segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

QUANDO FOI PRECISO BRILHOU NOSSA SENHORA DO NABÃO

SC Tomar e HCP Grândola disputaram no passado sábado o jogo grande da 18ª jornada da II Divisão Sul, numa partida que colocava frente-a-frente o 2º e 3º classificados ambos com 36 pontos, jogo esse que tinha a montante o comunicado da AE Física D a criticar as arbitragens dos jogos decisivos deste campeonato.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Com arbitragem de António Gameiro e Luís Nunes do Ribatejo a equipa de Nuno Domingues dispor logo no 1º minuto uma oportunidade soberana de marcar, mas o goleador-mor da equipa Luís Silva desperdiçou. Com as equipas encaixadas e à procura de ganharem ascendente foram os Alentejanos  a chegar à vantagem através de Ruben Sousa. Ainda o Grândola "saboreava" o golo já Filipe Almeida colocava de novo tudo empatado e nos cinco minutos seguintes André Silva de livre directo e de novo Filipe Almeida colocaram o  SC Tomar a vencer por 3-1. A equipa de Nelson Mateus continuava na procura de "ser feliz" em terras Ribatejanas e à entrada dos últimos cinco minutos reduz para a margem mínima por João Pereira, mas antes do apito para o merecido descanso João Lomba marca e leva os verde e brancos a vencer para o intervalo por dois golos de vantagem.

Intervalo: SC Tomar 4  -  HCP Grândola 2

A etapa complementar trás a rinque um Grândola disposta a "fazer estragos" no Jácome Ratton e Rúben Silva faz o terceiro da sua equipa e coloca o resultado "preso" por um golo. Com o jogo numa toada de "ora atacas tu, oras ataco eu" apesar de um ligeiro ascendente da equipa da casa, João Lomba coloca de novo dois golos de diferença à passagem do décimo quinto minuto. Chegou então os "tremeliques" e o "brilho de Nossa Senhora do Nabão" que iluminou a equipa da casa e "apagou" o caminho da baliza do SC Tomar nas duas oportunidades soberanas que poderiam ter dado o empate ao Grândola, e como se costuma dizer na gíria popular "quem não marca, acaba por sofrer" e João Lomba colocou o marcador em 6-3 e deu aliviou "os corações" que batiam "apressados" nas bancadas. Com cinco minutos para se jogar e com a equipa Alentejana a dar tudo por tudo para dar a volta ao marcador, o seu capitão António Pereira vê cartão azul e na sequência do mesmo e devido a protesto Nelson Mateus vê também azul colocando a sua equipa a jogar apenas com três jogadores. Do livre directo nada resultou, mas André Silva redimiu-se de seguida e faz o 7-3. Antes do apito final e no pleno cumprimento das regras o arbitro Luís Nunes mostra vermelho a João Pereira e ao técnico Alentejano pelo facto do atleta ter entrado em rinque antes de esgotado o tempo de exclusão. Até ao apito final o resultado não se voltaria a alterar e assim o SC Tomar conquistava os três pontos em disputa e isolava-se na 2ª posição.

Final: SC Tomar 7  -  HCP Grândola 3 (Faltas: 13 - 19)

Foto: Plurisports

SC Tomar: Daniel Leal, Ivo Silva(cap), Luís Silva, André Silva, Filipe Almeida Jogaram ainda: Hernâni Diniz, João Lomba, Aaron Cathcart
Golos: Filipe Almeida(2), André Silva(2), João Lomba(3), 
Treinador: Nuno "Manel" Domingues

HCP Grândola: Ricardo Costa, António Pereira, José Gonçalves, João Pereira, Ruben Silva Jogaram ainda: João Chalupa, José Bernardo, Tiago Pereira
Golos: Ruben Silva(2), João Pereira(1)
Treinador: Nelson Mateus

Vitória justa do SC Tomar que ainda tremeu na 2º parte, mas soube aproveitar as "nuances" da partida. O Grandôla saiu de Tomar com a cabeça erguida pois deixou tudo em pista e não fosse os lances de bola parada desperdiçados poderia ter regressado a sul com um sorriso nos lábios.

Com esta vitória o SC Tomar manteve a 2ª posição, agora isolado e com 39 pontos e na próxima jornada a disputar dia 21 de Fevereiro desloca-se até Oeiras para um jogo de dificuldade acrescida. O HCP Grândola é 3º classificado com 36 pontos e na próxima jornada recebe no Municipal José Afonso a AJ Salesiana.

Sem comentários: