domingo, 12 de outubro de 2014

VITÓRIA DA GARRA, DO CRER E DO ACREDITAR

Boa moldura humana no Albano Mateus para assistir ao jogo da 4ª jornada da II Sul que colocava frente-a-frente o União FE e o BIR, jogo dirigido pela dupla Leiriense David Barros e Armando Henriques.

Foto: Barros Simões

Separadas por dois pontos na tabela classificativa entrou melhor a equipa de Pedro Nobre, (que ontem não pode contar com Nuno Nobre devido a afazeres profissionais) a pressionar a equipa adversária, que a defender bem ia explorando os desequilíbrios do adversário e forte seticada do “meio da rua” de Gonçalo Santos. O União a ter na velocidade e nas rápidas transições o seu “trunfo” viria a inaugurar o marcador aos 8 minutos de jogo através de David Vieira que concluiu uma jogada de insistência, onde a defesa do BIR não foi lesta a “sacudir” a bola. Até ao fim da primeira parte com as defesas a sobreporem-se aos ataques o resultado só viria a alterar-se a 55 segundos do final e num lance de bola parada com Rafael Monteiro a converter o livre directo correspondente à 10ª falta Unionista, fazendo o bola passar como se diz na gíria “por debaixo da rata” de Káká.

Intervalo: União FE 1  -  BIR 1  (Faltas: 10 – 7)

A etapa complementar trás um BIR “mais atrevido” mais rápido em rinque e a criar mais dificuldades ao último reduto Unionista que no entanto mantinha as características do primeiro tempo. À passagem dos primeiros cinco minutos Gonçalo Santos têm no setique soberano oportunidade de desfazer a igualdade, mas Orlando Pereira que saiu do banco defendeu com classe a grande penalidade. Volvidos dois minutos “cambalhota” no marcador com Rafael Monteiro a concluir uma jogada de entendimento da equipa de Valado dos Frades. O União acusou “o toque” e num lance de “mestre” de Tiago Pereira o marcador passou de novo a registar um empate, desta feita a duas bolas. Em noite inspirada e um dos melhores em pista, seria Pica a colocar de novo o União em vantagem numa seticada frontal que deixou Nuno Peça “pregado ao soalho”. Com o publico a puxar pelos alvi-negros e ainda com 14 minutos para se jogar, a equipa do BIR com Gonçalo Santos como “maestro” continuou na procura do golo e à entrada dos últimos 10 minutos Rafael Monteiro tem oportunidade de empatar, mas Orlando Pereira que saltou de novo do banco não permitiu a concretização do livre directo correspondente à 15ª falta do União. Com a emoção a rodos e a incerteza no marcador o União chegaria ao 4-2 por Rui Alves na marcação do livre directo correspondente ao cartão azul exibido a Dário Santo. A equipa do BIR acusou o golo e foi notória a desconcentração e Rafael Oliveira vê cartão azul mas desta feita Rui Alves permite a defesa a Nuno Peça, e na continuidade da jogada Nuno Sousa a atropelar um jogador Unionista e a ver cartão azul. David Vieira chamado à conversão da grande penalidade desperdiça a mesma. Em power-play e a jogar contra três o União foi trocando a bola esperando que o tempo se esgotasse e o placard não sofreu alterações até ao apito final.

Final: União FE 4  -  BIR 2  (Faltas: 17 – 09)

Foto: Barros Simões

Vitória justa do União, pela garra, pelo crer e pelo acreditar que podia somar os três pontos frente a uma equipa com bons executantes liderados por um Senhor chamado “Gonçalo Santos” e que tudo fez para sair do Entroncamento com pontos na algibeira. No União funcionou o conjunto, com algumas pinceladas de classe de David, Tiago e Pica, e com Káká “enorme” com duas defesas excelentes na 1ª parte a manter o nulo, e a dar segurança à defesa, e Orlando Pereira “enorme” nos lances de bola parada. E assim sendo e pelo atrás referido e dando valor à exibição do BIR que valorizou a vitória pode dizer-se que «O União venceu contra Barros, Henriques e Cunha».

A equipa de arbitragem de Leiria foi sem dúvida o “elo mais fraco” com decisões a prejudicar ambas as equipas, o BIR pode queixar-se de uma grande penalidade não assinalada na 1ª parte, ao passo que o União pode queixar-se de uma arbitragem habilidosa em particular a de Armando Henriques. Uma dupla de arbitragem a divergir para lados opostos na marcação das certas faltas e a precisar de rever certas decisões.

União FE (4): Ricardo “Káká” Correia (gr), Bruno Pereira ©, David “Rosca” Vieira (1), João “Mendx” Mendes e Rui Alves (1)
Suplentes: Orlando Pereira (gr), Tiago Pereira (1), Carlos “Pica” Fonseca (1), André Vieira e Eduardo Fernandes
Treinador: Pedro Nobre

BIR (2): Nuno Peça (gr), Marcelo Rocha, Gonçalo Santos, Rafael Monteiro © (2) e Rui Filipe
Suplentes: André Santos (gr), Fábio Costa, Dário Santo, Mário Fonseca e João Sousa
Treinador: João Sousa

Sem comentários: