terça-feira, 15 de julho de 2014

PAPARUCO – O COMENTADOR

“Vamos lá ter respeito pela modalidade, pode ser???”

Pensava eu que já estava de férias e ia assistir ao Europeu calmo e tranquilo entre uma imperial e outra e um caracol e outro mais rapaziada que gosta da modalidade e a trata como deve ser.


Pura ilusão, assim que liguei o televisor e passados alguns segundos vi logo um “atropelo” à modalidade que elegi como favorita e pela qual e dentro do que me é possível vou divulgando, tratando sempre “os bois pelos nomes”. Devem estar a perguntar-se agora «o que é que este maluco quer desta vez», e eu antes de responder digo apenas uma coisa, podem acusar-me de tudo, nunca me poderão acusar de não defender com “unhas e dentes” o Hóquei em Patins.

Vamos lá então ao que me deixou assim “furibundo”, já para não falar de um Europeu em Alcobendas - Espanha, com os comentários a serem feitos no estúdio em Lisboa, mas sim do genérico que coloco de seguida.
 

Cito «A modalidade onde Portugal dá tacadas de mestre» ???? Tacadas????, mas o Hóquei não se joga com um setique???? Tacadas não será mais no snooker, bilhar e golfe e aí que eu saiba tacadas de mestre é que Portugal não dá, ou se dá são poucas!!! Já nos comentários rematar em vez de seticar, até dou isso de barato, tanto é os jogos de futebol que são transmitidos que os comentadores já estão em «piloto automático» e sai «rematar», não admito do comentador um dos mais conceituados jogadores de sempre da modalidade que defendeu milhares de seticadas, agora remates só se foi em jogos de futebol com os amigos.

Muito mais havia a escrever como por exemplo a diferença entre ringue (onde se pratica boxe) e rinque (onde se pratica hóquei) e que teimosamente continuam a dizer e a escrever ringue, mas não me apetece. Sei que depois de ler este artigo virão os defensores da moral e bons costumes, aqueles que vêm o que eu vejo, mas escrever “está quieto”, não vá alguém ficar ofendido e lá se vão as regalias, dizer que estou errado e blá, blá, blá, só quero destabilizar, blá, blá, blá, mas a RTP que todos pagamos e que tem o serviço publico de televisão, fazer um genérico destes, dar os jogos na RTP2, com os comentadores em Lisboa, está a prestar um mau serviço publico a quem gosta da modalidade, e já agora que estamos na era da tacada no hóquei só espero que no Reino Unido não tenho visto o genérico, senão com os mestres da tacada que por lá abundam tipo Ronnie O'Sullivan, Mark Selby, John Higgins, Shaun Murphy, entre outros, é só arranjarem um bom guarda-redes que defenda essas tacadas e serão campeões Europeus e do Mundo sem grande esforço.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Paparuco:
Excelente a sua análise sobre o desrespeito (ou será só desinteresse?) da RTP sobre tudo o que não está sob a alçada da FPF.
No entanto, permita-te uma correcção, o que os jogadores usam não é um "setique", mas sim um "stique" (http://www.priberam.pt/dlpo/stique).
Em tudo o resto, acertou na mouche, e dói-me cada vez que ouço o comentador a dizer "ringue"...

Cartão Azul disse...

Boa tarde

Obrigado

Atenciosamente
Paparuco