sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BENJAMINS DOS TIGRES NA TAÇA EKIS EM COIMBRA

A Associação Académica de Coimbra leva a efeito amanhã o Torneio de Benjamins - Taça Ekis que contará com a presença de 6 clubes, alguns dos quais de referência no panorama hoquista nacional.


Com o evento a ser disputado no Pavilhão nº 1 do Estádio Universitário os jovens "Tigrezinhos" irão ter como adversários a Académica de Coimbra, Sporting CP, FC Porto/Dragon Force, CI Sagres e AE Física D.


De realce o bom desempenho da equipa Ribatejana que na 1ª fase do Encontro Regional de Benjamins que junta as Associações do Ribatejo, Leiria e Lisboa terminou invicta com muitas das vitórias por números expressivos. Na 2ª fase a equipa azul e branca continua a dar boa conta de si e a par de SC Torres e AD Oeiras perfila-se como um dos sérios candidatos à vitória final.

O Jornal "O Mirante" efectuou esta semana uma reportagem sobre a jovem equipa do HC "Os Tigres" que pode ser vista aqui.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria nos jogos da 14ª jornada da I Divisão, da 18ª jornada da II Divisão da 10ª jornada da III Divisão.


I Divisão - 01 Fevereiro 2014

  • SC Tomar vs HA Cambra: António Jardim (Lisboa) / Joaquim Carpelho (Setúbal) - Teófilo Casimiro (Ribatejo) 
  • HC Turquel vs AE Física D: Nuno Sequeira (Porto) / Jerónimo Moura (Porto) - Paulo Carvalho (Leiria) 


II Divisão Sul - 01 Fevereiro 2014

  • HC "Os Tigres vs  Alcobacense CD: Carlos Brás (Lisboa) / Paulo Baião (Lisboa)
  • CACO vs União FE: Cidalino Lamosa (Setúbal) / João César (Setúbal)
  • J. Azeitonense vs ACR Santa Cita: Paulo Moncóvio (Alentejo) / António Fialho (Lisboa)
  • BIR vs Académica de Coimbra: António Gameiro (Ribatejo) / Rui Taborda (Ribatejo)


III Divisão Centro - 01/02 Fevereiro 2014

  • UDC Nafarros vsJ. Ouriense: Ricardo Leão (Lisboa)
  • SC Marítimo vs SC Marinhense: José Nave (Lisboa)

LUSO ACOLHEU PRIMEIRO CENTRO DE TREINOS

As Selecções Nacionais Sub-17 e Sub-20 de hóquei em patins cumpriram, no fim-de-semana, o primeiro dos quatro Centro Treinos a realizar com vista a preparação para os Campeonatos da Europa dos respectivos escalões. 

Foto: FPP

Na vila do Luso, marcaram presença 26 atletas (13 Sub-17 e 13 Sub-20), que estiveram sob a orientação do Seleccionador Nacional Sub-17, Luís Moreira, e do Seleccionador Nacional Sub-20, Luís Duarte. Os próximos Centro de Treinos estão agendados para os dias 24 e 25 de Fevereiro, 24 e 25 de Março, e 5 e 6 de Maio.

Recorde-se que no escalão de Sub-20, Portugal é o actual detentor dos títulos de Campeão do Mundo (Colômbia’2013) e de Campeão da Europa (França’2012); nos Sub-17, a Selecção Nacional é a actual detentora do título Europeu (Espanha’2013).

«Foi um estágio de observação, em que os princípios que alimentam o Modelo de Jogo foram abordados em 3 treinos culminando com um jogo treino contra Sub17», começou por dizer Luís Duarte ao Cartão Azul, prosseguindo «Deram-nos informações bastante úteis para a próxima convocatória. Disse mos aos atletas que é necessário continuar a trabalhar nos clubes, que tem feito um bom trabalho, mas também afirmamos que existem mais atletas para ser observados». Sobre o jogo de treino o seleccionador nacional de Sub-20 referiu «não é o mais importante, porque as duas selecções estiveram a observar os atletas e o resultado não foi colocado em termos de objectivo, mas sim em termos de princípios»

Foto: FPP

Por seu turno Luís “Tikinho” Moreira questionado pelo Cartão Azul sobre o balanço que fez deste primeiro estágio, disse «Este primeiro centro correu dentro das expectativas que tínhamos, visto ser uma continuidade de observação de atletas Sub 17 e Sub 15. Abordamos os princípios que sustentam os nossos modelos de jogo e as indicações que tínhamos confirmaram se, ou seja, os clubes estão a realizar um bom trabalho e esperamos que os atletas continuem a dedicação que tiveram nas 4 unidades de treino. Naturalmente que foi o primeiro centro de observação, e mais atletas Sub 15 e Sub 17 vão ser observados nos próximos centros de treino

Programa de Observação, Identificação e Selecção de Talentos (OIST)

Ainda incluído no Plano Anual das Selecções Nacionais de hóquei em patins está o Programa de Observação, Identificação e Selecção de Talentos (OIST). Este programa decorrerá entre Fevereiro e Abril, nas datas abaixo indicadas:

  • 21 de Fevereiro – AP de Setúbal
  • 26 de Fevereiro – AP do Alentejo
  • 10 de Março – AP do Porto
  • 19 de Março – AP de Aveiro
  • 17 de Março – AP do Minho
  • 31 de Março – AP de Lisboa
  • 26 de Abril – AP de Ponta Delgada 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

HC MEALHADA EM DESTAQUE NA GALA DO DESPORTO

O hóquei em patins foi a modalidade em grande destaque na Gala Desportiva do Município da Mealhada.
 
Foto de arquivo: HC Mealhada

Atletas, treinadores, clubes, dirigentes, entidades e personalidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do desporto no Município foram distinguidos no Cineteatro Messias.

«Uma forma da Câmara Municipal da Mealhada reconhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste area a nível concelhio», assume a autarquia. A "Equipa do Ano" foi a dos seniores masculinos do Hóquei Clube da Mealhada, sendo que o "Atleta do Ano" foram dois hoquistas daquele emblema.

PRÉMIO EQUIPA DO ANO
  • Equipa Seniores Masculinos (Hóquei) - prémio entregue pelo árbitro Jorge Sousa
 PRÉMIO ATLETA DO ANO
  • Dinis Abreu e Manuel Coimbra (Hóquei) – Atleta do Ano - prémio entregue pelo hoquista Reinaldo Ventura
Foto: José Moura
Tiago Sousa (Hóquei) - Mérito Desportivo
Equipa de Juvenis (Hóquei) - Mérito Desportivo
Equipa de Iniciados (Hóquei) - Mérito Desportivo
Equipa de Infantis (Hóquei) - Mérito Desportivo
Eduardo Fernandes (Natação) - Mérito Desportivo

Foram ainda efetuadas as seguintes Nomeações do HCM para esta GALA:

Hóquei Clube da Mealhada – Associação Desportiva do Ano
Vasco Vaz – Treinador do Ano
Carlos Santos Silva – Dirigente do Ano

Fonte: HC Mealhada e Diário de Coimbra, edição de 28 Janeiro 2014

RUI NUNES VOLTA A CHAMAR DOZE

O seleccionador distrital Rui Nunes voltou a chamar doze atletas para o treino que realiza hoje no pavilhão da ACR Santa Cita e onde a selecção distrital defronta a equipa de juvenis do clube da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins.

Foto de arquivo: Paulo Beirante

Este é o 9º treino e Rui Nunes vai preparando a selecção que irá defender as cores Ribatejanas no Inter Regiões "Páscoa 2014" e que será disputado em local a definir, ouvindo-se falar que o mesmo este ano poderá ser disputado no Algarve, mas a seu tempo será divulgado o local, podendo ser este que se vai ouvindo falar por aí, ou outro local qualquer.

A selecção distrital que como é sabido participou no Torneio de Natal realizado pela AP Setúbal e onde alcançou a 3ª posição, irá disputar antes do Inter Regiões o Torneio Inter Associações "Carnaval 2014" que será organizado pela AP Ribatejo e será disputado no Domingo de Carnaval em  principio no Pavilhão Alfredo Bento Calado em Almeirim.

São estes os convocados de Rui Nunes para o treino desta noite:
  • SC Tomar
José Pedro (gr)
Miguel Marante
Pedro Mendes
Guilherme Bonet
Manuel Neves
Tomás Simões
  • União FE
Miguel Cavalheiro
João Guilherme
  • ACR Santa Cita
João Governo (gr)
João Gomes
  • J. Ouriense
Rodrigo Silva
  • HC Santarém
Rodrigo Silva

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ALTERAÇÃO DO PLANEAMENTO OFICIAL DA ÉPOCA 2013/2014

A Federação de Patinagem de Portugal alterou o Planeamento Oficial da época 2013/2014. Face à mudança da data de realização do Campeonato da Europa Seniores Masculinos, a FPP procedeu a alterações nos calendários do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e da Taça de Portugal Seniores Masculinos de hóquei em patins.
 
Foto: António Antunes - T.M. Foto

Uma vez que o Campeonato da Europa Seniores Masculinos sofreu alteração de data, conforme indicação oficial do CERH, e será disputado entre 14 e 19 de Julho e não de 7 a 12 de Julho, como previamente agendado, a FPP reavaliou o Planeamento Oficial da época 2013/2014 por forma a encontrar soluções que permitam uma menor concentração competitiva e, consequentemente, uma melhoria objetiva no rendimento das equipas nas provas nacionais e europeias em que participam.

Nesse sentido, foram alteradas seis jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, os quartos-de-final e a “Final-4” da Taça de Portugal de hóquei em patins, como abaixo indicado:

  • - 25ª jornada da 1ª Divisão, 26 de Abril
  • - 26ª jornada da 1ª Divisão, 3 de Maio
  • - 27ª jornada da 1ª Divisão, 10 de Maio
  • - 28ª jornada da 1ª Divisão, 17 de Maio
  • - Quartos-de-final Taça de Portugal, 21 de Maio
  • - 29ª jornada da 1ª Divisão, 24 de Maio
  • - 30ª jornada da 1ª Divisão, 31 de Maio
  • - “Final-4” Taça de Portugal, 7 e 8 de Junho

DE OURÉM A ESTREMOZ PARA RESGATAR 3 PONTOS

Na deslocação à bonita cidade de Estremoz, os jovens seniores da J. Ouriense iriam ter pela frente um adversário muito forte fisicamente (comparados os atletas Ourienses) e experiente, mas com estas qualidades todas, os jovens Ourienses entraram em rinque com uma postura, em que a paciência e bem defender seria preponderante no desenrolar do encontro.

Foto: Carlos Clemente

A equipa alentejana entra a quer mandar no jogo, mas depressa se apercebeu que a bem escalonada defesa ribatejana seria um osso duro de roer, partindo esta para o ataque sempre que ganhava a bola sem pressas, em que o bem-fazer seria a chave do sucesso, e assim numa jogada rápida Pedro Silva assistido pelo Carlitos, não enjeita a oportunidade e faz o 0-1. O Estremoz não encontrando soluções para ultrapassar a defesa ouriense, opta pelos remates de meia distância em que o Bruno Aires com mais ou menos dificuldade ia chegando para as encomendas. Com a lição bem estudada e a mandar no ritmo de jogo o JO viria a ampliar o resultado para 0-2, através de António Brito numa recarga à boca da baliza, numa defesa incompleta do GR alentejano a um remate de meia distância do Carlitos, resultado ao intervalo.

Intervalo: CF Estremoz 0  -  J. Ouriense 2

Na segunda parte o Estremoz bem tentava, mas, era o dia em que tudo saía bem à J. Ouriense e num rápido contra ataque, novamente António Brito numa seticada cruzada faz o 0-3, golo este que viria a quebrar psicologicamente a equipa da casa, que por minutos andou perdida pelo recinto de jogo, só voltou a ter alento a poucos minutos do fim, quando reduz para 1-3, numa seticada à entrada da área, com este golo o Estremoz pressiona, aproveitando o maior poder físico de alguns dos seus jogadores e numa jogada confusa chegaria ao 2-3. Os jovens ourienses tremeram mas não caíram, e a 2 minutos do fim, com nove faltas para cada lado, beneficiam de um LD, resultado da décima falta alentejana, livre desperdiçado pelo Carlitos, que ao ser concretizado mataria o jogo, mas o suspense viria a manter-se, e a equipa da casa viria também ela a falhar o LD, da décima falta ouriense. A 45 segundos do fim, quando o JO tentava controlar o jogo, numa perda de bola a equipa da casa introduz a bola na baliza ouriense, lance bem anulado pelo Sr. Jaime Vieira, visto o jogador alentejano, após uma defesa incompleta de Bruno Aires empurra a bola com a barriga, com esta decisão, contestada pelos jogadores do Estremoz, inclusive o seu GR deixa a baliza, para protestar, com a marcação rápida do livre por parte do Pedro Silva para o Carlitos este, atira ao lado perante uma baliza deserta.

Final: CF Estremoz 2 -  J. Ouriense 3

Foto: Carlos Clemente

De salientar que foi um jogo correctíssimo de ambas as equipas, que se souberam respeitar e jogar o jogo pelo jogo, em que a primeira falta do encontro foi marcada à passagem do minuto 10 da primeira parte.

Vitória justa da equipa que mais paciência e concentração teve durante os 50 minutos, perante um adversário que nunca virou a cara à luta.

ACADÉMICA "EMPATA" SANTA CITA

A ACR Santa Cita depois da vitória em Valado dos Frades frente ao BIR, recebeu no seu pavilhão a Académica de Coimbra, num jogo onde o favoritismo recaia na totalidade na equipa de Luís Miguel Cunha.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Esse favoritismo viria ao cimo logo na primeira metade da primeira parte com o conjunto da casa a chegar ao 2-0, levando os adeptos a pensar que seria dia de "Santa Goleada" e mais três pontos para o pecúlio Santacitense. Puro engano, os Estudantes aos poucos equilibraram a partida e aproveitando algum desacerto adversário conseguiram dar a volta ao resultado e chegaram ao intervalo a vencer.

Intervalo: ACR Santa Cita 2 - A Académica Coimbra 3

Foto: António Antunes - T.M. Foto

No 2º tempo a equipa da casa teve de "correr atrás do prejuízo" e tentar resolver um jogo que chegou a parecer resolvido, e no meio de algumas oportunidades criadas, e desperdiçadas, ou por falta de pontaria, ou por excelentes intervenções do guarda-redes adversário, acabaria por minimizar o prejuízo empatando a partida, resultado que teimou em manter-se até ao apito final da dupla de arbitragem que viajou de Lisboa e era constituída por Nuno Sousa e Manuel Gonçalves.

Final: ACR Santa Cita 3 - A Académica Coimbra 3

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Num jogo onde fica um amargo de boca para a equipa de Luís Miguel Cunha que pelo que fez e pelas oportunidades que criou merecia a vitória, no entanto o empate também se aceita pelo que a jovem equipa da Académica fez, anulando as mais-valias adversárias e sabendo sofrer até ao fim, conquistando assim o primeiro ponto nesta 2ª volta, depois de sete derrotas consecutivas.

Os golos do Santa Cita foram apontados por Nuno Nobre (2) e João Pedro Almeida, ao passo que pelos Estudantes, Gonçalo Carvalho, Luís Ferreira e Gonçalo Oliveira foram os marcadores de serviço.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VITÓRIA DA RAÇA DO CRER E DO SUOR

O União FE ainda a recompor-se do vírus "Carmona" contraído em Alenquer na última jornada e que enviou Pedro Nobre para a bancada recebeu no Albano Mateus o 3º classificado a AJ Salesiana e num jogo onde a raça, o crer e o suor foram a uma parte do triunfo a que se juntou o "antibiótico" Orlando Pereira que com uma excelente exibição ajudou à vitória.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

A equipa alvi-negra entrou melhor a impor velocidade ao jogo com transições rápidas chegando com perigo à baliza adversária, ao passo que a AJ Salesiana que não pode contar com o seu maestro e capitão Ivo Nascimento que se encontra lesionado, tinha em Tiago "Ginjas" Monteiro o pêndulo da manobra atacante. A equipa de Pedro Nobre chegou à vantagem à passagem dos 6 minutos numa seticada de fora da área de Pedro Brazete. Este golo despertou a formação da Linha e sob a batuta de Ginjas foi-se tornando mais perigosa, mas encontrando pela frente uma muralha chamada Orlando Pereira que com defesas de grande dificuldade e de fino recorte técnico ia mantendo invioladas as suas redes. Foi preciso esperar pelos últimos 10 minutos para que o placard voltasse a funcionar com Rui Alves a aproveitar um erro defensivo do adversário para fazer o 2-0. O mesmo Rui Alves ganha uma bola a um defesa adversário e depois dentro da área e com classe faz o 3-0 faltavam 06' 51'' para se jogar. Ainda nesse minuto o jogador Unionista poderia ter feito hattrick mas não conseguiu concretizar o livre directo correspondente ao cartão azul mostrado a João Oliveira. Até ao intervalo o resultado não viria a sofrer mais alterações.

Intervalo: União FE 3 - AJ Salesiana 0 (Faltas: 5 - 4) 

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

A equipa da J. Salesiana entrou na etapa complementar com "ganas" de dar a volta ao marcador e regressar ao Estoril com pontos conquistados em terras Ribatejanas e logo no segundo minuto Tomás Silva conclui com sucesso uma jogada de entendimento fazendo o 3-1. O União não conseguia nesta fase da partida explanar o seu hóquei e exibia-se uns furos abaixo do que havia feito no primeiro tempo, fruto do melhor desempenho adversário. Estavam decorridos cerca de 6 minutos e João "Mendx" vê o cartão azul, chamado à marcação do livre directo Ginjas não consegue bater Orlando, mas a jogar em power-play a Salesiana viria a fazer o 3-2 numa jogada estudada. Faltavam 19' 11'' para o final e voltou a pairar no Albano Mateus um "dejá-vu" ou seja o União a vencer por três golos ou mais e a deixar-se fugir a vitória. O Salesiana crescia e o União dava sinais preocupantes de intranquilidade, mas seria Edgar Costa numa seticada cruzada a fazer o 4-2 faltavam cerca de onze minutos para o final. Até final o jogo perdeu espectacularidade mas ganhou emoção com o União a defender com raça e garra a vantagem e a Salesiana com garra e raça à procura de pontuar. A equipa de Pedro Nobre ainda teve oportunidade de aumentar a contenda mas Pedro Brazete desperdiçou uma grande penalidade. Já nos últimos cinco minutos a equipa de Luís Duarte reduz para 4-3 num golo de classe e excelência de Pedro Santos, um golo daqueles só ao alcance de um predestinado. Até ao soar do apito final foi um jogo de nervos, com os adeptos de ambos os conjuntos a roerem as unhas e a colocarem o "comprimido debaixo da língua", com a Salesiana a tentar pelo menos o empate e com Orlando a exibir-se em "alta escala" com defesas fantásticas e a tirar "o pão da boca" ao adversário.

Final: União FE 4 - AJ Salesiana 3 (Faltas: 9 - 9) 

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Vitória justa do União pela entrega, pela raça e pelo crer, alicerçada como foi dito numa exibição excelente de Orlando Pereira, valorizada pela AJ Salesiana que deixou tudo em rinque na procura doutro resultado, e caso tivesse conseguido o empate também se aceitaria pelo que fez na etapa complementar.

A dupla de arbitragem Ribatejana constituída por Rui Taborda e António Gameiro esteve à altura da partida, com uma exibição segura, com um bom entendimento, tendo sido contestada nos últimos minutos por ambos os conjuntos fruto da intensidade com que os mesmos foram disputados.

União FE: Orlando Pereira (gr), David Vieira, Edgar Costa, João "Mendx" Mendes e Pedro Brazete
Suplentes: Luís "Melão" Santos (gr), Rui Alves, Bruno Pereira, Filipe Brizida e Ricardo Rosa (gr),
Treinador: Pedro Nobre

AJ Salesiana: João Santos (gr), Tiago "Ginjas" Monteiro, Tomás Silva , André Raposo e Pedro Santos
Suplentes: Tiago Afonso (gr), Frederico Nascimento, Alexandre Santos, Nuno Gomes, João Oliveira
Treinador: Luís Duarte

domingo, 26 de janeiro de 2014

BENFICA VENCE REGIONAL DE SUB-13

Os Infantis do SL Benfica sagraram-se Campeões Regionais a duas jornadas do fim desta 2ª fase ao vencerem o Sporting por 5-2, repetindo assim o feito a conquista da época passada em que venceram o distrital da AP Lisboa.

Foto: SLB Formação

Sem ainda terem conhecido o sabor da derrota até ao momento os jovens encarnados não vacilaram perante o rival que ocupa a 2ª posição, e explanando o seu hóquei foram os justos vencedores. A equipa do SL Benfica desloca-se no próximo sábado até ao Ribatejo, mais propriamente a Tomar para defrontar o Sporting local, terminando o campeonato em casa frente à AE Física D.

SPORTING CAMPEÃO REGIONAL DE SUB-15

O Sporting CP sagrou-se esta tarde campeão regional de Iniciados (Sub-15) ao vencer no mitico Casablanca o CD Paço de Arcos por 3-4.

Foto: Gilberto Dias Borges

Ainda com três jornadas para se disputar este jogo opunha os principais candidatos ao titulo regional que como é sabido junta as Associações de Lisboa, Leiria e Ribatejo. No jogo da 1ª volta tinha-se registado um empate a dois golos e à 7ª jornada o Sporting era líder com 19 pontos, mais três que o adversário que além do empate frente aos Leões tinha sido derrotado por 5-2 frente ao SL Benfica.

Com esta vitória a equipa Leonina sagrou-se Bi-campeã Regional, se assim se pode chamar, em virtude de na época passada o campeonato ter sido apenas disputado por clubes da AP Lisboa, e agora parte para o Nacional com a tarefa de defender o titulo conquistado a época passada em  Loures.

QUANDO A CABEÇA NÃO É UTILIZADA PARA PENSAR

Ontem no jogo da 17ª jornada da II Divisão Norte que opôs a ACR Gulpilhares e o CD Póvoa, verificou-se uma situação que em nada dignifica o desporto e prova que há "jogadores" que de jogadores só mesmo o cartão passado pela FPP.

Foto: ACR Gulpilhares

No final do jogo que terminou com um empate 6-6 o "jogador" nº 10 do CD Póvoa agrediu um adversário com uma cabeçada, situação não se tolera, nem pode passar impune, para bem da modalidade e da segurança e integridade de futuros jogadores que sejam adversários do agressor.

Agora fica a pergunta do Cartão Azul, se o Hugo "Caleta" Lourenço  do HC "Os Tigres" levou quatro jogos por ter atirado o setique contra a tabela de fundo, quantos jogos levará este "jogador", ou ainda como foi no final do jogo será que os árbitros Domingos Carvalho (Porto) e Orlando Panza (Porto) viram e escreveram, ou então "passou ao lado" e se for esse o caso, recomendo vivamente que os atletas que defrontem este "atleta" passem a usar capacete de protecção. 

TARDE DESPORTIVA

Aos domingos na rádio Torres Novas FM o Cartão Azul tem o seu espaço para falar de hóquei em patins no decorrer do programa Tarde Desportiva conduzido por Paulo Pereira. Hoje foram abordados os jogos das equipas Ribatejanas e de Leiria na I e II Divisão, assim como a antevisão da 9ª jornada da III Divisão zona Centro.


Para ouvir clique aqui

sábado, 25 de janeiro de 2014

SÁBADO COM SALDO POSITIVO

As equipas Ribatejanas obtiveram ontem um saldo positivo ao conseguirem duas vitórias (HC "Os Tigres" e União FE), um empate (ACR Santa Cita) e uma derrota (SC Tomar) o que apesar de não ser perfeito melhorou as prestações dos últimos sábados.

Foto de arquivo: António Antunes - T.M. Foto

Na I Divisão o SC Tomar viajou até aos Açores, mais propriamente até à Ilha do Pico para defrontar o Candelária SC num jogo que se antevia difícil para as cores Leoninas face ao excelente plantel que a equipa Açoriana apresenta, mas acabou por ser um jogo equilibrado com a equipa de Nuno Lopes a perder por 1-0, com o golo apontado por Tiago Resende a surgir aos 21 minutos da 1ª parte. Na 2ª parte e apesar das oportunidades para ambos os conjuntos o resultado não se alterou e a equipa Ribatejana somou mais uma derrota continuando assim na última posição com 4 pontos. Na próxima jornada a equipa Leonina recebe no Jácome Ratton o HA Cambra actual 12º classificado com 10 pontos.

Foto de arquivo: Jornal "O Almeirinense"

Na II Sul o HC "Os Tigres" superaram mais uma dificuldade e venceram em Oeiras por 8-9 num jogo impróprio para cardíacos, mas que manteve a equipa de Rui Gamboa no encalce do HC Sintra que lidera com mais dois pontos que os Ribatejanos. Num jogo que rendeu 17 golos o resultado teimou até final em diferença de um golo ou empatado, com os Tigres na frente até ao 2-3, para depois ser a vez da equipa da Linha liderar e chegar ao intervalo a vencer por 5-4. No 2º tempo mais do mesmo com a equipa de Capi a chegar ao 6-5, para depois os azuis e brancos da Capital da Sopa da Pedra empatarem 6-6 e a partir daí fazer o 6-7 e sempre que o Oeiras chegou ao empate, os Tigres marcavam de seguida até ao 8-9 final. Com esta vitória os Tigres seguem na 2ª posição com 43 pontos. Na próxima jornada os Tigres recebem no Alfredo Bento Calado o Alcobacense CD que ocupa a 7ª posição com 27 pontos.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

No Albano Mateus no Entroncamento a equipa de Pedro Nobre que viu o jogo atrás da baliza devido ao castigo que está a cumprir depois da expulsão em Alenquer, realizou um excelente jogo nomeadamente na 1ª parte com a obtenção de três golos de belo efeito. A jogar perante o 3º classificado a AJ Salesiana a equipa Unionista explanou o seu jogo e teve na baliza um Orlando enorme que foi o garante da vitória. No 2º tempo a equipa da Linha ainda reduziu para 3-2, mas Edgar Costa fez o 4-2. Já nos últimos cinco minutos Pedro Santos fez o 4-3 resultado com que terminou a partida. Rui Alves (2) e Pedro Brazete apontaram os outros golos alvi-negros. Com esta vitória o União subiu à 11ª posição com 21 pontos. Na próxima jornada o União desloca-se até à capital para defrontar o CACO.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Em Santa Cita a equipa de Miguel Cunha não conseguiu continuar na senda das vitórias e empatou perante a Académica de Coimbra. Num jogo em que o favoritismo caia na equipa Ribatejana perante uma equipa que já não pontuava à sete jornadas, o mesmo não se veio a verificar e os Estudantes chegaram a estar em vantagem por 2-3, obrigando a equipa do Santa Cita a correr atrás do prejuízo para conseguir pelo menos um ponto e assim continuar a procurar saída da zona de despromoção que já se encontra a oito pontos de distância. Pela equipa de Santa Cita Nuno Nobre (2) e Pedro Almeida foram os marcadores de serviço. Na próxima jornada a equipa de Luís Miguel Cunha desloca-se até Vila Nogueira de Azeitão para defrontar a J. Azeitonense, ultimo classificado com zero pontos. 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

OU VAI DE RODAS OU VAI DE RASTOS

Numa fase em que a “vida” desportiva impõe um maior tato nas tomadas de decisões, não vá o “caldo entornar”… eis que surge mais uma iniciativa organizada pelo São Roque. Falo do II Torneio Internacional de Hóquei em Patins, para os escalões de formação e que decorrerá nas férias da Páscoa.


Com grande motivação, uma equipa bem liderada pelo Rodolfo Mouro, desafia-se neste mega evento contando com a presença de várias equipas de fora da região e que vêm pela primeira vez conhecer o nosso paraíso.

Às continentais, Hóquei Clube de Lourinhã e à Associação Académica de Coimbra, irão se juntar as formações de Itália – Azzurra Hockey Novara, e a brasileira Associação Portuguesa de Desportos, equipas que competem nos seus meandros e que vêm neste sitio um bom local para juntar as merecidas férias da Páscoa aliadas à prática do Desporto.

Tendo em conta que esta competição de hóquei patinado destina-se aos mais jovens, traz atrás de si as “comitivas” paternais que muito contribuirão para o colorido do pavilhão e também para a economia da Madeira.

O sucesso da anterior edição provocou muita procura, pois várias formações estão à beira da confirmação, o que requer algum cuidado no planeamento de todos os aspetos por parte clube e das instituições regionais que já demonstraram interesse no apoio à esta organização.

O São Roque deixa aqui mais uma marca de responsabilidade para com o Desporto, não só na sua prática mas, também, na procura de criar mais e melhor atividade para nos nossos jovens.

O “stress” pré-competição já está instalado agora só falta colocar as “rodas” e deixar andar.

Para o fim, não poderia deixar passar o quanto deixou-me satisfeito as mais recentes façanhas do nosso Cristiano Ronaldo, pois eleva o meu orgulho de ser madeirense. Em comum, partilho as proezas de Marcos Freitas, nosso ex-atleta de Ténis de Mesa que tem feito uma carreira a “pulso” e como dizia “ Eles estão a deixar acontecer”. 15º num “Mundo” de “olhos em bico”, não é tarefa fácil. Exemplos vindo da excelência.

Marcelo Gouveia Dirigente Desportivo in Diário de Noticias

GD FABRIL - ACTIVIDADE DE FIM-DE-SEMANA

Os resultados dos jogos das nossas equipas, no fim-de-semana passado, foram os seguintes: 
 

  • Escalão Juvenis – HPC Grândola 7 – GDF 2
  • Escalão Infantis – GDF 4 – HC Santiago 3
  • Escalão Escolares – GDF 11 – Seixal 5

No próximo fim-de-semana, realizar-se-ão os seguintes encontros:
 
Fora:
Sábado
  • SUB-17 (JUVENIS) – Campeonato Regional
25-1-2014 -16h00 – CP Beja - GD Fabril –
Pav. Beja
  • SUB-13 (INFANTIS) – Campeonato Regional Série A
25-1-2014 -12h00 – CP Beja – GD Fabril -
Pav. Beja
 
Domingo
  • ESCOLARES – 1ºCircuito Vladimiro Viana
26-1-2014 -12h00 – HCP Grândola – GD Fabril
Pav. Mun. Grândola
 
Venha apoiar o clube!
 
A escola de Hóquei em Patins “José António Flecha” do GD Fabril, que funciona ao sábado das 10h30 às 12h00, no Pavilhão Vítor Domingos convida todas as crianças a partir dos 3 anos a experimentar esta modalidade.

Para mais informações www.hoqueifabril.com ou contacte a secção gdf.hoquei@gmail.com.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria nos jogos da 13ª jornada da I Divisão, da 17ª jornada da II Divisão da 9ª jornada da III Divisão e do Nacional Feminino assim como os Delegados Técnicos dos referidos encontros.


I Divisão - 25 Janeiro 2014
  • Candelária SC vs SC Tomar: Paulo Almeida (Aveiro) / António Santos (Aveiro) - José Pereira (Pico)
  • CD Paço Arcos vs HC Turquel: Paulo Romão (Lisboa) / João Duarte (Lisboa) - ASntónio Rocha (Lisboa) - Feliciano Costa

II Divisão Sul - 25 Janeiro 2014
  • AD Oeiras vs HC "Os Tigres: J.M. Rodrigues (Setúbal) / Pedro Mota (Setúbal) - Jorge Pombinho
  • União FE vs J. Salesiana: Rui Taborda (Ribatejo) / António Gameiro (Ribatejo) - Luís Inácio
  • ACR Santa Cita vs Académica: Nuno Sousa (Lisboa) 7 Manuel Gonçalves (Lisboa) - José Lopes
  • Alcobacense CD vs J. Azeitonense: Hélder Fernandes (Lisboa) / Jorge Carmona (Lisboa) - Henrique Anselmo
  • HCP Grândola vs BIR: Paulo Baião (Lisboa) / Carlos Brás (Lisboa)

III Divisão Centro - 26 Janeiro 2014
  • CF Estremoz vs J. Ouriense: Jaime Vieira (Alentejo)
  • FCO Hospital vs SC Marinhense: António Machado (Coimbra)

Nacional Feminino Sul - 25 Janeiro 2014
  • HC Turquel vs HC Portimão: Teófilo Casimiro (Ribatejo)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DEIXEM JOGAR AS CRIANÇAS...!!!

No passado fim-de-semana no Alfredo Bento Calado realizou-se mais uma jornada do Encontro Regional de Benjamins Série G que colocou frente a frente duas das equipas mais "certinhas" que já mostram um nível de hóquei muito bom para estas idades e que certamente irão dar grandes alegrias aos emblemas que representam, estou a falar do HC "Os Tigres" e a AD Oeiras.

Foto: Amigos do Hóquei

Num jogo bem disputado com os jovens atletas a quererem mostrar o seu hóquei e se possível vencer a partida para "gáudio" dos seus adeptos que estavam na bancada, apesar de como temos escrito em crónicas anteriores o resultado não ser o mais importante nesta idade, mas sim o "interiorizar" a modalidade e ganhar gosto pela mesma, respeito pelo adversário e pelo publico e esperar do senhor do apito que anda de preto, encarnado ou branco, este por acaso andava de outra cor tenha uma acção pedagógica, que os corrija quando erram, que lhe vá ensinado as regras, que lhes fale de "fair-play" em suma que seja um complemento ao técnicos que os acompanham durante a semana.

Foto: Amigos do Hóquei

Mas no Alfredo Bento Calado não foi bem assim, o arbitro da partida do CRAHP do Ribatejo baralhou tudo e de certeza que na nomeação para este jogo deve ter lido "jogo de seniores" em vez de "jogo de Benjamins" foi jogadores a serem convidados a sair de rinque, foi uma "parga" de faltas de equipa, foi livres directos, enfim foi tudo aquilo que não se espera num escalão de iniciação, que precisa de ser enquadrado com a modalidade, e não penalizado sob pena de mais semana menos semana, mais mês menos mês os jovens atletas baterem com a porta e irem praticar outra modalidade, ou tão-somente ficarem sentados no sofá a jogar playstation ou no portátil.

Foto: Amigos do Hóquei

Para a história fica a vitória dos meninos de Oeiras por 6-5 perante uns Tigrezinhos que deram o seu melhor e assim sendo valorizaram o triunfo adversário.

Para finalizar fica a questão para quem de direito ou para quem organiza estes Encontros Regionais, um jogo de Benjamins às 14:00 horas, quer dizer que os pequenos atletas de Oeiras tiveram que fazer um pequeno-almoço com contornos de almoço para poderem estar no Ribatejo cerca das 13:00 horas com a digestão quase feita, ou mesmo feita para depois jogar, quando aos pequenos atletas de Almeirim claro que também almoçaram a uma hora que certamente não estão habituados, mas que se os jogos continuarem a ser marcados para as 14:00 lá terão de se habituar.

Pode ver as fotos do jogo aqui num trabalho do site "Amigos do Hóquei"

NO APROVEITAR É QUE ESTÁ O GANHO

Os Tigres iniciaram a 2ª volta em casa defrontando o GD Sesimbra, num jogo equilibrado e onde a diferença esteve na eficácia da equipa Almeirinense que assim levou de vencida o adversário por 5-4 continuando na perseguição ao líder HC Sintra que venceu em Grândola por 2-7.

Foto: Jornal "O Almeirinense"

A equipa de Artur Pereira que viajou desde a bela vila piscatória de Sesimbra entrou a defender bem e a não permitir que a equipa de Rui Gamboa encontrasse antídoto para criar perigo. E se estavam bem defensivamente a equipa forasteira com boa posse de bola e espreitando o contra-ataque ia importunando Daniel Meireles que muito bem ia chegando para as encomendas, mas seria o Sesimbra numa jogada de contra ataque a inaugurar o marcador. Reagiram os Tigres que chegam à igualdade numa situação de power-play, resultado esse que se manteve até ao intervalo.

Intervalo: HC "Os Tigres" 1 - GD Sesimbra 1

A equipa azul e branca entra melhor na 2ª parte e logo no 1º minuto aproveita uma falha defensiva para fazer o 2-1. O Sesimbra não baixou os braços e empatou a partida a duas bolas. Daniel Marques tem oportunidade de colocar de novo o Sesimbra na frente mas desperdiça o livre directo correspondente à 10ª falta adversária. Foi depois a vez de o Sesimbra atingir a 10ª falta e Bekas não desperdiça e coloca a sua equipa de novo na frente. Seria novamente num lance de bola parada, mais propriamente uma grande penalidade que João Filipe aumentou para 4-2. Na melhor fase da partida os Tigres chegariam ao 5-2 num rápido contra-ataque com Bekas a bisar e a fazer o 5-2. A equipa de Artur Pereira reagiu e nos últimos minutos marcou dois golos e colocou incerteza no marcador que se prolongou até ao apito final da dupla Leiriense Vítor Roxo e Paulo Carvalho.

Final: HC "Os Tigres" 5 - GD Sesimbra 4

A equipa dos Tigres não teve uma tarde tranquila, pois poucas vezes conseguiu quebrar a defensiva do Sesimbra, apenas conseguiu fazer diferença nas bolas paradas, o Sesimbra apenas se pode queixar de si próprio pelo facto de não ter saído de Almeirim com um ponto, pois teve oportunidades suficientes para isso, mas a ineficácia à boca da baliza não permitiu melhor resultado.

Pode ver um resumo do jogo aqui num trabalho do "Almeirinense Tv"

Esta vitória foi dedicada pelos jogadores à Claque "Ultras Almeirim" que no decorrer da semana tinham celebrado o seu 4º aniversário.

SETICADAS DA SEMANA

Rubrica de ontem no programa "Bancada Vip" da Rádio Cidade de Tomar, conduzido por Pedro Nogueira, onde foram abordadas as prestações das equipas Ribatejanas e de Leiria no Nacional da I, II e III Divisão, competições europeias com destaque para a passagem do HC Turquel aos quartos de final da Taça Cers, entre outros assuntos de interesse.
 

Para ouvir clique aqui.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MARÍTIMO OBRIGA SALESIANA A TRABALHO EXTRA

O Marítimo SC iniciou a 2ª volta no Estoril defrontando a AJ Salesiana actual 3º classificado tentando manter as boas prestações das ultimas jornadas e tentando “vingar” a derrota caseira (4-7) logo na 1ª jornada deste Nacional da II Sul.

Foto de arquivo: Açoriano Ocidental

Num jogo em que a Juventude Salesiana iniciou o mesmo com grande pressão atacante e um bloco defensivo, com muita troca de bola, dando até a sensação de jogo lento, mas na verdade eram "falsos lentos", mas os Micaelenses acabaram por não se deixar “enrolar na teia” criada pelo adversário. Com cerca de 18 minutos de jogo, a Juventude Salesiana colocava-se em vantagem através de uma seticada de meio distância de Tiago "Ginjas" Monteiro, com a bola a ir direita ao poste da equipa açoriana, aproveitando João Abrantes para a recarga e fazer o 1-0 para a equipa da casa. O Marítimo não se intimidou e passado cerca de 3 minutos (21 min. de jogo), numa situação estudada de 3 para 2, Carlos Guimarães coloca a bola ao 2º poste para Júlio Soares e este faz o empate para a equipa insular (1-1). Os açorianos tudo faziam para levar este precioso empate para o descanso, mas numa bola defendida e colocada em contra-ataque pelo g.r. Tiago Afonso para "Ginjas", este isola-se da defesa do Marítimo S.C. e frente-a-frente ao g.r. Simão Loureiro, foi simples e eficaz, driblou a bola para o seu lado direito e coloca a redondinha no fundo das redes açorianas (2-1). Termina assim a 1º parte do encontro, que muito tinha para dar! 

Voltam as duas turmas para o recinto, com um Marítimo bem mais desperto e motivado e começou rapidamente a dar prova disso mesmo. Decorriam cerca de 10 minutos da segunda parte e o Bruno Botelho, com a sua habilidade natural, começa a dar a volta ao resultado, empatando o jogo para 2-2. O Marítimo queria mesmo levar os três pontos para São Miguel e aos 15 minutos da segunda parte, Carlos Guimarães tem a oportunidade de levar os Maritimistas pela primeira vez à vantagem através de uma grande penalidade. Tiago Afonso defende o primeiro remate e na recarga Guimarães faz mesmo o 2-3 para o Marítimo Sport Clube! Aos 18 minutos da segunda parte, a Juventude Salesiana tem a oportunidade de voltar a empatar o encontro através de um penalti a seu favor, mas Simão Loureiro não hesita e segura a vantagem preciosa do Marítimo. Decorriam 20 minutos e o suspeito do costume dos açorianos, Carlos Guimarães, aumenta a vantagem para 2-4, após receber um passe de mais um passe ao segundo poste em que resultou em golo. O encontro ainda tinha muito para dar e com 5 minutos até ao final do encontro, "Ginjas" (jogador este bem conhecido por vários elementos do Marítimo pelo passado no Santa Clara), volta a reduzir no placard em 3-4 e ressuscitar a esperança dos salesianos, com uma bola colocada ao segundo poste. Mesmo no finalizar do encontro, após uma falta de Bruno Botelho (com consequente cartão azul), "Ginjas", mais uma vez e desta feita através de livre direto, aplica bem a sua experiência de 1ª divisão e volta a empatar o resultado em 4-4, terminando o mesmo passado alguns segundos!

Foi um jogo muito bem disputado, em que o Marítimo tinha o "pássaro na mão e deixou-o fugir", mas sem desvalorizar as 7 jornadas que esta formação de São Miguel não conhece o sabor da derrota. Os árbitros J. M. Rodrigues (Setúbal) e Pedro Mota (Setúbal) fizeram o seu papel da forma mais neutra possível, resultando numa boa noite de sábado, de hóquei em patins, num brilhante espectáculo!

Crónica: SL

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ESTRELINHA DA SORTE BRILHOU PARA O SANTA CITA

 Em Valado dos Frades defrontaram-se no passado sábado duas equipas vindas de uma série de resultados negativos, ambas à procura de obter uma vitória para fugir da zona de despromoção. 
 
Foto: Hóquei BIR

A partida iniciou-se com a BIR a tentar chegar rapidamente ao golo mas o Santa Cita nunca se submeteu apenas à defesa, e cedo se percebeu que tinham vindo para discutir o resultado. Numa boa jogada o treinador/jogador João Sousa abriu o activo, criando junto dos apoiantes da equipa da casa a ilusão de que o marcador iria ampliar-se com o decorrer do jogo. Puro engano, pois a equipa ribatejana chegaria ao empate minutos depois por João Almeida num remate que traiu o guardião Valadense. E foi numa toada de equilíbrio que se chegou ao intervalo com o placard a assinalar uma igualdade a 1 bola.
 
Intervalo: BIR 1 – ACR Santa Cita 1
 
Foto: Hóquei BIR

No reatamento o Santa Cita continuou a procurar a sua sorte, criando algumas oportunidades através de contra-ataque, dando à BIR um domínio de jogo consentido mas enganador. A BIR nunca conseguiu tirar partido do factor casa e o nervosismo foi-se apoderando dos seus jogadores que viram o esforço de Nuno Nobre ser premiado com a obtenção do segundo golo do Santa Cita. Foi então que se assistiu ao melhor período do jogo com a equipa de João Sousa a lançar-se desgarradamente ao ataque no intuito de inverter o resultado. Jogando mais com o coração do que com a cabeça os lances iam-se desenrolando perto da baliza do guardião ribatejano sem que a bola caprichosamente encontrasse o caminho das redes. Nesse período o Santa Cita recorreu exageradamente à falta tendo sido penalizado pela 10ª falta quando faltavam 5 segundos para o término do encontro. O público presente estava ao rubro com a perspectiva de ver a equipa da casa obter o merecido empate, contudo na marcação do livre directo Diogo Ruivo não foi feliz e permitiu a defesa ao guardião forasteiro. Final emocionante de um encontro de aflitos a precisar ambos de melhores dias.
 
Final: BIR 1 – ACR Santa Cita 2

Foi mais feliz a equipa do Santa Cita que desta forma iniciou a 2ª volta do Nacional da 2ª divisão com uma vitória tangencial num reduto outrora quase intransponível. Quanto á BIR, continua sem conseguir impor o seu jogo, denotando clara falta de poder concretizador, e manifestando uma intranquilidade que se tem traduzido por exibições e resultados menos conseguidos, aliados também a alguma falta de sorte. Quanto à equipa de arbitragem Orlando Panza e Domingos Carvalho vinda do Porto, realizou um excelente trabalho.

Crónica: Hóquei BIR

domingo, 19 de janeiro de 2014

J. VIANA CUMPRE SERVIÇOS MÍNIMOS FRENTE AO SC TOMAR

A Juventude de Viana realizou no sábado uma exibição apagada mas suficiente para vencer (6-2) o frágil Sporting de Tomar em jogo da 12ª jornada do campeonato nacional da primeira divisão de hóquei em patins.
 

Os minhotos entraram melhor e num curto espaço de tempo marcaram três golos sem resposta. O inevitável Luís Viana, abriu o caminho da vitória à equipa de Pedro Sampaio com dois golos de rajada. Na jogada imediata, André Centeno, ampliou para três a zero (3-0).

Foto: João "Chita" Massa

Apesar de não deslumbrar, tudo estava a ser perfeito para os vianenses. Depois do terceiro golo, a Juventude de Viana tirou o “pé do acelerador” e permitiu que os homens de Tomar conseguissem criar algumas situações de apuro junto da baliza de Jorge Correia. Valeu a atenção do guardião local e a pontaria afinada (demais) dos visitantes que acertaram quatro vezes a bola no ferro da baliza da Juventude.

Foto: João "Chita" Massa

Na segunda metade, mais do mesmo! Sem nunca ter em perigo o resultado, a Juventude Viana continuou a jogar de uma forma lenta, mas sempre com as operações completamente controladas. Por isso, ampliou o resultado por Joel Coelho (1), André Centeno (1) e João Pinto (1). Sem nunca baixar os braços, o Sporting de Tomar foi premiado com dois golos. Gonçalo Favinha (1) e Hernâni Diniz (1) fizeram os tentos dos forasteiros.

Resumindo! A Juventude Viana realizou uma exibição qb, cumprindo os serviços mínimos e atingindo o principal objectivo do desafio. A conquista dos pontos em jogo.

Crónica: Rádio Geice

CAPITAL DA MAÇÃ IMPRÓPRIA PARA CARDÍACOS

Dois golos de André "Raminhos" Ramos nos últimos 26 segundos da partida ditaram a vitória do Alcobacense sobre a Académica de Coimbra por 2-1 num jogo impróprio para cardíacos.

Foto: Fernando José Fotografia

Um jogo emocionante muito bem disputado entre duas equipas que impuseram um ritmo forte, mas onde os guarda-redes se superiorizaram aos avançados. Ao intervalo o marcador ainda não tinha sofrido alterações. Na 2ª parte a entrega dos dois conjuntos manteve-se, com maior domínio da equipa da casa, mas os estudantes tinham a lição deveras bem estudada e fechavam-se muito bem. A 7 minutos do final, Orlando Fernandes desperdiça uma grande penalidade, enviando a bola com estrondo ao poste da baliza Academista. Pouco depois, Jorge Nuno leva cartão azul e Vasco Martinho aproveita o livre directo para colocar os Estudantes na frente do marcador.

A emoção dentro do ringue era muita e transbordava para as bancadas. A "temperatura" subia e os cardíacos eram testados ao segundo até que André "Raminhos" Ramos a 26 segundos do final assina o empate. Como o jogo ainda não tinha terminado o jovem Valadense não baixa os braços e com uma seticada cruzada do lado direito fixa o resultado final faltavam 3 segundos para o final. Para a história fica a vitória certa da equipa de Alcobaça valorizada pela excelente réplica da equipa da Académica.

Crónica: Fernando José

DE CINZENTÃO A CINZENTINHO

Se no passado sábado o desempenho das equipas Ribatejanas foi cinzentão, ontem melhorou e passou a cinzentinho, ou seja quatro jogos duas vitórias (Tigres e Santa Cita) e duas derrotas (SC Tomar e União). Tudo igual em termos classificativos, mas nota de destaque para o Santa Cita que com estes três pontos ficou mais perto dos lugares de permanência.

Foto: Rádio Geice

Na I Divisão, o SC Tomar viajou até ao Minho, para em Viana do Castelo defrontar a equipa da casa e somar mais uma derrota desta feita por 6-2, o que faz com que a equipa de Nuno Lopes continue na última posição com 4 pontos. No jogo de ontem os verde e brancos da Cidade dos Templários ao intervalo já perdiam por 3-0. No 2º tempo a equipada Juventude de Viana aumentou para 4-0. Gonçalo Favinha reduziu para 4-1, mas André Centena colocou de novo a diferença em 4 golos, seria o jovem Hernâni Diniz a reduzir para 5-2 para João Pinto fixar o 6-2 final. Como foi dito o SC Tomar é o último classificado e na próxima jornada viaja até aos Açores, mais propriamente até à Ilha do Pico para defrontar o Candelária SC.

Foto: Jornal "O Almeirinense"

Na II Divisão na primeira jornada da 2ª volta e no Alfredo Bento Calado o HC "Os Tigres" recebeu a equipa do Sesimbra e venceu por 5-4, num jogo onde não efectuou grande exibição, um bocada à imagem das ultimas que tem realizado, mas a conseguir os objectivos ou seja vencer e seguir no encalce do HC Sintra que venceu por 2-7 em Grândola e continua na liderança com mais dois pontos que a equipa de Rui Gamboa. Num jogo em que a equipa azul e branca dedicou a vitória à claque "Ultras Almeirim" que celebraram o 4º aniversário na passada 4ª feira Bekas (2), Alex Andrade, João Filipe e Rui Gamboa foram os marcadores de serviço. Com esta vitória os Tigres seguem na 2ª posição com 40 pontos, menos dois que o líder HC Sintra. Na próxima jornada deslocação dificil da equipa de Rui Gamboa até á linha para defrontar o Oeiras.

Foto de arquivo

Na Vila Presépio o União FE viu fugir "um pontinho" a um minuto do final, depois de ter estado em desvantagem, e ter conseguido chegar ao intervalo a vencer por 2-3. Entrou melhor a equipa do Alenquer a fazer o 2-0, reagiu a equipa Unionista e conseguiu dar a volta ao marcador chegando ao descanso a vencer por 2-3. No 2º tempo a equipa da casa empatou e passou para a frente da partida fazendo dois golos que colocou o resultado em 4-3. Pedro Nobre que já havia marcado na 1ª parte empatou a partida e a um minuto do final Alexandre Silva fez o 5-4 final. Com esta derrota a equipa do União mantêm a 12ª posição com 18 pontos. Na próxima jornada os Unionistas recebem no Albano Mateus a AJ Salesiana actual 3º classificado.

Foto: BIR

Em Valado dos Frades a equipa de Luís Miguel Cunha regressou às vitórias e somou mais três preciosos pontos na luta para fugir á despromoção. Num jogo entre equipas abaixo da linha de água, a equipa Ribatejana soube sofrer e aguentar uma vitória que poderia ter sido "sonegada" quase ao cair do pano, mas o jogador do BIR não conseguiu concretizar o livre directo que dispôs. Com esta vitória o Santa Cita mantem a 15ª posição agora com 11 pontos. Na próxima jornada a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins recebe a Académica de Coimbra.

sábado, 18 de janeiro de 2014

LUÍS DUARTE E LUÍS MOREIRA JÁ ESCOLHERAM

De acordo com o Plano Anual das Selecções Nacionais, da FPP os escalões sub-17 e sub-20 vão concentrar-se na vila do Luso nos próximos dias 27 e 28 de Janeiro para prepararem a participação no Campeonato da Europa dos respectivos escalões.

Foto de arquivo: Ana Aeroportos

SUB-20
Os actuais Campeões do Mundo (2013 - Colômbia) e da Europa (2012 - França) começam assim neste 1º Centro de Treinos das Selecções Nacionais a preparação para a defesa do titulo europeu conquistado em terras Gaulesas. O Europeu será disputado em Portugal em local ainda a designar em Setembro ou Outubro, «estou a fazer força para ser em Outubro, nesta altura temos os atletas em melhor forma, Setembro é sempre um risco» disse o Prof. Luís Duarte ao Cartão Azul. Da equipa que se sagrou Campeã Mundial em Cartagena das Índias na Colômbia saem por exemplo Diogo Neves, Pedro Cerqueira e Hélder Nunes. São estes os convocados para este estágio:

Miguel Vieira (HC Braga), João Almeida (FC Porto), Diogo Seixas (FC Porto), Pedro Freitas (AD Valongo), Xavier Cardoso (AD Valongo), Álvaro Morais (AD Valongo), Nuno Pereira (AD Valongo), Eduardo Leitão (HC Turquel), David Costa (HC Turquel), Diogo Fernandes (SL Benfica), João Campelo (SL Benfica), João Sardo (SL Benfica) e André Gaspar (CD Paço de Arcos).

Foto de arquivo: David Costa

Nesta convocatória realce para a chamada de Eduardo "Edu" Leitão e David Costa do HC Turquel. Edu já havia participado nos trabalhos para o Mundial tendo sido um dos preteridos de Luís Duarte, mas voltando agora a merecer a confiança do técnico nacional. David Costa que esta época se transferiu do SC Tomar para os Brutos dos Queixos já fez parte dos trabalhos das selecções e representou a selecção nacional em Sub-17 no Europeu de Geneve em 2011 sagrando-se vice-campeão Europeu.

Foto de arquivo: Carlos Loureiro

SUB-17
Detentores do titulo Europeu conquistado em Alcobendas - Espanha o ano passado, Luís "Tikinho" Moreira começa assim a preparação do Europeu que será jogado em França. «Atletas bastante ambiciosos, dedicados, competentes, inteligentes, disciplinados, divertidos e que entenderão a mensagem do significado em vestir a camisola de Portugal» é o que espera encontrar Tikinho nestes quatro estágios que terão lugar até à convocatória final. Dos actuais campeões Europeus restam apenas 4 atletas, Pedro Silva, Tiago Rodrigues, Marcelo Silva e Gonçalo Nunes. São estes os eleitos do seleccionador nacional:

Gonçalo Pereira (HC Braga), Gabriel Costa (HC Braga), Pedro Silva (AD Barcelos), Hugo Barata (AD Valongo), João Lima (Dragon Force FC), Joaquim Ferreira (Dragon Force FC), Marcelo Silva (AD Sanjoanense), Tiago Almeida (AD Sanjoanense), Tiago Rodrigues (UD Oliveirense), Francisco Santos (HC Turquel), Paulo Duro (HC Turquel), Gonçalo Nunes (SL Benfica) e Frederico Neves (SC Portugal).

Foto: Frederico Neves

Na convocatária de Tikinho destaque para a chamada do Ribatejano Frederico "Freddy" Neves que aos 14 anos de idade já merece a confiança do técnico Luso e para Francisco Santos e Paulo Duro do HC Turquel que vem mais uma vez comprovar o bom trabalho que se vai fazendo pela Catedral do Hóquei em Patins Português.