quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SUB-17 RUMAM A FRANÇA PARA REVALIDAR TÍTULO EUROPEU

Finalizada a fase de preparação que decorreu no Luso, a Selecção Nacional Sub-17 de hóquei em patins partirá amanhã [sexta-feira] de manhã para Gujan-Mestras, França, onde irá tentar revalidar o título de Campeão da Europa do escalão. A competição em Gujan-Mestras realizar-se-á de 24 a 30 de Agosto.

Foto: FPP

Portugal, atual detentor do título europeu (Alcobendas’2013), parte com o objetivo de somar a sua 13ª vitória em Campeonatos da Europa Sub-17. Em Gujan-Mestras, a Selecção Nacional, inserida no Grupo A, fará a estreia na competição diante da Áustria (24 de Agosto, às 15:15), a 25 irá defrontar Andorra (17:45), a 27 medirá forças com a Suíça (17:45) e dia 28 encerrará a fase de grupos num duelo com Itália (17:45). França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Israel são as seleções que compõem o Grupo B.

Luís Moreira, seleccionador nacional falou da preparação, do objectivo e do calendário deste Europeu em terras Gaulesas. No que diz respeito à preparação foram estas as palavras do técnico Luso «Tínhamos objectivos muito claros e felizmente as coisas correram dentro do que estava planeado. A primeira semana, com 12 atletas, foi um pouco diferente, uma vez que tínhamos de dar mais conteúdos para perceber que atletas se conseguiriam adaptar ao modelo e ao sistema que temos na Seleção. E, também, para perceber quem é que nos pode oferecer mais garantias para um Campeonato da Europa que tem uma especificidade muito especial em relação a outro tipo de competições, já que não conhecemos a grande maioria dos adversários. Muitos dos atletas que vão estar no Campeonato estarão a representar pela primeira vez as suas seleções nacionais. Por isso, temos de fazer uma análise muito criteriosa e objetiva. Os 10 que ficaram, dão-nos total garantia para revalidar o título conquistado no ano passado». 

Sobre o objectivo da equipa das Quinas Luís Moreira afirmou «As seleções nacionais de Portugal só tem de ter um único objetivo, que é ganhar e ser campeão. Tudo o que seja diferente disto, é um fracasso. Quando não és campeão, o foco é tentar ganhar ao detentor do título. Quando és campeão, és tu o alvo das outras seleções. Acredito que será mais difícil revalidar um título se não estivermos bem preparados mental e psicologicamente. E eu acredito que estamos preparados. Trabalhámos muito estas valências mentais e estes 10 que estão aqui são do melhor que há em Portugal e estão super motivados. Formamos uma equipa muito unida, disponível, adaptável e muito crente de que vamos conseguir manter o título».

Por fim e no que diz respeito ao calendário do Europeu, o seleccionador deixou a sua opinião «Na segunda jornada temos pela frente um dos adversários mais complicados do grupo, Andorra, que é candidato a alcançar as meias-finais. Depois teremos um dia de descanso e um jogo que, teoricamente, não deverá ser tão exigente, mas num Campeonato da Europa todos os encontros são complicados e podem sempre aparecer surpresas, como foi exemplo a França no ano passado. Vamos encerrar a fase de grupos frente a Itália, mas antes temos de nos focar em alcançar bons resultados nas primeiras partidas».

Foto: Luís Moreira

São estes os atletas e a equipa técnica que seguirão rumo a Gujan-Mestras, e de quem se espera que tragam o "caneco" para Terras Lusas.

ATLETAS
  • Tiago Rodrigues (GR, UD Oliveirense)
  • Gabriel Costa (GR, HC Braga)
  • Gonçalo Pereira (HC Braga)
  • Gonçalo Nunes (SL Benfica)
  • Bruno Dinis (AD Penafiel)
  • Joaquim Ferreira (Dragon Force FC)
  • Pedro Silva (AD Barcelos Campo)
  • João Lima (Dragon Force FC)
  • Hugo Barata (AD Valongo)
  • Frederico Neves (Sporting CP)

EQUIPA TÉCNICA
  • Chefe de Comitiva: Gustavo Sousa
  • Diretor Técnico: Luís Sénica
  • Selecionador: Luís Moreira
  • Treinador Adjunto: Nuno Ferrão
  • Enfermeiro: António Gouveia
  • Técnico de Equipamentos: Hermínio Carrilho

Fonte: Gabinete de imprensa da FPP
Título: Cartão Azul

Sem comentários: