quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS HOMENAGEIA SUB-20 E SUB-17

Os novos campeões mundiais de sub-20 de hóquei em patins são recebidos hoje, 31 de Outubro, às 18h00, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, no Salão Nobre. A recepção visa prestar-lhes uma justa homenagem pelos resultados desportivos obtidos na Colômbia onde voltaram a colocar Portugal em destaque após 10 anos sobre o último titulo


Além de homenagear a equipa nacional, esta receção realça também o resultado do trabalho realizado por quatro cascalenses que integram a equipa técnica das Seleções Portuguesas de Hóquei em Patins:

Luís Duarte, treinador da Seleção Nacional Sub 20 - Campeã do Mundo. Residente em Cascais, Luís tem um percurso ligado aos clubes do concelho tendo sido jogador e treinador no Grupo Sportivo e Dramático de Cascais e no Parede Footbal Clube. Luís Duarte foi homenageado na 12ª edição da Gala do Desporto de Cascais (2011), precisamente pelos resultados obtidos no seu trabalho com esta seleção.

Nuno Carrão, treinador Adjunto da Seleção Nacional Sub 20. Foi jogador na equipa da Associação Juventude Salesiana (Estoril) e treinador no Grupo Sportivo e Dramático de Cascais e no Parede Footbal Clube.

Luís Moreira "Tikinho", Selecionador Nacional de Sub 17, Campeã Europeia. Reside em Cascais e foi jogador e treinador no Grupo Sportivo e Dramático de Cascais e treinador no Parede Footbal Clube.

Gonçalo Pinto, atleta residente em Cascais foi jogador no Grupo Sportivo e Dramático de Cascais.

A seleção portuguesa de hóquei em patins sagrou-se campeã do mundo na categoria de sub 20 dia 13 de outubro, ao derrotar por 4-1 a Espanha na final da competição em Cartagena (Colômbia). Dez anos vencidos sobre o título conquistado em Montevidéu (Uruguai), Portugal repete a proeza, passando a ocupar o segundo lugar do ranking, a um ponto da seleção de Espanha.

Fonte: CM Cascais

HUGO DRUMOND REFORÇA ESCOLA LIVRE

Hugo Drumond atleta formado no Portosantense e que esta época se transferiu para o CS Marítimo realizou na 3ª feira o ultimo treino ao serviço da equipa Madeirense e vai reforçar o Escola Livre que milita na II Divisão zona sul. 


O atleta que faz 29 anos no próximo mês fez a sua carreira no clube da Ilha Dourada tendo no seu curriculum oito anos na I Divisão. Na época 2010/2011 deixou o Porto Santo e rumou à Madeira para representar o São Roque que disputava a II Divisão. Agora e depois da transferência para o SC Marítimo, ruma ao Continente, mais propriamente a Oliveira de Azeméis para representar a Escola Livre, actual 10º classificado com 4 pontos e que no próximo sábado defronta o União FE no Entroncamento.

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria nos jogos da 2ª jornada da I Divisão e da 5ª jornada da II Divisão e os Delegados Técnicos dos referidos encontros.


I Divisão
  • Sporting CP vs SC Tomar: Jorge Ventura (Lisboa) / José Nave (Lisboa) - Carlos Brás (Lisboa) - João Faria
  • UD Oliveirense vs HC Turquel: João Duarte (Lisboa) / Paulo Romão (Lisboa) - António Rocha (Lisboa) - Pedro Estrela

II Divisão Sul
  • BIR vs HC "Os Tigres": Hélder Fernandes (Lisboa) / Jorge Carmona (Lisboa) - Jorge Pombinho
  • ACR Santa Cita vs S Alenquer B: Carlos Miguel (Aveiro) / Paulo Oliveira (Aveiro) - Luís Inácio
  • União FE vs Escola Livre: Cidalino Lamossa (Setúbal) / Paulo Ferrão (setúbal) - Francisco Correia
  • A Alcobacense CD vs AJ Salesiana: Teófilo Casimiro (Ribatejo) / Paulo Carvalho (Leiria) - Henrique Anselmo
  • AD Oeiras vs CACO: Rui Taborda (Ribatejo) / António Gameiro (Ribatejo) - Gonçalo Correia

TAÇA INTERCONTINENTAL EM TORRES NOVAS

A Taça Intercontinental de hóquei em patins vai ser jogada em Torres Novas, no dia 16 de Novembro. Benfica (campeão europeu) e o Sport Club do Recife, campeão sul-Americano, disputam a edição de 2014 da prova, a partir das 17 horas.


Curiosamente, sensivelmente duas semanas depois, o campeão europeu volta ao Ribatejo para jogar em Tomar, com SCT, em jogo referente ao campeonato nacional da modalidade.

Fonte: Jornal Torrejano

OPEN DAY - VEM APRENDER A PATINAR

O União FE leva a efeito no próximo sábado dia 02 de Novembro entre as 14:30 e 16:30 horas um evento denominado "Open Day" tem como como objectivo proporcionar aos jovens o contacto com a modalidade.


Os jovens com as idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos têm a oportunidade de terem um dia diferente contactando com o hóquei em patins, experimentando patinar, e para os que já sabem patinar podendo jogar uma série de jogos divertidos, onde os patins são "Reis". podendo inclusive ter a sensação de marcar um golo a um guarda-redes de hóquei. Os patins são fornecidos pelo clube e os jovens participantes são os convidados de honra para assistirem ao jogo de seniores que se realiza às 18:00 horas, onde o União FE irá defrontar a Escola Livre em partida a contar para a 4ª jornada do Nacional da II Divisão zona sul.
 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SETICADAS DA SEMANA

Rubrica de terça-feira na Rádio Cidade de Tomar onde foram abordados os jogos das equipas Ribatejanas e de Leiria na I e II Divisão e no Regional de Lisboa. Open Day no União FE, homenagens a Diogo Neves foram outros dos assuntos abordados nesta emissão.
 

Para ouvir clique aqui

terça-feira, 29 de outubro de 2013

JÁCOME RATTON CONTINUA A METER ÁGUA

As equipas do SC Tomar estão desde esta segunda-feira a treinar no Municipal de Tomar e irá fazer os seus jogos neste Pavilhão por tempo indeterminado.


O Pavilhão Jácome Ratton que tinha problemas de inflitrações de água na sua cobertura, água essa que caia sobre o rinque e colocava em perigo os atletas, sofreu obras de beneficiação nos meses de Abril e Maio, no entanto e após essas obras o problema mantêm-se, e assim sendo a direcção do clube Nabantino colocou o problema à Câmara Municipal, que irá realizar as obras necessárias para debelar o problema para que o hóquei regresse ao Jácome Ratton e possa ser praticado em segurança.

SPORTING CP-SC TOMAR ÀS 15:00 DE DOMINGO N’A BOLA TV

A partida da 2ª jornada do Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins que coloca frente a frente Sporting CP e SC Tomar foi adiada, por solicitação do Sporting CP e devido a indisponibilidade com horários do pavilhão, e será disputada no domingo, 03 de Novembro.

Foto de arquivo: Sérgio Marques

A partida, que terá transmissão televisiva em direto n’A Bola TV, tem início marcado para as 15 horas de domingo, 03 de Novembro. Recorde-se que este desafio esteve inicialmente agendado para sábado, 02 de Novembro.

SEMEAR E DEPOIS NÃO SABER COLHER

Duas épocas volvidas o SC Tomar regressou à I Divisão e acabou derrotado em casa frente à AE Física D por 6-4, numa partida onde chegou a estar a vencer por 4-2, mas em que os últimos nove minutos se revelaram fatais para as cores Leoninas.

Foto: Paulo Pereira

A equipa de Nuno Lopes entrou bem e ainda havia quem não tivesse entrado no Jácome Ratton e já Ivo Silva fazia balançar as redes de Pedro Chambel. Ainda nos primeiros cinco minutos seria a vez de Zé Braga colocar os verde e brancos da Cidade do Nabão a vencer por duas bolas de diferença. Numa primeira parte equilibrada e com o SC Tomar a consentir mais posse de bola ao adversário mas a defender bem anulando bem as jogadas ofensivas, a equipa de Torres Vedras chegou ao 2-1 através de Carlos Garrancho, num lance que tem início numa perda de bola da equipa Leonina. Com 03' 48'' para se jogar o resultado não sofreu alterações e as equipas recolheram aos balneários com o jogo a pender para os da casa pela diferença mínima.

Intervalo: SC Tomar 2 - AE Física D 1

Foto: João Flores

E se na primeira parte o SC Tomar marcou nos primeiros segundos, nesta segunda parte marcou nos primeiros minutos e estavam decorridos apenas dois quando Zé Braga aumentou a vantagem para 3-1. Com pouco mais de cinco minutos volvidos a equipa de Nuno Lopes atinge a 10ª falta mas Johe chamado à marcação do livre directo setica ao lado da baliza de Fábio Guerra, mas bastaram apenas mais trinta segundos para Carlos Garrancho marcar de novo e colocar a margem mínima mais uma vez no marcador, e mais uma vez numa falha da defesa Leonina. O SC Tomar voltaria a colocar dois golos de diferença na marcação de uma grande penalidade apontado por Nuno Domingues. Com 4-2 mas ainda com cerca de 17 minutos para se jogar dava a nítida sensação que a equipa verde e branca tinha o jogo controlado e que poderia com maior ou menor dificuldade somar os três pontos. Pura ilusão pois a equipa da Física já com o experiente Ricardo Pereira em pista reduz para 4-3 a dez minutos do final. A partir daqui a equipa do SC Tomar começou a denotar algum nervosíssimo e Zé Braga desperdiça um livre directo a 6 minutos do final. A equipa da região Oeste aproveitou o nervosismo adversário e Johe chega ao empate a 08' 56'' do final. O SC Tomar tenta de novo chegar à vantagem, mas a jogar mais com o coração de que com a cabeça, perante uma equipa mais experiente que teve no veterano Ricardo Pereira a chave do sucesso ao apontar dois golos nos últimos 3 minutos, que deram a vitória a sua equipa.

Final: SC Tomar 4 - AE Física D 6

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Num jogo para ganhar a equipa do SC Tomar não soube defender o que amealhou em grande parte da partida, deixando que a experiência adversária falasse mais alto, no entanto e numa primeira divisão há que tirar ao máximo partido dos jogadores à disposição, coisa que Nuno Lopes não fez ao não utilizar Dário Santo e Hernâni Diniz que com a sua juventude, força e garra podiam ter sido uma mais-valia, num jogo onde não pode contar com Gonçalo Santos que se encontra lesionado com um dedo partido.

Jogo dirigido pela dupla minhota Rui Torres e Paulo Rainha que tiveram no Ribatejano António Gameiro o seu auxiliar, numa partida onde não foi exibido qualquer cartão.

SC Tomar: Fábio Guerra (gr), Nuno Domingues (1), Ivo Silva (1), João Lomba, Zé Braga (2); Gonçalo Favinha, Luís Silva, Dário Santo, Hernâni Dinis e Daniel Leal (gr)
Treinador: Nuno Lopes

AE Física: Pedro Chambel (gr), Carlos Garrancho (2), Carlos Godinho, Carlos Martins, João “Johe” Vieira (1); Ricardo Pereira (3), Filipe Grileiro, Samuel Lima, João Lima e Diogo Batista (gr)
Treinador: Vitor Fortunato

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIOGO NEVES HOMENAGEADO EM ALMEIRIM E EM LISBOA

O Ribatejano Diogo Neves que se sagrou Campeão Mundial de Sub-20 na Colômbia foi homenageado ontem na sua terra natal e no estádio da Luz em Lisboa.

Foto de arquivo: Catarina Roque

Em Almeirim a Associação 20 KMS de Almeirim aproveitou a realização da sua meia maratona, uma das mais importantes do calendário nacional para homenagear o hoquista tendo-lhe sido concedida a honra de dar o tiro de partida e de ser o padrinho desta 27ª edição.
 
Da parte da tarde e antes do jogo entre o SL Benfica e o Nacional da Madeira, Diogo e os seus companheiros de clube que também se sagraram campeões mundias e que representam o clube encarnado subiram ao relvado para a merecida homenagem.

SOPA DAS ONZE PEDRAS INDIGESTA PARA O SANTA CITA

O primeiro derby Ribatejano da época na II Sul colocou frente-a-frente no Alfredo Bento Calado o HC "Os Tigres" e a ACR Santa Cita que se apresentaram neste jogo vindo de resultados diferentes, se a equipa de Rui Gamboa tinha perdido os primeiros pontos na ultima jornada, a de Luís Miguel Cunha tinha conquistado os primeiros, mas este factor de nada valeu e os azuis e brancos de Almeirim golearam por 11-3 a equipa que viajou desde a Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins.

Foto: Carlos Emidio Martins - Plurisports

Num jogo onde o favoritismo recaia todo na equipa da casa, foi a equipa forasteira a primeira a marcar através de uma seticada de Tiago Pereira que deixou Daniel Meireles "mal na fotografia". Reagiu a equipa dos Tigres e seria Rui Gamboa a empatar a contenda à passagem do nono minuto. No espaço de dois minutos os azuis e brancos dão a "cambalhota" no marcador e colocam-se na frente a vencer por 3-1. Durou cerca de trinta segundos esta diferença de resultado pois o Santa Cita reduziu para 3-2 através de Tiago Barreiros, mas no mesmo minuto os Tigres voltam a marcar e a fazer o 4-2. A criar dificuldades umas atrás das outras ao último reduto do Santa Cita a equipa de Almeirim chegaria ao 6-2, mas antes do intervalo Nuno Nobre apontou o 6-3 resultado com que se chegou ao descanso.

No 2º tempo e com a equipa de Rui Gamboa "dona e senhora" da partida e a equipa de Luís Miguel Cunha sem argumentos para contrariar o maior poderio adversário os golos foram surgindo com destaque para o excelente desempenho de Pedro "Bekas" Delgado (que esta semana reforçou o plante azul e branco vindo do Sporting CP) que marcou por três vezes fazendo assim conjuntamente com o golo apontado no primeiro tempo um póquer em dia de estreia. Diogo Quina oriundo das escolas dos Tigres aproveitou o tempo dado pelo seu treinador para agradecer com um golo (o primeiro nos seniores) a oportunidade dada.

Resultado final: HC "Os Tigres" 11 - ACR santa Cita 3

HC "Os Tigres": Daniel Meireles (gr). Rui Gamboa (2), Pedro "Bekas" Delgado (4), Alexandre "Alex" Andrade (2), João Filipe (2), André "Keke" Martins, João Ribeiro, Diogo Quina (1), Nuno Antunes (gr) e Francisco Veludo (gr)
Treinador: Rui Gamboa

ACR Santa Cita: João Martins (gr), Nuno Nobre (1), Tiago Barreiros (1), Tiago Pereira (1), Pedro Almeida, Rui Oliveira, Miguel Boavida, Eliseu "Zig" Raimundo, Daniel Ventura e Rodrigo Saboga (gr)
Treinador: Luís Miguel Cunha

Árbitros da partida: António Peça e Orlando Ramos de Leiria

Crónica: Fernando Serras

MAIS UMA DERROTA MAS A EQUIPA CONTINUA A CRESCER

O GC "Os Corujas" deslocou-se até Nafarros para defrontara equipa local em jogo respeitante à 4ª jornada do Regional da AP Lisboa e acabou derrotado, tendo no entanto demonstrado que jogo após jogo a equipa está a crescer e a assimilar o que Rato pretende.

Foto: Armando Sampaio

Com apenas sete jogadores disponíveis (5 de campo e 2 guarda-redes) a equipa Ribatejana bateu-se de igual para igual com a equipa da casa e o resultado de 6-5 ao intervalo é disso a prova. No segundo tempo e com o cansaço a acumular-se a equipa das margens do Sorraia viu a equipa do Nafarros "fugir" no marcador e com um parcial de 4-2 conseguir o 10-7 final, e os respectivos 3 pontos em disputa. o árbitro lisboeta Hélder Fernandes realizou uma boa actuação. Nota também de destaque para o "keeper" João Sampaio dos Corujas que realizou uma boa exibição.

Resultado final: UDC Nafarros 10 - GC "Os Corujas" 7 (Faltas: 5 - 3)

Os golos foram apontados por Humberto santos (3), Ricardo Jesus (3), Zacarias Ribeiro, Rui Chorincas, Luís Conceição e Mário Viegas para o Nafarros e João Galão (3), Bernardo Cortez, Ricardo Graça, Carlos Rodrigues e António Ferreira para os Corujas.

domingo, 27 de outubro de 2013

SÓ A SUL HÁ RAZÕES PARA SORRIR

Apenas no Sul há razões para sorrir com os Tigres a vencerem com direito a goleada, no Norte do distrito as derrotas foram transversais a todas as equipas com o SC Tomar a perder em casa no jogo de estreia na I divisão e Santa Cita e União a serem derrotados fora de portas.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

No regresso ao convivio dos grandes o SC Tomar foi incapaz de manter o que construiu em 42 minutos e deitou tudo a perder nos ultimos oito. A marcar logo nos primeiros segundos e a aumentar a vantagem antes da passagem dos cinco minutos, a equipa de Nuno Lopes fazia crer que seria uma noite sim, mas a equipa da Fisica ainda conseguiu reduzir antes do intervalo. No 2º tempo a equipa Leonina aumentou para 3-1, mas viu o adversário voltar a reduzir. Seria de grande penalidade que o SC Tomar chegaria ao 4-2 e poderia ter aumentado a contenda. À passagem do15º minuto a equipa de Torres Vedras reduz para 4-3 e aumenta a pressão e chega ao empate, para depois marcar por mais duza vezes e selar o marcador com um 4-6, que valeu a vitória e a conquista de três pontos em Terras Templárias.

Foto: Carlos Emidio Martins - Plurisports

No Alfredo Bento Calado em Almeirim, disputou-se um derby Ribatejano que colocou frente a frente HC "Os Tigres" e ACR Santa Cita com a equipa de Rui Gamboa a provar o seu favoritismo e agolear por 11-3. A equipa de Miguel Cunha abriu o marcador, mas os azuis e brancos sempre dominar a partida chegam ao 3-1, mas a equipa forasteira reduz para 3-2. A equipa da casa sempre em ascendente viria a distanciar-se no marcador e chegar ao 6-2, para antes do intervalo Nuno Nobre fazer o 6-3. A 2ª parte resume-se a um parcial de 5-0, com o reforço Bekas a fazer hattrick e Diogo Quina a estrear-se a marcar pelos Tigres, tendo Kéke apontado o outro tento.

Foto de arquivo: Fernando Vaz

Em Sintra o União com missão complicada a defrontar a equipa local, líder da prova a para da sensacional Académica de Coimbra. A equipa de Pedro Nobre sabia de antemão as dificuldades que iria encontrar e não foi capaz de as debelare e o resultado de 6-2 é disso prova, no entanto na primeira metade da primeira parte o União deu bastante trabalho à equipa da casa e o resultado de 2-2 revela um jogo renhido tendo inclusive o HC Sintra apontado os seu golos dna marcação de um livre directo e de uma grande penalidade.Até ao intervalo a equipa do União foi perdendo fulgor e o Sintra marcou por mais duas vezes. Na 2ª parte a equipa da casa com mais opções no banco apontou mais dois golos e fixou o 6-2 final. Pelo União Rui Alves e Tiago Vale foram os marcadores de serviço.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

I TORNEIO JUVENTUDE OURIENSE - CANCELADO

Segundo a página oficial da J. Ouriense o I Torneio que iria ter lugar no próximo sábado foi cancelado. É este o teor da noticia publicada.


Por vários motivos o Juventude Ouriense decidiu cancelar o Torneio de seniores em hóquei patins. Pedindo desculpa pelo sucedido e agradecendo ao HC Fão e ao Alcobaça pela disponibilidade demonstrada em  participar neste Torneio. A todos que de uma ou outra forma divulgaram este evento, o nosso OBRIGADO.

PEDRO "BEKAS" DELGADO É REFORÇO DOS TIGRES

Bekas jogador do Sporting CP que prolongou o vinculo contratual com o clube Leonino por mais um ano foi cedido ao HC "Os Tigres" por uma época, segundo comunicado publicado pela  Direcção da Secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal e publicamos na integra de seguida.

Foto: Blog OkVarius

A Direcção da Secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal informa que prolongou a relação contratual com o atleta sénior Pedro Manuel Soares Delgado "Bekas" por mais uma época, garantindo assim os direitos desportivos do mesmo até ao término da época 2014/2015.

Também relevante é a informação de que, no seguimento de um contacto por parte do Hóquei Clube Os Tigres, o atleta foi cedido a título de empréstimo para a corrente época 2013/2014, e regressará aos trabalhos com o plantel sénior do Sporting Clube de Portugal na pré-época 2014/2015.

A Direcção da Secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal decidiu aceder à vontade expressa pelo atleta, e ratificar o acordo com o Hóquei Clube Os Tigres, tendo em conta a sua possibilidade de evolução desportiva, o seu aprimoramento enquanto jogador, e o seu desenvolvimento humano.

O Hóquei Clube Os Tigres milita na 2ª Divisão Nacional, e tem como objectivo já assumido publicamente alcançar a subida ao escalão maior da modalidade, o que reforça a garantia de que o nosso atleta Pedro Delgado pode continuar a sua evolução.

Ao atleta, parte integrante e importante da família leonina, desejamos as maiores felicidades e os votos expressos de que o seu regresso se verifique a um nível de evolução competitiva que o mesmo pretende alcançar com esta cedência.

Em Lisboa, 24 de Outubro de 2013,

O Director-Geral da Secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal,

João Matos Alves

HUGO "CALETA" LOURENÇO PUNIDO COM 4 JOGOS DE SUSPENSÃO

O Conselho Disciplinar da FPP na reunião efectuada ontem dia 23 de Outubro de 2013 determinou punir com 4 (quatro) jogos oficiais de suspensão o jogador do HC "Os Tigres" Caleta.

Foto de arquivo: Jornal "O Almeirinense"

Caleta foi expulso nos últimos segundos do jogo realizado em Alcobaça no ultimo sábado, no seguimento de um lance disputado com um atleta adversário que se ia a isolar.


Conhecendo nós o Caleta que ao longo dos anos se tem pautado por uma conduta irrepreensível nos clubes que representou, este castigo vêm levantar algumas duvidas sobre certos castigos aplicados e a justiça dos mesmos, pois vimos em directo e a cores um jogador de um clube da 1ª divisão a agredir espectadores, a cuspir sobre os mesmos e a levar três jogos de castigo. Agora das duas três ou o Caleta bateu naquela gente toda, cuspiu, etc, etc, etc, o que eu não acredito, ou então estamos a assistir à mais uma novela nesta nosso modalidade, resta-nos saber, ou talvez não qual a motivação.

I TORNEIO JUVENTUDE OURIENSE

A equipa sénior da J. Ouriense leva a efeito no próximo sábado dia 26 de Outubro a 1ª edição do Torneio Juventude Ouriense.


Num torneio triangular onde as equipas irão jogar todas entre si, a equipa de Gonçalo Coelho convidou o Alcobacense a militar na II Divisão zona sul e o HC Fão que irá disputar a III Divisão zona norte. Os jogos terão inicio às 16:30 horas estando o ultimo jogo agendado para as 20:15 horas. Pelas 15:00 horas, a anteceder o inicio do torneio irá disputar.se o jogo J. Ouriense vs SC Marinhense no escalão de Juvenis.

Como é sabido a equipa Ouriense irá disputar o Nacional da III Divisão estando inserida na zona centro e com a estreia marcada para as 18:00 horas do dia 10 de Novembro no Municipal de Ourém frente ao Nafarros.

GD FABRIL - ACTIVIDADE DE FIM-DE-SEMANA

A Secção de Hóquei em Patins do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, vem informar as actividades que serão realizadas no próximo fim-de-semana.


  • Fora:
ESCOLARES – 1ºCircuito Vladimiro Viana
Domingo 27-10-2013 -12h00 – CN Setubalense - GD Fabril –
Pav. Naval - Setúbal

  • No Pavilhão “Vítor Domingos”, do GDF:
SUB-13 (INFANTIS) – Campeonato Regional Série A
Domingo 27-10-2013 -10h00 – GD Fabril – CN Setubalense

SUB-17 (JUVENIS) – Campeonato Regional
Domingo 27-10-2013 -16h00 – GD Fabril – CF Estremoz
 
Venha apoiar o clube!
 
A escola de Hóquei em Patins “José António Flecha” do GD Fabril, que funciona ao sábado das 10h30 às 12h00, no Pavilhão Vítor Domingos convida todas as crianças a partir dos 3 anos a experimentar esta modalidade.

Para mais informações www.hoqueifabril.com ou contacte a secção gdf.hoquei@gmail.com.

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria nos jogos da 1ª jornada da I Divisão e da 4ª jornada da II Divisão e os Delegados Técnicos dos referidos encontros.
 

I Divisão
  • SC Tomar vs AE Fisica D: Rui Torres (Minho) - Paulo Rainha (Minho) / António Gameiro (Ribatejo) / José Lopes
  • HC Turquel vs HC Mealhada: António Santos (Aveiro) - Paulo Almeida (Aveiro) / Paulo Carvalho (Leiria) / Feliciano Costa

II Divisão Sul
  • HC "Os Tigres" vs ACR santa Cita: António Peça (Leiria) - Orlando Ramos (Leiria) / Luis Inácio
  • HC Sintra vs União: Joaquim Carpelho (Setúbal) - Fernando Cabaço (Lisboa) / Gonçalo Correia
  • S Alenquer B vs A Alcobacense CD: Jorge Ventura (Lisboa) - José Nave (Lisboa) / João Faria
  • J. Azeitonense vs BIR: Paulo Moncóvio (Alentejo) - António Fialho (Alentejo) / Henrique Anselmo

Os Ribatejanos Teófilo Casimiro e Rui Taborda ficam este fim-de-semana na Jarra.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SETICADAS DA SEMANA

Rubrica semanal na Rádio Cidade de Tomar onde são abordados os assuntos relacionados com o hóquei em patins Ribatejano e não só. Ontem falou-se do Nacional da II Divisão, antevisão da I Divisão com destaque para o SC Tomar e HC Turquel, Taça Continental e Supertaça António Livramento, Torneio da J. Ouriense, divulgação do hóquei em patins por parte da AP Ribatejo, União FE e UD Rossiense entre outros assuntos.


Para ouvir clique aqui

NACIONAL DA I DIVISÃO ARRANCA NO PRÓXIMO SÁBADO

O próximo fim-de-semana marca o início do nacional maior do hóquei patinado português, com o FC Porto campeão em título a defender o mesmo e com o SC Tomar como representante do Ribatejo depois de na passada época essa responsabilidade ter pertencido ao HC "Os Tigres".

Foto: PhotoFortina

A equipa de Nuno Lopes regressa assim ao convívio dos grandes duas épocas após a última presença. Com o plantel que manteve a espinha dorsal, e a chegada do conhecido Gonçalo Favinha e de José "Zé" Braga a equipa Leonina tem como objectivo a manutenção, objectivo esse assumido publicamente pelo técnico e para direcção do clube. Se olharmos para a pré-época da equipa verde e branca, podemos afirmar que o objectivo está ao seu alcance, requerendo muito trabalho e concentração. A equipa de Nuno Lopes a jogar no Jácome Ratton terá de vencer os jogos com as chamadas equipas do seu campeonato e tentar fora de portas amealhar o maior número de pontos para no final poder continuar no convívio dos grandes.

O nosso vizinho HC Turquel que tem como base a equipa do ano passado reforçou-se com um "filho da casa" Tiago Rafael que é sem dúvida uma mais-valia para o Prof. João Simões. O HC Turquel que esta ano irá estar presente na Taça CERS irá certamente tentar melhorar a "performance" da passada época, tentando chegar mais acima na classificação final. A equipa da Catedral do hóquei tem como "handicap" o factor casa, pois como é sabido quando jogo perante o seu público, jogo sempre com mais "um elemento", ou seja um pavilhão cheio de "Brutos dos Queixos" a puxar pela sua equipa do primeiro ao último segundo.

Olhando para o topo da tabela, FC Porto e SL Benfica partem nitidamente na "pole-position" para a conquista do Nacional 2013/2014, sendo seguidos de perto pela UD Oliveirense que conta com jogadores de categoria onde Gonçalo Alves sobressai e prova disso foi os quatro golos que apontou ao FC Porto no Supertaça António Livramento. A AD Valongo com jovens de créditos firmados e com jogadores experientes para os "orientar" tem na baliza o melhor guarda-redes português da actualidade, Ângelo Girão que certamente será garante de muitos pontos para a sua equipa.

A manutenção será jogada na minha opinião entre SC Tomar, AJ Viana (apesar de esta equipa se ter reforçado em qualidade, podendo ser uma agradável surpresa), HA Cambra, CH Carvalhos, HC Mealhada, Sporting CP e HC Braga equipas que irão nos jogos entre si esgrimir argumentos para a permanência, sendo que a jogar perante o seu público serão sempre adversários muito incómodos.

Dúvidas que só os primeiros jogos poderão esclarecer e que a pré-época não nos deixou tirar grandes ilações prendem-se com AE Física D e CD Paço de Arcos que sendo históricos da modalidade, poderão esta época e devido a restrições financeiras não atingir patamares que nos habituaram, no entanto vou optar por os manter no grupo onde incluo o OC Barcelos e Candelária SC como equipas que com maior ou menor dificuldade irão fazer um campeonato tranquilo.

Quanto às transmissões televisivas como é sabido a "Bola TV" irá transmitir um jogo por jornada começando já no próximo sábado pelas 21:00 horas com a transmissão do OC Barcelos vs SL Benfica. Os canais "Benfica TV" e "Porto Canal" irão transmitir os jogos do SL Benfica e FC Porto quando os mesmos se realizarem em casa. Pela net o HCT TV continuará com a transmissão dos jogos do HC Turquel em casa e alguns fora quando assim for possível e por fim a PA TV que este ano se estreia com as transmissões no Youtube, que confere mais qualidade do que o tradicional Live Stream, enfim muita oferta para os amantes da modalidade, numa época que se espera bem disputada, sem casos e que no final ganhe o melhor ou o mais regular e que o Hóquei em Patins saia dignificado.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

UD ROSSIENSE VOLTA A APOSTAR NO HÓQUEI EM PATINS

A Escola de Hóquei em Patins da U.D. Rossiense, fez no domingo passado, o arranque dos seus treinos, naquele que é considerado o regresso da secção ao clube.


O treino realizou-se no Pavilhão Municipal do Pego  e continuarão a ser realizados todos os domingos pelas 10:00 horas. Já em Janeiro José Carvalho, vice-presidente do clube, afirmava que «o hóquei em patins era um sonho dos elementos da nossa direcção. Inclusive, o nosso presidente foi praticante desta modalidade no clube. Depois de várias tentativas, achamos reunidas as condições para retomar a modalidade. Faz parte do nosso projecto o retomar de modalidades extintas no clube


Mais uma boa noticia para o hóquei em patins em geral e para o hóquei Ribatejano em particular.

Fonte/Fotos: Blog desportoemabrantes

JOGAR BONITO SÓ NÃO CHEGA...!!!

O União recebeu no passado sábado no Albano Mateus o CACO num jogo que se antevia complicado para ambos os conjuntos e que no final acabou por ser uma excelente partida e onde a equipa de Pedro Nobre desperdiçou oportunidades e lances de bola parada, face à equipa de Lito Bernardino que soube ler bem a partida e aproveitar as oportunidades que criaram e os erros adversários, o que valeu os três pontos e o 3º lugar na classificação geral.

Foto: Carlos Emidio Martins - Plurisports

O União entrou a dominar a partida, a jogar em velocidade com rápidas transições e a empurrar o conjunto adversário para "terrenos" mais recuados, mas sem que esse domínios significasse golos. A equipa do CACO ia jogando na oportunidade e num erro da defesa Unionista inaugurou o marcador através de José Gonçalves que apareceu isolado na cara de Melão faltavam cerca de onze minutos para o intervalo. O jogo manteve a mesma toada, com a equipa de Pedro Nobre a criar oportunidades de bola junto à baliza de João Gouveia mas a falhar no último pormenor. Já nos últimos quatro minutos a equipa de Lito Bernardino que ia lendo atentamente o jogo e colocando as peças no "tabuleiro" de forma irrepreensível chega ao 0-2 por Hugo Gonçalves numa marcação de uma grande penalidade que deixa algumas dúvidas, pois a falta existiu mas dá a nítida sensação que é fora da área. Demorou cerca de um minuto a reacção Unionista e Edgar Costa dentro da área reduz para 1-2. Com cerca de dois minutos para se jogar o União continuou na procura do empate, mas a 24 segundos do intervalo volta a cometer um erro de palmatória e em contra ataque Hernâni Domingos faz o 1-3, resultado com que se chegou ao intervalo.

Intervalo: União 1 - CACO 3 (Faltas: 5 - 6) 
 
Com um resultado que penalizava a equipa alvi-negra pelo que havia feito no primeiro tempo, a etapa complementar começa com a equipa forasteira a aumentar para 1-4 em mais um erro defensivo da equipa da casa. O União tem à passagem do décimo minuto uma oportunidade para reduzir mas Rui Alves desperdiça o livre directo correspondente à 10ª falta do CACO. No minuto seguinte foi a vez da equipa de Campo de Ourique dispor do livre directo correspondente à 10ª falta Unionista e Hugo Santos chamado à conversão faz o 1-5. A equipa de Pedro Nobre consegue reduzir para 2-5 através de uma seticada de Rui Alves de fora da área faltavam 12' 29'' para o final da partida. A 15ª falta do CACO com 08' 31'' para se jogar mas David Vieira falha o respectivo livre directo. Mas o desacerto Unionista não ficou por aqui e a chegar aos últimos cinco minutos Ricardo Pedro vê o cartão azul e na marcação da grande penalidade David Vieira volta a desperdiçar. A jogar em power-play o União voltaria a beneficiar de nova grande penalidade e José Gonçalves vê o cartão azul por protestos. Rui Alves chamado à conversão reduz para 3-5. A continuar a jogar em power-play Tiago Vale numa emenda à boca da baliza faz o 4-5 faltavam 03' 08'' para o término do encontro. Com o União na procura pelo menos do golo do empate seria o CACO a chegar ao 4-6 na marcação do livre directo correspondente à 15ª falta Unionista. Com 02' 33' para se jogar o resultado não sofreu alterações.

Final: União 4 - CACO 6 (Faltas: 15 - 16)

Num jogo em que o União merecia pelo menos o empate a equipa de Lito Bernardino foi inteligente e soube aproveitar as oportunidades, ao passo que a equipa de Pedro Nobre que demonstra bom hóquei, boas jogadas de entrosamento, tem de apurar a finalização e os lances de bola parada e sobretudo ser mais consistente a defender para não cometer erros infantis que poderão sonegar muitos pontos durante este campeonato.

A dupla de arbitragem que viajou de Leiria e constituída por Armando Henriques e David Barros fez uma exibição regular, ficando apenas na retina o lance do penalty de que resulta o segundo golo do CACO.

UFE (4): Luís "Melão" Santos (gr), Edgar Costa (1), João"Mendx" Mendes, Rui Alves (2) e David Vieira
Banco: Orlando Pereira (gr), Tiago Vale (1), Filomeno "Filó" Pereira, Pedro Vitorino e Bruno Pereira (c)
Treinador: Pedro Nobre

CACO (6): João Gouveia, João Lopes, Ricardo Pedro (c), José Gonçalves (1) e Hugo Santos (2);
Banco: Décio Bonifácio (gr), Hernâni Domingos (1), Frederico Pacheco e Hugo Gonçalves (2)
Treinador: Lito Bernardino

HÓQUEI NA TELEVISÃO PELA MÃO D' A BOLA TV

A Bola TV canal 12 da MEO irá transmitir um jogo por jornada do Nacional da I Divisão que tem inicio no próximo fim de semana.


Este canal de cabo começa as transmissões com um clássico nada mais nada menos que o OC Barcelos vs SL Benfica que se disputa no Municipal daquela localidade no próximo sábdo com inicio marcado para as 21:00 horas, tendo sido antecipado para efietos desta mesma transmissão pois inicialmente estava marcado para as 21:30 horas.

Depois do jogo da Supertaça António Livramento transmitido por este canal no passado fim de semana agora é a vez do Nacional, e nós amantes da modalidade só temos de estar felizes com a situação, no entanto e sendo uma critica construtiva, esperamos um melhor critério na escolha dos comentadores, pois o hóquei merece gente conhecedora mesmo que nunca tivesse praticado a modalidade, e não velhas glórias que realmente o foram, mas a nível de comentários pararam no tempo há uns anos a esta parte.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

AFINAL ERA NUNO NOBRE QUE TINHA A CHAVE DAS VITÓRIAS

A ACR Santa Cita conquistou no passado sábado a primeira vitória neste campeonato, vitória essa que coincidiu com o primeiro jogo oficial efectuado esta época por Nuno Nobre, e sabendo nós que num jogo de equipa as vitórias são o resultado da união e do conjunto, podemos no entanto dizer que em género de brincadeira que "afinal era Nuno Nobre que tinha a chave das vitórias".

Foto: João Flores

Com Teófilo Casimiro (Ribatejo) e Paulo Carvalho (Leiria) como árbitros da partida, Santa Cita e J. Azeitonense iniciaram o jogo apenas com derrotas e a tentar sair desta situação e pode-se dizer em abono da verdade que a equipa que viajou de Azeitão aproveitou o mau começo da equipa da casa e ia chegando com facilidade à baliza adversária e chegou mesmo ao golo com 10 minutos decorridos, golo esse obtido por Jorge Coelho. O Santa Cita tentou reagir mas só nos últimos três minutos deste primeiro tempo chegou ao golo através de duas grandes penalidades apontadas por Nuno Nobre, o que fez com que a equipa de Luís Miguel Cunha fosse para o descanso a vencer.

Intervalo: ACR Santa Cita 2 - J. Azeitonense 1 (Faltas: 8 - 2)

A segunda parte trouxe definitivamente um Santa Cita que todos nós conhecemos em particular quando joga perante o seu publico e com rápidas transições e a jogar em velocidade foi-se libertando da "malha" desenhada por Hugo Sousa e os golos foram aparecendo e o parcial de 8 -1 é disso o reflexo, sendo alguns em lances de bola parada. Com o aumentar do "score" a equipa forasteira foi aos poucos baixando os braços e sinal dessa situação são os dois golos sofridos nos últimos vinte segundos. Os lances de bola parada tiveram influência e de que maneira neste desfecho, pois a equipa da casa aproveitou cinco dos seis lances que dispôs ao passo que a J. Azeitonense desperdiçou as três situações de que beneficiou. Nota ainda para o golo fantástico apontado por Zig ao fazer um autêntico chapéu ao guardião adversário.

Final: ACR Santa Cita 10 - J. Azeitonense 2 (Faltas: 10 - 13)

ACR Santa Cita: João Martins (gr), Tiago Pereira (2), Tiago Barreiros, João Pedro Almeida, Rui Oliveira; Nuno Nobre (4), Miguel Boavida (3), Elizeu “Zig” Raimundo (1), Ricardo António e Rodrigo Saboga (gr)
Treinador: Luís Miguel Cunha

J. Azeitonense: João Pereira (gr), Bruno Atalaia, Pedro Silva, José Pinto, João Bastos (1), José Silva, Fábio Marques, Carlos Paiva, Jorge Coelho (1) e João Sacramento (gr)
Treinador: Hugo Sousa

NA PROCURA DA MAÇÃ GOLDEN, SAIU-LHES UMA REINETA

O HC "Os Tigres" depois da vitória caseira frente à AD Oeiras tinha outra missão complicada pela frente, nada mais que uma viagem até à Capital da Maçã para defrontar o Alcobacense, e não foi além de um empate, num jogo onde esteve sempre em desvantagem.

Foto: Fernando José Fotografia

Com ambas as equipas a estudarem-se mutuamente e encaixadas uma na outra, o equilíbrio na partido foi-se mantendo até aos 12' de jogo quando André Ramos inaugurou o marcador para a equipa da casa. Demorou meia dúzia de minutos a reacção azul e branco que através de Hugo "Caleta" Lourenço restabeleceu a igualdade. Jogo equilibrado e empate no marcador e volvidos três minutos seria a vez de David "Esteves" Gonçalves marcar o primeiro da sua conta pessoal e colocar de novo a sua equipa na frente, vantagem que demorou cerca de um minuto, pois João Filipe Silva colocava de novo o empate no marcador, resultado com que se chegou ao intervalo.

A 2ª parte começa praticamente com o golo da equipa da casa, novamente por Esteves, 3-2 e ainda muito tempo para se jogar no Municipal de Alcobaça. O empate é de novo alcançado pela equipa de Rui Gamboa através de André "Kéké" Martins. O jogo continuava a não dar mostras que alguma equipa assumisse finalmente o controlo do mesmo, mas a equipa de Sérgio Nunes determinada em vencer no primeiro jogo que realizava esta época perante o seu publico chega de novo à vantagem através do livre directo correspondente à 10ª falta dos Tigres apontado por Esteves. De novo em desvantagem a equipa Ribatejana reagiu à passagem do minuto 14 quando João Filipe apontou o segundo golo da sua conta pessoal e fez o 4-4. Até final e com onze minutos para se jogar, várias foram as oportunidades para ambos os conjuntos, mas o resultado teimou em não se alterar apesar do Alcobacense ter o livre directo correspondente ao cartão vermelho mostrado a Caleta depois de protestos a seguir a uma disputa de um lance com um jogador adversário .

Final: A Alcobacense CD 4  -  HC "Os Tigres" 4

Resultado que se aceita num jogo equilibrado com ambas as formações a procurarem os três pontos mas a terem de se contentar apenas com um. A equipa dos Tigres saiu de Alcobaça com razões de queixa da arbitragem da dupla Lisboeta Fernando Cabaço e Thierry Francisco, por certas decisões tomadas durante a partida sempre em prejuízo dos Ribatejanos.

Crónica: Fernando Serras

domingo, 20 de outubro de 2013

CORUJAS VIU FUGIR PONTO NO APITO DE JARDIM

O CG "Os Corujas" esteve ontem quase a conseguir o seu primeiro ponto no Regional da AP Lisboa, mas acabou derrotado por 10-9 frente ao Clube TAP, num jogo realizado no Pavilhão da Académica da Amadora.

Foto: Armando Sampaio

A jogar fora do seu "reduto" a equipa das margens do Sorraia jogou olhos nos olhos com o adversário que este ano se estreia na modalidade e está filiado na AP Lisboa. Com o jogo repartido por ambos os conjuntos o resultado foi evoluindo com golos ora numa baliza ora na outra e o reflexo disso foi o 6-6 com que se chegou ao intervalo.

O 2º tempo não alterou muito o figurino da primeira e os golos foram sucedendo de um lado e de outro com a equipa do Clube TAP a ser mais eficaz no aproveitamento das oportunidades e a conseguir vencer por 9-10, conquistando os 3 pontos. Os Corujas viram o arbitro António Jardim ter uma decisão que penalizou a equipa, já nos últimos instantes João Galão seticou à baliza adversária e durante o trajecto da bola, soou o cronometro a indicar o fim do tempo regulamentar e a bola entra na baliza. O arbitro Lisboeta apita para o final do jogo sem validar o golo, decisão que não se compreende e que acaba por lesar a equipa Ribatejana e desfazer um empate que seria o resultado mais justo.

Foto: Armando Sampaio

Final: Clube TAP 10 - CG "Os Corujas" 9 (Faltas: 15 - 11)

Os golos foram apontados por João Galão (5), Carlos Rodrigues (2), António Ferreira e Ricardo Graça para os Corujas, pelo Clube TAP marcaram Pedro B. (2), João Fidalgo (2), Gonçalo Torres (2), Luís Filipe, Hugo Branco, José Ferreira e Diogo Custódio

Nota de rodapé pela positiva para os cinco golos apontados por João Galão e pela negativa para António Jardim arbitro da partida pela decisão no final do jogo ao não apontar um golo legal e que teria mudado o resultado da partida.

TARDE DESPORTIVA

Aos domingos na rádio Torres Novas FM o Cartão Azul tem o seu espaço para falar de hóquei em patins no decorrer do programa Tarde Desportiva. Taça Continental, Supertaça António Livramento, Nacional de II Divisão foram alguns dos temas abordados.
 
 
Para ouvir clique aqui

TIGRES PERDE E SANTA CITA GANHA OS PRIMEIROS PONTOS

A tarde/noite de ontem teve resultados para todos os gostos no que às equipas do Ribatejo diz respeito. O HC "Os Tigres" perderam os primeiros pontos, a ACR Santa Cita conquistou os primeiros e o União teima em não pontuar quando estão disputadas três jornadas.

Foto: Fernando José Fotografia

Na Capital da Maçã a equipa de Rui Gamboa esteve sempre em desvantagem e o melhor que conseguiu foi um empate a quatro bolas, num jogo em que a equipa azul e branca teve na dupla de arbitragem mais um adversário. A equipa do Alcobacense colocou-se na frente, reagiu a equipa dos Tigres, mas seria de novo a equipa da casa a chegar a vantagem. Antes do intervalo João Filipe empatou. No 2º tempo o Esteves voltou a colocar a sua equipa na frente, e para não variar os Tigres empataram, voltou o Alcobacense a marcar e o jogo não chegaria ao final sem que a equipa Ribatejana empatasse e ainda teve tempo de ver Calheta a 5 segundos do fim levar cartão vermelho. Divisão de pontos e a equipa dos Tigres a caírem para a 3ª posição. Na próxima semana derby Ribatejano com os Tigres a receberem a ACR Santa Cita.

Foto de arquivo: João Flores

Em Santa Cita a equipa de Luís Miguel Cunha conquistou a primeira vitória na prova e logo com uma goleada e com a novidade Nuno Nobre que no seu primeiro jogo oficial esta época obteve um "póquer" A equipa da casa dominou sempre o jogo, mas foi a equipa da J. Azeitonense que inaugurou o marcador, antes do intervalo a equipa da casa deu a volta ao marcador e foi para o descanso a vencer por 2-1. O 2º  tempo resume-se ao contínuo domínio do Santa Cita, aos golos que foram surgindo naturalmente e poderiam ter sido mais, e ao aumentar da "agressividade" forasteira que passou de duas faltas de equipa para treze no final da partida. Destaque ainda para o hattrick de Miguel Boavida e um golo fabuloso de Zig, "daqueles de se lhe tirar o chapéu". Tiago Pereira bisou e o Santa Cita venceu e convenceu a J. Azeitonense por 10-2 e subiu para a 11ª posição.

Foto de arquivo: Fernando Vaz

No Entroncamento e a jogar perante o seu público o União voltou a sair derrotado desta feita frente ao CACO que saiu da Terra dos Fenómenos com uma vitória por 4-6 e os três pontos que permitem à equipa de Lito Bernardino estar na 3ª posição ex-aequo com os Tigres. A equipa do Campo de Ourique inaugurou o marcador numa desatenção da defesa Unionista e aumentou para 0-2 da marca de grande penalidade. O União ainda reduziu para 1-2, mas a cerca de 20 segundos para o intervalo o CACO fez o 1-3. Na segunda parte a equipa da Capital embalou até ao 1-5. O União que continua a desperdiçar oportunidades de "baliza aberta" e a falhar livres directos e penalties ainda chegou ao 4-5, mas a 15ª falta da equipa de Pedro Nobre permitiu que o CACO chegasse ao 4-6 resultado com que se chegou ao final da partida. Com esta derrota o União ocupa a 15ª posição com zero pontos. Rui Alves, Edgar Costa e Tiago Vale foram os marcadores de serviço. Na próxima jornada o União desloca-se até Sintra para defrontar o líder da prova HC Sintra que a par da Académica de Coimbra contam por vitórias todos os jogos realizados.

sábado, 19 de outubro de 2013

SENIORES DO HC SANTARÉM ENTRAM A GANHAR

Com muitas pessoas a assistir curiosas para verem 10 escalabitanos a estrearem-se no Campeonato Regional de Lisboa no escalão de seniores e onde as dúvidas eram muitas, dado que para alguns jogadores era o primeiro jogo naquele escalão, após uma paragem de alguns anos, a expetativa era muita.
 
Em cima da esquerda para a direita: Hélder Henriques (seccionista), Florbela Mogas (enfermeira), Francisco Mogas (treinador), Júlio Coroado, João Fortunato, Daniel Cabaceira, Tiago Teixeira, Luís Peralta, Margarida Henriques (seccionista), Diogo Moreira (Seccionista).
Em baixo pelo maesma ordem: Fábio Mogas, Bernardo Henriques, Diogo Carvalho, Diogo Moreira e Gonçalo Oliveira

O Hóquei Clube de Santarém entrou fechado dando a iniciativa de jogo ao UD Nafarros que no início entrou melhor mas sem nunca ter concretizado gorando-se as oportunidades de se inaugurar o marcador.
Os jogadores de Santarém por sua vez foram criando contra-ataques perigosos dando oportunidade ao guarda-redes forasteiro para brilhar, impedindo por diversas vezes a concretização do 1º golo.

A 2 minutos do final da primeira parte num contra-ataque Diogo Carvalho isolou-se e foi travado  à margem das leis o que originou um livre direto que foi soberbamente concretizado por Tiago Teixeira, tendo as equipas recolhido para o balneário com o resultado a favor de Santarém por 1-0.

Na 2ª parte manteve-se a estratégia inicial e apareceu de forma natural o 2-0, que minutos depois foi reduzido para 2-1 num golo onde a desconcentração dos escalabitanos foi bem aproveitada pela equipa forasteira.

Santarém voltou a marcar tendo o Nafarros reduzido para 3-2 e a 18 segundos do final do jogo acabaram por empatar a  3 golos parecendo que tinha caído no pavilhão municipal um balde de água fria.

Mas o melhor estava para vir no stick de Tiago Teixeira que numa jogada individual a 6 segundos do final marca o 4º golo dando a vitória a Santarém deixando as bancadas ao rubro.

Foi o final de uma sexta-feira inesquecível  e onde o excelente trabalho desenvolvido pelo treinador do ano passado, Lúcio Morais, continuado pelo treinador e presidente do HCS, Francisco Mogas, deu sem dúvida frutos naquela noite chuvosa e que terminou da melhor maneira para a equipa de Santarém.

Os dois guarda-redes, ainda juvenis, deram boa conta de si transmitindo confiança à equipa não defraudando a confiança depositada neles mesmo, sendo 2 escalões abaixo, mostrando grande qualidade e onde o ex-treinador que os moldou, Rui Lopes não está nem estará isento de responsabilidades por os ter formado com a qualidade demonstrada.

Para a história fica a constituição da equipa no 1º jogo de seniores da época 2013/14: Guarda-redes – Gonçalo Oliveira e Bernardo Henriques; Médios/defesas – Tiago Teixeira, Diogo Moreira, Daniel Cabaceira, Fábio Mogas; Avançados – João Fortunato, Luís Peralta, Diogo Carvalho, Júlio Coroado.

Crónica/Foto: HC Santarém

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

RUI MADALENO FALOU AO JORNAL "O MIRANTE"

Rui Madaleno tem 35 anos e joga hóquei em patins quase desde que se conhece. Passou pela União Desportiva Vilafranquense, jogou um ano no Alverca e nove no Vialonga para regressar aos seniores da equipa de Vila Franca há dois anos. O hóquei é a paixão deste técnico de manutenção aeronáutica da SATA.
 
 
Jogar no campeonato regional de Lisboa ou na III Divisão nacional é quase o mesmo?
É igual, há até muitas equipas do regional de Lisboa que conseguem ser melhores que algumas nacionais. Não pudemos participar na III Divisão devido ao custo das inscrições, policiamento, deslocações, entre outros, o que foi pena. 
A UD Vilafranquense vai jogar para ser campeã distrital?
Espero bem que sim mas vai ser muito complicado. O ano passado tivemos no campeonato o Benfica B, que ganhava a qualquer equipa. Este ano há outros bons conjuntos, como o Lourinhã, Sp. Torres, Parede, Sintra, mas entramos sempre para ganhar os jogos. 
Que jogador é que gostaria de ter enfrentado ou sido seu colega de equipa?
Sem dúvida o Panchito Velasquez, que jogou no Benfica! Pela qualidade técnica que tinha, fazia o que queria da bola. Era o Messi do hóquei em patins. Outro atleta era o Pedro Alves, que ainda joga na Suíça. 
Alguma vez pensou em jogar profissionalmente?
Nunca pensei nisso, até porque implicava deixar o meu trabalho. Além do mais, o hóquei é uma modalidade que paga mal, a excepção é o Benfica. Prefiro continuar como técnico de manutenção aeronáutica. 
Alguma vez levou uma “sticada” ou bolada das que doem?
Já aconteceu algumas vezes. As piores foram boladas, uma que me abriu o sobrolho, outra nos dentes. O que vale é que tinha a boca fechada e não parti nenhum dente. Mas também não gostava das protecções dos jogadores de hóquei em gelo, prendem os movimentos. 
A quem é que mandava uma bolada?
Ao Passos Coelho, que anda a cortar rendimentos a toda a gente e isso não vai servir de nada.

In Jornal "O Mirante"

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PRESIDENTE DA REPUBLICA FELICITA SELECÇÃO DE SUB-20

O Presidente da Republica Aníbal Cavaco Silva enviou para a FPP um telegrama a felicitar a selecção de Sub-20 pela conquista do Mundial em Cartagena na Colômbia.

Foto: Ana Aeroportos

É o seguinte o teor da mensagem de felicitações:

No momento em que a Seleção Nacional de Hóquei em Patins sub-20 se sagrou campeã mundial da modalidade na Colômbia, quero felicitar todos os seus elementos pelo lugar alcançado.

A vitória que a Seleção alcançou nesta fase final do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins sub-20 é motivo de orgulho dos adeptos e dos Portugueses em geral, pois dignifica e honra o desporto nacional.

Quero congratular os jogadores, os técnicos e os dirigentes da Federação de Patinagem de Portugal pela dedicação e o empenho demonstrados, a todos desejando as maiores felicidades desportivas e pessoais."

 
Aníbal Cavaco Silva
Presidente da República

Palácio de Belém, 15 de Outubro de 2013

UNIÃO LEVA A MAGIA DO HÓQUEI ÀS MOREIRAS GRANDES

Os meninos do União FE levaram a magia do hóquei em patins até uma das freguesias de Torres Novas, mais propriamente as Moreiras Grandes onde existe um pavilhão para a prática da modalidade mas onde a mesma não está divulgada.

Foto: União Futebol Entroncamento

Sem a modalidade na sede de concelho e a cerca de 15 quilometros de Ourém onde a J. Ouriense divulga a mesma, os jovens das Moreiras Grandes receberam no passado sábado o União FE que num jogo de demonstração, motivaram os presentes para tentarem praticar a modalidade num pavilhão na "área de gerência" da AP Ribatejo e que pode ser utilizado mais vezes para trazer o hóquei em patins para locais onde nunca foi praticado.

Foto: União Futebol Entroncamento

Depois desta iniciativa que teve a colaboração da AP Ribatejo que continua a divulgar a modalidade saindo assim do marasmo dos ultimos anos, ficamos à espera que este tipo de iniciativas se repita noutras localidades deste nosso Ribatejo trazendo assim mais praticantes e aproveitando o facto das ultimas conquistas de Sub-17 e Sub-20 ajudarem nesta missão.

GD FABRIL - ACTIVIDADE DE FIM-DE-SEMANA

A Secção de Hóquei em Patins do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, vem informar as actividades que serão realizadas no próximo fim-de-semana
 
 
  • Fora
SUB-13 (INFANTIS) – Torneio Apresentação das Equipas 
Sábado 19-10-2013 -14h45 – Nafarros - GD Fabril –
Pav. União Desportiva e Cultural Nafarros
 
BENJAMINS – APS -  1º Circuito Raquel C. Pires
Sábado 19-10-2013 -15h00 – Seixal FC - GD Fabril –
Pav. Seixal

SUB-17 (JUVENIS) – APS - Campeonato Regional
Domingo 20-10-2013 -16h00 – HC Vasco Gama - GD Fabril –
Pav. Vasco Gama - Sines
 
  • No Pavilhão “Vítor Domingos”, do GDF:
SUB-13 (INFANTIS) – APA - Campeonato Regional Série A
Domingo 20-10-2013 -10h00 – GD Fabril – CF Estremoz -
 
ESCOLARES – APS - 1º Circuito Vladimiro Viana
Domingo 20-10-2013 -12h00 – GD Fabril – Juv. Azeitonense
 
Venha apoiar o clube!

A escola de Hóquei em Patins “José António Flecha” do GD Fabril, que funciona ao sábado das 10h30 às 12h00, no Pavilhão Vítor Domingos convida todas as crianças a partir dos 3 anos a experimentar esta modalidade.

Para mais informações www.hoqueifabril.com ou contacte a secção gdf.hoquei@gmail.com.

SC TOMAR COM MAIS UMA VITÓRIA NA TAÇA APR/EKIS

A equipa de Nuno Lopes ainda na fase de preparação para o Nacional da I Divisão que terá inicio no ultimo fim de semana deste mês, venceu o vizinho Santa Cita no jogo da 6ª jornada da Taça APR/Ekis.

Foto: João Flores

Ao intervalo os verde e brancos da Cidade Templária já venciam por 4-0, registando-se curiosamente um empate em faltas de equipa, três para cada lado. O segundo tempo veio confirmar o favoritismo da equipa do SC Tomar que marcou por mais três vezes fixando o placard final em 7-0, o empate em faltas de equipas mateve-se até final cifrando em sete para cada um dos conjuntos. António Gameiro foi o arbitro da partida, num jogo onde Luís Miguel Cunha voltou a dar oportunidade aos jogadores mais jovens.

Para a conclusão deste torneio faltam realizar três jogos, J. Ouriense vs SC Tomar (1ª jornada), ACR Santa Cita vs União FE (4ª jornada) e J. Ouriense vs União FE (6ª jornada). O SC Tomar com 15 pontos fruto de cinco vitórias em outras tantos jogos é o vencedor da prova. Quanto às restantes posições ainda está tudo em aberto.