quinta-feira, 10 de julho de 2014

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Existirão árbitros a Sul???"

Cada vez me convenço mais que a sede da FPP deveria ser no Entroncamento e não em Lisboa, devido à quantidade de fenómenos com que somos presenciados de vez enquanto, fenómenos esses que por vezes deixam no ar algumas dúvidas e nos põem a "cantalorar" canção de Ney Matogrosso "É por debaixo dos panos".


Poderia falar aqui de uma série deles, mas vou apenas falar das finais a quatro dos nacionais dos escalões de formação e das nomeações que foram efectuadas pelo Conselho de Arbitragem para estes eventos deixando no ar a seguinte questão "Não existem árbitros a sul?. Na Mealhada na F4 de Infantis e Juvenis, Minho, Porto e Aveiro foram contemplados com a escolha de árbitros dos seus quadros, estou a falar de António Santos (Aveiro), Paulo Almeida (Aveiro), Paulo Rainha (Minho), Joaquim Pinto (Porto), Orlando Panza (Porto), Sílvia Coelho (Porto), Sofia Ferreira (Porto). 

Volvida uma semana eis que chega a F4 de Iniciados e Juniores em Barcelos e imaginem quem foram os nomeados, árbitros do Minho e do Porto e alguns "repetidos", senão vejamos Paulo Rainha (Minho - repetido), Rui Torres (Minho), Paulo Santos (Porto), Joaquim Pinto (Porto - repetido), Orlando Panza (Porto - repetido), Sílvia Coelho (Porto - repetido), Sofia Ferreira (Porto - repetido).

Não ponho em causa o profissionalismo e a honestidade destes árbitros, nem é para isso que este artigo serve, mas sendo a F4 de apuramento do campeão nacional que junta as duas melhores equipas da cada escalão a sul e a norte, não deveria existir o bom senso de nomear árbitros de norte e de sul, porquê apenas de três conselhos regionais, Minho, Porto e Aveiro? Miguel Guilherme e Luís Peixoto de Lisboa e Jaime Vieira do Alentejo, por exemplo, excelentes árbitros, dos melhores do quadro nacional, não teriam "cabidela" nestas F4, ou será que só servem para os jogos escaldantes, quando os outros "assobiam para o ar" para ver se não são nomeados????

Podem agora vir "os ferrenhos defensores" de tal nomeações, dizer e justificar que se ficou a dever a questões financeiras, e outras desculpas esfarrapadas, para justificar o injustificável, ou mesmo que fosse esse caso no Porto só existem Pinto e Panza? e no Minho o Rainha, então se fosse esse o argumento que tal dar oportunidade ao Florindo Cardoso ou ao Jerónimo Moura por exemplo, ou então na Mealhada a titulo de exemplo podiam ter nomeado árbitros de Aveiro (como nomearam) e em vez do Porto e Minho que tal de Coimbra ou para gastar mais um pouco, mas sempre na vertente da poupança de Leiria.

Nada disso nomeia-se que geralmente os mesmos dos mesmos sítios, vá-se lá saber porquê, mas o facto que é isto é cíclico, seja no Inter-regiões seja nas F4 existem sempre nome (s) em comum a dirigir os jogos, ao passo que o "grosso da coluna" passa a vida na "jarra" a apitar o que esses Senhores não querem ou não lhes interessa, a eles ou a quem nomeia. Poderia estar aqui uma eternidade a enumerar factos e a fundamentá-los com as nomeações que religiosamente guardo semanalmente para não falar de cor, mas o sol chama-me para umas merecidas férias que já estavam em "modo-on" mas que tive de interromper para este artigo, pois estava aqui entalado na garganta e como sei se não for o Paparuco a falar, mas ninguém o faz, apesar de lhe apetecer, mas por este motivo ou aquele ou por alguns serem a "voz do dono" ficam-se apenas em comentários de café, entre «verde ou outro», ou um «cimbalino ou outro». 

Votos de boas férias para todos e até Setembro e vemo-nos por aí num Pavilhão algures, ou então na Mealhada onde teimosamente (ou não) vão passando 80% dos eventos hoquistas de grande monta e depois vêm-se falar de descentralização e levar a modalidade por esse país à beira-mar plantado fora. 

Atenciosamente
Paparuco - O Comentador

Sem comentários: