quarta-feira, 30 de abril de 2014

SETICADAS DA SEMANA

Rubrica de ontem no programa "Bancada Vip" da Rádio Cidade de Tomar, conduzido por Pedro Nogueira, com o comentário dos jogos das equipas Ribatejanas na Taça de Portugal, I e II Divisão entre outros assuntos da nossa modalidade.
 

Para ouvir clique aqui.

terça-feira, 29 de abril de 2014

SC TOMAR DIZ PRESENTE NA FINAL-EIGHT DE SUB-13 E SUB-15

A Secção Juvenil do SC Tomar continua a colher frutos do excelente trabalho que vêm efectuando ao longo dos últimos anos e na presente época consegue levar para a 2ª fase (chamada também final-eight) as suas equipas de Sub-13 e Sub-15.

Foto: Pedro Nunes

Começando pelos Sub-13 a equipa de Pedro Nunes chega à ultima jornada na liderança da da zona Sul-C com 25 pontos fruto de 8 vitórias e um empate, sendo a equipa mais concretizadora com 70 golos marcados e a menos batida apenas 7 golos sofridos. Na ultima jornada desta 1ª fase, a equipa Nabantina recebe no Jácome Ratton o Sporting CP, 2º classificado que conta com 22 pontos obtidos. Recorde-se que na 1ª volta o SC Tomar empatou 2-2 na casa do Leões de Lisboa.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Também em Sub-15 a equipa de Paulo Lopes conseguiu garantir o apuramento para a 2ª fase após a vitória obtida em Turquel frente à equipa local por 4-5. Esta vitória para além do apuramento teve o condão de fazer com que a equipa da Cidade do Nabão terminasse esta fase no 1º lugar, com o registo de equipa mais concretizadora com 39 golos obtidos, quando à melhor defesa e a uma jornada do final a equipa Nabantina tem 21 golos sofridos, os mesmos que o 2º classificado AE Física D e menos um que Académica de Coimbra, equipas que irão discutir o 2º lugar que dará acesso à 2ª fase, mas com nítida vantagem da equipa da região Oeste.

NO SETIQUE DE BEKAS E NOS CÂNTICOS DOS ULTRAS

O Alfredo Bento Calado recebeu no passado sábado o jogo do titulo da II Divisão Sul (as ultimas 3 jornadas se encarregarão de dizer se foi ou não), com as bancadas cheias de adeptos de ambos os conjuntos, emoção a "rodos", incerteza até ao final e depois o setique de Pedro "Bekas" Delgado e os cânticos do Ultras Almeirim a empurrarem os Tigres para a vitória de 8-7 frente ao HC Sintra que nunca desistiu de sair do Ribatejo na liderança e que assim sendo "embelezou" e "engrandeceu" a vitória dos azuis e brancos da Capital da Sopa da Pedra.

Foto obtida da transmissão do Almeirinense TV

Sem duvida alguma as duas melhores equipas da zona sul do escalão secundário, e só duas grandes equipas recheadas de excelentes executantes e com adeptos dignos desse nome poderiam proporcionar o que se assistiu no sábado em Almeirim. Na partida que decidia muito desta época, mas que não decidiu tudo ainda, os Tigres entraram a faz "jus" ao nome e logo aos dois minutos poderiam ter inaugurado a partida, mas Bekas desperdiçou uma grande penalidade. Quem não desperdiçou foi Paulo Dias que volvidos dois minutos finalizou uma jogada individual. Saía o Sintra na frente, mas ainda os seus adeptos festejavam já Bekas empatava a partida e nos 5 minutos seguintes marcou por mais duas vezes colocando a sua equipa a vencer por 3-1 consumando a reviravolta no marcador. João Beja no mesmo minuto não imitou o adversário e se Bekas tinha marcado na conversão de um livre directo fruto de cartão azul a Vasco Batista, João Beja desperdiçou o livre directo correspondente ao azul a Caleta. Já nos ultimos 10 minutos foi Nélson Choricas que reduziu para 3-2, para no minuto seguinte Caleta fazer o 4-2. João Beja redimiu-se do falhanço anterior e no mesmo minuto faz o 4-3. Mas Bekas em noite sim voltou a aproveitar um livre directo desta feita a 10ª falta da equipa de Sintra e aumentou para 5-3. Antes do apito para o merecido descanso o HC Sintra poderia ter chegado ao empate mas Diogo Carrilho falhou o livre directo do azul exibido a Rui Gamboa.

Intervalo: HC "Os Tigres" 5  -  HC Sintra 3

A etapa complementar inicia-se com o golo do Sintra decorridos estavam 20 segundos, e os Tigres além de verem o adversário encurtar a distância ainda viram o seu jogador/treinador Rui Gamboa, ver azul por entrar inadvertidamente em rinque e de seguida o vermelho, situação que a equipa da Capital das Queijadas não desperdiçou e a jogar em power-play aproveita para empatar a partida através de Fábio Quintino. Algo desconcentrados os Tigres nesse mesmo minuto atingem a 10ª falta e Fábio Quintino ao 5º minuto poderia ter feito hattrick e dar a volta ao marcador, mas não foi capaz de bater o guarda-redes adversário. Num jogo de louco seria Janeka a marcar e a colocar de novo os Tigres na frente, 6-5 ainda com 17 minutos para se jogar. Aos 10' o Sintra atinge a 15ª falta e Bekas na marcação do livre directo faz o 7-5. A equipa forasteira viria a reduzir volvidos 3 minutos por Mauro Teixeira de livre directo em mais um azul mostrado desta feita a Bekas e João Beja algo perdulário desperdiça aos 19' outro livre directo, que correspondia à 15ª falta da equipa da casa que poderia dar o empate. Não marcou Beja, marcou no minuito seguinte Vasco Batista na recarga a um livre directo motivado pela exibição de cartão azul a Janeka. Com 5 minutos para se jogar, emoção ao rubro, e sem unhas para roerem os adeptos de ambos os conjuntos e as respectivas claques iam cantando e quiçá pedindo "ao Senhor" o golo "milagroso", golo esse que viria a ser apontado por Bekas a dois minutos do final e que desfez o empate colorindo o marcador com 8-7, resultado que se manteve até final apesar de Janeka e Caleta terem desperdiçado no tempo que restava dois livres directos correspondentes a um azul a João Beja e à 20ª falta do HC Sintra.

Final: HC "Os Tigres" 8  -  HC Sintra 7

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Vitória que se aceita da equipa da Capital da Sopa da Pedra, como se aceitaria a vitória da equipa da Capital da Queijada e se tal fosse permitido este é daqueles jogos onde deveriam ter ganho as duas equipas, mas como assim não pode ser ganhou o Hóquei em Patins. Com formas diferentes de estarem em pista com jogadores diferentes e se uma equipa vive mais da coesão e do conjunto e outra das individualidades, o que é inquestionável e como foi dito anteriormente é que são de longe as melhores equipas desta zona sul.

Quanto à dupla de arbitragem composta por Teófilo Casimiro (Ribatejo) e Nuno Sousa (Leiria) e perante tudo o que foi levantado em seu redor durante a semana souberam segurar o jogo, com o mesmo critério para ambos os lados, com protestos de ambos os conjuntos como é normal, num jogo entre duas excelentes equipas e com a intensidade que o mesmo teve, e provando a quem "não quer ver" que existem bons árbitros no Ribatejo e Leiria, e não apenas aqueles que são os "habitues" nos grandes eventos e que geralmente derivam do Minho, Porto e Lisboa com uma ou outra "intervenção" de Aveiro.

