sexta-feira, 31 de outubro de 2014

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria no Nacional da I, II e III Divisão.


I Divisão - 05 Novembro
  • HC "Os Tigres" vs HC Turquel: Vitor Roxo (Leiria) / Teófilo Casimiro (Ribatejo) - Luís Nunes (Ribatejo)
 
II Divisão Sul - 01 de Novembro 2014 
  • HC Vasco da Gama vs SC Tomar: Cidalino Lamosa (Setúbal) / João César (Setúbal)
  • União FE vs GD Sesimbra: Pedro Sousa (Leiria) / Luís Correia (Leiria)
  • Alcobacense CD vs SL Benfica "B": António Peça (Leiria) / Orlando Ramos (Leiria)
 
III Divisão Centro - 02 de Novembro
  • ACR Santa Cita vs Académica de Coimbra: António Gameiro (Ribatejo)
  • J. Ouriense vs SC Marinhense: Rui Taborda (Ribatejo)
  • HC Santarém vs FCO Hospital: Teófilo Casimiro (Ribatejo)

BENJAMINS TERMINAM 1ª VOLTA SÓ COM VITÓRIAS

No sábado os sub-13 voltaram a golear desta vez foi o Hóquei Clube de Turquel, garantindo o 2º lugar onde irão disputar o acesso ao nacional da categoria. A equipa foi constituída por: Pedro Cardoso e Miguel Gonçalves, João Maurício, João Reis, João Cotrim, Salvador Nobre e Rodrigo Santos.


Os benjamins, com jornada dupla deslocaram-se a Paço de Arcos onde foram ganhar por 6-4 repetindo a vitória no domingo com o ainda invicto Stuart de Massamá conquistando a 4ª vitória consecutiva na prova terminando a 1ª volta em 1º lugar. Em ambos os jogos a equipa alinhou com: Bernardo Ceia, Xavier Mendes, Guilherme Alcobia, Guilherme Soares, Manuel Fernandes, Francisco Nobre, Bernardo Valente, Martim, Machado, Martim Oliveira e Simão Saramago.

Os bambis foram a Alverca no domingo e perderam com o Futebol Clube local por uma diferença que espelha a fase diferente de aprendizagem das duas equipas. No entanto, apesar da derrota ser o menos importante o que há a salientar é mais uma estreia neste jogo de um jovem escalabitano com 4 anos. Neste momento o grupo de bambis vai-se constituindo à medida que vão aparecendo novos praticantes. Os jovens que jogaram em Alverca foram: José Carreira, Francisco Meneses, Duarte Leitão, Guilherme Nunes, Afonso Pita, Salvador Costa e Gabriel Baptista.

Os seniores deslocaram-se a Ponta Delgada para defrontarem o Hóquei Clube local tendo averbado uma derrota que não desprestigia a prestação da equipa escalabitana nos Açores. Esta equipa irá com certeza crescer e dar alegrias aos escalabitanos. A equipa foi constituída pelos seguintes elementos: Gonçalo Oliveira, Bernardo Henriques, Daniel Cabaceira, Daniel Domingos, Tiago Pires, Tiago Teixeira, Júlio Coroado, Luís Peralta, João Azevedo e Diogo Moreira.

Os resultados foram os seguintes:
  • Infantis- HC Santarém  11  -  HC Turquel “A”  0
  • Benjamins - CD P. Arcos  4  -  HC Santarém  6
  • Bambis - FC Alverca  14  -   HC Santarém  1
  • Benjamins - HC Santarém  7  -  A Stuart HC  4
  • Seniores - HC PDL  6  -  HC Santarém  3
Informação/Foto: HC Santarém

ARMADA CHILENA AFUNDOU SONHO LUSITANO

A Selecção Nacional Seniores Femininos de hóquei em patins perdeu (4-3) com o Chile, em partida dos quartos-de-final do 12º Campeonato do Mundo da categoria, competição que decorre em Tourcoing, França. Com a derrota diante da selecção chilena, Portugal falha o acesso às meias-finais e vai medir forças com a Colômbia numa das partidas de apuramento dos 5º, 6º, 7º e 8º lugares.

Foto: Slap'on Graphie

Portugal foi infeliz no jogo frente ao Chile. A Selecção Nacional foi sempre quem assumiu as despesas da partida, enquanto a formação chilena optou por uma postura defensiva durante todo o desafio, tendo conseguido marcar golos sem que tenha criado grandes ocasiões para tal. O Chile colocou-se em vantagem com um remate que ressaltou numa jogadora portuguesa antes de entrar na baliza e, pouco depois, aumentou a diferença na cobrança de uma grande penalidade. Portugal reduziu, levando uma desvantagem de 2-1 para o balneário.
 
Na etapa complementar, a estrelinha da sorte continuou a brilhar para o Chile. A Selecção Nacional manteve uma postura dominante, mas seria o Chile a voltar a marcar, com um novo ressalto a colocar a bola na baliza lusa. Portugal ainda empatou (3-3) mas, como não há duas sem três, a formação chilena chegou ao quarto golo através de um remate de longa distância que desviou na linha defensiva portuguesa antes de alcançar o fundo das redes de Portugal. Nos instantes finais, as jogadoras orientadas por Carlos Pires ainda tentaram o empate, mas esbarraram numa guarda-redes que se exibiu a grande nível.

Apuramento 5º - 8º
  • Suíça - Itália (15:30)
  • PORTUGAL - Colômbia (17:00)
Apuramento 1º - 4º
  • França - Chile (18:30)
  • Argentina - Alemanha (20:00)

Mais informações, na página oficial do 12º Campeonato do Mundo Seniores Femininos de hóquei em patins, em http://mondialtourcoing2014.fr. A partir de dia 30, as partidas terão transmissão em directo no portal da FIRS, em http://firs.rollersports.tv.

Informação: Gabinete de imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

VITÓRIA SOBRE A ESPANHA E AGORA VENHA O CHILE

A Selecção Nacional Seniores Femininos de hóquei em patins venceu (3-1) a Espanha, em partida dos oitavos-de-final do 12º Campeonato do Mundo da categoria, competição que decorre em Tourcoing, França. Com o triunfo diante da selecção espanhola, Portugal carimbou o passaporte para os quartos-de-final do mundial, onde irá medir forças com o Chile.

Foto: http://twitter.com/MondialTcg2014

Numa partida sempre muito bem disputada e em ambiente de festa no pavilhão em Tourcoing, foi Espanha quem marcou primeiro, à passagem do sexto minuto do duelo ibérico. Portugal reagiu, mas até ao intervalo o resultado não sofreu qualquer alteração. Na etapa complementar, a Selecção Nacional puxou dos galões, pressionou ainda mais a formação espanhola e conseguiu chegar ao empate a cerca de 12 minutos para o apito final. Portugal manteve a toada ofensiva e atirou certeiro à baliza espanhola por mais duas ocasiões, colocando o marcador nos 3-1 a favor de turma orientada por Carlos Pires. Nos últimos seis minutos do jogo, Portugal controlou a equipa espanhola e geriu a vantagem. Até final, o 3-1 favorável à Selecção Nacional não se alterou.

Golos: Tânia Freire (2) e Marlene Sousa (1)

Carlos Pires, Seleccionador Nacional: “Conseguimos alcançar o nosso objectivo. Num jogo a eliminar, a única meta que pode existir é ganhar. Este grupo, pelo que tem feito, também merecia esta vitória. Fizemos um bom jogo e ganhámos à equipa campeã da Europa. Amanhã [quinta-feira], frente ao Chile, também esperamos muitas dificuldades. O Chile tem mostrado ter muito valor e, em termos colectivos, tem capacidade para resolver uma partida. Vamos trabalhar para continuar a progredir rumo ao nosso objectivo

QUARTOS-DE-FINAL
  • Argentina-Itália, às 15:30
  • Suíça-Alemanha, 17:00
  • França-Colômbia, às 18:30
  • PORTUGAL-Chile, às 20:00

Mais informações, na página oficial do 12º Campeonato do Mundo Seniores Femininos de hóquei em patins, em http://mondialtourcoing2014.fr. A partir de dia 30, as partidas terão transmissão em direto no portal da FIRS, em http://firs.rollersports.tv.

Informação: Gabinete de Imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

QUARTO JOGO, QUARTA DERROTA E LANTERNA VERMELHA

E à 4ª jornada o HC "Os Tigres" continua sem conhecer o sabor da vitória e desta feita na deslocação até à Póvoa de Varzim a equipa de Pedro Nifo voltou a somar nova derrota caindo para a ultima posição do Nacional da I Divisão.

Foto: CD Póvoa

De regresso ao Pavilhão onde se sagrou campeão nacional da II Divisão a equipa Ribatejana foi incapaz de levar de vencida a equipa de Carlos Silva que também ainda não havia vencido na presente edição da prova e apesar de estar grande parte do jogo na frente do marcador a dupla Paulo Rainha e Rui Torres do Minho com algumas decisões polémicas em prejuizo da turma Ribatejana acabaram por ficar ligados à reviravolta do CD Povoa e à derrota dos Tigres.

A equipa de Pedro Nifo começou bem e chegou ao 0-2, reagiu a equipa da casa que empatou a partida. Sempre por cima do encontro seria de novo os Ribatejanos a "chegarem" à frente e a fazer o 2-3, resultado com que se atingiu o intervalo. No 2º tempo a equipa azul e branca da Capital da Sopa da Pedra chegou ao 2-4. Reduziu o CD Póvoa para 3-4, mas a equipa que viajou de Almeirim a jogar bem e concentrada chegou ao 3-5. A cerca de 7 minutos do final, foi a vez da dupla Minhota entrar "em jogo" e mostrar azul a Francisco "Xico" Veludo alegando que o "keeper" colocou a luva que segura o setique no chão, quando o jogador adversário simulou a seticada. A jogar em power-play e aproveitando a "desorientação" da equipa dos Tigres, o CD Póvoa marcou deu a cambalhota no marcador chegando ao 7-5, resultado que se manteve até ao apito final

Final: CD Póvoa 7  -  HC "Os Tigres" 5

Pelo HC "Os Tigres", JoHe (2), Janeka, JoFi e Alex Andrade foram os marcadores de serviço, ao passo que pelo CD Póvoa Carlos Rodrigues (2), Viti (2), Márcio Rodrigues e Hugo Paiva apontaram os golos.

Derrota que deixa um amargo de boca na equipa Ribatejana que pelo que demonstrou em pista, não merecia este desfecho. O CD Póvoa a jogar perante o seu público aproveitou a desorientação adversária para chegar à vitória, num jogo onde apesar dos três pontos conquistados no geral não foi superior ao adversário.

Na próxima jornada a equipa do HC "Os Tigres" regressa ao Alfredo Bento Calado para receber o HC Turquel num jogo marcado para dia 05 de Novembro pelas 21:00 horas, ao passo que o CD Póvoa desloca-se até ao Livramento para defrontar o Sporting CP.

CURSO DE ÁRBITROS DE HÓQUEI EM PATINS

A AP Ribatejo vai realizar um Curso de Árbitros de Hóquei em Patins, estando as inscrições abertas até ao próximo dia 15 de Novembro.
 

No intuito de aumentar o seu quadro de árbitros o CRA Ribatejo convida todos os interessados com idades compreendidas entre os 17 e 45 anos a inscreverem-se através dos seguintes contactos:
  • Sede - 913370047
  • Presidente CRA (Manuel da Silva) - 913111251
  • Mail: apribatejo@fpp.pt

III TORNEIO INTERNACIONAL DR. JORGE ALVES

A Secção de Patinagem da Associação Académica de Coimbra informa que, nos próximos dias 01 e 02 de Novembro, decorrerá o III Torneio Internacional de Formação de Hóquei Patins Dr. Jorge Alves, no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra.


O mesmo, que pretende não só divulgar ainda mais a modalidade em Coimbra, como também proporcionar um momento aos atletas mais jovens que lhes permite motivarem-se e evoluírem ainda mais, destina-se aos escalões de bambis, escolares e Sub-13 e contará com a presença do Sporting Clube de Portugal, FC Porto, Infante Sagres, Física de Torres, Tigres de Almeirim, Sporting Clube de Tomar, Seixal FC, Grupo Desportivo do Fabril e ED Viana, além da Associação Académica de Coimbra e da equipa espanhola Club Patin Irlandesas de Sevilla.

Deste evento faz parte a 2º Taça Ekis, para o escalão de benjamins, que muito sucesso teve no ano transacto tanto pelo seu cartaz como pela sua organização.

Além dos jogos 33 jogos a efectuar pelos escalões referidos, ainda haverá um jogo, no sábado às 13h00, entre a Associação Académica de Coimbra e o Club Patin Irlandesas, em veteranos, e outro no domingo de manhã, entre as mesmas equipas no escalão de sub-15. Também a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra actuará pelas 18h20 de domingo, antes do encerramento do Torneio.

O torneio "arranca" no sábado pelas 09h00 com o jogo de Sub-13 entre a Associação Académica de Coimbra e o Club atin Irlandesas de Sevilla e termina no domingo, pelas 19h00, com a entrega de prémios relativos ao escalão de bambis e respectiva sessão de encerramento.
 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

SANTA CITA VENCE E SOBE NA CLASSIFICAÇÃO

A ACR Santa Cita venceu no passado domingo a ACD Vila Boa do Bispo por 4-3 num jogo a contar para a 4º jornada do Nacional da III Divisão zona Centro, jogo que foi dirigido pelo Ribatejano Rui Taborda.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Depois da derrota frente ao Beira-Mar na jornada anterior a equipa de Pedro Almeida entrou a pressionar e com sinal mais perante um adversário que contava por vitórias os jogos realizados e que apostava na velocidade para tentar surpreender Rodrigo Saboga que defendia a baliza do Santa Cita. Com as melhores oportunidades a surgirem para a equipa da Aldeia Ribatejana do hóquei em patins o golo, esse só viria a surgir já com 15 minutos decorridos e através de Tiago Barreiro. Até ao apito de Rui Taborda para o intervalo mais algumas oportunidades mas o resultado teimou em não se alterar.

A etapa complementar começa praticamente com o Santa Cita a aumentar para 2-0, com Pedro Almeida a concretizar um livre directo. A equipa que viajou desde Marco de Canaveses despertou com este golo e no espaço de dois minutos empata a partida. Com 2-2 no placard e numa fase em que a velocidade era notória a os avançados colocavam em "palpos de aranha" as defesas, seria a equipa do Norte a dar a cambalhota no marcador com Manuel Pinheiro a fazer o 2-3. Durou pouco a vantagem forasteira pois Zig colocava de novo o jogo empate e o Santa Cita só não passou para a frente pois Pedro Almeida desperdiçou um livre directo. A meio do 2º tempo a equipa da casa volta à vantagem com Rui Oliveira a marcar para delírio dos adeptos Santacitenses. A perder novamente a equipa do Vila Boa do Bispo "pegou no jogo" mas a boa organização defensiva da equipa da casa, não permitiu veleidades ao adversário e o resultado manteve-se inalterável até ao apito final.

Final: ACR Santa Cita 4  -  ACD Vila Boa do Bispo 3

Vitória justa da equipa da casa que "mandou" no jogo quando havia de "mandar", teve o condão de conseguir dar a volta ao marcador quando foi necessário e conseguir manter a "magra" vantagem quando foi necessário.

ACR Santa Cita: Rodrigo Saboga (gr), Tiago Barreiro (1), Pedro Almeida (1), Rui Oliveira (1), Fábio Macarrão;
Suplentes: Fábio Amendoeira (gr), João Ferreira, Eliseu "Zig" Raimundo (1), Pedro Vitorino e João Fernandes
Treinador: Pedro Almeida

ACD Vila Boa Bispo: Ricardo Baltarejo (gr), Micael Monteiro, Luís Vieira, Rui Vieira (1), Guilherme Pinto;
Suplentes: João Brito (gr), Luís Reis, Luís Carneiro (1), Manuel Pinheiro (1) e Elton Teixeira
Treinador: Ivo Monteiro

Com esta vitória a ACR Santa Cita subiu à 7ª posição com 6 pontos, menos 6 que o líder Académica de Coimbra, mas apenas a 3 do trio que segue na 2ª posição e onde se encontra o Vila Boa do Bispo. Na próxima jornada a equipa de Pedro Almeida recebe os Estudantes de Coimbra num jogo onde a equipa Ribatejana pode aproveitar para se chegar mais ao topo da classificação.

QUEIJADAS DE SINTRA PROVOCAM AZIA AO SC TOMAR

O SC Tomar depois de nos Açores ter assumido a liderança da II divisão zona Sul, recebeu no Jácome Ratton o HC Sintra, uma das equipas candidatas à subida e uma vitória Leonina "abriria" espaço na tabela classificativa entre os dois emblemas.

Foto: Carlos Emidio Martins - Plurisports

Com os conjuntos de Nuno Domingues e Rui Vieira apostados em conquistar os três pontos em disputa o jogo iniciou-se em velocidade e assim se manteve tendo neste primeiro tempo a equipa verde e branca das margens do Nabão revelado alguma superioridade e prova disso foi ir para o intervalo a vencer por 2-1, tendo Filipe Almeida inaugurado o marcador cerca dos 10 minutos numa jogada de contra ataque e João Lomba volvidos 4 minutos ter dilatado a mesma para 2-0. Durou pouco a vantagem leonina pois volvidos alguns segundos Mauro Teixeira reduziu para 2-1, resultado que como foi dito anteriormente seguiu inalterável até ao apito da dupla Alfacinha Carlos Brás e António Jardim.

No 2º tempo a equipa da Vila Património da Unesco entrou melhor, a arriscar mais e à procura de conseguir ultrapassar o adversário na tabela classificativa em terras do Ribatejo e após desperdício de uma grande penalidade por Mauro Teixeira seria Diogo Carrilho a empatar a contenda. O golo serviu de alento para o SC Tomar que no setique do seu capitão Ivo Silva chega de novo à vantagem. E se na primeira parte o Sintra marcou segundos após o golo Leonino, neste segundo tempo aconteceu o mesmo e Fábio Quintino coloca de novo o placard empatada com um 3-3 e pouco mais de dez minutos para se jogar. E num jogo de "invejosos" "ora marcas tu ora marco eu" na 10ª falta assim foi também "eu chego à 10ª falta e eu também" e já "agora eu falho, e eu também". Seria a equipa de Sintra a chegar à vantagem 3-4 através de Paulo Dias numa altura em que jogava com menos um jogador. Já nos últimos cinco minutos Luís Silva faz vibrar os adeptos presentes e empata a partida a quatro bolas. Mais uma vez a defesa Nabantina tremeu, cometeu falta na área de rigor, grande penalidade que Paulo Dias aproveita para fazer o 4-5. Já perto do ultimo minuto da partida Nuno Domingues têm no setique a hipótese de empatar o jogo, mas desperdiça a grande penalidade perante um João Coelho enorme que foi uma das pedras basilares do triunfo do HC Sintra.

Final: SC Tomar 4  -  HC Sintra 5

Vitória que se assenta bem à equipa que soube aproveitar as oportunidades e os erros adversários, perante um SC Tomar algo nervoso e a claudicar nos lances de bola parada. Com esta derrota o SC Tomar caiu para a 3ª posição com 12 pontos menos três que o líder HCP Grândola ao passo que o HC Sintra subiu à vice-liderança com 13 pontos. Na próxima jornada o SC Tomar desloca-se até ao litoral alentejano para defrontar o HC Vasco da Gama ao passo que o HC Sintra recebe a AJ Salesiana.

SC Tomar: Daniel Leal (gr), João Lomba (1), Filipe Almeida (1), Ivo Silva (1), Luís Silva (1);
Suplentes: Marco Gaspar (gr), Hernâni Diniz, David Costa, Nuno Domingues e André Silva
Treinador: Nuno Domingues

HC Sintra: João Coelho (gr), Mauro Teixeira (1), Paulo Dias (2), Rui Lopes, Diogo Coelho (1);
Suplentes: Frederico Borges (gr), Tiago Pedro, João Abrantes, Fábio Quintino (1) e Diogo Coutinho
Treinador: Rui Vieira

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CORISCOS VENCEM RIBATEJANOS E SOBEM NA CLASSIFICAÇÃO

No passado domingo o Hóquei Clube Ponta Delgada recebeu e venceu os escalabitanos do Hóquei Clube de Santarém em jogo a contar para a 4ª jornada da III Divisão Centro.


Num jogo onde há muito pouco para contar, foi sem dúvida Sandro Melo do H.C. Ponta Delgada que levou a equipa "às costas" frente a um Santarém muito jovem e inexperiente que só a força de vontade os fez aguentar, ainda assim, a derrota, que podia ter sido expressivo. Logo aos 2 minutos da primeira parte Sandro Melo, através de um remate de meia distância coloca o Ponta Delgada a ganhar. Num jogo pouco inspirado e com o PDL (H.C. Ponta Delgada) sempre por cima dos escalabitanos, Bruno Ponte, desvia a bola dentro de área, após remate de meia distância do colega de equipa e faz assim o 2-0 para os "coriscos" dos Açores aos 12 minutos da 1° metade. O PDL vencia e bem o Santarém e aguentou assim o resultado de duas bolas a zero até ao intervalo.

No decorrer da segunda parte o H.C. PDL faz a 10ª falta e é a vez dos rapazes do "contenente" reduzirem no placar através de João Azevedo, mas Rúben Moniz, na baliza não dá espaço e através de uma exibição, segura o resultado, fazendo uma boa intervenção no livre directo. Os açorianos voltam a carregar no jogo e o suspeito da noite volta a aumentar no resultado, Sandro Melo faz o 3-0 para o Ponta Delgada numa jogada rápida dos da casa aos 10 minutos da segunda parte. Passado 1 minuto, Carlos Cardoso, o veterano do PDL, entra em campo e estreia-se a marcar, aumentando no placar para 4-0 e o resultado já começava a "por uma pedra sobre o assunto". Quando menos se esperava os escalabitanos reduziram para 4-1 num golo ao segundo poste através de João Azevedo. Sandro Melo, inspiradíssimo, continuou a aumentar o marcador aos 18 e 22 minutos da segunda parte, fazendo assim o póquer no jogo e o 6-1 para os insulares! Com a 10° falta do Santarém, o PDL podia novamente aumentar o marcador, mas Fábio Larssen, sem saber o que fazer falha essa oportunidade e foram mesmo os continentais a reduzir nos últimos 2 minutos o resultado para 6-2 e 6-3 através de Diogo Moreira e novamente João Azevedo, após alguma descontracção e mudanças no plantel açoriano. Jogo em que os açorianos de Herberto Resendes ganharam e foi sem dúvida o resultado mais que justo para os da casa. Partida arbitrada por Fernando Lopes, arbitro este mais uma vez muito inseguro das suas decisões.
 
Final: HC PDL 6  -  HC Santarém 3

Com esta vitória o HC PDL subiu à 5ª posição com 6 pontos, de recordar caso a equipa de São Miguel não suba de divisão no final da época 2014/2015 irá disputar o Campeonato Regional Açoriano para ver quem representa a região autónoma na III Divisão na época 2015/2016. O HC Santarém que têm um jogo a menos manteve a 10ª posição com um ponto fruto do empate em Gaia frente ao HC Paço de Rei. Na próxima jornada o HC PDL desloca-se a Pessegueiro do Vouga para defrontar o 4º classificado ao passo que a equipa de António Vicente recebe no Municpal de Santarém o lanterna vermelha FCO Hospital.

MAIS UM PASSO NA APRENDIZAGEM

A equipa feminina da ACR Santa Cita deslocou-se ontem até Vila Nogueira de Azeitão para defrontar a Juventude Azeitonense num jogo de treino inserido no crescimento destas jovens atletas para a breve/médio prazo poderem representar a Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins nos campeonatos oficiais.

Foto: Nunão Sousa

A falta de "rodagem" e a inexperiência inerente a um grupo de jovens atletas algumas das quais a derem as primeiras "patinadelas" na modalidade, associadas a um rinque em cimento difícil para as "debutantes" acabou por se revelar "fatal" para as "Meninas de Santa Cita" que acabaram derrotadas por um expressivo 21-3, que afinal é o menos importante, pois importante mesmo é ver crescer um conjunto que passo a passo, patinadela a patinadela irá honrar os pergaminhos da ACR Santa Cita.

Para a história fica a equipa constituída por Elisabete José (gr), Maria Cunha, Verónica Pimpão, Beatriz Homem, Filipa Bernardes, Margarida Farinha, Andreia Ferreira e Joana Lourenço e os golos apontados por Maria Cunha (2), um deles de livre directo e o outro pela Verónica Pimpão.

domingo, 26 de outubro de 2014

NO DESPERDÍCIO É QUE ESTÁ A DERROTA

Entrar a defender mal e órfão de duas pedras basilares, Nuno Nobre e o capitão Bruno Pereira, perante uma equipa recheada de jovens valores e muito bem orientada e desperdiçar lances de bola parada eis a receita para a primeira derrota Unionista neste campeonato perante um SL Benfica "B" que teve nos "Tiagos" Jorge e Godinho" os jogadores mais em destaque.

Foto de arquivo: Fernando Vaz

Entrada de rompante das jovens "Águias" que souberam tirar partido de um União adormecido e a cometer erros de palmatória e a jogar em velocidade e baralhando completamente o ultimo reduto adversário atingiram os primeiros dez minutos de jogo a vencer por 4-0 com Tiago Godinho (3) e Tiago Jorge a marcarem. Reduziu a equipa de Pedro Nobre através de Pica, que de seguida tem hipótese de bisar, mas desperdiçou o livre directo. Não marcou o União, marcou o Benfica através de Tiago Jorge na marcação de um livre directo a punir cartão azul mostrado a Pica aumentando para 5-1. David Vieira e Rui Alves antes do intervalo reduziram para 5-3.

Na etapa complementar o União entrou a mandar no jogo e dar uma imagem totalmente diferente do que dera no primeiro tempo e chegou à margem mínima através de Tiago Pereira. Com mais de 10 minutos ainda para se jogar o União desperdiçou, primeiro por David Vieira (GP) e Rui Alves (LD) a hipótese de dar a cambalhota no marcador. O resultado só viria a ter alterações já nos últimos cinco minutos com Xanoca a fazer o 6-4 e ainda nesse minuto Tiago Jorge fazia hattrick e quase que selava a vitória encarnada. No ultimo minuto Rui Alves reduz para 7-5, mas tarde demais para sonhar com pontos e nos últimos segundos e a castigar azul mostrado a Mendx, Tiago Jorge fixou o resultado final em 8-5.

Final: SL Benfica "B" 8  -  União FE 5

Vitória que se aceita da equipa de Jorge Godinho que soube aproveitar as oportunidades de que dispôs, perante um União que mostrou o seu real valor no 2º tempo, mas que teve nos lances de bola parada o seu calcanhar de Aquiles.

Curiosidade para o facto de num jogo entre Alfacinhas e Ribatejanos, Tomar a princesa do Nabão estar muito bem representada com os dois técnicos (Jorge Godinho e Pedro Nobre) e os atletas Tiago Godinho e Pedro Martins (SL Benfica) Ricardo Correia e João Mendes (União).

Num jogo dirigido e bem pela dupla Lisboeta Paulo Baião e Thierry Francisco as equipas alinharam da seguinte forma:

SL Benfica "B": Diogo "Matraco" Rodrigues (gr), Tiago Godinho (3), Pedro Martins, Tiago Jorge (c) (4), Diego Dias, André "Rato" Eduardo. Alexandre "Xanoca" Marques, Nuno Sousa, João Sardo e António "Tony" Silva (gr)Treinador: Jorge Godinho

União FE: Orlando Pereira (gr), Tiago Pereira (1), Rui Alves (2), David Vieira (c) (1), Carlos "Pica" Fonseca (1), João "Mendx" Mendes, André Vieira, Eduardo Fernandes, Mário "Márito" Azevedo e Ricardo "KáKá" Correia (gr)Treinador: Nuno Nobre

Com esta derrota o União caiu para a 7ª posição com 8 pontos e na próxima jornada recebe no Albano Mateus o lanterna vermelha GD Sesimbra, ao passo que o SL Benfica "B" é 6º classificado com 9 pontos e na próxima jornada desloca-se até à Capital da Maçã para defrontar o Alcobacense CD actual 12º classificado com 6 pontos.

sábado, 25 de outubro de 2014

SANTA CITA VERSÃO FEMININA JOGA EM AZEITÃO

A equipa feminina da ACR Santa Cita desloca-se amanhã até Vila Nogueira de Azeitão para efectuar mais um jogo inserido no programa de construção da jovem equipa que representa a Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins.

Foto: Nuno Sousa

A Juventude Azeitonense é assim a anfitriã da equipa Ribatejana num jogo com inicio marcado para as 15:30 horas.

O Sporting CP que este ano têm uma equipa feminina no escalão de Sub-13 (Infantis) e que participa no Campeonato Regional da AP Lisboa/Ribatejo/Leiria, sendo a única equipa exclusivamente feminina em competições nos escalões onde é possível a participação conjunta de masculinos e femininos na mesma equipa, poderá ser um dos possíveis adversários da equipa de Santa Cita contribuindo assim para o crescimento da mesma tendo em vista a participação em futuras provas oficiais.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria este fim-de-semana no Nacional da I, II e III Divisão.


I Divisão - 25 Outubro 2014
  • CD Póvoa vs HC "Os Tigres": Paulo Rainha (Minho) / Rui Torres (Minho) - Miguel Torres (Minho)
  • HC Turquel vs AD Valongo: Miguel Guilherme (Lisboa) / Luís Peixoto (Lisboa) - Armando Henriques (Leiria)

II Divisão Sul - 25 Outubro 2014
  • SC Tomar vs HC Sintra: Carlos Brás (Lisboa) / António Jardim (Lisboa)
  • SL Benfica "B" vs União FE: Paulo Baião (Lisboa) / Thierry Francisco (Lisboa)
  • BIR vs HCP Grândola: Luís Correia / Pedro Sousa (Leiria)

III Divisão Centro - 26 Outubro 2014
  • ACR Santa Cita vs Vila Boa do Bispo: Rui Taborda (Ribatejo)
  • HC Paço do Rei vs J. Ouriense: Domingos Carvalho (Porto)
  • HC PDL vs HC Santarém: Fernando Lopes (Ponta Delgada)
  • SC Marinhense vs ACR Marinhense: Vítor Roxo (Leiria)

Teófilo Casimiro do Ribatejo que esta época subiu ao qudro A estreia-se a apitar jogos da I Divisão e viaja até à Ilha do Pico para em conjunto com José Nave (Lisboa), dirigem o Candelária SC vs AD Sanjoanense. Os árbitros Ribatejanos António Gameiro, Hélder Pardal e Luís Nunes ficam na "Jarra" este fim-de-semana no que a jogos dos nacionais diz respeito em contraste com outros árbitros que no sábado apitam jogos da II Divisão e no Domingo jogos da III Divisão.

Nota da redacção: Para terminar e já que a arbitragem é o propósito desta noticia, não conseguimos compreender como Miguel Guilherme e Luís Peixoto (uns dos que apitam sábado e domingo) voltem a apitar o HC Turquel depois do clube da Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins ter protestado o jogo que os mesmos dirigiram na 4ª feira frente ao SL Benfica por alegado erro técnico. Assim vai a arbitragem em Portugal e assim se dirige a mesma...!!!

MIGUEL BRANCO REFORÇA MARÍTIMO SC

O Marítimo SC a militar na II Divisão Sul chegou a acordo com Miguel Branco para reforçar a equipa da freguesia de São Pedro, Calheta.


Este atleta natural de São Miguel que na época passada representou o HC PDL tendo-se sagrado campeão regional Açoriano, passou também pelo CU Micaelense e durante a sua formação representou igualmente a ACR Gulpilhares.

Já à disposição de José Júlio Soares, Miguel Branco conhecido na modalidade como "Salamandra", poderá ser opção para amanhã no jogo que a equipa insular realiza no Estoril frente à AJ Salesiana. De recordar que com cinco jornadas disputadas o Marítimo SC ocupa a 14ª posição com 3 pontos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TIGRES SÚBDITOS DO REI LEÃO

Os Tigres foram incapazes de incomodar o Leão durante os 50 minutos do jogo disputado ontem no Alfredo Bento Calado e nem boa entrada da equipa de Pedro Nifo foi o mote para bater os pupilos de Nuno Lopes e conquistar os primeiros três pontos da prova.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Com as bancadas bem compostas os azuis e brancos de Almeirim entraram melhor e a "incomodar" os verde e brancos de Lisboa, equipa que aos poucos foi nivelando a contenda e após nivelada ganhou ascendente. Seria Tiago Losna a inaugurar o marcador para Ricardo Figueira aumentar para 0-2 volvidos cerca de dois minutos. A meio do primeiro tempo e com dois golos de desvantagem a equipa dos Tigres foi incapaz de contrariar a superioridade Leonina na busca do empate e de uma possível reviravolta e viu o adversário marcar por mais três vezes antes do apito de Paulo Almeida e António Santos para o intervalo.

Intervalo: HC "Os Tigres" 0  -  Sporting CP 5

A vencer por "uma mão cheia" e com o jogo controlado e com André Girão a dizer "não" as "investidas" adversárias a equipa de Nuno Lopes marcou por mais duas vezes. Com 0-7 no marcador e com o tempo a esgotar-se no Alfredo Bento Calado a equipa da casa, viria a reduzir por Filipe Bernardino na conversão de uma grande penalidade. Reagiu o Sporting e Poka na cara de Xico Veludo aumenta para 1-8. Já no ultimo minuto seria a vez de Filipe Bernardino bisar e novamente na marcação de uma grande penalidade que atenuava um pouco o marcador, mas que não escondia a diferença do hóquei apresentado no decorrer do jogo e que prova que são equipas de campeonatos diferentes e com objectivos diferentes.

Final: HC "Os Tigres" 2  -  Sporting CP 8

Vitória justa do Sporting perante um HC "Os Tigres" que não conseguiu dar seguimento à boa exibição realizada frente ao FC Porto e que á terceira jornada ainda não pontuou. Curiosidade para o facto do regresso de Bekas e Carlitos a Almeirim agora com a camisola verde e branca e Filipe Bernardino a marcar por duas vezes ao seu anterior clube.

HC "Os Tigres" (2): Francisco "Xico" Veludo (gr), Rui Gamboa, Alexandre "Alex" Andrade, João "JoFi" Silva, Filipe Bernardino (2), André "Kéké" Martins, Márcio Nunes, Vasco Batista, João “Johe” Vieira e João Patrício (GR)
Treinador: Pedro Nifo

Sporting CP (8): André Girão (gr), Ricardo Figueira (1), André Moreira (3), Tiago “Losna” Santos  (1), João "Mustang" Pinto (1) Daniel “Poka” Oliveira  (2), André Pimenta, Pedro "Bekas" Delgado, Carlos "Carlitos" Martins e José Macedo (gr)
Treinador: Nuno Lopes

Pode ver as declarações de Pedro Nifo e o resumo do jogo aqui num trabalho da Almeirinense TV.

TURQUEL PROTESTA JOGO FRENTE AO BENFICA

O HC Turquel protestou o jogo que realizou ontem frente ao SL Benfica e em que saiu derrotado por 5-2 por alegado erro técnico da dupla de arbitragem Miguel Guilherme e Luís Peixoto de Lisboa.

Foto: SL Benfica

Os "Brutos dos Queixos" que se adiantaram no marcador com um golo de Paulo Passos e chegaram ao intervalo a vencer por 1-2, depois de João Rodrigues ter estabelecido a igualdade, viram a equipa de Pedro Nunes empatar logo aos 2 minutos através de Nicolia. João Rodrigues bisou e consumou a reviravolta no marcador. Já nos últimos dois minutos e depois de Xavier Lourenço ter desperdiçado o livre directo correspondente à 10ª falta encarnada, o Benfica consolidou a vitória com Carlos Nicolia a bisar na marcação de um livre directo a punir cartão azul ao técnico do HC Turquel João Simões e que veio a motivar o protesto, e no minuto seguinte Diogo "Chiquinho" Rafael fixou o 5-2 final.

É esta a informação disponibilizada na página do Facebook do HC Turquel sobre o motivo do protesto «O jogo terminou sob protesto do HC Turquel, devido a um alegado erro técnico da equipa de arbitragem, que mostrou cartão azul ao técnico alvinegro, João Simões, com o jogo parado e reiniciou o jogo com livre directo a favor do Benfica, quando este deveria ter sido reatado no local em que a bola se encontrava com livre indirecto também a favor do Benfica.»

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SETICADAS DA SEMANA

Rubrica de 3ª feira no programa "Bancada Vip" da Rádio Cidade de Tomar, conduzido por Pedro Nogueira, com a análise dos assuntos que marcam a actualidade no hóquei em patins com destaque da prestação das equipas Ribatejanas nos Nacionais, da Taça APR/Ekis e a conquista do HC Braga do Eurocup Sub-17.


Para ouvir clique aqui.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

SANTA CITA DERROTADO FRENTE AO "DEBUTANTE" BEIRA-MAR

A formação de Hóquei em Patins do Beira-Mar alcançou, este domingo, a primeira vitória no nacional da III divisão, zona centro, derrotando, em casa, a formação do Santa Cita.


A turma «auri-negro» correspondeu, com uma excelente exibição, ao apoio do muito público que fez questão de marcar presença do Pavilhão do CENAP.

Ao intervalo, os aveirenses dispunham de uma vantagem curta de 3-2, mas um segundo tempo de enorme qualidade serviu para comprovar a evolução que a equipa beiramarense tem vindo a registar neste ano de regresso da modalidade ao clube.

Após um empate e uma derrota, o Beira-Mar pode, finalmente, saborear o doce sabor da vitória saltando, dessa forma, para um tranquilo sexto lugar.

Jogando com muita valentia e garra, o «cinco» da Aveiro soube tirar o melhor partido das jogadas de contra-ataque, ainda que o Santa Cita lograsse manter a discussão do triunfo até pouco mais de seis minutos para o termo do encontro, quando o resultado ditava um equilibrado 4-3 para o Beira-Mar.

Sempre apoiados por uma falange de apoio entusiasta e motivadora, o Beira-Mar partiu para uma ponta final de grande qualidade não dando qualquer hipótese ao adversário de ousar, sequer, chegar ao empate. A vitória assenta na perfeição à melhor equipa da noite

Texto: Página Oficial SC Beira-Mar
Titulo: Cartão Azul

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

J. OURIENSE NÃO CONSEGUIU CONTRARIAR ESTUDANTES

A Académica na sua deslocação a Ourém, trazia na bagagem a humildade de um dos lideres da Zona Centro, e foi com essa postura que desde cedo procurou o golo envolvendo toda uma equipa de excelentes executantes.
 

Logo à passagem do segundo minuto, um filho da casa, o David faz 0-1 numa jogada onde a equipa da casa poderia ter feito melhor, a partir daqui assistiu-se a uma reacção do JO, tentando a sorte cada vez que podia, repartindo com os estudantes algumas jogadas de bonito efeito, aos 15:35 num fortíssimo remate, Diogo Bernardes empata a partida a uma bola, mas como já vem sendo habitual, volvidos 7 segundos ainda os miúdos de Ourém estavam a comemorar o empate, o Vítor Vieira acabado de entrar repunha a vantagem de um golo, para a equipa estudantil, no minuto seguinte o Carlitos na marcação de um penálti, a castigar uma carga na área sobre o Diogo Bernardes, enjeitaria a oportunidade de empatar, permitindo a defesa de André Rodrigues. Nos minutos seguintes foi se assistindo cada vez mais ao domínio academista, conseguindo nos últimos seis minutos da primeira parte, mais quatro golos, Gonçalo Oliveira por duas vezes, Gonçalo Carvalho e Vasco Martinho, isto em parte fruto de uma desconcentração total da equipa da casa, permitindo com passividade, que a equipa da Académica se distanciasse no marcador chegando ao intervalo a ganhar 1-6, com 4-5 faltas.
 

Na segunda parte a Académica numa toada mais lenta, controlando o adversário chegaria aos 1-7, mais uma vez por Gonçalo Oliveira, reduzindo o Luís Silva ao minuto 16 para 2-7, depois de assistido pelo Carlitos, este golo animou as hostes ourienses e assim à passagem do minuto 12, o Carlitos Clemente, depois de roubar a bola ao adversário fica isolado em frente ao André Rodrigues não perdoa e reduz para 3-7. Mas como, contra fatos não há argumentos a excelente equipa da Académica viria a aumentar para 3-8, através de Rafael Curto. Até ao final assistiu-se a algumas jogadas de parte a parte, onde os GR foram levando a melhor.
 
Final: J. Ouriense 3  -  Académica de Coimbra 8

Ganhou a equipa com mais valor em todos os sentidos, perdeu a equipa que tentou dentro do possível contrariar a superioridade contrária, foram simplesmente dignas de si, e quando assim é, no final em faltas registou-se o score de 7-8. O arbitro da partida foi o Teófilo Casimiro, como é seu apanágio, colaborou com a postura da equipas em ringue, não é por acaso que se encontra na categoria maior. Parabéns às três equipas.

Crónica/Fotos: Manuel F.

domingo, 19 de outubro de 2014

HC SANTARÉM vs SC MARINHENSE FOI ADIADO

O jogo da 3ª jornada da III Divisão zona Centro que colocava frente-a-frente o HC Santarém e o SC Marinhense foi adiado para data a designar.

Imagem retirada do site hoqueipatins.com. Montagem Cartão Azul

Segundo o Cartão Azul conseguiu apurar o pedido de adiamento foi solicitado pelo clube da Capital Vidreira por motivos que não conseguimos apurar. Apesar de já existir árbitro designado, António Gameiro do Ribatejo o jogo acabou por não se realizar e segundo Francisco Mogas, presidente da colectividade escalabitana disse a este espaço «em caso de haver disponibilidade o jogo será realizado no dia 15 de Novembro».

TARDE DESPORTIVA

Aos domingos na rádio Torres Novas FM o Cartão Azul tem o seu espaço para falar de hóquei em patins no decorrer do programa Tarde Desportiva conduzido por Paulo Pereira. Hoje foi feita a análise da 5ª jornada da II Divisão Sul, com destaque para o Maritimo SC vs SC Tomar, referência ainda aos Nacionais da I e III Divisão, jornada europeia e o fim da PA TV de Luís Gomes.


Para ouvir clique aqui.

sábado, 18 de outubro de 2014

AFINAL A CHAVE DA LIDERANÇA ESTAVA NOS AÇORES

Na recepção ao Sporting de Tomar, o Marítimo de Ponta Delgada esperava logo à partida uma equipa bastante forte, que não vinha a São Miguel passear e conhecer as belezas que a ilha tem para partilhar com os visitantes, mas sim em busca da "chave" da liderança.

Foto de arquivo: António Antunes - TM Foto

O jogo começa com uma equipa do Marítimo, atrevida e ciente do adversário que iria ser osso duro de roer, após um atraso de 15 minutos da equipa de segurança privada. Os leões de Tomar, perceberam que esta equipa açoriana realmente não era uma equipa qualquer, orientada por Júlio Soares (este treinador/ jogador) e após as primeiras tentativas, a equipa ribatejana fez o primeiro golo apontado por Ivo Silva aos 5 minutos da partida, numa seticada cruzado da direita para a esquerda. Os micaelenses não baixaram os braços, e o golo sofrido “serviu” de motivação para fazer o empate aos 13 minutos através de Tiago Leite, com alguma felicidade da equipa açoriana após falha do “keeper” nabantino. Açorianos continuavam a atacar, e aproveitando a boa maré que se fazia no Pavilhão Sidónio Serpa para os da casa, e volvidos 9 minutos voltam a aumentar o marcador para 2-1, após um passe de Tiago Botelho do fundo da tabela, no meio campo do Tomar, para Pedro Soares que aparece sozinho dentro da área, colocando a bola no fundo das redes. Fez aumentar a esperança do Marítimo para algo inesperado por parte dos rapazes de Tomar! Como se costuma dizer: “quem vai à guerra dá e leva” e foi o que aconteceu, antes do intervalo, o Marítimo voltou a sofrer e foi talvez o início do ponto final de uma esperança. O 2-2 aconteceu através de uma recarga após marcação de um livre direto a favor do Tomar (Ivo Silva aos 24 minutos). Passado nem 20 segundo, o Tomar passa para frente do placar: 2-3 depois de uma perda de bola na zona de meio campo por parte dos micaelenses, o leão David Costa, isolou-se para baliza adversária e foi só colocar a bola do canto superior direito.

Intervalo: Marítimo SC 2 - SC Tomar 3

Ambas as equipas voltam do descanso merecido e com o abrir da 2ª parte os ribatejanos de Tomar voltam a entrar em força. Logo aos 2 minutos da segunda parte, André Silva a faz o 2-4 para os nabantinos. Cinco minutos se passaram, quando Filipe Almeida fez o gosto ao stick e marca o 5º golo dos leões da terra da festa dos tabuleiros. Aos 15 minutos da 2ª metade, com o Sporting de Tomar a segurar o resultado com uma boa vantagem, é suspenso um jogador do grupo ribatejano com cartão azul e é assim que o Marítimo Sport Clube reduz novamente o marcador para 3-5 através de um livre directo cobrado por Júlio Soares. Marítimo da Calheta levanta novamente a cabeça, e após ter sido marcado uma grande penalidade a favor do Tomar sendo falhado pelo Nuno Domingues, os micaelenses queriam mostrar a todos que ainda tinha uma palavra a dizer, com sucessivas bolas à baliza adversária, mas o guardião nabantino teimava em não deixar a bola entrar! O jogo caminhava para o final e quando menos se esperava o Marítimo atinge a 10ª falta que foi mais uma vez o capitão Ivo Silva a cobrar e novamente a falhar o alvo. Nos últimos 8 minutos a equipa do Sporting de Tomar fechou as contas com mais 3 golos, Hernâni Diniz aos 17 minutos e Ivo Silva fez o seu hattrick com mais dois golos, aos 21 e 22 minutos, numa fase em que os micaelenses de Ponta Delgada já não tinham mais resposta para dar a uma equipa muito bem composta técnica e tacticamente, e que tem todas as condições para a subir de divisão.

Final: Marítimo SC 3 - SC Tomar 8

O jogo foi arbitrado pelos juízes Nicolau Botelho e Fernando Lopes de CRAHP Ponta Delgada, dois árbitros que no geral tiveram uma prestação regular e justa.

Pode ver o resumo do jogo aqui a partir do minuto 30:50 num trabalho da RTP Açores

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SANTA CITA AINDA ASSUSTOU OS TIGRES

O HC "Os Tigres" recebeu ontem à noite no Alfredo Bento Calado a ACR Santa Cita em jogo a contar para a 7ª jornada da Taça APR/Ekis, jogo esse dirigido pela dupla Ribatejana Rui Taborda e Ricardo Rodrigues.

Foto de arquivo: Carlos Emidio Martins - Plurisports

Entrou melhor a equipa de Pedro Nifo que há passagem dos cinco primeiros minutos já vencia por 2-0 com golos de Alex Andrade. Reagiu a equipa de Pedro Almeida equilibrando a partida e Tiago Barreiro reduziu para 2-1. A jogar em casa a equipa primo divisionária chegaria ao 4-1, deixando no ar que a partir daqui seria um jogo desequilibrado com os Tigres a distanciarem-se no marcador. Foi puro engano o Santa Cita continuou a explanar o seu jogo voltando a equilibrar a partida e chegaria ao 4-4 com pouco mais de cinco minutos para se jogar. Até final e com oportunidades de ambas as partidas seria Rui Gamboa a vinte segundos do intervalo a colocar de novo a sua equipa na frente.

Intervalo: HC "Os Tigres" 5  -  ACR Santa Cita 4

No 2º tempo a equipa azul e branca entrou determinada a resolver a contenda e nos primeiros dez minutos chegou aos 8-4. Voltou a reagir a equipa do Santa Cita com Rui Oliveira a fazer o 8-5. Márcio Nunes fechou o marcador quando faltavam 5' 15'' para o apito final, confirmando assim a vitória da sua equipa.

Final: HC "Os Tigres" 9  -  ACR Santa Cita 5

Vitória justa da equipa de Pedro Nifo num jogo equilibrado apesar do maior ascendente inicial e com números algo exagerados para o que se passou em pista, mas que penaliza a falta de eficácia ofensiva do Santa Cita na 2ª parte.

HC "Os Tigres": João Patrício (gr), Alexandre "Alex" Andrade (4), Filipe Bernardino (1), João "Janeka" Silva (1) e Ivo Saldanha
Suplentes: Nuno Antunes (gr), João "JoFi" Filipe, Rui Gamboa (1) e Márcio Nunes (2)
Treinador: Pedro Nifo

ACR Santa Cita: Rodrigo Saboga (gr), Rui Oliveira (2),Tiago Barreiro (1), João Paulo (19 e Pedro Almeida (1)
Suplentes: Fábio Amendoeira (gr), Fábio Macarrão, Pedro Vitorino e João Cardoso
Treinador: Pedro Almeida

PORTUGAL ESTREIA-SE FRENTE À ALEMANHA

Já está definido o Calendário do 12º Campeonato do Mundo Seniores Femininos de hóquei em patins, competição que terá lugar em Tourcoing (França), de 25 de Outubro a 1 de Novembro. 
 
 
Portugal está inserido no Grupo D da prova, juntamente com Alemanha, Inglaterra e Índia. A estreia da Selecção Nacional será frente à Alemanha (26/10, às 18:30). Na 2ª jornada, Portugal medirá forças com a Índia (27/10, às 11:00), e o último desafio da Selecção Nacional na fase de grupos será frente à Inglaterra (28/10, às 11:00).

Grupo A 
França, Brasil e Suíça

Grupo B 
Espanha, Argentina, Estados Unidos da América e África do Sul

Grupo C 
Colômbia, Chile, Japão e Itália

Grupo D
PORTUGAL, Alemanha, Inglaterra e Índia

SELECÇÃO NACIONAL
  • 1 - Alice Vicente (GR, AA Coimbra)
  • 10 - Maria Celeste Vieira (GR, SL Benfica)
  • 2 - Ana Catarina Ferreira (AA Coimbra)
  • 3 - Tânia Freire (A Stuart HC Massamá)
  • 4 - Rita Lopes (SL Benfica)
  • 5 - Marlene Sousa (SL Benfica)
  • 6 - Carolina Gonçalves (AA Coimbra)
  • 7 - Rita Dias (A Stuart HC Massamá)
  • 8 - Inês Vieira (SL Benfica)
  • 9 - Rute Lopes (SL Benfica)

Comitiva
  • Chefe de Comitiva: Vasco Nascimento
  • Director Técnico Nacional: Luís Sénica
  • Seleccionador Nacional: Carlos Pires
  • Treinador-adjunto: Nuno Ferrão
  • Enfermeiro: Carlos Pires
  • Mecânico: Hermínio Carrilho

Entre 20 a 23 de Outubro, no Luso, a Selecção Nacional Seniores Femininos de hóquei em patins irá cumprir a última fase de preparação para a competição, com mais dois jogos-treino: UD Oliveirense (21/10) e CENAP (22/10). O Campeonato do Mundo realizar-se-á de 25 de Outubro a 1 de Novembro, em Tourcoing (http://mondialtourcoing2014.fr). Na última edição do Campeonato do Mundo, Recife’2012, Portugal terminou na 4ª posição.

Informação/Foto: Gabinete de Imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

NOMEAÇÕES PARA AS EQUIPAS DO RIBATEJO E LEIRIA

Já são conhecidos os árbitros que irão dirigir os jogos das equipas da AP Ribatejo e AP Leiria este fim-de-semana no Nacional da I, II e III Divisão.


I Divisão - 22 Outubro 2014
  • HC "Os Tigres" vs Sporting CP: Paulo Almeida (Aveiro) / António Santos (Aveiro) - Hélder Pardal (Ribatejo)
  • SL Benfica vs HC Turquel: Miguel Guilherme (Lisboa) / Luís Peixoto (Lisboa) - José Nave (Lisboa)

II Divisão Sul - 18/19 Outubro 2014
  • Maritimo SC vs SC Tomar: Fernando Lopes (Ponta Delgada) / Nicolau Botelho (Ponta Delgada)
  • A Alcobacense CD vs BIR: Paulo Carvalho (Leiria) / Vitor Roxo (Leiria)

III Divisão Centro - 19 Outubro 2014
  • SC Beira-Mar vs ACR Santa Cita: António Santos (Aveiro)
  • J. Ouriense vs Académica de Coimbra: Teófilo Casimiro (Ribatejo)
  • HC Santarém vs SC Marinhense: António Gameiro (Ribatejo)

Os árbitros Ribatejanos Rui Taborda e Luís Nunes ficam na "Jarra" este fim-de-semana no que a jogos dos nacionais diz respeito.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

BERRY – O ADEPTO (EXPULSO)

Em primeiro lugar quero agradecer ao Francisco Gavancho e ao seu Cartão Azul a oportunidade para dar a minha opinião sobre a modalidade que gosto e de fora do Pavilhão, porque fui expulso.


Hoje e para primeira crónica escolhi a Taça APR/Ekis e eis a minha modesta opinião. O valor a quem o tem e neste caso à AP Ribatejo por há duas épocas a esta parte organizar uma competição em que as equipas seniores da sua área de jurisdição podem competir e jogar entre si durante a semana e assim aproveitarem para fazer experiências e dar tempo aos jogadores menos utilizados e ganhar rotinas ou aperfeiçoar as mesmas. Um bem-haja para o mentor da ideia e para a Instituição.

Mas como em tudo na vida e até na vida daqueles que são expulsos dos pavilhões, nem tudo são rosas e a Taça APR/Ekis acaba por ter uns “bugs” (escusam de estar admirados com a expressão, pois ando a tirar um curso de informática, e ainda não fui expulso) que carecem de ser corrigidos, para que a mesma não deixe nenhuma ponta solta onde se possa pegar e por em causa tão nobre iniciativa.

Em caso de empate entre dois os mais clubes a ultima jornada devia de ser jogada no mesmo dia e à mesma hora, pois não se pode por uma equipa a jogar hoje e a outra dois meses depois, quando o resultado conta e a diferença de golos pode significar ganhar ou não o caneco, apesar de haver quem ligado aos clubes diga «o que interessa é participar, não temos interesse nenhum em ganhar).

Não se pode deixar que jogos marcados para o dia X, sejam alterados para o dia Y, e que no dia marcado não apareça uma das equipas nem o árbitro nomeado para o jogo. Não se pode nomear o árbitro W para um jogo e a poucas horas do início do mesmo, cancelar a nomeação e nomear os árbitros Z e K.

São estes pequenos “bugs” que não tiram o mérito à organização da APR, mas que podem ser corrigidos na 3ª edição deste troféu, a bem da transparência e de evitar que alguém como eu, Berny, apesar de expulso, bem ou mal o árbitro lá saberá, possa chatear o Francisco para publicar estes meus pensamentos e desvaneios num dos espaços mais emblemáticos da Blogsfera no que ao hóquei em patins diz respeito.

Abraços para os Ladies e Beijinhos para as Ladys e se o Francisco Gavancho e os visitantes não me expulsarem, em breve terão noticiais minhas.

Cordialmente
Berry

DECISÃO ADIADA PARA 26 DE..........DEZEMBRO!!!

União FE e SC Tomar decidiam no Albano Mateus que seria o vencedor da II edição da Taça APR/Ekis, sucedendo assim ao SC Tomar que havia vencido a I edição na época passada, num jogo que terminou empatado e deixou tudo em aberto para o ultimo jogo em que o União se desloca até Santa Cita (22 Outubro) e o SC Tomar até Santarém (26 Dezembro), ambos os jogos correspondentes à 1ª jornada.

Foto de arquivo: Barros Simões

Com o Albano Mateus com menos publico do que na 1ª jornada do Nacional da II Sul onde estas equipas se encontraram e com a arbitragem de Teófilo Casimiro e Luís Nunes do Ribatejo o jogo iniciou-se com ambas as equipas à procura da vantagem e a jogarem em velocidade e seria o União a inaugurar o marcador antes de esgotados os primeiros cinco minutos com David Vieira a concretizar uma grande penalidade a castigar derrube a Rui Alves na área Leonina. Com o golo o União ganhou ascendente e seria de novo David Vieira a marcar e a aumentar para 2-0 ao concluir um ressalto de bola após seticada de Carlos Fonseca. Com o jogo aberto a as defesas a superiorizarem-se aos ataques seria o União de novo a marcar em cima do apito final para o intervalo, numa seticada do meio da rua de Nuno Nobre.

Intervalo: União FE 3  -  SC Tomar 0  (Faltas: 7 - 5)

Foto de arquivo: Barros Simões

A perder por 3-0 o SC Tomar entrou à procura de dar a volta ao marcador e com três minutos decorridos reduziu através de Hernâni Diniz que concluiu à boca da baliza uma jogada de entendimento. Cresceu o SC Tomar e começou a criar mais perigo junto do ultimo reduto Unionista e o mesmo Hernâni desperdiça a hipótese de reduzir para a margem mínima com cerca de 8 minutos decorridos ao desperdiçar o livre directo correspondente à 10ª falta Unionista. Volvido um minuto o SC Tomar beneficia de uma grande penalidade e Nuno Domingues chamado a marcar falha em primeira instância e na recarga e num gesto técnico perfeito reduzi para 3-2. Volvidos 20 segundos Nuno Nobre ver cartão azul e Ivo Silva chamado à marcação do livre directo empata a partida, 3-3 com 16 minutos para se jogar. Com o resultado que remetia tudo para o ultimo jogo, ambos os conjuntos tentaram resolver a contenda a seu favor e já nos últimos sete minutos é Rui Alves que não aproveita o livre directo correspondente á 10ª falta Leonina. Com três minutos para se jogar surge um lance na área do União, com os jogadores do Tomar a reclamarem grande penalidade e a protestar o que motivou a amostragem de cartão azul a Marco Gaspar e a Nuno Domingues que se encontravam no banco de suplentes. Chamado à marcação do livre directo Carlos Fonseca desperdiça a hipótese de desfazer o empate. A jogar com três jogadores seria o SC Tomar a adiantar-se no marcador com Ivo Silva a concretizar o livre directo correspondente á 15ª falta do União, faltavam pouco mais de dois minutos para o final. Respondeu o União volvidos alguns segundos através de David Vieira. Até final ficou a incerteza no marcador com o União a não aproveitar o power-play que durou até ao ultimo minuto e o SC Tomar à procura da 20ª falta Unionista.

Final: União FE 4  -  SC Tomar 4  (Faltas: 19 - 14)

Foto de arquivo: Barros Simões

Empate que acaba por se aceitar pela forma como o SC Tomar deu a volta ao marcador e pelo desperdício de lances de bola parada pelo União, no entanto pelo que se passou no rinque do Albano Mateus o empate penaliza mais a equipa de Pedro Nobre do que a de Nuno Domingues, numa noite onde a dupla de arbitragem Ribatejana (com dois árbitros que subiram, Teófilo ao Quadro A e Luís Nunes ao Quadro B) ficou ligada ao resultado e dou exemplo de dois lances um para cada lado e que penalizaram as equipas, o cartão azul a Nuno Nobre que resulta o livre directo que dá o empate, e o lance entre Ivo Silva e Bruno Pereira na área Unionista em que um lance de grande penalidade é transformado em dois cartões azuis para o SC Tomar. Em relação às faltas de equipa muito mais penalizado o União e em lances idênticos, critérios diferentes e se o penalty em que Nuno Domingues faz o 3-2 e que é bem assinalado, não se compreende minutos depois um lance igual na área do SC Tomar não tenha sido marcado pelo mesmo arbitro.

Foto de arquivo: Barros Simões

União FE (4): Ricardo "KáKá" Correia (gr), Bruno Pereira (c), David "Rosca" Vieira (3), Carlos "Pica" Fonseca e Rui Alves
Suplentes: Orlando Pereira (gr), João "Mendx" Mendes, Nuno Nobre (1), Eduardo Fernandes e Tiago Pereira
Treinador: Pedro Nobre

SC Tomar (4): Marco Gaspar (gr), João Lomba, Luís Silva, André Silva e Filipe Almeida
Suplentes: Daniel Leal (gr), Hernâni Diniz (1), Nuno "Manel" Domingues (1), Ivo Silva (c) (2) e David Costa
Treinador: Nuno "Manel" Domingues

A nivel das contas finais adiadas para 26 de Dezembro e com ambas as equipas com 12 pontos, o União tem um goal-avarege 43-12 ao passo que o SC Tomar 32-7 o que faz com que o União tenha 6 golos de vantagem.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Afinal o Europeu Sub-20 teve cobertura........na net"


Voltou a escrever-se uma página de ouro na história do hóquei português, que continua a ser a modalidade que mais títulos deu a este país à beira-mar plantado.

Valongo fica assim imortalizada no tempo como a Cidade que viu a selecção nacional de Sub-20 conquistar o tetra-campeonato europeu. Se a cidade ainda rejubilava do feito da AD Valongo que conquistou o campeonato nacional da I divisão, o mês de Outubro veio prolongar esses festejos agora a nível de selecção de que faziam parte três atletas do clube.

Luís Duarte, coadjuvado por Nuno Carrão depois de há um ano atrás ter conquistado o ceptro mundial em Cartagena das Índias na Colômbia, arquitectou a estratégia que a equipa Lusa seguiu religiosamente e chegou ao título apenas com um empate frente à Itália ainda na fase de grupos e com um score de 23 golos marcados e apenas 7 sofridos.

Muito mais havia para falar destes jovens que mais uma vez elevaram bem alto o nome de Portugal e do hóquei em patins e que mereceram uma mensagem de felicitações do Presidente da República, se jogassem futebol tinham sido recebidos no Palácio de Belém em audiência, bem, mas em frente que atrás vem gente como se costuma dizer. E se o PR foi lesto a felicitar jogadores e equipa técnica, mais uma vez a televisão publica e a televisão por cabo passaram completamente ao lado do Europeu, e a noticia (curta) mas noticia dada nos telejornais de domingo, não disfarçam a enorme indiferença dada à modalidade, mas nem tudo é mau pelo menos não tivemos de “levar” com comentários “horribilis” protagonizados por quem pelo estatuto que tem e pelo que deu à modalidade, podiam ter o bom senso de recusar convites para esse efeito, e ganhamos uma narração e uns comentários de quem percebe da modalidade sem ser uma figura conhecida, e provou que se pode fazer um trabalho de grande nível com os poucos meios à disposição e nesse aspecto a CERH está de parabéns por ter escolhido o Miguel Bastos, o José Carlos Gaspar, o Pedro Jorge “Penuca” Cabral e o Brunin.

Mais uma vez o hóquei continua a ser o parente pobre das modalidades ditas amadoras no que à divulgação televisiva diz respeito e cada vez mais é, parafraseando o Miguel Dantas uma modalidade de internet. Pena que os patamares decisores deste país do “futebolês” continuam a "assobiar para o ar" e a ignorar quem eleva o nome de Portugal e assim sendo vamos continuar a ter a televisão inundada com futebol.

Mas também tem de haver da parte da FPP a coragem de contrariar esta tendência e não ficar contente com um jogo por semana dado por uma estação de cabo, que nem todos os amantes têm acesso e batalhar para que o hóquei em patins seja transmitido no canal publico, em particular quando os grandes eventos decorrem em Portugal e já agora “apertar” com eles para quando as poucas vezes que transmitem eventos noutros países que ao menos enviem um repórter e um comentador que perceba de hóquei, pois pode ter sido um grande guarda-redes, técnico ou jogador de pista e para comentar poder-se dizer «que nem de patins sabe andar».

Para terminar parabéns Portugal, parabéns Luís Duarte, seus pares e “sus muchachos” e parabéns Bastos, Gaspar, Penuca e Brunin, são vocês assim como mais meia dúzia de carolas que vão mantendo a divulgação da modalidade em pé e a chegar a todo o mundo, «seja pela internet, seja pela internet». 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

BOA 2ª PARTE CONFIRMOU VITÓRIA JUSTA

O SC Tomar recebeu no passado domingo a AD Oeiras e venceu por 7-3 confirmando assim a 2ª posição na tabela classificativa a um ponto do surpreendente "ou talvez não" UDC Nafarros.

Foto: António Antunes - TM Foto

A jogar perante o seu público o SC Tomar defrontava um dos candidatos aos primeiros lugares naquele que foi considerado o jogo da 4ª jornada da II Sul. Com a velocidade a ser denominador comum nos primeiros minutos incutida por ambos os conjuntos, seria a equipa Leonina a fazer funcionar o marcador através do seu treinador/jogador Nuno Domingues que concretizou com êxito uma grande penalidade. Ivo Silva no minuto seguinte faz saltar de alegria os adeptos presentes e coloca o SC Tomar a vencer por 2-0. A equipa da Linha apostada em pontuar no Ribatejo reduz e coloca alguma verdade no jogo que se revelava equilibrado. A equipa de Manel Domingues sentiu o aproximar adversário e Luís Silva marca colocando de novo dois golos de vantagem no placard do Jácome Ratton. Ainda se festejava o golo Leonino e já André Garção na marcação de uma grande penalidade reduzia para 3-2. Com cerca de 10 minutos para se jogar André Garção tem dois lances soberanos para empatar e passar para a frente do marcador, mas desperdiça um livre directo e uma grande penalidade, e foi preciso esperar pelo ultimo minuto para que o marcador funcionasse de novo e desta foi foi Tiago Nogueira a marcar e a levar as equipas para o intervalo com um 3-3 cravado no placard.

Intervalo: SC Tomar 3  -  AD Oeiras 3

Foto: António Antunes - TM Foto

A 2ª parte revela-se diferente da 1ª e com o SC Tomar apostado em vencer e distanciar-se de um adversário directo na corrida aos primeiros lugares e após Manel Domingues desperdiçar uma grande penalidade, Ivo Silva no minuto seguinte "desata" as contas e coloca o SC Tomar a vencer por 4-3. A jogar em velocidade e aos poucos a "quebrar a resistência" adversária seria David Costa na marcação de um livre directo a fazer o 5-3, faltavam cerca de 11 minutos para o final da partida. Este golo teve o condão de ver a equipa de Capi "deitar a toalha ao chão" e aceitar as incidências do jogo e assim sendo Hernâni Diniz novamente de livre directo e Ivo Silva marcarem e fixarem o 7-3 que apesar de ainda faltar cerca de onze minutos para o final acabou por se manter até ao apito final de Pedro Sousa e luís Correia de Leiria.

Final: SC Tomar 7  -  AD Oeiras 3

Foto: António Antunes - TM Foto

Vitória justa do SC Tomar que soube contornar as dificuldades criadas pela equipa do Oeiras e tendo por base a juventude e qualidade da sua equipa que se mistura com a liderança de Nuno Domingues conseguiu vencer um dos candidatos, mas apenas na 2ª parte confirmou esses atributos.

SC Tomar: Daniel Leal (gr), Luís Silva (1), João Lomba, Filipe Almeida e Ivo Silva (3)
Suplentes: Marco Gaspar (gr), David Costa (1), Hernâni Diniz (1), André Silva, Nuno Domingues (1)
Treinador: Nuno Domingues

AD Oeiras: Hugo Silva (gr), Tiago Nogueira (1), Tiago Gouveia, Diogo Alves (1) e André Garção (1)
Suplentes: João Santos (gr), André Lopes, Paulo Rosa e Rogério Silva
Treinador: Carlos Pires