terça-feira, 24 de março de 2015

SC TOMAR PRESTOU HOMENAGEM A JOÃO CAMPELO

O SC Tomar que este ano celebra o centenário do Clube não quis deixar de prestar Homenagem a um dos seus mais Ilustres atletas do Hóquei em Patins, João Campelo.


A Secção de veteranos do SC Tomar realizou no passado Domingo um Torneio, que serviu acima de tudo para homenagear um dos seus mais queridos jogadores e que esteve nalguns dos maiores momentos na história daquele Clube Ribatejano.

João Campelo natural de Moçambique, fruto da Revolução dos Cravos, acabou por se radicar em Tomar. Acabou a representar o SC Tomar e ainda como Júnior era já um “caso sério” na modalidade. A vida académica acabou por falar mais alto e seguiu para Lisboa onde viria a representar o Sporting CP, onde seria campeão nacional, tendo também vencido duas Taças CERS e chegado a Internacional. 

Após terminar o seu percurso como jogador, treinaria o Sporting CP após a saída de António Livramento na condução da equipa sénior dos Leões.

Formado em Educação Física, seguiu o seu percurso académico, mas o bichinho do hóquei era mais forte e criou o primeiro projecto de Hóquei em Patins a nível nacional numa escola pública. A Escola Secundária “Stuart Carvalhais” em Massamá, foi pioneira na divulgação e competição oficial em termos hoquistas.

Acumulava o cargo de Professor universitário e era à data do seu desaparecimento, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins. Homem multifacetado, mas sempre com o hóquei em patins como principal ponto de convergência na sua vida.

O SC Tomar tanto em termos institucionais como afectivos não quiseram deixar passar esta efeméride sem que o nome deste Ilustre Tomarense fosse esquecido.


No Passado Domingo muitos dos Amigos e em particular aqueles que com ele privaram na quadra, tanto em Tomar como em Lisboa, fizeram questão de estar presentes. Outros que motivos vários não conseguiram estar no “Jácome Ratton” deixaram a sua mensagem de apreço aos responsáveis por este evento.

Chana, Chambel, Zenida, Adirão,Ventura,Teles, pelo Sporting CP, assim como Pereira da Silva,Jaime Clemente, Fernando Artur,  Jorge Oliveira, Capitolino entre outros tantos, que com ele privaram, deram o seu contributo para esta festa que teve uma molde humana considerável a acompanhar nas bancadas o desfilar de uma história bonita, singela, mas de grande significado e sentida, acima de tudo.

A esposa de João Campelo, que se fez acompanhar do irmão do malogrado jogador, esteve presente neste Torneio, tendo recebido das mãos do director máximo do Clube de Alvalade, Eng. Gilberto Borges, algumas lembranças nesta efeméride, assim como do SC Tomar e dos responsáveis pela equipa de Veteranos do Clube Nabantino.

Seguiu-se depois um jogo entre os contemporâneos de João Campelo, tempo para nos deliciarmos com alguns dos monstros que passaram pelos rinques, muitos deles internacionais. O tempo não perdoa, é implacável, mas fica o registo de avivarmos memórias, puxarmos o “filme” um pouco atrás, e vibrarmos com momentos que serão sempre inolvidáveis. Todos agradecemos por esta tarde de Domingo, que foi diferente, com alguma mágoa à mistura, mas a alegria de termos sentido e compartilhado, a camaradagem e o sentimento de respeito que aqueles que nos são queridos, nos merecem.


A Dr.ª Carla Saraiva de Carvalho, esposa do malogrado João Campelo, em seu nome e da Família, fez questão de tornar pública uma pequena mensagem que transcrevemos na íntegra.

"Em nome de todos agradeço a manifestação de carinho e o reconhecimento da mais-valia que teve para a comunidade desportiva do Hóquei em Patins, a dedicação, o trabalho e a competência do Prof. João Campelo. Agradeço que seja divulgado aos que ontem participaram na homenagem por vos promovida. Bem hajam. Carla Saraiva de Carvalho e Campelo. "

Texto: Carlos Martins
Fotos: Sérgio Marques

Sem comentários: