quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Afinal o Europeu Sub-20 teve cobertura........na net"


Voltou a escrever-se uma página de ouro na história do hóquei português, que continua a ser a modalidade que mais títulos deu a este país à beira-mar plantado.

Valongo fica assim imortalizada no tempo como a Cidade que viu a selecção nacional de Sub-20 conquistar o tetra-campeonato europeu. Se a cidade ainda rejubilava do feito da AD Valongo que conquistou o campeonato nacional da I divisão, o mês de Outubro veio prolongar esses festejos agora a nível de selecção de que faziam parte três atletas do clube.

Luís Duarte, coadjuvado por Nuno Carrão depois de há um ano atrás ter conquistado o ceptro mundial em Cartagena das Índias na Colômbia, arquitectou a estratégia que a equipa Lusa seguiu religiosamente e chegou ao título apenas com um empate frente à Itália ainda na fase de grupos e com um score de 23 golos marcados e apenas 7 sofridos.

Muito mais havia para falar destes jovens que mais uma vez elevaram bem alto o nome de Portugal e do hóquei em patins e que mereceram uma mensagem de felicitações do Presidente da República, se jogassem futebol tinham sido recebidos no Palácio de Belém em audiência, bem, mas em frente que atrás vem gente como se costuma dizer. E se o PR foi lesto a felicitar jogadores e equipa técnica, mais uma vez a televisão publica e a televisão por cabo passaram completamente ao lado do Europeu, e a noticia (curta) mas noticia dada nos telejornais de domingo, não disfarçam a enorme indiferença dada à modalidade, mas nem tudo é mau pelo menos não tivemos de “levar” com comentários “horribilis” protagonizados por quem pelo estatuto que tem e pelo que deu à modalidade, podiam ter o bom senso de recusar convites para esse efeito, e ganhamos uma narração e uns comentários de quem percebe da modalidade sem ser uma figura conhecida, e provou que se pode fazer um trabalho de grande nível com os poucos meios à disposição e nesse aspecto a CERH está de parabéns por ter escolhido o Miguel Bastos, o José Carlos Gaspar, o Pedro Jorge “Penuca” Cabral e o Brunin.

Mais uma vez o hóquei continua a ser o parente pobre das modalidades ditas amadoras no que à divulgação televisiva diz respeito e cada vez mais é, parafraseando o Miguel Dantas uma modalidade de internet. Pena que os patamares decisores deste país do “futebolês” continuam a "assobiar para o ar" e a ignorar quem eleva o nome de Portugal e assim sendo vamos continuar a ter a televisão inundada com futebol.

Mas também tem de haver da parte da FPP a coragem de contrariar esta tendência e não ficar contente com um jogo por semana dado por uma estação de cabo, que nem todos os amantes têm acesso e batalhar para que o hóquei em patins seja transmitido no canal publico, em particular quando os grandes eventos decorrem em Portugal e já agora “apertar” com eles para quando as poucas vezes que transmitem eventos noutros países que ao menos enviem um repórter e um comentador que perceba de hóquei, pois pode ter sido um grande guarda-redes, técnico ou jogador de pista e para comentar poder-se dizer «que nem de patins sabe andar».

Para terminar parabéns Portugal, parabéns Luís Duarte, seus pares e “sus muchachos” e parabéns Bastos, Gaspar, Penuca e Brunin, são vocês assim como mais meia dúzia de carolas que vão mantendo a divulgação da modalidade em pé e a chegar a todo o mundo, «seja pela internet, seja pela internet». 

Sem comentários: