quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Triste sina a tua oh Hóquei em Patins"


Continua-se a olhar para o Hóquei em Patins com algum desdém e como se fosse uma modalidade que por aqui anda aos caídos, praticada apenas em três ou quatro países (entre os quais Portugal) e em duas regiões (Catalunha, Espanha e Rosário, Argentina) e de vez enquanto (raramente, diga-se em abono da verdade) lá aparece uma equipa nomeada para um prémio numa Gala daquelas onde toda a gente sabe quem chega à final, mas nunca sabe quais os critérios que levaram a escolher o Top-5 para a votação final.

No próximo dia 12 terá lugar a XIX Gala do Desporto numa organização da Confederação do Desporto de Portugal e em pleno Casino do Estoril vamos ficar a saber quem são os vencedores das categorias "Equipa do Ano" e aqui "ALELUIA" aparece a Selecção Nacional de SUB-20 que se sagrou Campeã Mundial em 2013, e depois nas restantes categorias "Atleta Feminina do Ano", Atleta Masculino do Ano", "Jovem Promessa do Ano" e "Treinador do Ano", o hóquei passa completamente ao lado o que revela a indeferença a esta modalidade e se olharmos com "olghos de ver" para a categoria "Treinador do Ano" é de "bradar aos céus" como o Prof. Luís Duarte não aparece no cinco final para a conquista do referido troféu.

Os cinco eleitos para esta categoria são:
  • Frederico Marques - F. Ténis 
Treinador do atleta João Sousa nº 35 classificação mundial seniores (melhor classificação de sempre de um tenista português
  • Hélio Lucas/José Sousa - F. Canoagem 
- K4 1000 metros vice Campeões do Mundo de Velocidade em 2014 (primeira medalha para a Canoagem portuguesa num mundial absoluto em distância e prova Olímpica
- K4 1000 metros medalha de bronze no Europeu de Velocidade Absoluto em 2014
- K2 500 metros Campeão da Europa Absoluto 2014
- K1 5000 metros medalha de bronze no europeu Absoluto 2014
  • Lino Barruncho - F. Triatlo
Treinador da Federação de Triatlo de Portugal desde Novembro de 2010.
Treinador de João Pereira, Miguel Arraiolos e Melanie Santos.
Treinador da Federação de Triatlo de Portugal no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
2014
- 2º na Etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo de Chicago Elite Masculina
- 3º na Etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo de Londres Elite Masculina 
  • Pedro Rufino - F: Ténis de Mesa
- Treinador Selecção Nacional Seniores Masculinos
- 1º lugar no Campeonato Europeu Lisboa 2014
- 5º lugar no Campeonato Mundial Tokyo 2014
- Vencedor da Taça da Europa
- 5 classificado da Taça do Mundo
  • Rui Jorge - F: Futebol
- Em 12 jogos, conquistou 12 vitórias; Qualificou a SN Sub/21 para o Campeonato da Europa de 2015, conquistando o total de vitórias (10)

Com a devida vénia aos eleitos deixo agora uma pequena parte do curriculum do Professor Luís Duarte da F. Patinagem de Portugal que não foi escolhido apesar de estar nos nomeados da sua Federação
- Campeão Europeu Sub-20 (2010)
- Vice-Campeão Mundial Sub-20 (2011)
- Campeão Europeu Sub-20 (2012)
- Campeão Mundial Sub-20 (2013)
- Campeão Europeu Sub-20 (2014)
- Fundador a par de Carlos Pires das Clínicas de Verão que já vão na 14ª edição e que anualmente movimentam centenas de jovens na aprendizagem da modalidade
- Formador convidado de várias "Clinic" de Hóquei em Patins em países como a Suíça e a Áustria

E muito mais havia a referir, e agora pergunto eu, um mero Paparuco que anda a esvoaçar pelo Hóquei em Patins o que é que o Professor Luís Duarte têm a menos que os ilustres eleitos para não fazer parte do Top-5, ou será que têm um curriculum assim tão rico que não encaixa nas mentes dos decisores da CDP e do IDPJ.

Já na Gala de 2013 o Hóquei em Patins passou completamente ao lado da Gala do Desporto da CDP com fiz questão de referir noutra crónica do Paparuco e que pode ser lida ou re.lida aqui. Este ano lá deram "um rebuçadinho" e depois esquecem-se de um pilar que deu origem a esse título.

1 comentário:

paulo disse...

Tens toda a razão, ó Paparuco, mas eu, na minha humilde opinião, como papagaio, te digo que isto se deve a não sermos modalidade olimpica.