeiro na marcação de uma grande penalidade e o segundo numa seticada do "meio da rua".

Intervalo: SC Tomar 1  -  HC Turquel 3

Foto: Sérgio Marques

Na 2ª parte  o SC Tomar tentou dar a volta ao marcador, e foi sem duvida a equipa com mais oportunidades, mas todas elas foram paradas com classe por Edu que foi um "gigante" entre os postes. A equipa de Nelson Lourenço foi gerindo o tempo e o com o mesmo a correr a seu favor, foi deixando o adversário esgotar-se na procura dos golos. Na na parte final e com o jogo praticamente decidido Andeson Luís numa jogada de bom recorte técnico "mata" a partida ao fazer o 1-4. O pouco tempo que restava acabou por se esgotar sem mais alterações no marcador.

Final: SC Tomar 1  -  HC Turquel 4

Foto: Sérgio Marques

Vitória da equipa mais adulta em pista, uma equipa onde o seu treinador tem "banco" para rodar e assim o fez e bem. A equipa de Turquel sob a batuta de Alexandre Duarte e com Eduardo na baliza com uma exibição do melhor que já vi (a merecer uma observação cuidada do seleccionador nacional de sub-20 Prof. Luís Duarte), acabou por saber anular os pontos fortes do adversário e sair de Tomar com uma vitória justa e o apuramento para a 2ª fase garantido. O SC Tomar lutou, elaborou excelente jogadas, deu muito trabalho ao ultimo reduto do Turquel, mas com o passar do tempo foi perdendo descerenimento e começou a apostar no individualismo em detrimento do colectivo. Nuno Lopes ao invês de Nelson Lourenço tem no seu banco um dos pontos "menos fortes" da equipa. A equipa do SC Tomar apesar desta derrota necessita de 3 pontos nos dois jogos que falta realizar, AE Fisica D (fora) e HC Santarém (casa) para garantir a passagem à 2ª fase.

Teófilo Casimiro teve tudo para uma exibição brilhante mas acabou por torná-la cinzenta ao permitir aos jogadores do Turquel faltas atrás da sua baliza, algumas a roçar o azul, sem que as mesmas fossem assinaladas, e nos dois golos do Xavier Lourenço, a comemoração dos mesmos com o setique a servir de "espingarda" e a apontar para o publico, logo conduta anti-desportiva merecedora de acção disciplinar, e mais um ou outro promenor nomeadamente o inicio do lance que dá origem à grande penalidae contra o SC Tomar e que coloca a equipa de Turquel na frente do marcador. Uma exibição a rever...!!!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SANTA CITA ORFÃO DE FAVINHA GOLEADO NA MEALHADA

Em jogo antecipado da 27ª jornada, o HCM recebeu a ACR Santa Cita, em mais um importante desafio para as aspirações mealhadenses neste campeonato. A equipa respondeu positivamente ao desafio que tinha pela frente e alcançou uma vitória por números expressivos.

Foto: HC Mealhada

Os primeiros minutos foram sintomáticos, o HCM assumiu a condução do jogo e procurou o caminho do golo. O Santa Cita, mais cauteloso, defendia de forma compacta e tentava, sempre que tinha ocasião, sair em contra-ataque. A equipa da casa inaugurou o marcador por intermédio de Pedro Coelho, num remate de “raquete” que não deu hipóteses ao guardião João Martins. Curiosamente, nos minutos seguintes, o HCM evidenciou algum nervosismo, que se traduziu em algumas perdas de bola que podiam ter sido comprometedoras. Contudo, o capitão Gonçalo Louzada, num remate cruzado, aumentou a vantagem mealhadense para dois golos e trouxe outra confiança à equipa. Os minutos seguintes não trouxeram alterações ao marcador, não obstante as diversas ocasiões criadas pelas duas equipas. Na baliza do HCM Tiago Sousa transmitia grande segurança e negou o golo à equipa visitante que tinha em Nuno Nobre uma seta apontada à baliza mealhadense. Este período de menor eficácia terminou a cinco minutos do intervalo, com um golo de Filipe Almeida, num forte remate frontal que João Martins não conseguiu travar. Três minutos depois, André Castanheira correspondeu da melhor maneira a uma assistência de Daniel Costa e aumentou a vantagem da sua equipa para 4 a 0.

Ao intervalo o HCM vencia, e convencia, por 4 a 0.

Foto: HC Mealhada

A etapa complementar começou da melhor maneira para o HCM, com um golo de Filipe Vaz, decorridos apenas cinco segundos de jogo, num remate de meia distância. Nos minutos seguintes a equipa mealhadense foi controlando o jogo, criou algumas oportunidades mas não conseguiu concretizar. O Santa Cita também dispôs de algumas oportunidades mas Tiago Sousa foi negando o golo com intervenções seguras. A oito minutos do fim, Daniel Costa aumentou a vantagem para 6 a 0, numa recarga a um remate de André Castanheira. No mesmo minuto, o Santa Cita podia ter reduzido a diferença mas Nuno Nobre não conseguiu bater Tiago Sousa, na conversão de um livre directo. Três minutos depois, Daniel Costa bisou no encontro e colocou o HCM a vencer por 7 a 0. No último minuto de
jogo, ocorreram três golos. O primeiro foi marcado por David Ribeiro, o Santa Cita respondeu segundos depois, após recarga a uma grande penalidade. A 4 segundos do final, André Castanheira fechou as contas do encontro em 9 a 1, num golo de belo efeito ao segundo poste. Com este resultado, o HCM consolidou o seu lugar na tabela classificativa e está a duas vitórias de assegurar a subida à 1ª Divisão, numa altura em que falta disputar 5 jogos.

Final: HCM 9  - Santa Cita 1


No próximo sábado, pelas 18h00m, a equipa tem nova “prova de fogo” na recepção ao Alcobacense, equipa que segue em 6º lugar da tabela classificativa.

HCM: Tiago Sousa (GR), David Ribeiro (1), Filipe Almeida (1), André Castanheira (2), Gonçalo Louzada (Cap 1), Daniel Costa (2), Pedro Coelho (1), João Pereira, Filipe Vaz (1) e Paulo Santiago (GR)
Treinador: Vasco Vaz

Santa Cita: João Martins (GR), Eliseu Raimundo, Nuno Nobre, Pedro Almeida e Rui Oliveira (cap)
Treinador: Miguel Cunha

Crónica: Carlos Silva - Blog "HC Mealhada"
Titulo: Cartão Azul

domingo, 21 de abril de 2013

TAÇA DE PORTUGAL - ANÁLISE DOS 1/8 AVOS DE FINAL

A Festa da Taça atacou em força nos 1/8 avos de final e ainda com 2 jogos para disputar, AD Sanjoanense, HC Paço do Rei e Escola Livre foram os "Reis" da festa e eliminaram os primodivisionários AD Limianos, HC "Tigres" e HA Cambra. Para além destas três equipas da I divisão também AE Física D, CD Paço de Arcos foram eliminados mas às mãos de equipas do mesmo escalão. Dia 24 de Abril, mais dois primodivisionários "vão à viola" ou seja quem sair derrotado dos jogos FC Porto vs Sporting CP e SL Benfica vs AA Espinho.

Foto: Paula Brites Cunha

Começando pelos "tomba-gigantes", em Vila Nova de Gaia o HC "Paço do Rei venceu, convenceu e goleou o HC "Os Tigres" que com um sorteio favorável tinham grandes hipóteses de imitar o feito da época passada e chegar à final four. Mas isso não aconteceu e apesar do favoritismo que lhes era apontado a equipa de Filipe Gaidão não foi capaz de materializar essa condição e saiu da Cidade Nortenha vergado a uma derrota de 10-5 com 5-1 ao intervalo, que para além de deixar os Ribatejanos fora da prova, não é nada benéfica numa altura em que a equipa luta para se manter entre os grandes. Pode ler a crónica do jogo aqui.

Foto: Sérgio Marques

Em São João da Madeira a AD Sanjoanense depois de ter vencido na eliminatória passada a ACR Santa Cita na marcação de grandes penalidades, recebeu no seu reduto a AD "Os Limianos" e despachou os Minhotos com 2-0. A equipa de Vítor Pereira não se intimidou perante o favoritismo que era atribuído ao adversário e a jogar perante o seu público João Oliveira inaugurou o marcador aos 9´da 1ª parte, resultado com que se atingiu o intervalo. Na 2ª parte e à entrada dos últimos 5 minutos Daniel Bastos sentenciou a contenda e apurou a sua equipa para os 1/4 de final onde irá defrontar o HC Paço do Rei. A AD "Os Limianos" depois de estar na iminência de descer de divisão, vê-se agora afastada da Taça o que confirma uma época negativa para a equipa de Ponte de Lima.

Foto: Escola Livre Az

Em Oliveira de Azeméis a equipa da Escola Livre recebeu o HA Cambra e depois de estar a vencer na 2º parte confortavelmente por 6-1, deixou a equipa adversária chegar ao empate 6-6, terminando o tempo regulamentar com o coração nas mãos. Na 2ª parte do prolongamento e a cerca de 2' do final Paulo Jesus que já havia marcado por três vezes carimbou a passagem aos 1/4 de final. Quanto ao jogo em si a equipa da casa vencia por 2-0 ao intervalo com golos de Ricardo Bastos e Paulo Jesus. Na segunda metade o mesmo Paulo Jesus aumentou para 3-0, mas Bruno Fernandes reduziu para 3-1. Embalou a equipa da casa até aos 6-1, para depois ver o adversário chegar aos 6-6 com Bruno Fernandes a marcador o golo do empate já no último minuto. O jogo poderia ter ficado resolvido no tempo regulamentar não fosse o desperdício de livres directos e uma grande penalidade por ambos os conjuntos. A equipa da Escola Livre recebe agora nos 1/4 de final a Oliveirense num derby local e que certamente levará muita gente ao Pavilhão.

Foto: Sérgio Marques

Nos Carvalhos a equipa local depois de na eliminatória anterior ter deixado pelo caminho o HC Turquel recebeu o Candelária SC que havia vencido o SC Tomar com recurso ao golo de ouro apontado a 26 segundos do final do prolongamento. Desta feita a equipada Ilha do Pico foi mais eficaz e logo no 1º minuto Tiago Resende e Gonçalo Suissas fizeram o 0-2. Tiago Resende novamente e Martin Montivero aumentaram para 0-4, com o golo de Montivero a acontecer numa altura em que a sua equipa jogava em power-play (4x2). Antes do intervalo Bruno "Serôdio" Pinto reduziu para 1-4. A 2ª parte veio confirmar a superioridade da equipa Açoriana e apesar da réplica dada pela equipa da casa o Candelária acabou por vencer por 3-7 e seguir em frente na prova aguardando agora o adversário a receber no seu reduto e que sairá do jogo entre o FC Porto e o Sporting CP.

Foto: AD Valongo

Em Valongo teve de se esperar pelo golo de ouro para ver quem seguia em frente na prova. Frente a frente 4º e 5º classificado da I Divisão entrou melhor a equipa da Linha e Carlos "Carlitos" Martins inaugurou o marcador aos 12' já depois de Nuno Araújo ter desperdiçado uma grande penalidade. Até ao intervalo nada de novo no marcador. Logo a abrir a 2ª parte Nuno Rodrigues empatou a contenda e volvido um minuto foi a vez de Hugo Azevedo colocar o Valongo na frente. Johe empataria a partida nos últimos minutos do tempo regulamentar. No prolongamento e decorridos que estavam 4' foi o jovem João Souto a marcar o golo de ouro depois de logo no 1º minuto ter desperdiçado um livre directo correspondente à 10ª falta do Paço de Arcos. A equipa do Valongo recebe agora em sua casa o vencedor do jogo entre o SL Benfica e a Académica de Espinho.

Foto: Pedro Antunes

Em Torres Vedras a equipa da Oliveirense venceu por 1-3 com os jovens Miguel Rocha (2) e Gonçalo Alves a fazerem os golos. A equipa da Oliveirense adiantou-se no marcador à passagem dos 13' resultado com que se chegou ao intervalo. Aos 4' da 2ª parte Gonaçlo Alves aumentou para 0-2. Filipe Grileiro ainda reduziu mas Miguel Rocha na recarga ao livre directo correspondente á 15ª falta da Física fixou o resultado em 1-3 e garantiu a passagem aos 1/4 de final onde vai defrontar a Escola Livre. Recorde-se que a Oliveirense é a detentora do trofeu.

INFANTIS DO SC TOMAR APURADOS PARA A 2ª FASE DO NACIONAL

O Pavilhão da Escola Nuno Álvares Pereira foi palco do apuramento da equipa de Infantis do SC Tomar para a 2ª fase do Nacional onde irá encontrar uma equipa da sua zona, S Alenquer B ou o AC Tojal, a que se juntarão duas equipas da zona D que poderão ser CD Paço de Arcos, Sporting CP ou SL Benfica, estando os encarnados em pior situação para conseguir o apuramento.

Foto: Sérgio Marques

A equipa de Pedro Nunes sabia que o empate era suficiente para carimbar o apuramento, mas lá diz o velho ditado "quem joga para não ganhar, arrisca-se a perder". A jogar perante o AC Tojal equipa que os Leõezinhos haviam vencido na 1ª volta por 0-3, a partida revelou-se com contornos bem diferentes dos do jogo no Tojal e foi preciso saber "lutar" e sobretudo saber "sofrer" para conseguir um empate 3-3 que assim garantiu o apuramento quando falta realizar duas jornadas.

Foto: Sérgio Marques

A equipa do SC Tomar tem o S Alenquer B como principal adversário para a conquista do 1º lugar da zona C. Os jovens da Vila Presépio têm 16 pontos menos 4 que os verde e brancos mas menos um jogo, tendo que jogar no Municipal de Tomar na ultima jornada. O SC Tomar desloca-se na próxima jornada a Torres Vedras para defrontar a AE Fisica D, que venceu na 1ª volta por 6-0 e como foi dito anteriormente recebe o S Alenquer na ultima jornada, recorde-se que as equipas empataram na 1ª volta 2-2.

TIGRES ENTRARAM A "RUGIR", MAS SAÍRAM A "MIAR"

A equipa do HC Paço do Rei a militar na II Norte goleou ontem à tarde o HC "Os Tigres" eliminando a equipa Ribatejana da Taça de Portugal. O resultado de 10-5 não deixa qualquer margem para duvidas e coloca a equipa do concelho de Gaia nos 1/4 de final da prova onde medirá forças com a AD Sanjoanense que eliminou o primodivisionário Limianos.

Foto: Marlene Santos

A equipa azul e branca de Almeirim partia como nítida favorita e começou melhor a partida ao inaugurar o marcador por intermédio de Hugo "Caleta" Lourenço aos 8' de jogo. Reagiu a equipa de Paulo "Viseu" Moreira que em 8 minutos deu a cambalhota no marcador com golos de Vítor Matos e do catalão David Montero. Com 2-1 à entrada dos últimos 9' a equipa da casa encontrou o caminho dos golos e até ao intervalo apontou mais três que colocariam o resultado em 5-1.

Intervalo: HC Paço do Rei  5  -  HC "Os Tigres" 1

A equipa de Filipe Gaidão "puxou dos galões" no início da 2ª parte e Tiago "Ginjas" Monteiro reduziu para 5-2. Filipe Bernardino que já havia falhado um livre directo no final do 1º tempo, desperdiçou uma grande penalidade e seria Filipe Gaidão à passagem dos 7' que fazia o 5-3. Volvidos 3' foi a vez da equipada casa ampliar para 6-3 através de Luís Peralta para de seguida Rui Gamboa e novamente Filipe Gaidão reduzirem para a margem mínima 6-5 com 11' para se jogar, mas foi o "canto do cisne" Ribatejano. A equipa da casa entre o minuto 17 e 19 através de David Montero faz o 8-5. Os Tigres em dia não no que aos lances de bola parada diz respeito desperdiçam num minuto uma grande penalidade e um livre directo ambos por Filipe Gaidão e com 3 minutos para jogar e a perder por 3 golos praticamente "atirou à toalha ao chão" e disso se aproveitou o Paço de Rei que fez o 9-5 por Viseu e Carlos Mata fixou o 10-5 final.

Final: HC Paço do Rei  10  -  HC "Os Tigres" 5

Vitória justa da equipa do HC Paço de Rei que a jogar perante uma equipa do escalão superior não se "encolheu" nem estendeu a "passadeira vermelha" para o adversário passar rumos aos quartos-de-final, mas sim jogou "olhos nos olhos" com determinação e ao invés dos Tigres soube aproveitar os lances de bola parada que dispôs.

Os Tigres desperdiçaram duas grandes penalidades e dois livres directos e ainda foram penalizados com dois azuis, um mostrado a Ginjas no 1º tempo e outro ao guarda-redes Daniel Meireles nos minutos finais da partida.

Os golos foram apontados por David Montero (4), Paulo "Viseu" Moreira (2), Vítor Matos (2), Luís Peralta e Carlos Mata para o HC Paço do Rei e por Filipe Gaidão (2), Hugo "Caleta" Lourenço, Rui Gamboa e Tiago "Ginjas" Monteiro para o HC "Os Tigres.