Se já foi referido a excelente moldura humana que encheu o Alfredo Bento Calado, nunca é demais referir as claques e se de Sintra veio muito publico e a claque apoiar o seu emblema, em Almeirim para além dos adeptos existe um "6º jogador" chamado Ultras Almeirim que mais uma vez foram determinantes na forma como transmitiram a sua energia "em forma de canticos" para dentro de rinque e que os jogadores souberam aproveitar para vencer a partida. Pode ver aqui um video da força dos "Ultras Almeirim".

HC Tigres: Francisco Veludo (gr), André "Kéké" Martins, Rui Gamboa, Hugo "Caleta" Lourenço (1), Pedro "Bekas" Delgado (6); 
Suplentes: Nuno Antunes (gr), Alexandre "Alex" Andrade, João “Janeka” Silva, João "JoFi" Filipe e Diogo Quina
Treinador: Rui Gamboa

HC Sintra: Rui Carvalho (gr), João Beja (1), Paulo Dias (1), Vasco Batista (1), Diogo Carrilho (1); 
Suplentes: João Coelho (gr), Diogo Dias, Fábio Quintino (1), Mauro Teixeira (1) e Nelson Chourincas (1) 
Treinador: Rui Vieira

De realçar o regresso a Almeirim e ao Alfredo Bento Calado de João Beja, Diogo Dias e João Coelho que há duas épocas atrás representaram o clube de Almeirim. Pode ver aqui alguns dos momentos da partida e as declarações de Rui Gamboa num trabalho da Almeirinense TV

TURQUEL VIAJA ATÉ À VILA PRESÉPIO

Realizou-se ontem à tarde na sede da FPP o sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal, edição 2013/2014 e o HC Turquel viaja até à Vila Presépio para defrontar  a "squadra" de Diogo Ganchas actual 4º classificado da II Divisão Sul.

Foto: HC Turquel

A equipa do Prof. João Simões depois do "susto" que apanhou em Lordelo do Ouro frente ao CI Sagres por 5-6 no recurso ao golo de ouro, volta a ter pela frente uma equipa do escalão secundário o que em termos meramente teóricos lhe confere o favoritismo para a passagem à final-four que como é sabido terá lugar na Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins nos dias 07 e 08 de Junho de 2014, e assim sendo os "Brutos dos Queixos" dois anos volvidos regressam à final-four da Taça, ainda por cima a jogar em casa.

Quantos aos outros jogos destes quartos de final o sorteio ordenou-os da seguinte forma e serão jogados a 21 de Maio, uma 4ª feira:
  • AD Sanjoanense vs SL Benfica
  • J. Pacense vs HA Cambra
  • FC Porto vs HC Braga

Olhando na "diagonal" e levando em conta o favoritismo que é atribuído às equipas do escalão superior ou ao factor casa podemos afirmar que pode estar em vista uma final-four que juntará HC Turquel, HA Cambra, SL Benfica e FC Porto, mas claro que isto é apenas "uma divagação" tendo por base os factores atrás referidos.

Se olharmos para as equipas do escalão secundário presentes, o S Alenquer B goleou o CH Carvalhos com contornos de goleada, 5-0 foi o resultado final, a AD Sanjoanense "despachou" o CD Paço de Arcos por um expressivo 6-2, e a J. Pacense venceu o SC Tomar por 6-5, portanto três equipas secundárias a "bater com a porta" da eliminatória seguinte a equipas primo-divisionárias. 

Estão os dados lançados e só resta esperar que a Festa da Taça continue, rumo à Catedral do Hóquei em Patins, onde se espera que estejam presentes as melhores equipas e as que mais mérito tiverem para isso, e não os nomes mais sonantes, assim haja desportivismo, emoção e isenção dos senhores do apito que por vezes face a certos nomes tem a "tendência natural, ou não" de alterar o "rumo das coisas".

segunda-feira, 28 de abril de 2014

LUÍS "PENTA" SILVA NA BASE DA VITÓRIA

Quem pensou que o SC Tomar receberia o CH Carvalhos em plena ressaca da derrota de 4ª feira na Capital do Móvel frente à J. Pacense para a Taça de Portugal, pura e simplesmente enganou-se, e a equipa de Nuno Domingues apresentou-se dinâmica, ofensiva a jogar em velocidade e com Luís Silva de pontaria afinada e venceu e convenceu por um expressivo 8-3, com 4-1 ao intervalo.

Foto: Paulo Pereira

Com a equipa Leonina a agarrar "as rédeas" do jogo e a jogar "alto" o Carvalhos foi resistindo ás "investidas adversárias" vendo o seu ultimo reduto "violado" perto dos 8 minutos de jogo naquele que foi o primeiro golo de Luís Silva. O mesmo atleta com o setique "on-fire" viria a marcar por mais duas vezes e assil elevar o marcador para 3-0 quando faltavam disputar 09'49'' para o intervalo. Com a equipa nortenha a revelar muitas dificuldades para sair a jogar e para travar o maior fluxo atacante do adversário seria João Lomba a fazer o 4-0 ainda o cronometro exibia 01'38'' para o descanso. Quando parecia que as equipas iram regressar aos balneários sem que o resultado sofresse alteração André Matos a 30 segundos do apito da dupla Aveirense e na conversão de uma grande penalidade faz 4-1 resultado que espelhava a diferença entre os dois conjuntos no 1º tempo.

Intervalo: SC Tomar 4  -  CH Carvalhos 1

Foto: Paulo Pereira

Na etapa complementar e com o jogo a revelar-se idêntico ao que se havia assistido na primeira metade, foi a vez de Ivo Silva ter na ponta do setique a oportunidade de elevar a contenda no livre directo correspondente à 10º falta, mas seticou ao lado da baliza adversária. Quem não desperdiçou foi a equipa dos Carvalhos que numa jogada volvidos alguns segundos reduz para 4-2 atrtavés de Bruno Pinto. Quase a entrar nos últimos 10 minutos Tiago Pimenta vê azul e Hernâni Diniz na marcação do livre directo afinou demais a pontaria e acertou no poste da baliza. Mas decididamente que a noite não era para bolas paradas e a 07'19'' do final Nuno Domingues chamado à marcação de uma grande penalidade permite a defesa do "keeper" do Carvalhos, e novamente não marcou o Tomar, marcou o Carvalhos 13 segundos depois por Rúben Sousa que assim fazia o 4-3 e deixava de novo o jogo em aberto. Apenas 5 segundos bateram mais forte os corações Leoninos e sofreram as respectivas unhas pois 5 segundos depois do terceiro golo do Carvalhos, Luís Silva (quem mais poderia ser) de penalti faz o 5-3 e de seguida conclui uma jogada e faz o 6-3. Com o jogo aos poucos a cair de velocidade apesar das equipas estarem empenhadas em conseguir o melhor resultado seria Ivo Silva a dar outro colorido ao placard ao apontar o 7-3. Com pouco mais de dois minutos para se jogar ainda houve tempo para André Matos falhar uma grande penalidade e a 27' do final João Lomba fixar o resultado em 8-3, garantindo a 4ª vitória Leonina na presente temporada.

Final: SC Tomar 8  -  CH Carvalhos 3

Foto: carlos Emídio Martins

Vitória justa do SC Tomar, perante um Carvalhos que nunca encontrou soluções para contrariar o maior ascendente adversário e não conseguiu fechar os caminhos para a sua baliza, sabiamente escolhidos por Nuno Domingues.

A dupla Aveirense Paulo Almeida e José Santos realizaram um boa exibição tanto no componente técnica como disciplinar tendo sido auxiliados por António Gameiro do Ribatejo que fez de 3º arbitro.

SC Tomar: Fábio Guerra (gr), João Lomba (2), Nuno Domingues, Luís Silva (5), Ivo Silva (1)
Suplentes: Daniel Leal (gr), Hernâni Diniz, Dário Santo, Francisco Neves e David "Esteves" Gonçalves
Treinador: Nuno Domingues

CH Carvalhos: Mário Mata (gr), André Matos (1), Rúben Sousa (1) Bruno Pinto, João Guimarães (1)
Suplentes: Pedro Costa (gr), José Almeida, Tiago Pimenta, Rui Vidal e Rui Mendes
Treinador: Rui Silva

NUM JOGO SEM HISTÓRIA, SESIMBRA GOLEOU EM SANTA CITA

O Santa Cita recebeu no passado sábado no seu Pavilhão o GD Sesimbra em mais um jogo do Nacional da II Divisão Sul e acabou por sofrer uma goleada perante um equipa tranquila e que com esta vitória garante a manutenção.
 
Foto de arquivo: Barros Simões

Com os primeiros minutos a demonstrarem algum equilibrio, o Sesimbra foi aos poucos ganhando ascendenete perante uma equipa desmotivada e não foi de estranhar que a equipa de Artur Pereira chegasse ao 0-3 com alguma facilidade. Antes do intervalo a equipa de Luís Miguel Cunha ainda reduziu para 1-3.

No 2º tempo o Sesimbra entrou determinado em resolver cedo a contenda a seu favor a marcou por mais duas vezes fazendo o 1-5, que "matou" praticamento o jogo. Com este resultado a equipa forasteira limitou-se a gerir o marcador e aproveitando o contra-ataque marcou por mais três vezes fixando o 1-8 final e a conquista dos 3 pontos em terras Ribatejanas.

Final: ACR Santa Cita 1  -  GD Sesimbra 8

Vitória justa num jogo sem história onde se defrontraram duas equipas com "estados de alma" diametralmente opostos. Miguel Boavida apontou o golo da equipa da casa, ao passo que pelo equipa que viajou desde a Peninsula de Setúbal marcaram Luís Pinhal (3), André Domingos (2), Gonçalo Marcelino (2) e Marco Correia.

domingo, 27 de abril de 2014

TARDE DESPORTIVA

Aos domingos na rádio Torres Novas FM o Cartão Azul tem o seu espaço para falar de hóquei em patins no decorrer do programa Tarde Desportiva conduzido por Paulo Pereira. Hoje foram abordados os jogos das equipas Ribatejanas na I, II divisão, Taça de Portugal, Nacionais dos escalões jovens entre outros assuntos de interesse.


Para ouvir clique aqui.

sábado, 26 de abril de 2014

TIGRES REGRESSAM À LIDERANÇA

SC Tomar e HC "Os Tigres" venceram os compromissos desta tarde/noite ao passo que União FE a jogar fora e ACR Santa Cita em casa acabaram derrotados, equilibrando assim a relação vitórias/derrotas.

Foto obtida da transmissão do Almeirinense TV

No Jácome Ratton a equipa de SC Tomar não acusou a eliminação da Taça de Portugal que ocorreu na 4ª feira e com uma primeira parte de qualidade e com Luís Silva como "MVP" venceu o CH Carvalhos. A equipa Leonina inaugurou o marcador com cerca de 7 minutos jogados por intermédio de Luís Silva que voltaria a marcar por mais duas vezes colocando o resultado em 3-0. João Lomba elevaria para 4-0, mas André Matos reduziria para 4-1. No 2º tempo a equipa dos Carvalhos reagiu e reduziu para 4-3. A equipa da casa voltou "à carga" e Luís Silva por duas vezes, Ivo Silva e João Lomba ampliaram o resultado para 8-3 resultado com que se atingiu o final da partida. Com esta vitória o SC Tomar passou a somar 13 pontos, mas mantêm-se na ultima posição. Na próxima jornada desloca-se até à Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins para defrontar o HC Turquel.

Em Almeirim jogo grande, que poderá ter sido o jogo do titulo da II Sul com a equipa de Rui Gamboa a vencer o HC "Os Tigres" por 8-7 emotivo que foi decidido quase no final com Bekas a marcar e a dar a vitória aos azuis e brancos da Capital da Sopa da Pedra. Entrou melhor o Sintra a inaugurar o marcador. Depois entrou Bekas em acção e com hattrick fez o 3-1. Antes do intervalo golos de ambas as partes e as equipas a recolherem aos balneários com o resultado em 5-3. Na etapa complementar no marcas tu, marco eu o resultado foi evoluindo 5-4, 5-5. 6-5, 7-5, 7-6, 7-7 e por fim com dois minutos para se jogar Bekas fez o 8-7 que garantiu os 3 pontos para os Tigres e o assumir da liderança quando faltam 3 jogos para o final do campeonato.

Em Valado dos Frades o União FE não foi capaz de levar de vencida o BIR que assim como o equipa de Pedro Nobre luta pela manutenção. A jogar perante o seu publico a equipa do BIR chegou ao intervalo a vencer por 1-0. No 2º tempo o BIR na situação de vencedor aumentou a vantagem até ao 4-0 com Rui Filipe a aproveitar dois lances de bola parada (um penalti e um lance directo) para facturar e fazer hattrick visto que já havia marcado na 1ª parte. João Sousa apontou o outro golo. A perder por 4-0 a equipa do União tentou dar a volta ao resultado, mas já era tarde e o melhor que conseguiu foi marcar por duas vezes através de Bruno Pereira e João Mendx fixando o 4-2 final. Num jogo onde a equipa da casa fez tudo para vencer e têm mérito nos 3 pontos obtidos, houve uma "peça" que se soltou na "engrenagem" do jogo, fazendo que o mesmo por vezes descaísse para para um dos lados que por coincidência acabou por ser sempre o mesmo. Com esta derrota o União manteve a 8ª posição com 31 pontos tendo no entanto visto aproximar-se Alcobacense, Grândola, BIR que venceram e Académica próximo adversário que empatou nos Açores frente ao Marítimo SC.

Em Santa Cita a equipa de Luís Miguel Cunha recebeu o GD Sesimbra e acabou goleada por 1-8, num jogo sem história onde a equipa de Artur Pereira explanou o seu hóquei e foi marcando golo após golo até à vitória final, vitória essa que garantiu a manutenção da equipa de Sesimbra. O Santa Cita já despromovido acabou por não ter argumentos para contrariar a equipa adversária e somou a 20ª derrota no campeonato. Assim sendo o Santa Cita mantêm a 15ª com 9 pontos e na próxima jornada desloca-se até à Linha para defrontar o Oeiras.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

BRUNO RIBEIRO VOLTA A CALÇAR OS PATINS

Bruno Ribeiro que na época 2010/2011 ajudou a equipa do HC “Os Tigres” a subir à I divisão e a sagrar-se campeão nacional da 2ª divisão, tendo de seguida "pendurado os patins" devido a motivo profissionais, vai voltar "a calçar os mesmos" para representar o clube da sua terra, a UD Vilafranquense.

Foto de arquivo: Barros Simões

«Pois bem irei voltar a jogar só ate ao final desta época pelo clube da minha terra a Uniáo Desportiva Vilafranquense. Vou jogar aqui estes últimos 2 meses até ao fim desta presente época a Taça APL» disse Bruno ao Cartão azul, prosseguindo no que diz respeito ao futuro «Para a próxima época ainda não sei se continuo a jogar ou não pois esta dependente da minha vida profissional»

Com este regresso o Vilafranquense garante um reforço de peso para tentar conquistar a Taça APL, onde está integrado na Série B, juntamente com HC Lourinhã, J. Ouriense, GC Odivelas e Académica da Amadora. No Regional de seniores da APL a equipa de Vila Franca terminou na 2ª posição com 57 pontos, menos 7 que o HC Sintra que foi o vencedor.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

VELUDO vs BEJA NA ANTEVISÃO DO JOGO DO TÍTULO

A cerca de 48 horas do jogo que poderá ser o do título da II Sul o Cartão Azul foi ter com Francisco Veludo, guarda-redes do HC "Os Tigres" e João Beja o artilheiro-mor do HC Sintra para sabermos o que lhes vai na alma antes do embate de sábado no Alfredo Bento Calado.


CA – Como está a ser encarado o encontro de sábado?
FV – O jogo de sábado naturalmente esta a ser encarado de outra forma, não desfazendo os outros jogos mas dadas as circunstâncias è natural que exista uma maior motivação e é exactamente isso que se nota na equipa, a consciência da responsabilidade do jogo que para muitos de nós e do nosso adversário é o jogo mais importante até à data nas suas carreiras.

JB – O jogo está a ser encarado como todos os outros jogos, a equipa está a trabalhar muito de modo a obter os três pontos. A equipa sabe que este sábado tem um jogo de carácter especial visto que se vão defrontar as duas melhores equipas, e olhando para a classificação o jogo é muito importante para as contas finais.

CA – Qual o prognóstico que fazem para esse mesmo encontro? 
FV – Será um jogo muito parecido com o da 1ª volta em termos de intensidade, com casa cheia, nervosismo, tensão e quem conseguir ter uma maior maturidade nos momentos chave do jogo irá provavelmente vencer.

JB – No HC Sintra só temos um objectivo: são os três pontos no final de cada jogo. É com esse objectivo que nos vamos apresentar em Almeirim. Sabemos que dos três resultados possíveis, dois deles são-nos favoráveis para sair de Almeirim em primeiro lugar, mas claro que estou à espera de uma vitória da nossa equipa.

CA – A derrota significa o adeus ao título e à subida directa? 
FV – Muito sinceramente para nos HC “Os Tigres” sim, poderá ser o Adeus ao primeiro lugar da zona sul , acho que temos consciência disso, para o HC Sintra será diferente , sabendo eles de ante mão que um empate nunca seria um mau resultado para eles e que a derrota não os afastará totalmente da luta .

JB – Eu penso que a derrota torna as coisas mais difíceis para o acesso directo à primeira divisão mas não vejo o campeonato terminado no sábado.

CA – Para terminar uma mensagem para os sócios e adeptos dos vossos clubes
FV – A mensagem que deixo aos Almeirinenses é que encarem este jogo tal como foi encarado o jogo contra o Sporting e com a académica de espinho da época anterior que tornaram o nosso ABC um ringue quase impossível de se jogar , aos Ultras Almeirim penso que não é necessário dirigir nenhum pedido pois eles encaram todos os jogos da mesma forma e com presença muito sentida por nos equipa.

JB – Gostaria de agradecer todo o apoio que a equipa tem tido ao longo deste ano, especialmente nos jogos em casa mas não esquecendo daqueles que nos acompanham nos jogos fora. Por último pedir a todos aqueles que apoiam o HC Sintra que se apresentem em Almeirim na máxima força pois com o vosso apoio somos mais fortes.

PORQUE A SORTE NEM SEMPRE PROTEGE OS AUDAZES

Os oitavos de final da Taça de Portugal, trouxeram emoção a rodos, tomba-gigantes, sofrimento, unhas roídas até ao sabugo e a Festa da Taça de Valença a Lisboa.

Foto: Bruno Cunha

Começando pelo Minho o Valença HC "deu água pela barba" ao campeão nacional e chegou a estar a vencer por 2-0, tendo os azuis e brancos empatado antes do intervalo. No 2º tempo a equipa da casa voltou a colocar-se a vencer por 4-2, obrigando o FC Porto a "vestir o fato de macaco" para chegar ao empate a 2 minutos do final. No prolongamento e a 16 segundos do fim dos primeiros 5 minutos Caio fez o 4-5 colocando o Porto após um longo sofrimento nos quartos de final.

Em Lordelo do Ouro o histórico CI Sagres estava "quase, quase" a fazer a Festa da Taça e e eliminar o HC Turquel que como é sabido aspira à final-four até pelo facto da mesma se realizar na Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins. Paulo Passos colocou os "Brutos-dos-queixos" na frente do marcador, mas a equipa da casa deu a volta ao marcador e chegou ao intervalo a vencer por 2-1. Na 2ª parte o CI Sagres aumentou para 3-1, para de seguida o HC Turquel "puxar dos galões" e colocar-se a vencer por 3-4. Foi "sol de pouca dura" e os da casa embalados pelo seu publico deram de novo a volta ao marcador e a quatro minutos do final venciam por 5-4. Já no ultimo minuto e na conversão do livre directo correspondente à 10ª falta, Vasco Luís empata a partida 5-5 e leva a decisão para o prolongamento, onde Tiago Rafael aos 4 minutos da 1ª parte do tempo extra faz 5-6 e sela a vitória "suada, "difícil" da sua equipa.

Na freguesia de Gulpilhares no concelho de Gaia a equipa da casa recebeu o HA Cambra e foi incapaz de contrariar o favoritismo da equipa forasteira e acabou derrotada por 5-8, num jogo onde chegou estar a perder por 1-7, tendo depois recuperado para 3-7, no entanto o HA Cambra chegou ao 38, para finalmente os da casa marcarem por mais duas vezes e estabelecer o 5-8 final.

Em São João da Madeira, a Sanjoanense depois de ter "arrumado" o Paço de Arcos recebeu o Famalicense e "viu-se da cor dos gatos" para seguir em prova. Sempre a correr atrás do prejuízo (0-1, 1-1, 1-2, 1-3, 2-3, 3-3) foi necessário recorrer ao prolongamento    para se conhecer o vencedor com Chico Barreira nos segundos finais da 1ª parte a fazer o 4-3 e a carimbar o passaporte da AD Sanjoanense rumo à próxima eliminatória.

Foto: António Anacleto

Na Vila Presépio jogo grande entre o 3º e o 4º classificado da II Sul com a equipa de Diogo Ganchas a levar a melhor sobre a de Carlos "Capi" Pires. Começou melhor a equipa do Oeiras mas antes do intervalo o S Alenquer B marcou por duas vezes saindo para o descanso na liderança. Logo no primeiro minuto da etapa complementar de novo a equipa da Linha a chegar ao empate, para depois o Alenquer embalar para o 4-2. Com 9 minutos ainda para se jogar já não houve lugar a mais golos, apenas a cartões azuis e ao desperdício de lances de bola parada fosse desses mesmos azuis, fosse das faltas de equipa. Alenquer segue para os quartos de final na esperança de receber um grande na Vila Presépio.

Nos jogos que colocaram frente-a-frente equipas da I Divisão e começando pelo Sporting vs HC Braga, a equipa da Cidade dos Arcebispos foi mais forte e vence por 3-6 seguindo assim em prova. O HC Braga chegou ao intervalo a vencer por 0-3. No 2º tempo a equipa de Nuno Lopes ainda reduziu para 2-3, mas o Bracarenses apostados em rumar ao Minho com o passaporte carimbado para a próxima eliminatória não "tremeram" com a aproximação Leonina e aumentaram para 2-5. Reduziu de novo o Sporting para 3-5, mas Piolho fechou a contagem ao apontar o 3-6 na recarga a uma grande penalidade.

No jogo grande dos oitavos de final o SL Benfica recebeu a UD Oliveirense e venceu por um resultado pouco usual nesta modalidade, 1-0 foi o resultado final com o golo encarnado a chegar já no ultimo minuto por intermédio de João Rodrigues. Jogo equilibrado e onde a Oliveirense teve no setique de Gonçalo Alves uma oportunidade soberana de marcar aos 9 minutos da 2ª parte, mas o internacional português não aproveitou o livre directo correspondente à 10ª falta do SL Benfica.

Por fim o jogo em Paços de Ferreira onde a J. Pacense foi o "tomba-gigantes" e venceu o SC Tomar, num jogo em que pode ler a crónica aqui.

ÚLTIMO MINUTO REVELOU-SE FATAL

O SC Tomar caiu aos "patins" da J. Pacense nos oitavos de final a Taça de Portugal ao ser derrotado na Capital do Móvel por 6-5, num jogo onde esteve no ultimo minuto vencia por 4-5, minuto esse que se revelou fatal para as aspirações da equipa de Nuno Domingues.

Foto de arquivo: António Antunes - T.M. Foto

A equipa Leonina sabia de antemão as dificuldades que iria encontrar e assim sendo Nuno Domingues "artilhou" o seu conjunto para levar de vencida essas mesmas dificuldades e seguir para os quartos de final e ao intervalo já vencia por 0-2 com golos de Ivo Silva e Luís Silva nos primeiros dez minutos da partida. No 2º tempo a equipa da casa chegou ao empate logo nos primeiros dois minutos através de Nuno Leal e Paulo Marques. Não vacilou a equipa da Cidade do Nabão e de novo Ivo Silva e João Lomba colocaram de novo o SC Tomar a vencer por duas bolas de diferença, estava-se a meio da etapa complementar. A jogar perante o seu publico e a acreditar que poderiam fazer a festa da Taça e eliminar um primodivisionário a equipa da J. Pacense empatou de novo a contenda desta feita com golos de Nelson Gomes e Paulo Marques. Com dez minutos ainda para se jogar e o jogo empatado e a poder cair para qualquer um dos lados, seria Ivo Silva a fazer hattrick à entrada dos últimos cinco minutos e colocar de novo o SC Tomar na frente do marcador. A vencer por 4-5 e o tempo a correr a seu favor, mas com a equipa da casa a não deitar a "toalha ao chão" o ultimo minuto viria a revelar-se decisivo com o SC Tomar a atingir a 10ª falta a 40 segundos do final e Paulo Marques chamado à marcação do livre directo não perdoa e faz o 5-5. Quando já se pensava que seria no prolongamento e quiçá com golo de ouro que se conheceria o vencedor Nuno Leal a 30 segundos do final faz o 6-5 para delírio do adeptos presentes na bancada e consumava a festa da taça, deixando o SC Tomar fora do "comboio dos quartos de final".

Resultado final: J. Pacense 6  -  SC Tomar 5

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ÊXITO HUMANO E DESPORTIVO E UMA LIÇÃO PARA O FUTURO

Torneio de Hóquei em Patins do FC Bom Sucesso foi um êxito humano e desportivo e uma lição para o futuro. FC Bom-Sucesso, Valongo, Juventude Salesiana e FC Porto foram os vencedores dos respectivos escalões, no X “Torneio Aniversário em Hóquei em Patins” do FC Bom Sucesso, que decorreu, sob o signo da ética desportiva e salutar competitividade, no passado fim-de-semana de Páscoa, no Parque Desportivo deste clube.


Neste torneio, reconhecido oficialmente pela Associação de Patinagem de Aveiro e respectiva Federação, estiveram presentes alguns dos mais prestigiados clubes de hóquei em patins português e a sua organização foi unanimemente reconhecida e enaltecida por todos os presentes. A grande afluência de público e o seu agrado geral foi também um registo muito satisfatório para a organização.

Justamente pelo extraordinário nível competitivo, e o modo afável com que as equipas convidadas, nos presentearam, o FC Bom Sucesso prometeu a todos a realização da próxima edição ainda mais exigente e ambiciosa.

O FC Bom-Sucesso, para além da atribuição de troféus e medalhas a todos os presentes, entregou a dois, seus, ex. atletas, Carlos Batista (Carlitos), treinador, da AA Espinho, Iniciados e Jorge Ferreira, treinador, Dragon Force (FC Porto), Juvenis, troféu agradecimento, pelo que  contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no FC Bom-Sucesso.

Para Celina Silva e José Casimiro Vieira, líderes da organização “este torneio relança o clube junto da elite dos clubes nacionais de hóquei, em particular de formação, contribuindo para a valorização da cidade e da região no seio do desporto nacional. Constituiu-se ainda como mais uma meta cumprida na afirmação do FC Bom Sucesso, enquanto clube, organização e comunidade formadora rumo ao seu desenvolvimento sustentável.”


Minis/Bambis:
O FC Bom-Sucesso, realizou dois jogos, convívio, com, Anadia FC e HA Cambra.

Benjamins:
FC Bom-Sucesso, 3 Anadia FC, 1
Anadia FC, 3 A. Académica Coimbra, 3
FC Bom-Sucesso, 9 A. Académica Coimbra, 4 
  • Vencedor, FC Bom-Sucesso.
Infantis:
FC Bom-Sucesso, 0 Juv. Pacense, 12
Juv. Pacense, 5 AD Valongo, 5
FC Bom-Sucesso 1 AD Valongo, 5
  • Vencedor, AD Valongo, no desempate de penaltis.

Iniciados:
FC Bom-Sucesso, 2 A. Académica Espinho, 9 
A. Académica Espinho, 3 Juv. Salesiana, 5
FC Bom-Sucesso 2 Juv. Salesiana, 5
  • Vencedor, Juventude Salesiana.

Juvenis:
FC Bom-Sucesso, 2 Juv. Ouriense, 3 
Juv. Ouriense, 2 Dragon Force (FC Porto), 9 
FC Bom-Sucesso 3 Dragon Force (FC Porto), 9
  • Vencedor: Dragon Force (FC Porto).

Agradecer a todas as equipas presentes. A alegria espelhada no rosto destas crianças e jovens, pela amizade, divertimento e convívio, que marcaram estes dois dias, onde fizeram o que mais gostam. Jogar hóquei em patins.

Informação/Fotos: FC Bom Sucesso

SETICADAS DA SEMANA

Rubrica de ontem no programa "Bancada Vip" da Rádio Cidade de Tomar, conduzido por Pedro Nogueira, com a antevisão dos jogos das equipas Ribatejanas na Taça de Portugal, I e II Divisão em particular o HC "Os Tigres" vs HC Sintra, o rescaldo dos Torneios de Páscoa em Santarém e Tomar, e da Taça Latina com destaque para a vitória Portuguesa e os golos de Pedro Vaz, lançamento da Taça AP Lisboa entre outros assuntos da nossa modalidade.


Para ouvir clique aqui.

terça-feira, 22 de abril de 2014

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria nos jogos da I, II Divisão, Taça de Portugal, Nacionais Jovens e Nacional Feminino nas próximas jornadas.


Taça de Portugal 1/8 final - 23 Abril 2014
  • J. Pacense vs SC Tomar: Rui Torres (Minho) / Cristiano Jardim (Minho) - António Teixeira (Minho)
  • CI Sagres vs HC Turquel: Cláudia Rego (Minho) / Florindo Cardoso (Minho) - João Rodrigues (Minho)


I Divisão - 26 Abril 2014
  • SC Tomar vs CH Carvalhos: Paulo ALmeida (Aveiro) / António Santos (Aveiro) - António Gameiro (Ribatejo)
  • AJ Viana vs HC Turquel: José Pinto (Porto) / Joaquim Pinto (porto) - Joaquim Ribeiro (Porto)


II Divisão Sul - 26 Abril 2014 - 01 Maio 2014
  • HC "Os Tigres"vs HC Sintra: Teófilo Casimiro (Ribatejo) / Pedro Sousa (Leiria)
  • BIR vs União FE: Orlando Ramos (Leiria) / António Peça (Leiria)
  • ACR Santa Cita vs GD Sesimbra: Paulo Carvalho (Leiria) / Armando Henriques (Leiria)
  • Alcobacense CD vs AD Oeiras: Paulo Baião (Lisboa) / Carlos Brás (Lisboa)
  • União FE vs Académica Coimbra: Teófilo Casimiro (Ribatejo) / Paulo Carvalho (Leiria)


Nacional de Infantis (Sub-13) - Sul C - 25/27Abril 2014
  • SC Tomar vs AE Fisica D: António Gameiro (Ribatejo)
  • HC Turquel vs SC Tomar: Paulo Carvalho (Leiria)


Nacional de Iniciados (Sub-15) - Sul C - 23/25/27 Abril 2014
  • SC Tomar vs BIR: Rui Taborda (Ribatejo)
  • SC Tomar vs AE Fisica D: Rui Taborda (Ribatejo)
  • S Alenquer B vs HC Turquel: Thierry Francisco (Lisboa)
  • HC Turquel vs SC Tomar: Vitor Roxo (Leiria)
  • BIR vs AE Fisica D: António Peça (Leiria)


Nacional de Juvenis (Sub-17)  - Sul C - 25/26 Abril 2014
  • ACR Santa Cita vs HC Sintra: Teófilo Casimiro (Ribatejo)
  • HC Mealhada vs ACR Santa Cita: Paulo Cruz (Coimbra)
  • CF Estremoz vs CRC "Os Águias": Jaime Vieira (Alentejo)
  • HC Turquel vs HC Sintra: David Barros (Leiria)


Nacional de Juniores (Sub-20) - Sul C - 25/27 Abril 2014 - 01 Maio 2014
  • HC Turquel vs CRC "Os Águias": Vitor Roxo (Leiria)
  • Académica Coimbra vs SC Tomar: António Machado (Coimbra)
  • SC Tomar vs HC Mealhada: Rui Taborda (Ribatejo)

Taça de Portugal Feminina -1/4 Final - 26 Abril 2014
  • HC Turquel vs SL Benfica: Vitor Roxo (Leiria)
  • Académica Coimbra vs Stuart Carvalhais: Rui Taborda (Ribatejo)

Campeonato Nacional Feminino - Apuramento Campeão - 01 Maio 2014
  • Stuart Carvalhais vs HC Turquel: Miguel Guilherme (Lisboa)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

TORNEIO CIDADE DE SANTARÉM MANTÊM A EXCELÊNCIA

O torneio da Páscoa de hóquei em patins em Santarém já é uma referência naquela modalidade no que diz respeito aos escalões jovens e este ano, na sua 11º edição, não foi excepção. Num total de 31 jogos repartidos pela sexta-feira santa e sábado que tornaram estes dois dias do evento inesquecíveis para todos os jovens praticantes e respectivos familiares e amigos que irão recordar com saudade.


Para além do Clube organizador garantiram a participaram a Associação Desportiva de Oeiras, o Ginásio Clube de Odivelas, o Sport Alenquer e Benfica, o Futebol Clube de Alverca, o União Desportiva Vilafranquense, o Ginásio Clube de Coruche “Os Corujas”, o Sport Lisboa e Benfica, União Futebol do Entroncamento, o Hóquei Clube de Patinagem de Grândola, o Parede Futebol Clube e o Atlético Clube de Tojal.


A imagem de marca do torneio continua intacta nomeadamente a qualidade das equipas e o facto que o programa ter sido cumprido na íntegra sem qualquer atraso, revela um nível organizativo de excelência que deve-se muito ao trabalho voluntário de um conjunto de pais aliado em sintonia coma Direção do HCS e diversos seccionistas que mais uma vez foram predominantes para que o sucesso fosse total.

A presença no encerramento do torneio do Presidente da Câmara, da Vereadora do Desporto, do Presidente da empresa municipal "ViverSantarém" e do representante da União de Juntas de Freguesia de Santarém reforçam o facto de acreditarem e apoiarem o projecto do HCS que é um clube da cidade e que vive para a cidade de Santarém.

Tiago Belo, Guilherme Alcobia, Francisco Meneses, Martim Machado, Duarte Leitão, Simão Saramago, Afonso Pita, Xavier Mendes, Rodrigo Carmo, Guilherme Nunes

No que diz respeito a resultados desportivos começando pelos mais pequeninos, os Bambis, tiveram uma prestação muito positiva notando-se uma crescente evolução em todos os pequeninos hoquistas dos 4 aos 6 anos de idade. O União Futebol do Entroncamento foi o vencedor do torneio o o HCS conquistou a 2ª posição com duas vitórias e uma derrota.

Bernardo Gomes, Manuel Fernandes, Bernardo Valente, Tiago Bezerra, Francisco Nobre, Martim Oliveira, Gonçalo Saraiva, Pedro Silva, Guilherme Soares, Bernardo Ceia, Diogo Pardal

No escalão de benjamins verificou-se um grande equilíbrio nos encontros que os jovens escalabitanos realizaram acabando por disputar no sábado a primeira posição com o SL Benfica. Numa primeira parte muito equilibrada que terminou empatada a zero golos foi na segunda parte que o Benfica ganhou vantagem e terminou a partida com uma vitória que lhe dava a 1ª posição no torneio. Num escalão onde se deve privilegiar a formação em detrimento dos resultados pode-se afirmar que os meninos de Santarém honraram a cidade e o seu Clube.

João Maurício, Salvador Nobre, João Cotrim, João Reis, Rodrigo Santos, Bernardo Gomes, Ricardo Cardoso, Bernardo Ceia, Bernardo Valente e Francisco Nobre

No escalão de escolares a vitória do torneio sorriu aos jovens escalabitanos que venceram todos os seus encontros com mais ou menos dificuldade, revelando um hóquei muito adulto para os seus 10 anos de idade. De realçar que a par com o SL Benfica em benjamins, não sofreram qualquer golo nos três encontros disputados. No último jogo com a Associação Desportiva de Oeiras revelaram um cansaço normal porque à excepção do guarda redes todos os restantes escolares jogaram no escalão de sub-13 realizando em 2 dias 6 jogos – 3 no seu escalão e outros 3 no escalão acima, o de SUB-13.

Os Sub-13 (infantis) com a maioria dos jogadores do escalão inferior venceram 1 jogo e perderam os outros dois pela diferença mínima deixando no entanto, indicações de que irão realizar excelentes prestações naquele escalão na próxima época. Ficaram na 3ª posição mas honram a camisola que vestiram.

Nelson Mogas, João Rato, Rodrigo Silva, Francisco Catela, Henrique Silva, Miguel Henriques, Miguel Gonçalves, João Matos e Miguel Silva

No escalão de Sub-15, foi na verdade o mais equilibrado e o mais emotivo podendo-se constatar pelos resultados de cada partida. Depois do primeiro dia, o HCS ganhou os 2 jogos à semelhança da Associação Desportiva de Oeiras ficando para sábado a decisão quanto ao vencedor do troféu máximo, bastando para os jovens escalabitanos o empate dado terem vantagem de 1 golo. Começaram da pior maneira por perderem por 1-0 conseguindo empatar a 40 segundos do final da 1ª parte. Na 2ª parte a ADO adiantou-se no marcador para depois o HCS empatar e começar em vantagem por 3-2. Sofrendo o empate a 3 golos respondeu de imediato marcando o 4º golo que lhe deu a vitória no encontro e no torneio. Um jogo impróprio para cardíacos venceu o hóquei patins pois foi um jogo muito correto de ambas as partes.

Diogo Moreira, Tiago Teixeira, Daniel Cabaceira, Alexandre Serralheiro, Daniel Domingos, Júlio Coroado, Rafael Mogas, Fábio Mogas, Gonçalo Oliveira, Bernardo Henriques, Ricardo Relvas e Diogo Carvalho

Por último os seniores realizaram um jogo de exibição que foi apadrinhado pelo Ginásio Clube de Coruche “Os Corujas” num jogo em que o HCS começou por perder por 2-0 onde entraram apáticos conseguindo equilibrar a partida terminando a 1ª parte empatados a 3 golos. Na 2ª parte tudo foi diferente para melhor conseguindo acordar uma bancada do Pavilhão Municipal de Santarém praticamente cheia presenteando o público presente com alguns golos de excelente recorte técnico acabando por vencer a partida por 10-4 acabando tudo em festa com a sensação de dever cumprido.

Clique na imagem para ampliar

Informação/Fotos: HC Santarém

MAIS UM SUCESSO DE UM TORNEIO DE REFERÊNCIA

Chegou ao fim a VI edição do Torneio Internacional "Cidade de Tomar", e mais uma vez o sucesso e a excelência foram adjectivos deste evento que cada vez mais se afirma como um dos de maior referência na quadra pascal, e prova que no Ribatejo abunda a qualidade, a entreajuda e a simpatia para organizar grandes eventos, pena que nos patamares decisores da modalidade a bússola só aponte um destino, vá se lá saber porquê.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Com inicio na 5ª feira dia 17 e terminus no dia 19 a Cidade do Nabão acolheu no Pavilhão Jácome Ratton sob a égide da Secção Juvenil do Sporting Clube de Tomar, 24 equipas (22 nacionais de norte a sul) e o HC Montreux (Suíça) e HC Claret de Barcelona (Espanha), nos escalões de Benjamins a Juniores, havendo ainda lugar para um jogo de exibição de bambis.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Muito público coloriu as bancadas do Pavilhão Tomarense incentivando os seus jogadores e vibrando com os seus golos e convivendo com outros adeptos vindo de outras paragens. A organização apesar do cansaço inerente a 3 dias de Torneio e o trabalho a montante nas semanas que antecederam o mesmo, mostrava satisfeita com o trabalho realizado e com o "feedback" que lhe ia sendo transmitido por todos os que participarem sejam os atletas, sejam os direigentes, treinadores e o próprio publico, e para finalizar deixo o comentário de Nuno Martins treinador de juvenis do HC Vasco da Gama de Sines ao site "Hóquei em do Litoral Alentejano"  «Em 30 anos de Hóquei em Patins este é o melhor torneio em que participei... a cidade de Tomar está de parabéns».

Pode consultar os resultados do Torneio aqui num trabalho do site Cantinho Desportivo

domingo, 20 de abril de 2014

HOUVE TAÇA EM SÃO JOÃO DA MADEIRA

Ficaram ontem completos os 1/16 avos da Taça de Portugal com direito a "tomba-gigantes" que assim levou a festa da taça até terras de São João da Madeira com a AD Sanjanoense a bater o primo-divisionário CD Paço de Arcos por 6-2. Nos outros dois jogos vitórias do favoritos.

Foto: António Lopes

A AD Sanjoanense actual 2º classificado da II Norte recebeu no seu pavilhão o CD Paço de Arcos actual 11º classificado da I divisão e um dos históricos do hóquei patinado português e num jogo onde o favoritismo recaia na equipa da linha, a Sanjoanense chegou ao intervalo a vencer por 1-0 num golo apontado por Chico Barreira. A etapa complementar foi toda ela da equipa da casa que chegou ao 6-0 tendo Rui Ribeiro no espaço de um minuto bisado e estabelecendo o 6-2 final. A equipa da Sanjoanense segue assim para os 1/8 de final onde receberá o Famalicense AC 8º classificado da II Norte partindo para este jogo como principal favorito à passagem aos quartos de final.

No Sidónio Serpa em Ponta Delgado o Marítimo SC, equipa sensação da II Sul recebeu o HA Cambra, num jogo onde as apostas recaiam todas na equipa da I Divisão que apesar de estar na penúltima posição, possui jogadores mais experientes e mais "andamento" que a equipa de José Júlio Soares. Logo aos 4 minutos a equipa do Continente inaugurou o marcador por Francisco Silva. Na marcação de um livres directo Julio Soares empatou, mas até ao intervalo a equipa de Vale de Cambr aumentou até aos 1-4. Logo no inicio da 2ª parte novo golo de HA Cambra. Carlos Guimarães ainda reduziu para 2-5, mas a equipa Insular não conseguiu "estanquar" o maior fluxo atacante do adversário que "embalou" até aos 2-9, selando assim a passagem aos 1/8 de final onde irá jogar novamente fora desta feita frente à ACR Gulpilhares.

Por fim no Alentejo mais propriamente em Estremoz a equipa da casa que terminou o nacional da III Centro na 7ª posição recebeu um dos históricos do hóquei português, o CI Sagres actualmente na II Divisão e num modesto 7º lugar, mas foi incapaz de levar a melhor sob a equipa de Lordelo do Ouro apesar da excelente réplica que obrigou o equipa forasteira a vestir o "fato de macaco" para conseguir a vitória por 2-3 e assim seguir em frente na Taça de Portugal onde agora irá receber no seu pavilhão o HC Turquel.

Os jogos dos 1/8 de final estão marcados para dia 23 de Abril e contemplam por exemplo um SL Benfica vs UD Oliveirense e Sporting CP vs HC Braga jogos que colocam frente a frente equipas da I Divisão. Pode consultar o escalonamento dos jogos aqui num trabalho do site hoqueipatins.com

sábado, 19 de abril de 2014

SUB-23 VENCEM ESPANHA E ARRECADAM TAÇA LATINA

A Selecção Nacional Sub-23 venceu (3-2) Espanha e conquistou a Taça Latina’2014 de hóquei em patins, prova que se realizou em Viana do Castelo. Portugal soma, deste modo, a 12ª Taça Latina do seu historial e recupera um título que escapava desde 2008.

Foto: CERH

No Pavilhão de Monserrate repleto de público para assistir ao jogo decisivo da Taça Latina’2014, Portugal foi quem levou a melhor. Num encontro equilibrado e com as equipas a equipararem-se em muitos momentos do jogo (47 remates para cada selecção), Portugal mostrou-se mais eficaz, determinado e engenhoso na hora de atacar as redes adversárias. Após uma primeira parte sem golos (0-0), foi Espanha quem abriu o marcador, na cobrança de um livre directo. A reacção dos “Ursos” não tardou e, em 10 minutos, Portugal colocou-se na frente (2-1) com os golos de Pedro Vaz e Hélder Nunes. À entrada para os cinco minutos finais, Telmo Pinto dilatou a vantagem (3-1) lusa. Espanha ainda reduziu (3-2), mas Portugal não deixou escapar a vitória no encontro.

Portugal conquistou, em Viana do Castelo, a 12ª Taça Latina do seu historial, ultrapassando Espanha, que soma 11 vitórias. A Itália triunfou nesta competição em três ocasiões.

Cinco inicial: Pedro Costa (GR), João Souto, Hélder Nunes, Gonçalo Alves e Telmo Pinto
Marcadores: Pedro Vaz (1), Hélder Nunes (1) e Telmo Pinto (1)
Resultado final: 3-2

TAÇA LATINA’2014 – PAVILHÃO DE MONSERRATE

17 de Abril: Espanha-França (4-1) e PORTUGAL-Itália (3-1)
18 de Abril: Itália-Espanha (1-6) e França-PORTUGAL (3-11)
19 de Abril: França-Itália (7-2) e Espanha-PORTUGAL (2-3)

Classificação Final
  • 1º PORTUGAL (9 pontos)
  • 2º Espanha (6)
  • 3º França (3)
  • 4º Itália (0)
Titulo: Cartão Azul
Informação: Gabinete de Imprensa da FPP

HÓQUEI EM PATINS EM DISCUSSÃO NO SEMINÁRIO TAÇA LATINA

Esta manhã de sábado, 19 de Abril, último dia da Taça Latina’2014, realizou-se um Seminário de Hóquei em Patins FPP-CERH, onde marcaram presença, entre outros, as selecções nacionais que estão a competir em Viana do Castelo.


O Presidente do CERH, Fernando Graça,  assinalou a abertura do Seminário, antes de Luís Viana, jogador da AJ Viana e treinador da AJ Viana Sub-20, o Professor Nuno Ferrão, Director Técnico Nacional Adjunto da FPP, e André Rocha, Gestor Videobserver, apresentarem os tópicos do Seminário que se realizou no Auditório Crédito Caixa Agrícola, de Viana do Castelo.

Já esta noite, realizar-se-ão as últimas partidas da Taça Latina’2014. França e Itália vão discutir os 3º e 4º lugares, enquanto Portugal e Espanha vão medir forças pela conquista do troféu.

CALENDÁRIO/RESULTADOS TAÇA LATINA’2014 – PAVILHÃO DE MONSERRATE

17 de Abril: Espanha-França (4-1) e PORTUGAL-Itália (3-1) 
18 de Abril: Itália-Espanha (1-6) e França-PORTUGAL, (3-11)

Sábado, 19 de Abril
20:00 – França-Itália, stream em direto na TIVC
21:30 – Espanha-PORTUGAL, transmissão televisiva em direto n’A Bola TV e stream em direto na TIVC

No portal http://realtime.videobserver.com/en/taca-latina/ será possível acompanhar, em tempo-real, as acções de todas as partidas. Mais informações no portal da FPP, no portal do CERH e no Facebook da prova.

Informação: Gabinete de Imprensa da FPP

sexta-feira, 18 de abril de 2014

UNIÃO CONFIRMA MAIS DOIS JOGADORES

A Direcção do União FE confirmou a continuidade de Pedro Brazete e Filipe Brízida por mais uma época, planeando assim atempadamente a época 2014/2015. Do actual plantel à disposição de Pedro Nobre, apenas Luís "Melão" Santos e Edgar Costa ainda não foram confirmados, sabendo-se no entanto o interesse do clube em continuar a contar com os dois jogadores.


Pedro Brazete afirma que «é um orgulho continuar a defender o meu clube. Prometo muito trabalho e empenho para ajudar o clube e a equipa nos nossos objectivos»

Já Filipe Brízida diz que «estou muito feliz por continuar a representar o União, sabendo das dificuldades que nos espera, acredito que podemos realizar uma boa época

Mário Serra mostra-se bastante satisfeito «Estas duas renovações são fruto da nossa vontade de dar estabilidade ao clube. Tanto o Pedro como o Filipe são dois atletas da casa, e concerteza que irão trabalhar para ajudarem a equipa a atingir os seus objectivos

quinta-feira, 17 de abril de 2014

TAÇA APL - SENIORES 2013/2014

Realizou-se ontem o sorteio da Taça APL 2013/2014 que têm o seu inicio previsto a 26 de Abril e irá prolongar-se até até ao fim-se-semana 21/22 de Junho altura em que se realizará a final-four sendo o Pavilhão da Lourinhã o local escolhido. HC Santarém e J.Ouriense serão os representantes Ribatejanos nesta edição, GC "Os Corujas" que participou no Regional da APL não urá estar presente.


As 19 equipas a sorteio ficaram colocadas em quatro séries como a foto indica, no entanto a Série C que tinha apenas 4 equipas e segundo informação recebida há pouco no Cartão Azul e que carece de confirmação oficial irá receber o Sporting CP que apresentará um misto de juniores e seniores ficando assim também 5 equipas neste grupo.

Destaque para a presença de várias equipas que terminaram no passado fim de semana a sua participação no Nacional da III Divisão. Juventude Ouriense e Estremoz FC (III Centro), HC Santiago, HC Vasco Gama, CD Boliqueime (III Sul) e ainda GD Sesimbra e Naval Setubalense que assim aproveitam esta prova para começar a preparar a próxima e a dar minutos aos seus atletas.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

XXVI TORNEIO DA PÁSCOA - HC TURQUEL

A Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins, recebe a partir de amanhã e até ao próximo sábado dia 19 de Abril mais uma edição do Torneio da Páscoa do HC Turquel em todos os escalões de formação desde a Iniciação aos Juniores e tanbém em Femininos Sub-20.


Sendo este um dos Torneios de referência desta época, o evento contará com 33 jogos que levarão à pista equipas de todo o país, que assim poderão dizer que já "patinaram" no rinque da Catedral do hóquei.

Em baixo publicamos o calendário de Torneio que começa amanhã pelas 20:00 horas e tem o final perto das 23:00 horas do dia 19 de Abril com a cerimónia de encerramento dos Sub-15 e Sub-20.
 

SETICADAS DA SEMANA

Rubrica de ontem no programa "Bancada Vip" da Rádio Cidade de Tomar, conduzido por Pedro Nogueira, onde foram revistos os jogos das equipas Ribatejanas na Taça de Portugal, II e III Divisão, o rescaldo do Inter-regiões onde a selecção Ribatejana deu o seu melhor contra "apitos" e marés, quer dizer ventos e marés, Torneios de Páscoa (Tomar, Santarém e Turquel) entre outros assuntos da nossa modalidade.


Para ouvir clique aqui.

X TORNEIO ANIVERSÁRIO FC BOM-SUCESSO

O FC Bom-Sucesso, clube da freguesia de Aradas em Aveiro leva a efeito nos próximos dias 18 e 19 de Abril o X Torneio Aniversário em Hóquei em Patins nos escalões de formação.
 

Com os escalões de Mini-Bambis, Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis o FC Bom Sucesso têm como convidados a Académica de Coimbra, Académica de Espinho, Anadia FC, Dragon Force, HA Cambra, J. Ouriense, J. Pacense, AJ Salesiana e AD Valongo, o que só por si é sinónimo de bons jogos e de muita alegria.

Este Torneio enquadra-se nos festejos do 62º Aniversário do FC Bom Sucesso, que assim vai mantendo a prática da modalidade nesta freguesia de Aveiro. Deixamos de seguida o calendário dos jogos.